Partilhar

Ensinar um gato a usar o arranhador

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 6 novembro 2018
Ensinar um gato a usar o arranhador

Ver fichas de  Gatos

Se tem um gato e um sofá é provável que vá precisar de um arranhador para evitar que este último acabe em farrapos. Não precisa de um especialmente grande ou caro, com opções econômicas e caseiras pode conseguir fazer um ótimo e original arranhador.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe dar algumas dicas para ensinar o seu gato a usar o arranhador, seja ele adulto ou ainda filhote, todos podem aprender mas claro a um ritmo diferente.

Deixe de sofrer com móveis e tecidos em farrapos e ensine-o de uma vez por todas a usar o arranhador, com paciência e constância tudo se consegue. Vamos a isso!

Escolher o arranhador ideal

Primeiro deve saber que existem muitos tipos de arranhadores à venda e, encontrar o ideal para o seu gato nem sempre é simples mas com alguns truques poderá descobrir qual é o mais indicado para ele.

Fazer um arranhador caseiro

Para começar a educar o seu gato no uso do arranhador, primeiro vai precisar de comprar um ou fazer um em casa. Existem muitos tipos e variedades de arranhadores, mas lembre-se que não importa o valor do mesmo mas sim que o seu felino se sinta feliz com ele.

Ensinar um gato a usar o arranhador - Fazer um arranhador caseiro

Como ensinar a usar o arranhador

Arranhar é um hábito ancestral e inato que os gatos levam a cabo. Não serve apenas para afiar as suas unhas, com as quais caçam as suas presas, como também serve para deixar os móveis com o seu cheiro corporal. É mais uma forma de marcarem o seu território.

É importante ensinar o seu gato a usar o arranhador se quiser evitar que os seus móveis acabem destroçados, desgastados e quebrados. A grande maioria dos gatos aprendem sozinhos a utilizar o arranhador, mas em alguns casos precisamos de guiar o felino a fazê-lo. De seguida damos-lhe alguns conselhos úteis:

  • Onde colocar o arranhador: Se o seu gato parece ter um gosto especial em arranhar algum móvel ou sofá em concreto, esse será o local ideal para o colocar.
  • Incentivar o gato a utilizá-lo: Colocar uma bola, um espanador ou um rato pendurado no arranhador é uma boa forma de incentivar o seu felino a aproximar-se e a usar o novo objeto, pois irá despertar a sua curiosidade.

À partida, o seu gato deveria começar a usar o arranhador de forma natural, uma vez que para eles o fato de afiar as unhas é agradável e muito benéfico.

Ensinar um gato a usar o arranhador - Como ensinar a usar o arranhador

E se ele não quiser usar o arranhador?

Alguns gatos parecem não querer utilizar o arranhador que você lhe trouxe com tanto carinho. Não desespere, o seu gato precisa de mais tempo para entender o seu funcionamento, é algo habitual. Se o seu gato parece não estar de todo interessado pode utilizar alguns truques como os seguintes:

  • Impregne o arranhador com o seu cheiro: Esfregue a sua manta contra o arranhador para que o seu gato o sinta como algo seu e tenha o instinto natural de se esfregar contra ele.
  • O truque da erva para gatos: Se o seu gato parece gostar de catnip, não hesite em deixá-la perto do arranhador e inclusive esfregar a erva contra ele.
  • Junte-se à brincadeira: No passo anterior aconselhamos que você brincasse com o arranhador e com o gato ao mesmo tempo. Desta forma, não só estará passando um bom momento com ele, como também o estará a estimular a usar o arranhador e a relacioná-lo de forma positiva.
  • Utilize o reforço positivo: Cada vez que vir o seu gato a aproximar-se ou a afiar as unhas no arranhador deve felicitá-lo. Um pedaço de fiambre, umas carícias ou palavras amáveis serão mais que suficientes para que o seu gato entenda que isso lhe agrada.
  • Não o deixe arranhar os móveis: Se o seu gato ainda é filhote, ao vê-lo arranhado outro móvel deve pegar nele e levá-lo diretamente para o arranhador.
  • Utilize outro arranhador: Por vezes o próprio design do arranhador não é do gosto do gato. Nestes casos, uma ideia é fazer um arranhador que se possa juntar ao sofá para simular a mesma forma e evitar que estrague os seus móveis.

Siga estes conselhos de forma mais ou menos regular e sempre com muita paciência e carinho, algo que todos os animais precisam. Ser brusco, utilizar a força física ou não dedicar o tempo suficiente à educação do seu gato é um grave erro, tenha isso em conta.

Ensinar um gato a usar o arranhador - E se ele não quiser usar o arranhador?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Ensinar um gato a usar o arranhador, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Escrever comentário sobre Ensinar um gato a usar o arranhador

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Tatiane
Já faz um ano que adotei uma gata e ela ainda não se acostumou a ficar em casa? O que posso fazer pra mudar isso?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Tatiana! Recomendamos que você busque ajuda de um profissional especialista em comportamento felino para te ajudar.
De qualquer forma, é importante que você garanta a sua gatinha uma boa alimentação, educação e enriquecimento ambiental. Se você quiser saber mais sobre enriquecimento ambiental para gatos, confira: https://www.peritoanimal.com.br/enriquecimento-ambiental-para-gatos-21655.html
A sua avaliação:
Maria Paraguassu Rodrigues
Minha gatinha tem apenas três meses, mas não dá a mínima importância para o arranhador e vive arranhando todos os móveis. É também muito brava, pois vive arranhando-me quando quero brincar com ela, Poderiam me dizer com quantos meses eu poderia mandar castrá-la? Dizem que ela fica mais calma e tranquila, depois da castração! Isso é verdade? Mas, por outro lado, usa a caixa de areia para suas necessidades e se alimenta muito bem. Outra coisa que me preocupa são as pulgas. Eu a adotei, quando muito bebê, Já usei o Frontline para combater as pulgas, mas não adiantou, pois ela continua a coçar-se com frequencia
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Maria! A idade ideal para castrar a sua gata depende da opinião do veterinário cirurgião. Hoje em dia existem estudos que defendem que a intervenção deve ser feita antes do primeiro cio e outros que deve ser depois. De qualquer forma temos um artigo sobre esse tema: https://www.peritoanimal.com.br/idade-ideal-para-castrar-uma-gata-22297.html. Relativamente ao arranhador, pode ajudar ter vários tipos de arranhadores diferentes: https://www.peritoanimal.com.br/tipos-de-arranhador-para-gatos-20968.html. O principal que conquistem a vossa gatinha e ela se torne mais mansa é o processo de sociabilização: https://www.peritoanimal.com.br/socializar-um-gato-filhote-21622.html
Cláudio Guimarães Furtado
Gostei, vou fazer mais arranhadores aos meus Gatos... Hoje tenho 1 Gato e 2 Gatas e 2 arranhadores...
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Cláudio! Quantos mais e variados melhor! Já viu o nosso arranhador caseiro? https://www.peritoanimal.com.br/arranhador-caseiro-para-gatos-20396.html Neste artigo também ensinamos a fazer um mais simples com papelão: https://www.peritoanimal.com.br/como-fazer-brinquedos-para-gatos-com-material-reciclavel-4-ideias-fantasticas-22274.html

Ensinar um gato a usar o arranhador
1 de 4
Ensinar um gato a usar o arranhador

Voltar ao topo da página