PARTILHAR

Como fazer brinquedos para gatos com material reciclável

 
Mariana Castanheira
Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. Atualizado: 14 junho 2023
Como fazer brinquedos para gatos com material reciclável
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Os gatos adoram brincadeira! O comportamento de brincar é uma atividade essencial para o bem-estar deles uma vez que inibe o estresse agudo e crônico. Os gatinhos filhotes começam a brincar por volta das duas semanas de vida. Primeiro, eles começam por brincar sozinhos tentando caçar sombras. Este comportamento para além de ser muito engraçado permite que eles desenvolvam a coordenação muscular deles.

O comportamento de brincadeira continua a estar presente ao longo de toda a vida do gato e é muito importante para ele! Principalmente nos casos em que os gatos que vivem sozinhos (sem a presença de outros felinos), o tutor tem um papel fundamental para promover este comportamento tão saudável para os gatos. Você deve relembrar que nunca pode utilizar as mãos nem os pés para brincar com o seu gato, já que isso pode estimular o comportamento agressivo dele. Você deve incentivar o gato a utilizar brinquedos apropriados ele.

O PeritoAnimal reuniu uma série de ideias de como fazer brinquedos para gatos com material reciclável, continue lendo!

Também lhe pode interessar: Como fazer brinquedos para gatos com papelão

Brinquedos para gatos de apartamento

Os gatinhos que vivem fechados em casa precisam de mais brinquedos, não só para estimular o comportamento natural de caça como também para promover a atividade física e assim prevenir um problema muito comum em gatos de apartamento, a obesidade.

Os gatos amam se esconder. Quem nunca viu um gato se esconder dentro de uma caixa? Depois de horas de brincadeira, os gatos adoram um bom cochilo. Geralmente eles buscam os lugarem mais apertados para se sentirem protegidos.

Tenda de índio

Que tal você fazer uma casinha de índio para ele? É uma ótima forma de reciclar as cobertas velhas que você tem em casa! Você vai precisar de:

  • 1 coberta velha
  • 60 cm de cordão
  • 5 paus de madeira ou tubos de cartão finos (aproximadamente 75 cm de comprimento)
  • Tesoura para cortar tecido
  • Alfinete de fralda

Comece por recortar a coberta de forma a fazer um semicírculo. Como alternativa, você pode utilizar qualquer trapo velho que esteja aí por casa, o importante é reciclar! Para juntar os paus você pode simplesmente utilizar o cordão em volta deles, passando por cima e por baixo de cada pau. Outra maneira eficaz de prender eles é fazendo um furo em cada pau e passar o cordão também por dentro dos orifícios. O que importa é que você garanta que a estrutura fica bem segura! Depois, é só colocar a mantinha em volta dos paus e prender com um alfinete de fralda. Coloque um tapete ou uma almofadinha dentro para fazer uma caminha confortável. O seu gato vai amar a nova tenda dele e se você caprichar e usar um tecido bonito, vai ficar o máximo na decoração da sua casa.

Agora que já tem uma tenda linda para o seu felino descansar depois da brincadeira, vamos te mostrar algumas ideias de brinquedos caseiros para gatos de apartamento.

Como fazer brinquedos para gatos com material reciclável - Brinquedos para gatos de apartamento
Imagem: blog.boatpeopleboutique.com

Brinquedos para gatos caseiro

Garrafa de plástico

Você sabia que são produzidos mais de 300 milhões de toneladas de plástico por ano e que a maioria do plástico nunca é reciclado e fica para sempre na nossa terra e nos nossos oceanos? Sim, é verdade, por isso todos devemos reduzir consideravelmente a utilização de plástico nas nossas casas!

Uma excelente solução para reciclar você mesmo essas garrafas de plástico é transformar elas num brinquedo para o seu felino. Na verdade, você só precisa colocar um sininho ou algo que faça barulho dentro da garrafa. Parece simples demais, mas o seu gato vai achar show de bola e vai passar horas brincando com essa garrafa!

