Partilhar

Cuidados do Golden Retriever

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 30 maio 2016
Cuidados do Golden Retriever

Ficha do animal: Golden Retriever

Os Golden Retriever saudáveis não precisam de cuidados especiais além de uma boa alimentação, companhia e afeto, assistência veterinária de rotina e muito exercício físico. Também é necessário proporcionar-lhes o adestramento canino básico para estimular a sua mente e conseguir que se comportem de forma apropriada em qualquer local.

Por conseguinte, o Golden Retriever irá precisar de cuidados especiais se se encontrar doente. Os cuidados do Golden Retriever doente dependerão da doença que tiver no momento e, devem ser recomendados por um veterinário. Para prevenir as doenças do Golden Retriever, é recomendável fazer-lhe check-ups veterinários periódicos. Mas, se não for o seu caso e o seu companheiro peludo se encontrar em perfeitas condições, continue lendo e descubra no PeritoAnimal todos os cuidados que deve oferecer ao seu Golden para lhe proporcionar a melhor qualidade de vida.

A alimentação do Golden Retriever

Quando falamos dos cuidados do Golden Retriever, sem dúvida que, a primeira coisa que nos vem à cabeça é a sua alimentação. Os filhotes que ainda não tiverem sido desmamados completamente devem ser alimentados pela sua mãe e com os complementos que o veterinário recomendar. A quantidade e a frequência dos seus alimentos dependerão da quantidade e qualidade do leite materno, assim como das recomendações que o veterinário fizer.

Pelo contrário, os Golden Retriever que foram desmamados, deverão seguir uma dieta principalmente sólida que deve estar equilibrada para lhes proporcionar os nutrientes que precisam. Existem muitas opiniões sobre qual é a melhor comida para estes cachorros, desde as que apoiam a alimentação exclusivamente com rações equilibradas (de diferentes marcas), até às que consideram que a alimentação do cachorro se deve basear em comida cozinhada. Também há quem defenda que os cachorros devem ser alimentados com comida crua. Por isso, o melhor é escolher a alimentação do seu Golden Retriever com a ajuda do veterinário e optar por um alimento de qualidade. Se o seu cachorro é um filhote recém adotado, fale com a pessoa que estava cuidando dele até então e pergunte-lhe o que estava comendo e com que frequência. Em qualquer outro caso, a dieta e frequência das refeições deve ser recomendada pelo veterinário.

Refeições diárias recomendáveis

Geralmente, os filhotes de Golden Retriever são alimentados entre três a quatro vezes por dia, enquanto que os cachorros adultos comem duas vezes por dia. É importante manter horários fixos para as refeições do seu Golden Retriever, retirando o seu prato de comida 20 minutos após o ter colocado no solo, caso ainda não o tenha comido. Desta forma, ajudará a regular a digestão do seu cachorro, favorecendo a sua saúde. Além disso, isto irá permitir-lhe educar o seu cachorro a ir fazer as necessidades em determinados locais.

A água é algo que deverá ter sempre à disposição do seu cachorro durante todo o dia, sempre limpa e fresca.

Outros conselhos sobre a alimentação do Golden

Quando mudar a comida do seu Golden (por exemplo de ração de filhote a ração de cachorro adulto), é recomendável que misture os dois alimentos durante um tempo. Assim, será mais fácil que o seu cachorro se habitue ao novo alimento.

Embora a dieta possa variar dependendo de como decidir alimentar o seu Golden Retriever, nunca deve dar-lhe doces ou chocolate. O chocolate, em especial, pode ser muito prejudicial e inclusive mortal para o seu cachorro.

Com esta raça é muito importante manter as quantidades de comida tendo em conta a quantidade de exercício que o cachorro faz, pois os Golden Retriever têm tendência à obesidade. Se usar comida para treinar o seu cão, tire um pouco da sua ração diária para compensar as calorias extra que recebe durante as sessões de adestramento. Tenha cuidado para não tirar muito da sua ração diária, porque durante o adestramento também queima calorias.

Cuidados do Golden Retriever - A alimentação do Golden Retriever

O cuidado do pelo e a higiene do Golden Retriever

O Golden Retriever não precisa de cuidados especiais como cortes de pelo particulares, mas precisa de uma escovação frequente porque perde muito pelo. Também precisa de exercício, companhia e afeto.

A escovação destes cães deve ser feita com uma escova de cerdas metálicas. Uma vez que tenha a escova, para oferecer o melhor cuidado ao Golden Retriever, o mais recomendável é escovar o pelo do cão uma vez por dia, especialmente durante as épocas de troca, para evitar a acumulação de pelo morto. Caso não o faça, a sua casa ficará cheia de pelos, para além disso podem se formar nós no pelo do cachorro e fomentar o aparecimento de parasitas externos como as pulgas. Além disso, estes nós poderiam provocar dor no animal no momento de o pentear.

Se vir que o seu Golden Retriever perde pelo de forma excessiva ou, inclusive, apresenta zonas sem pelo, deverá consultar o veterinário porque pode ser um sinal de que a sua saúde está mal. A perda excessiva de pelo pode indicar problemas físicos como alergias de pele ou problemas emocionais como estresse crônico.

