Partilhar

Cuidados do Border Collie

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 5 setembro 2017
Cuidados do Border Collie

Ficha do animal: Border Collie

Adotar um cachorro e mantê-lo em um bom estado de saúde requer diversos cuidados, cuidados focados em manter o seu bem-estar físico, psíquico e social, uma vez que a saúde canina não é só a ausência de doenças.

Todos os cachorros precisam de cuidados básicos, como sair para passear diariamente, ter à sua disposição alimentos que lhe proporcionem uma dieta equilibrada e a companhia suficiente para evitar quadros de estresse ou ansiedade.

No entanto, a FCI (Federação Cinológica Internacional) reconhece aproximadamente 337 raças de cachorro, por isso, podemos distinguir necessidades específicas de cada raça, por isso neste artigo de umComo vamos falar-lhe de todos os cuidados do Border Collie.

Também lhe pode interessar: Cuidados do Diamante de Gould

Caraterísticas do Border Collie

Para conhecer quais são os cuidados específicos que o Border Collie precisa é importante abordarmos brevemente as caraterísticas desta raça.

O Border Collie está entre as raças de cachorros mais inteligentes ocupando o lugar um na classificação realizada por Stanley Coren, professor de psicologia. Esta inteligência traduz-se em um cachorro com uma extraordinária capacidade de concentração, obediente e que mostra uma grande inquietude e agilidade em relação aos processos de aprendizagem.

Trata-se de um cão desperto, vigilante, receptivo, carinhoso, dócil e sociável tanto com as pessoas como com outros animais, também possui uma grande curiosidade e não nos podemos esquecer que é um cão de pastoreio e por isso precisa de uma grande quantidade de atividade física e um espaço grande onde a possa desenvolver.

Outro traço importante do Border Collie é a grande lealdade ao seu dono, que acaba por ver como um líder que acompanhará sempre com grande coragem, criando um grande vínculo emocional.

Cuidados do Border Collie - Caraterísticas do Border Collie

O exercício físico para o Border Collie

Como referimos, o Border Collie é um cão de pastoreio e possui uma capacidade inata para isso, por isso seris possível que no caso de ter gatos ou crianças pequenas, o cachorro agisse com eles como se quisesse agrupá-los formando um rebanho, este comportamento deverá ser evitado desde cedo e, para isso o Border Collie precisa de uma grande dose de exercício físico. Todos os cachorros precisam de se exercitar mas a quantidade e o tipo de exercício varia dependendo da raça e das caraterísticas individuais de cada animal.

O Border Collie precisa de aproximadamente 1 hora e meia de exercício diário, que deverá se repartir em diversos passeios e atividades, como por exemplo, o agility, um esporte apto para este cachorro devido à grande capacidade de concentração que este possui. Pode descobrir junto a ele como se iniciar no agility.

Cuidados do Border Collie - O exercício físico para o Border Collie

O adestramento do Border Collie

Adestrar um Border Collie é um processo muito simples pois estes cachorros possuem uma grande inteligência, o que quer dizer que aprendem novas ordens com muito poucas repetições, isto junto à sua caraterística obediência, faz com que estes cachorros sejam fáceis de adestrar.

No entanto, precisamente devido ao seu alto grau de inteligência, é bem possível que o Border Collie se aborreça durante o processo de aprendizagem, por isso, além de utilizar o reforço positivo (o pilar básico do adestramento canino) é importante discipliná-lo através de atividades que lhe sejam atrativas, por exemplo, o pastoreio de ovelhas sempre que seja possível, o agility, a procura de objetos perdidos ou o running com pets.

O adestramento do Border Collie requer da maior diversidade de atividades possíveis para evitar assim se aborrecer e otimizar ao máximo o processo de aprendizagem.

Cuidados do Border Collie - O adestramento do Border Collie

A socialização do filhote

Como referimos antes, o Border Collie é um cachorro muito sociável, tanto com as pessoas como com outros animais, no entanto, quando este cachorro chega à idade adulta pode mostrar-se reservado e tímido.

