PARTILHAR

A sarna nos gatos - Sintomas e tratamento

Irene Juste
Por Irene Juste, Ajudante técnico de veterinário. Atualizado: 30 agosto 2022
A sarna nos gatos - Sintomas e tratamento
Gatos

Ver fichas de  Gatos

A sarna, ou peladeira de gato, é uma doença cutânea, causada por um ectoparasita microscópico que pode acontecer em diversas espécies de animais, incluindo os seres humanos, e existe em todo o mundo. Contagia-se por contato, produz uma série de sintomas que a tornam facilmente reconhecível e normalmente tem uma solução fácil.

Quando detectamos algum sintomas nos nossos pets, devemos ir rapidamente ao veterinário para proceder aos testes necessários e atuar o quanto antes. Neste artigo do PeritoAnimal vamos explicar o que você precisa saber sobre a sarna nos gatos - sintomas e tratamentos. Boa leitura!

Também lhe pode interessar: Sarna em cães - Sintomas e tratamento

Que tipo de sarna afeta os gatos e que parasitas as produzem?

Centrando-nos animais domésticos, temos os seguintes tipos de sarna mais comuns:

  • A sarna notoédrica, produzida por Notoedres Cati, só aparece nos gatos. Por isso, é conhecida como sarna felina.
  • A sarna otodéctica ou das orelhas, produzida pelo ácaro Otodectes Cynotis. Aparece sobretudo nos gatos e ocasionalmente nos cães.
  • A queiletielose, pode ser confundida com caspa, mas se você observar com atenção pode ver como os ácaros se mexem. Produzida pelo Cheyletiella Spp. Aparece principalmente nos gatos e é menos comun nos cachorros.
  • A sarna demodécica ou "sarna negra", originada pelo Demodex Cati. Aparece sobretudo em cachorros (Demodex Canis), mas ocasionalmente pode aparecer em gatos.
A sarna nos gatos - Sintomas e tratamento - Que tipo de sarna afeta os gatos e que parasitas as produzem?

Existe alguma raça mais propensa à sarna?

Não, não existe uma propensão maior para uma ou outra raça contrair sarna. Ou seja, qualquer felino doméstico de qualquer raça e inclusive de qualquer idade pode ter sarna desde que ela não seja prevenida ou tratada.

A sarna nos gatos - Sintomas e tratamento - Existe alguma raça mais propensa à sarna?

Como é o contágio da sarna em gatos

O contágio da sarna ou peladeira em gatos ocorre sempre pelo contato com o contato direto com outro animal infetado com ácaros responsáveis por ela, ou por objetos que o animal possa tocar ou utilizar. A sarna felina, ou sarna notoédrica, é extremamente contagiosa..

Por esse motivo, você deve prestar sempre muita atenção ao contato que o seu gato possa ter com outros animais que possam estar contagiados, quer eles vivam dentro de casa, mas têm contato com outro animal, ou dos vivem ou possuem acesso constante ao exterior.

Caso você descubra que um dos seus animais tem sarna, você deve isolá-lo imediatamente, ou seja, separar o animal doente dos animais e começar com o tratamento de sarna (prescrito pelo veterinário), evitando que qualquer peça ou objeto seu entre em contato com os outros animais. Será necessário desinfectar camas, comedouros, mantas e brinquedos que o animal tenha tocado e que podem conter os ácaros que causam a sarna.

Muito raramente os diferentes tipos de sarna em gatos passam para os seres humanos, exceto as queiletieloses, estas sim podem passar para os humanos embora nos afetem de forma mais leve.

A sarna nos gatos - Sintomas e tratamento - Como é o contágio da sarna em gatos

Sintomas da sarna em gatos

Como existem diferentes tipos de sarna originadas por tipos de ácaros distintos, os sintomas podem ser muito diversos. No entanto, a sarna em gatos apresenta como sintomas mais comuns e facilmente reconhecíveis os seguintes:

  • Inquietação. O nosso pet não consegue ficar quieto ou deitar-se a descansar devido ao mal-estar causado pelos ácaros.
  • Coceira excessiva, sobretudo na cabeça e orelhas que são as regiões mais atacadas pela sarna. Esta coceira produz muitas lambidas nas zonas afetadas.
  • Queda de pelo nas regiões afetadas.
  • Vermelhidão da pele e inflamação da região, acompanhados de eczema e escamação da pele afetada.
  • Feridas e crostas. Depois de se coçar e lamber de forma descontrolada produzem-se feridas e crostas que podem chegar a infectar facilmente, por isso é muito importante seguir o tratamento de sarna que nos for indicado pelo veterinário.
  • No caso da sarna de ouvido em gatos, como ela afeta o interior do ouvido, encontramos excesso de cera escura que pode derivar em otite. No caso extremo de descontrolo do animal, pode causar sangramento ou hemorragias nos ouvidos e inclusivamente perfuração do tímpano.
A sarna nos gatos - Sintomas e tratamento - Sintomas da sarna em gatos

Prevenção e tratamento da sarna em gatos

A melhor forma de prevenção à sarna é por meio da boa higienização do local em que o gato vive e evitar o contato do pet com outros animais infectados. O gato também deve ser desparasitado e possuir uma alimentação balanceada.