Outra excelente alternativa é colocar ração ou snacks dentro da garrafa e deixar a tampa aberta! O seu gato não vai descansar enquanto não conseguir tirar todos os pedacinhos de dentro dela. É um brinquedo muito estimulante para o gato pois ele tem de entender como tirar o que está dentro da garrafa e, sempre que consegue, é recompensado com um petisco super gostoso!

Varinha

Todo o mundo sabe que os gatos são loucos por varinhas com penas ou tirinhas na ponta. Quando você entra na petshop vê logo um monte de varinhas diferentes! Porque não fazer você mesmo uma varinha em casa com material reciclado?

Você só vai precisar de:

  • Fita adesiva colorida
  • Pacotinho de snacks
  • Pau de 30 cm aproximadamente

Sim você leu bem, você vai reciclar o pacotinho de snacks que o seu gordinho já comeu! Comece por cortar o pacotinho em tiras fininhas. Corte cerca de 20 cm de fita cola e estenda na mesa com a parte que cola virada para cima. Coloque as tirinhas lado a lado ao longo de toda a fita, deixando uns 3 cm em cada margem (veja na imagem). Depois é só colocar a ponta do pau em cima de uma das margens da fita e começar a enrolar! Este brinquedo é perfeito para você e o seu gato brincarem juntos! Você estará estimulando o instinto de caça dele e, ao mesmo tempo, estará melhorando a vossa relação. Para além disso, você está ajudando o planeta pois está reciclando em vez de comprar um brinquedo novo!

Como fazer brinquedos para gatos com material reciclável - Brinquedos para gatos caseiro
Imagem: Youtube: Purina Friskies

Como fazer um arranhador para gatos caseiro

Existem vários tipos de arranhadores para gatos. Se você entrar numa petshop você pode ver as dezenas de opções disponíveis no mercado. Também os preços são muito variáveis, indo desde apenas alguns reais até preços completamente absurdos! Tem opções para todos os gostos e tipos e carteira.

Mas o PeritoAnimal quer que todos os gatinhos tenham os melhores brinquedos independentemente da condição financeira dos tutores deles. Por esse motivo, escrevemos um artigo explicando como fazer um arranhador caseiro para gatos. Ficou muito legal! Dê uma olhada e ponha mãos à obra.

Para além do arranhador para gatos grande que explicamos como fazer no outro artigo, você pode fazer alguns arranhadores mais pequenos para colocar noutras divisões da casa e aumentar o enriquecimento ambiental do seu felino.

Vamos te ensinar como fazer um bem simples com papelão, para o qual você só vai precisar de:

  • Cola
  • Estilete
  • Régua
  • Caixa de papelão

Agora siga por ordem estes passos:

  1. Comece por cortar a caixa de papelão pela base, deixando uns 5 cm de altura.
  2. Depois, com auxílio da régua e do estilete, corte várias tiras de papelão, todas com o comprimento da base da caixa e com 5 cm de altura.
  3. Cole as tiras de papelão umas às outras e vá preenchendo todo o conteúdo da caixa.

Se quiser, você pode usar a base de uma caixa sem ser de papelão, utilize o que tiver em sua casa!

Como fazer brinquedos para gatos com material reciclável - Como fazer um arranhador para gatos caseiro
Imagem: ecoactivate.co

Brinquedos que os gatos gostam

Na verdade, os gatos podem ser esquisitos com muitas coisas, mas na hora de brincar eles são muito simples. Não é muito difícil fazer brinquedos que os gatos gostam. Uma caixa de papelão para o gato é como o parque da disney para uma criança. Na verdade, usando simplesmente papelão você pode fazer imensos brinquedos para o gato e a custo ZERO! Utilize a sua imaginação e algumas das nossas ideias para fazer brinquedos econômicos para gatos.

Como fazer brinquedos para gatos com material reciclável - Brinquedos que os gatos gostam

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fazer brinquedos para gatos com material reciclável, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Jogos e diversão.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como fazer brinquedos para gatos com material reciclável
Imagem: blog.boatpeopleboutique.com
Imagem: Youtube: Purina Friskies
Imagem: ecoactivate.co
1 de 5
Como fazer brinquedos para gatos com material reciclável

Voltar ao topo da página ↑