Como ensinar o meu cachorro a trazer a bolinha
Ver fichas de Cachorros
Existem vários jogos que podemos praticar com um cachorro, mas sem dúvida, ensinar o nosso cachorro a trazer a bolinha é um dos mais completos e divertidos. Além de brincar com ele e reforçar o vosso vínculo, está praticando vários comandos de obediência, por isso é muito interessantes realizá-lo de forma regular.
Neste artigo explicamos detalhadamente e com imagens, como ensinar o cachorro a trazer a bolinha passo a passo, conseguindo que a vá apanhar e a solte apenas com o reforço positivo. Ficou animado com a ideia?
O que é preciso para ensinar o cachorro a trazer a bolinha
O primeiro passo consiste em escolher o brinquedo que vamos utilizar para o ensinar a trazer a bola. Embora a nossa intenção seja utilizar uma bola, pode ser que o nosso cachorro goste mais de um frisbee ou algum brinquedo com uma determinada forma. Muito importante, evite utilizar bolas de tênis, uma vez que danificam a sua dentição.
Para começar a ensinar o seu cachorro a trazer a bola deve escolher o brinquedo favorito do seu cachorro, mas também irá precisar de guloseimas e snacks para o reforçar positivamente quando o fizer bem e atraí-lo para você se estiver demasiado estimulado e não lhe fizer nenhum caso.
Passo a passo para ensinar o cachorro a trazer a bola
Antes de começar a praticar este exercício, mas já no parque ou no lugar escolhido, será fundamental oferecer algumas guloseimas ao nosso cachorro para que perceba que vamos trabalhar com prêmios. Lembre-se que devem ser muito saboroso para que responda corretamente. Siga este passo a passo:
- Dê um prêmio elogie o cachorro com um "muito bem"
- Retroceda alguns passo e volte a premiá-lo
- Continue fazendo esta ação 3 ou 5 vezes mais
Assim que o seu cachorro tiver sido premiado várias vezes, é o momento de começar o exercício. Peça-lhe para que fique quieto (para isso terá que ensinar-lhe a a ficar quieto). Isto evitará que fique extremamente ansioso por brincar e também o ajudará a perceber melhor que estamos "trabalhando".
Quando o cachorro estiver parado, jogue a bolinha junto com um sinal para que o relacione corretamente. Pode combinar o "busca" com um gesto concreto com o braço. Lembre-se que tanto o sinal como a ordem verbal devem ser sempre as mesmas, desta forma o cachorro irá relacionando a palavra com o exercício.
No começo, se escolheu corretamente o brinquedo, o cachorro irá buscar a "bola" escolhida. Neste caso estamos praticando com um kong, mas lembre-se que você pode utilizar o brinquedo que for mais atrativo para o seu cachorro.
Agora é o momento de chamar o seu cachorro para que faça a "cobrança" ou entrega da bola. Lembre-se que, anteriormente, deve praticar o exercício de responder à chamada, caso contrário o seu cachorro irá embora com a bola. Assim que estiver perto, retire a bola com suavidade e dê-lhe um prêmio, reforçando assim a entrega do brinquedo.
Neste momento devemos incluir a ordem "deixa" ou "solta" para que o nosso cachorro comece a praticar também a entrega de brinquedos ou objetos. Além disso, este comando será muito útil para o nosso dia adia, podendo evitar que o nosso cachorro coma alguma coisa pela rua ou deixe um objeto que está mordendo.
Uma vez compreendido o exercício de trazer a bolinha é o momento de continuar praticando, quer seja de forma diária ou semanal, para que o cachorro acabe de assimilar o exercício e possamos praticar com ele este jogo sempre que quisermos.
Se deseja ler mais artigos parecidos a Como ensinar o meu cachorro a trazer a bolinha, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.