Já o tratamento para a sarna pode ser realizado de diferentes maneiras, isso depende do tipo de sarna e da situação do animal. O tratamento da sarna notoédrica, por exemplo, exige banhos com produtos espefícos ou também pode ser por algum medicamento por via oral, pipetas ou injetável e pode durar de 4 a 6 semanas, dependendo da medicação.[1]

Aqui estão alguns exemplos de remédios para sarna de gato que podem ser adquiridos em lojas especializadas ou com veterinários:

  • Pipeta ou spot-on. De aplicação externa. Alguns produtos e marcas são: Revolution 6%, Advantix, Frontline, Advocate, Stonghold, etc. Geralmente a sua aplicação é mensal, mas devemos seguir as instruções da bula de cada produto.
  • Comprimidos, pílulas, cápsulas e pastas. Tratamento interno que pode ser uma combinação contra ectoparasitas e endoparasitas. Os remédios para sarna de gato mais conhecidos são o Drontal e Milbemax.
  • Injetáveis.
  • Shampoo, aerosóis, sprays, pós, gotas para os ouvidos, etc. Alguns produtos são: Tetisarnol, Sentry HC Earmite ree, Mita-Clear, Shampoo Anti-Pulgas 3X1 Petbrilho, etc. É importante salientar que os colares de tratamento que servem contra parasitas como os carrapatos, carraças e pulgas, não costumam servir para os ácaros. Assim sendo, certifique-se que o produto que adquirir atua contra os ácaros em questão.
  • Além disso, a sarna em gatos tem tratamento caseiro. Neste outro artigo do PeritoAnimal apresentamos alguns remédios caseiros para curar a sarna em gatos.

Tanto o processo de prevenção como o tratamento da sarna em gatos devem ser prescritos por um veterinário, uma vez que devem ser feitos testes que determinem o tipo de sarna e o grau em que ela se encontra para decidir qual será o tratamento mais eficaz para eliminar a sarna da forma menos agressiva para o gato.

E agora que você sabe tudo sobre a sarna nos felinos, seus sintomas e tratamento, também pode te interessar este vídeo que mostra quais são as doenças mais comuns em gatos:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a A sarna nos gatos - Sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças parasitárias.

Referências
  1. LIMA, Gabriela Silva; ALVES, Rafael Massei; NEVES, Maria Francisca. Sarna notoédrica: Notoedres cati. Revista Científica Eletrônica de Medicina Veterinária. Ano VII, 2009, no 12. Disponível em: <http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/CIZQZvbruASlzuY_2013-6-21-12-23-20.pdf>. Acesso em 3 de dezembro de 2020.
Bibliografia
  • Fraile Ocaña, C. Dermatosis felinas en colectividades. C. V. "El Burgo", Las Rozas, Madrid. Departamento de Patología Animal I.
  • ESCCAP. (2018). Control de ectoparásitos en perros y gatos. Guía ESCCAP Nº3. Disponible en: http://www.esccap.es/wp-content/uploads/2018/05/guia3_2018.pdf.
  • Ortúñez, A.; Verde, M. T.; Navarro, L.; Real, L.; Vilela, C. (2009). Demodicosis Felina: a propósito de tres casos clínicos. A.V.E.P.A.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
58 comentários
A sua avaliação:
Maria de Lourdes Reis da Conceição
A minha gata apareceu com ferimentos na cara e começou coçar e sangrar ,pode ser sarna
A sua avaliação:
Amélia
Olá! Meu gato está com sarna há 6 meses. Pescoço, orelhas e focinho foram atingidos. Quais os tratamentos adequados? Em caso de ivermectina via oral, qual a dose e duração?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Amélia. Apenas um veterinário ou veterinária pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
VINICIUS PASSOS
Vcs estão indicando remédios que não tem no Brasil.
Qual o remédio indicado para sarna otodécica que seja encontrado em lojas no Brasil?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Vinicius, tudo bem? Indicamos diferentes remédios que podem ser encontrados no Brasil, como o Tetisarnol, o shampoo anti-pulgas da Petbrilho e o Revolution 6%.
Esperamos que te ajudem!
A sua avaliação:
Adriana
Oi minha gatinha está com início de sarna coça sem pára as orelha fui olhar está Bem falo os pelo próximo ao ouvido, me indica o que devo fazer todo produto q passo ela limpa
A sua avaliação:
jabu
só um correção, não tem nada de raro o contagio pra seres humanos aqui em casa estou numa batalha a 1a ano contra sarna e todo mesmo eu pego sarna do gatos na minha mãos
Catia
Vc deve dar ivermectina pra esse gato e vc tbm tomar ivermectina. Deve lavar as roupas de cama e higienizar os sofás e cadeiras q o gato vai.. sarna é bem simples pra eliminar. Ivermectina é tiro e queda mas precisa limpar os locais onde o gato esteve . Passa um pano ou esponja com água e um pouco de água sanitária q resolve...
A sua avaliação:
Vera
Coça muito no pé das orelhas e esta caindo o pelo e começou no pescoço estou aplicando sarro mas não vi resultado e 5 dias ela tem 2 anos e está amamentando a 40 dias e a primeira cria 5 gatinhos ela é siamês se chama Elza
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Lohla
Boa tarde, gostei muito do seu artigo.
O meu gato tem quase todos os sintomas, exceto que notei umas protuberâncias na pele que são umas crostas amareladas endurecidas, passando o dedo dá pra sentir, mas nas orelhas dá de ver, não sei o que é isso, desconfio que são fungos que estão se alojando.
A sua avaliação:
Marília
Meu gato está com sarna rancou até o pelo da cabeça por coçar demais o que faço
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Catia
Compra comprimido de ivermectina na pecuária. É bem barato. E é tiro e queda. Em poucos dias tá com a pele limpa. Uma dose chega
A sua avaliação:
Thamires
Meus dois gatos estão com sarna, uma delas está grávida, o que eu faço??? N queria q quando nascesse pegassem sarna
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Thamires! Recomendamos que você consulte um veterinário o quanto antes para que ele possa fazer um exame físico dos seus gatinhos e recomendar o tratamento adequado.