O banho do Golden Retriever

Você deve dar banho ao Golden Retriever apenas quando estiver sujo e com um xampu para cachorros, visto que o banho frequente prejudica a camada protetora do seu pelo. Entre as opções para manter o cachorro limpo sem lhe dar banho em excesso, encontram-se os xampus secos para cães. Pode encontrá-los à venda em lojas de animais e usá-los no seu cachorro com mais frequência que os xampus úmidos. Também pode limpar o pelo do seu Golden com um pano úmido ou, inclusive, completamente molhado, mas sem usar xampu.

Para oferecer os melhores cuidados ao Golden Retriever, é importante prestar atenção às suas orelhas porque é comum abrigarem parasitas externos, como pulgas, carrapatos e fungos. Por isso, é conveniente limpá-las com frequência. Se o cachorro se coça muito, raspa as suas orelhas e pescoço contra as paredes ou o solo, ou caminha com a cabeça torta, pode ter algum problema de parasitas nelas e, por isso, deverá levá-lo de imediato ao veterinário.

Pode revisar as orelhas e outras partes do corpo durante a escovação diária. Tenha em conta que os Golden Retriever são propensos às doenças da pele. Por isso, aproveite a escovação diária para detetar qualquer irregularidade na pele e no pelo do seu cão. Se detetar alguma coisa que lhe chamar a atenção, leve-o a um especialista.

Cuidados do Golden Retriever - O cuidado do pelo e a higiene do Golden Retriever

Exercício e condições de vida

Os Golden Retriever são cachorros que precisam de muito afeto e companhia. Não são cachorros para viverem isolados no jardim, mas sim para fazerem parte da família. São cães muito próximos às pessoas e não costumam ter um único dono. Se não receberem atenção suficiente e companhia, os Golden Retriever procuram formas de aliviar a sua ansiedade, geralmente mordendo coisas ou cavando no jardim. Além disso, os Golden Retriever precisam de fazer muito exercício todos os dias, uma vez que são cachorros muito ativos. Pode ser fácil de exercitá-los quando se ensina a buscar e trazer brinquedos, visto que se diverte muito a perseguir uma bola. Além disso, este tipo de exercícios previnem a obesidade.

Por outro lado, dentro dos cuidados para o Golden Retriever, encontra-se o processo de socialização. Neste sentido, é bom brincarem com outros cachorros e se cheirarem durante os passeios. Embora costumem ser cachorros sociáveis, é aconselhável socializar os Golden Retriever desde que são filhotes.

Além de o socializar corretamente e oferecer-lhe passeios longos, também é recomendável promover o exercício do Golden Retriever através da natação. Esta raça de cachorro gosta de nadar, pelo que não será difícil conseguir que pratique este esporte. Mas nunca deverá lançar à água o seu Golden Retriever, deve deixar que ele(a) entre na água por vontade própria. Por outro lado, se o seu Golden não apresenta doenças que limitam a mobilidade, como a displasia de quadril, também é uma boa ideia praticar algum esporte canino com ele para que ele possa queimar energias, como o agility, freestyle canino e flyball.

Os Golden Retriever podem se adaptar a viver em um apartamento se lhes proporcionar o exercício que precisam. No entanto, é melhor para eles se contarem com um jardim médio ou grande. Como referimos antes, o ideal é que o cachorro viva dentro de casa, junto à família e, também se possa exercitar no jardim. É importante referir que isto não elimina os passeios que o Golden precisa para socializar.

Cuidados do Golden Retriever - Exercício e condições de vida

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cuidados do Golden Retriever, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Escrever comentário sobre Cuidados do Golden Retriever

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
José Carlos de Lima
Meu cachorro comeu chinelo tudo que ele pega
Estar muito doente vomitando muito amarelo não come e estar muito fraco não consegui ficar de pé
Vitoria
Olá! Tenho um interesse de ter um Golden, porem ele iria ficar na casa do meu namorado aos cuidados dele e da minha cunhada, pelo fato de lá ter mais espaço e ser mais aconchegante. Diante desta situação, eu gostaria de saber se mesmo eu não estando tão presente ele teria o mesmo carinho de dona comigo? Tendo em vista que, visitaria ele 2 vezes por semana. Desde já agradeço e aguardo um retorno.
Josi
Eu vou viajar é meu cachorro nunca ficou sozinho smp ficou comigo e com o meu esposo , pois somos só nois três em casa , e eu tenho. Viajar pois ele irá fica com o meu pai .. oq devemos fazer para ele se destraaai .. e não senti a nossa falta ou pensar q nois nos abandonou 😥
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Josi! É importante que o seu pai dedique muita atenção e tempo ao seu cachorro para que ele sinta menos a vossa ausência. Largos passeios e brincadeiras são muito importantes. Fale com o seu pai sobre o reforço positivo: https://www.peritoanimal.com.br/o-reforco-positivo-em-caes-20281.html

Cuidados do Golden Retriever
1 de 4
Cuidados do Golden Retriever

Voltar ao topo da página