Problemas da pele

Ferida na orelha do cachorro - Causas e como tratar

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 6 julho 2023
Ferida na orelha do cachorro - Causas e como tratar
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Ferimentos nas orelhas dos cachorros não é algo raro de ser notado pelos tutores e podem ser motivo de preocupação também. Fatores ambientais muitas vezes estão envolvidos no aparecimento de machucados nos amigos peludos, como parasitas e proliferação de moscas.

O mais importante é investigar a causa da ferida, seja ela pequena ou grande, para que o problema seja definitivamente resolvido. Doenças dermatológicas podem atingir as orelhas, como alergias, por exemplo. Nesses casos, o tratamento deverá ser direcionado para a causa de base, e não somente para a ferida da orelha. Por isso, a grande importância de se saber a origem do problema.

As feridas nas orelhas dos cachorros podem estar acompanhadas de outros sintomas, como edema, vermelhidão, nódulos e muita sensibilidade, causando desconforto ao animal. Mas não se preocupe! Neste artigo, vamos explicar detalhadamente algumas possíveis causas de feridas nas orelhas dos cachorros, assim como possíveis tratamentos, para que o tutor possa ajudar seu pet o mais breve possível e saber quando buscar ajuda profissional. Boa leitura!

Índice

  1. Ferida na orelha do cachorro, o que pode ser?
  2. O que deixa a orelha do cachorro inchada?
  3. O que passar na orelha do cachorro com feridas?
  4. Remédios caseiros para feridas na orelha do cachorro
  5. Como tratar fungos na orelha do cão?

Ferida na orelha do cachorro, o que pode ser?

Várias são as causas de ferimentos nas orelhas dos cães, como descreveremos abaixo:

1. Moscas

Pode ser época de chuva ou não, sempre haverá uma mosca para incomodar o amigo peludo! Principalmente os cães que ficam na área externa da casa apresentam esse problema: as moscas se alimentam de sangue quando picam as pontas das orelhas, fazendo com que ocorram pequenos sangramentos, que ressecarão e formarão crostas. Além da dor e do incômodo, as moscas podem depositar ovos nas feridas, resultando em miíase (infestação de larvas de moscas na pele, que completarão parte de seu ciclo de vida alimentando-se de tecidos do cão). Esse é um problema muito grave, que pode causar até mesmo deformação na orelha, além de infecções.

2. Leishmaniose

A leishmaniose canina é uma zoonose causada por um protozoário do gênero Leishmania, que não tem cura, mas possui tratamento. O cão é considerado o principal reservatório da doença, sendo vetor o mosquito Phlebotomus. A leishmaniose pode ser do tipo visceral ou cutânea. Nessa segunda forma da doença, ocorre seborreia seca, pelo áspero e lesões ulcerativas na ponta das orelhas, além de outros sintomas.

Devido à gravidade dessa doença, é aconselhável procurar um médico veterinário sempre que aparecer alguma ferida na orelha do cachorro, para que seja realizado um teste para leishmaniose, além de outros cuidados preventivos.

3. Sarna sarcóptica

A sarna sarcóptica é uma dermatose parasitária causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei. O parasita localiza-se na pele dos animais e gera uma dermatite muito pruriginosa e generalizada. O animal apresenta-se, na maioria dos casos, com pequenas crostas hemorrágicas e perda da pelagem nas regiões ventral, axilar, cotovelos e calcanhares, focinho e orelhas, mas o quadro clínico pode ser mais abrangente. A dermatite é acompanhada invariavelmente por produção exagerada de gordura, dando um aspecto e odor "rançoso" ao animal. O prurido intenso pode mascarar as lesões primárias com o aparecimento de feridas provocadas pelo coçar ou mordiscar. O cão é o animal de companhia mais atingido, especialmente cães abandonados ou de canis públicos.

Ferida na orelha do cachorro - Causas e como tratar - Ferida na orelha do cachorro, o que pode ser?

4. Sarna otodécica

Ácaros do gênero Otodectes são parasitas encontrados frequentemente em ouvidos de cães e gatos. São os principais causadores de otite externa, sendo altamente contagiosos e não apresentam preferência por sexo, idade e espécie. A doença causa muita coceira nos ouvidos, estimulando o peludo a se coçar intensamente, resultando em feridas nas orelhas. Sempre que um machucado for encontrado na orelha de um cachorro, a parte interna deverá ser examinada.

5. Alergia

As reações alérgicas geralmente causam muito prurido nos cães, que tentam se coçar com as patas traseiras ou esfregando a cabeça em móveis e paredes. Essas atitudes acabam causando ferimentos na pele do animal.

6. Otites

Podem ter como causa bactérias, fungos ou parasitas. Causam muita dor e incômodo, fazendo com que o cachorro se machuque ao coçar as orelhas, na tentativa de se livrar do problema. Quanto mais cedo for providenciado o tratamento, maior qualidade de vida o cãozinho terá.

7. Brigas

A presença de vários cães em um ambiente restrito pode resultar em brigas, ocorrendo lesões em várias partes do corpo. Como as orelhas são um alvo fácil para mordidas, muitas vezes ocorrem rasgos ou furos, evoluindo para feridas infeccionadas.