O PeritoAnimal deseja rápidas melhoras.
A sua avaliação:
samara
ola´boa noite
eu posso usa permanganato pra sarna
A sua avaliação:
MAUSLE GUELFI
Acabei de descobrir que essas coceira são sarnas que meu gato tem. Os sintomas são idênticos. Sarna de ouvido.
Thamires
Olá moça, a minha também!!!! O que você fez????
Jo
Usa bravecto ou revolution no dorso do gato. É deixa ele separado em um quarto por 4 dias para evitar reinfestacao através dos móveis. Depois limpa todos os panos que ficou com ele no quarto.
A sua avaliação:
Ghiovanna
Acabei de descobrir que meu filhote esta com sarna, ele apresenta todos os sintomas.
A sua avaliação:
Ghiovanna
Acabei de descobrir que meu filhote esta com sarna, ele apresenta todos os sintomas
A sua avaliação:
PALOMA BATISTA BERTOSO
Gostaria de saber se isso pode ser Sarna
Luísa Savala
Oi Paloma! Sem ver o seu cachorro não conseguimos fazer um diagnóstico. Recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes pois assim ele poderá fazer um correto diagnóstico e passar o tratamento mais indicado.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
vanessa
Isso é sarna ela tem três meses o meu apartamento é todo telado não sai de casa
Carlota
Olá! A minha gata tem uma falha enorme sem pelo na zona do pescoço, tem uma ferida apenas de se coçar. Também notei que ela coça muito as orelhas e se lambe bastante. Reparei que ela está com uma ligeira falha de pêlo em cima no pescoço e tem um olho com uma ferida (não sei explicar bem o que é). Acha que pode ser sarna ou ela apenas se lambe e coça por estarmos no tempo de calor (sou de Portugal)
Luísa Savala
Oi Carlota! Sem ver a sua gata não conseguimos passar nenhum diagnóstico. No entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Ester Rodrigues
olá boa noite. Eu adotei um gatinho que morava na rua. A primeira coisa que eu fiz foi alimentar,passar remédio para pulga e verme. mesmo assim ele tem queda de pelo na orelha,cabeça e pata. não vejo ferida e nem ele se coçando. não tenho condições de levar ele ao veterinário. oq faço?
Luísa Savala
Oi Ester! É recomendável que seu gatinho seja visto por um veterinário, por isso, recomendamos que você busque ONGs ou Associações que possam prestar ajuda sem custos.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
francisco jose rodrigues
boa noite
tenho trés gatos e os tres apresentaram esse problema de sarna e estou sem saber o que fazer já que veterinario é muito caro as consultas, então meus gatos estão com esse problema de sarna dois já tiveram uma pequena melhora más um deles ainda etá muito ruim a cabeça e as orelhas muito doente,. como faço pra resolver um forma de tratamento mais barato que possa resolver a medio prazo,.
obrigado.
Luísa Savala
Oi Francisco! Você pode ver alguns remédios caseiros curar sarna em gatos, nesse artigo: https://www.peritoanimal.com.br/remedios-caseiros-para-curar-a-sarna-em-gatos-21421.html
De qualquer forma, eles devem ser acompanhados por um veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
jadson
a orelha do gato da mãe ta tão vermelho que ele nem deixa torca
A sua avaliação:
roberta
o meu gato esta com o nariz todo ferindo e esta caindo os pelos na orelha ja mediquei com remédio de veme i uma vacina de ivermin e um sabonete sanol
A sarna nos gatos - Sintomas e tratamento
1 de 5
A sarna nos gatos - Sintomas e tratamento

Voltar ao topo da página ↑