Para conseguir que o Border Collie tenha um temperamento equilibrado é importante evitar este comportamento, por isso é necessário socializar o filhote desde cedo e tentar que esteja em contato com diferentes pessoas e animais, desta forma, na idade adulta o seu Border Collie irá se mostrar amigável e confiante.

Também é possível socializar cachorros adultos, embora este processo sejam muito mais demorado e longo e, por vezes pode ser preciso a ajuda de um especialista.

Cuidados do Border Collie - A socialização do filhote

O ambiente familiar como necessidade do Border Collie

O Border Collie precisa de um espaço grande para se poder exercitar, mas também precisa de um ambiente quente e familiar para viver, não se trata de um cachorro que possamos deixar muitas horas sem a nossa companhia, isso seria totalmente contraproducente para a sua saúde psíquica.

É bom lembrar que se trata de um cachorro dócil, amigável e que gosta de brincadeiras (também por parte dos mais pequenos de casa), por isso para cuidar de forma adequada do Border Collie deve dedicar-lhe tempo e afeto.

Este cachorro agradece viver em um ambiente quente e familiar, uma casa com vários membros seria ideal para o desenvolvimento do Border Collie.

Cuidados do Border Collie - O ambiente familiar como necessidade do Border Collie

O pelo do Border Collie

O Border Collie pode possuir duas modalidades de pelo: curto ou moderadamente comprido. Trata-se de um eficaz agente protetor contra as mudanças climáticas e precisamente pela sua função importante merece também uma especial atenção.

Para manter em ótimo estado o pelo do Border Collie, este precisa de uma escovação diária, utilizando acessórios específicos para a limpeza e o cuidado estético canino.

Este cachorro deve tomar banho apenas quando for realmente necessário, de fato, pela sua natureza como cachorro de pastoreio, em alguns concursos de beleza penaliza-se um pelo excessivamente limpo, tratado ou brilhante.

Cuidados do Border Collie - O pelo do Border Collie

A saúde do Border Collie

Assim como qualquer outro cachorro, o Border Collie precisa de consultas veterinárias periódicas e de cumprir o programa de vacinação para cachorro.

Apesar de se tratar de um cachorro que conta com uma boa saúde, tem predisposição a sofrer de displasia de quadril, alterações neurológicas e doenças oculares, por isso as consultas regulares ao veterinário serão a forma mais eficiente de prevenir e detetar com antecedência qualquer uma destas condições.

Cuidados do Border Collie - A saúde do Border Collie

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cuidados do Border Collie, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Escrever comentário sobre Cuidados do Border Collie

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Alessandro
Boa tarde, tenho uma Border Collie de 7 meses, quando falo a palavra "passear" e pego a coleira, ela fica muito feliz, já corre para a porta, porém, ela fica com muito medo na rua, não quer ir muito longe de casa, isso é normal?
Elenita pedroso
Oi tenho uma border collie de 50 dias devo desmifugar antes da vacina para virose ou depois???
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Elenita! Geralmente a desparasitação é prévia à vacinação. De qualquer forma, o melhor é consultar diretamente o seu médico veterinário porque os protocolos de vacinação e desparasitação variam.
A sua avaliação:
sofia
eu tenho uma border collie de apenas um ano, e queria saber se agora que está ficando mais quente, eu devo ou não tosar ela.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Sofia! O pelo dos cães ajuda a proteger tanto do frio como do calor porque faz isolamento térmico. Você pode tosar para manutenção do pelo mas não tosar todo o pelo. Para o refrescar, molhe-o, use o ventilador em casa, entre outras dicas que você pode ler neste artigo: https://www.peritoanimal.com.br/como-aliviar-o-calor-do-cachorro-10-dicas-21967.html

Cuidados do Border Collie
1 de 8
Cuidados do Border Collie

Voltar ao topo da página