Cuidados básicos

Como estimular filhote de cachorro a defecar?

Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. Atualizado: 4 setembro 2023
Como estimular filhote de cachorro a defecar?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Embora o ideal seja que os filhotes de cachorros fiquem com a mãe por um mínimo de 8 semanas, às vezes podemos encontrar filhotinhos abandonados, cadelas que não podem cuidar deles (o que ocorre com menos frequência) ou até mesmo mães que podem ter morrido.

Para estes casos, neste artigo do PeritoAnimal vamos nos concentrar em explicar como estimular um filhote de cachorro a defecar, pois esta é uma atividade que muitos deles não podem fazer sozinhos e é essencial para garantir sua saúde e bem-estar. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Cuidados com filhotes de cachorro

Índice

  1. Cuidados que a mãe proporciona aos filhotes
  2. Como estimular um filhote de cachorro a defecar - Passo a passo
  3. Como estimular o filhote de cachorro a fazer fezes
  4. O que mais levar em consideração para cuidar de filhotes de cachorro sem a mãe

Cuidados que a mãe proporciona aos filhotes

Quando os filhotes de cachorro nascem, eles são muito dependentes de sua mãe. São capazes de rastejar até o mamilo e começar a se alimentar, primeiro com o colostro, extremamente importante, e depois com o leite materno. No início eles não são capazes de enxergar, e ficam com os olhos fechados até cerca de 10 dias de idade. Podemos ver também que eles mantém um pedaço do cordão umbilical, cortado pelos dentes de sua mãe, por cerca de 7-10 dias.

Os filhotes também não conseguem andar e leva de 2 a 3 semanas para que eles possam fazê-lo. Durante este tempo, é a mãe que é responsável por fornecer-lhes alimento, higiene e, muito importante, calor, pois os filhotes não são capazes de regular sua própria temperatura e, portanto, adquirem a temperatura da superfície em que estiverem.

Enquanto os filhotes mamam, a cadela os lambe, concentrando-se na área genital e anal. Isto estimula o reflexo de eliminação e faz com que os filhotes urinem e evacuem feze. Quando a mãe estiver ausente, devemos ser responsáveis por manter o bem-estar dos filhotes de cachorro, bem como assegurar seu correto desenvolvimento, para o qual será essencial saber como estimular um filhote de cachorro a defecar, como veremos a seguir.

Como estimular um filhote de cachorro a defecar - Passo a passo

Na ausência da mãe, antes de tudo, devemos manter os filhotes juntos para que, pelo menos durante suas 8 primeiras semanas, eles possam socializar uns com os outros. Em seus primeiros dias de vida eles precisam de um ambiente quente, para o qual podemos usar uma caixa de papelão com um cobertor ou almofada confortável que podemos colocar com um tapete higiênico, pois, se tivermos mais de um filhote, o contato entre eles pode estimular um ao outro e eles podem urinar ou defecar um sobre o outro.

O tapete higiênico é fácil de ser trocado e garantirá que os filhotes sejam sempre mantidos secos e nas melhores condições higiênicas. Como são animais muito pequenos, eles também são muito frágeis, por isso é preciso ficar de olho em cada detalhe, pois qualquer doença pode causar sua morte em questão de horas.

A alimentação deve ser feita a cada 2-3 horas durante o dia e a noite e com leite especial para filhotes que pode ser encontrado em clínicas veterinárias ou lojas especializadas. À medida que crescem, começarão a comer com mais frequência e, por volta das 3 semanas de idade, começarão a experimentar alimentos sólidos, primeiro sob a forma de uma pasta feita com alimento especial para filhotes até um ano de idade e água morna, enquanto ainda estão tomando via mamadeira, e depois comendo diretamente a ração.

É importante usar uma mamadeira com filhotes pequenos, pois seu mecanismo permite ao filhote sugar o leite em seu próprio ritmo, tornando mais difícil para ele engasgar-se. Outros métodos, como a seringa, podem causar a entrada de leite em excesso no filhote sem controle, o que pode levar a asfixia ou pneumonia por aspiração. Neste outro artigo falamos em detalhes sobre a alimentação de filhotes de cachorro.