Ferida na orelha do cachorro - Causas e como tratar -

O que deixa a orelha do cachorro inchada?

Além das feridas nas orelhas do cachorro, muitos tutores se perguntam o que deixa a orelha do cachorro inchada. Otites graves e crônicas podem causar inchaço de toda a região, devido ao processo inflamatório instaurado. O ato de coçar a região com as patas causa ferimentos e edema nas orelhas, que podem ainda apresentar sangramento e se tornar foco de infeção

O que passar na orelha do cachorro com feridas?

O tratamento para a ferida na orelha do cachorro dependerá da causa:

  • Feridas de leishmaniose não fecharão sem o tratamento sistêmico, pois fazem parte do ciclo do parasita.
  • De qualquer forma, moscas podem ser evitadas com uma boa limpeza do ambiente e com o uso de unguento ou spray repelente nas orelhas e no corpo do cachorro.
  • Outra dica interessante é utilizar imidacloprida e permetrina (nome comercial: Max3 advantage) nas pontas das orelhas. Isso vai garantir que as moscas se afastem por uns dias.
  • Feridas infeccionadas podem ser tratadas com o uso de pomadas com antibióticos, como Ganadol, Vetaglós, Nebacetin ou outras similares.

Lembrando que sempre deve ser tratada a causa principal, pois o cachorro não vai parar de se ferir se o ouvido continuar coçando ou doendo.

Remédios caseiros para feridas na orelha do cachorro

Nesta parte, vamos ensinar o leitor a fazer um repelente para seu cachorro e uma mistura para colocar nas feridas das orelhas, para que cicatrizem mais rapidamente. Lembrando que nenhum desses remédios caseiros serão capazes de eliminar a causa principal, apenas amenizando o desconforto do animal.

1. Repelente natural para cães:

  • 500 ml de álcool
  • 10g de cravos
  • 100 ml de óleo para bebês ou óleo de amêndoas

Como fazer: coloque o cravo dentro do álcool em um recipiente fechado (para o álcool não evaporar) e deixe descansando por 3 a 4 dias. Agite a mistura duas ou três vezes por dia para misturar. Ao final do período, acrescente o óleo na mistura, coloque em um borrifador e já pode utilizar, tomando sempre o cuidado para não respingar o produto nos olhos do animal.

2. Emplasto para cicatrizar feridas

  • Folhas de matruz
  • Água filtrada

Como fazer: pegue as folhas de matruz e lave bem, depois amasse-as em um copo com a ajuda de uma colher, até sair um líquido verde. Adicione água morna filtrada e agite bem. Agora é só aplicar o líquido com uma gaze ou algodão na ferida.

Como tratar fungos na orelha do cão?

A porção externa do ouvido possui uma microbiota residente que é composta por bactérias e leveduras da espécie Malassezia pachydermatis (fungo).

A Malassezia pachydermatis, apesar de ser um habitante natural dos ouvidos e da pele dos cães, pode se tornar oportunista, e quando se instala, necessita de tratamento prolongado, possuindo várias recidivas. Ainda, esse fungo pode estar sozinho ou associado a outros agentes, sendo que a otite externa tem etiologia muito complexa.

O tratamento pode ser realizado de forma tópica ou sistêmica, a depender do quadro do animal. Aconselhamos que o tutor procure orientação do médico veterinário para esses casos, pois será necessária a realização de exames para o correto tratamento.

Agora que você já sabe as principais causas e tratamento para as feridas na orelha do cachorro, não perca este outro artigo no qual falamos sobre como evitar que o cachorro coce uma ferida.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Ferida na orelha do cachorro - Causas e como tratar, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas da pele.

Bibliografia
  • Marques, M.I.L.M. Leishmaniose canina. Universidade Técnica de Lisboa, Faculdade de Medicina Veterinária, Lisboa, 2008. Disponível em https://www.repository.utl.pt/bitstream/10400.5/950/1/Leishmaniose%20canina.pdf. Acesso em 29/06/2023.
  • Ferrari, M.L.O.P. et al. Sarna sarcóptica em cães. Revista Científica Eletrônica de Medicina Veterinária, 2008. Disponível em http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/AUdNLklSklIPgw4_2013-5-28-12-30-41.pdf. Acesso em 29/06/2023.
  • Como fazer um repelente natural para proteger o seu cachorro contra o Aedes Aegypti. Meu Cão Velhinho. Disponível em https://www.meucaovelhinho.com.br/artigos/saude/outros-saude/repelente-natural/. Acesso em 29/06/2023.
  • Reolon, M. et al. Otite por Malassezia em cão – Relato de caso. XVI Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão. UNICRUZ, 2011. Disponível em https://www.unicruz.edu.br/seminario/anais/anais-2011/saude/OTITE%20POR%20MALASSEZIA%20EM%20C%C3%83%C6%92O%20%C3%A2%E2%82%AC%E2%80%9C%20RELATO%20DE%20CASO.pdf. Acesso em 29/06/2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Ferida na orelha do cachorro - Causas e como tratar