Como estimular filhote de cachorro a defecar? - Como estimular um filhote de cachorro a defecar - Passo a passo

Como estimular o filhote de cachorro a fazer fezes

Uma vez alimentados, para os quais é importante colocá-los em nossas mãos, como se estivessem de pé, pois não são bebês e não devem comer de costas, podemos começar o processo para estimular o filhote de cachorro a fazer fezes. O primeiro conselho é que a estimulação deve ser feita após cada alimentação. Lembre-se de que esta técnica só é necessária durante as primeiras semanas de vida. Quando começam a caminhar e se alimentar, também são capazes de defecar sem ajuda. Então confira a seguir os passos que funcinam como remédios caseiros para o cachorro filhote defecar:

  1. Coloque o filhote de cachorro de barriga para cima, deitado sobre sua mão.
  2. Coloque um tapete higiênico ou lenço umidecido abaixo dele.
  3. Tenha à mão uma tigela com água morna e alguns discos de algodão ou gaze.
  4. Molhe bem o algodão, embora não precise ficar encharcado, e passe ele sobre a área genital e anal, nessa ordem, do peludinho.
  5. Podemos passar várias vezes, sempre suavemente.
  6. Normalmente, este estímulo, que simula a língua materna, provocará a micção e defecação, de modo que também poderemos estimular o cachorro filhote a urinar.
  7. Se ele não evacuar, podemos massagear suavemente a barriga com algodão.
  8. Se passar um dia sem que o filhote urine ou defeque, devemos contatar o veterinário, já que, como já dissemos, qualquer desconforto pode ser fatal para estes pequenos.
  9. Após a eliminação de xixi e cocô, devemos deixar o cachorro limpo e, sobretudo, muito seco, pois os se ele ficar com frio isso pode ter consequências fatais.
  10. Os cachorros devem fazer xixi e cocô várias vezes ao dia.

Este passo a passo de como estimular o filhote de cachorro a defecar também é indicado para a prisão de ventre nos filhotes de cachorro, caso a mãe não os estimule corretamente. E se você estiver se perguntando com que frequência um filhote defeca, geralmente ele faz após cada alimentação.

Neste outro artigo falamos sobre os tipos de fezes de cachorro com fotos.

O que mais levar em consideração para cuidar de filhotes de cachorro sem a mãe

Agora que sabemos como estimular um cachorro filhote a fazer fezes, vamos dar algumas recomendações importantes que também devem ser levadas em conta ao cuidar desses pequenos órfãos:

  • Em primeiro lugar, se pegarmos uma ninhada abandonada, devemos ir ao veterinário para um exame que possa nos alertar sobre a existência de qualquer problema. Ele também pode nos ajudar a determinar a idade dos pequenos e a desparasitá-los conforme o caso.
  • É também muito importante mantê-los em um ambiente silencioso e, como mencionado acima, a uma temperatura quente.
  • Os filhotes de cachorro passam grande parte do dia dormindo. À medida que envelhecem, eles também poderão ficar acordados por mais tempo. Durante o sono eles podem tremer e choramingar, o que é completamente normal.
  • Enquanto seus olhos estiverem fechados em seus primeiros dias de vida, devemos verificar se não há inflamação dos olhos, pois isso às vezes pode ser devido a uma infecção ocular. Portanto, se qualquer um dos filhotes tiver um olho inchado ou qualquer secreção, eles devem receber atenção veterinária, caso contrário a infecção pode progredir e danificar o olho.
  • Outra coisa importante a ser observada é a condição do umbigo. Se houver qualquer crosta ou mancha considerável durante a estimulação para removê-la, podemos limpá-la com gaze ou algodão embebido em solução salina ou um desinfetante. Devemos mantê-lo sempre seco e limpo porque, se for infectado, as consequências podem ser fatais. No início, os cachorros terão um pedaço mais ou menos grande de cordão umbilical no umbigo que secará gradualmente até cair completamente após 8-10 dias. Se o umbigo parecer inchado, vermelho, morno, escorregadio ou doloroso, deve ser procurada assistência veterinária urgente.
  • Qualquer mudança deve ser discutida com o veterinário, especialmente durante os primeiros dias de vida: queda de temperatura, falta de apetite, lamentos, ausência de eliminação e/ou movimentos, infecções, diarréia, secreções, etc.
  • Devemos verificar se os filhotes permanecem quentes ao toque, amamentam vigorosamente e estão engordando e crescendo a cada dia.
  • Finalmente, a presença de crostas e/ou pequenas áreas sem pêlos pode indicar que a temperatura dos filhotes é muito baixa ou que o ambiente não é suficientemente higiênico.

Agora que você já sabe como estimular o filhote de cachorro a defecar, não perca o artigo sobre "Cuidados com filhotes recém-nascidos" e ofereça a seus filhotes tudo o que eles precisam.

Como estimular filhote de cachorro a defecar? - O que mais levar em consideração para cuidar de filhotes de cachorro sem a mãe

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como estimular filhote de cachorro a defecar?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Francisco D Brito
Esta dica foi ótima! Após menos de 15 minutos das "lambidas" com algodão no ânus da filhotinha, ela evacuou bem, pois estava a quase 24 horas sem fazer o número 2.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Ficamos felizes em ajudar, Francisco! Que bom que a cachorrinha começou a defecar novamente.
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
1 de 3
Como estimular filhote de cachorro a defecar?