menu
Partilhar

Como ensinar um cachorro filhote a usar o tapete higiênico?

Por Marta Sarasúa, Etóloga e auxiliar veterinária. 5 março 2022
Como ensinar um cachorro filhote a usar o tapete higiênico?

Ver fichas de  Cachorros

Um cachorro filhote não pode sair para passear regularmente antes de receber suas primeiras vacinas, então uma das principais preocupações dos tutores quando o cachorrinho chega em casa consiste em ensiná-lo a fazer suas necessidades em um lugar específico designado a ele e, desta forma, evitar ter que ficar limpando cocô e xixi continuamente. Com esta finalidade, podemos usar papel de jornal ou grama artificial, embora o mais comum seja comprar tapetes higiênicos para filhotes, que absorvem a urina e neutralizam os odores.

Educar o filhote para que utilize o tapetinho é uma tarefa simples, mas que exige paciência de nossa parte, já que o animal pode levar um tempo para aprendê-lo e isto é algo completamente normal levando em conta sua pouca idade. Neste artigo do PeritoAnimal te damos algumas dicas para que você aprenda como ensinar um cachorro filhote a usar o tapete higiênico?

Também lhe pode interessar: O que ensinar a um filhote no primeiro ano

Identifique as áreas da casa onde o cachorro pode urinar

Uma vez que o filhote comece a se adaptar e a conhecer sua nova casa, perceberemos que ele sempre tende a fazer suas necessidades em áreas mais ou menos específicas da casa. Isto não é coincidência, os filhotinhos escolhem locais onde se sentem mais confortáveis para defecar ou urinar, geralmente áreas arejadas do lugar onde comem e dormem, e os transformam em seu "banheiro" particular.

A primeira coisa que devemos fazer é identificar estes lugares e colocar tapetes higiênicos em todos eles. Com o tempo, podemos ir reduzindo o número de tapetinhos e deixar apenas um, enquanto ensinamos o cachorro a fazer suas necessidades na rua, mas, no começo, é melhor ter vários pois isso agilizará sua aprendizagem.

O que fazer se o filhote rasgar os tapetes?

Ainda que não seja tão comum, é possível que o filhote rasgue os tapetes como forma de brincar. Nestes casos, é importante oferecer a ele alternativas positivas, como brinquedos adequados à sua idade, bem no momento que começar a rasgar o tapetinho. Assim o filhote entenderá, aos poucos, que este é o brinquedo que pode ser mordido. Saiba mais neste outro post sobre os melhores brinquedos para cachorros filhotes.

Estabeleça rotinas e observe sua linguagem

Manter rotinas diárias mais ou menos estáveis ajudará se você quer saber como ensinar o cachorro a usar o tapete higiênico, pois rotinas proporcionam previsibilidade ao ambiente. Manter horários fixos para alimentação, brincadeiras ou descanso podem te ajudar a averiguar quando o filhote terá mais vontade de fazer suas necessidades e se antecipar a este momento, o conduzindo até a área onde os tapetinhos estão localizados.

Alguns sinais que também podem e ajudar a prever quando o seu cão vai sentir a necessidade de urinar ou defecar são:

  • Acabou de acordar de uma longa soneca.
  • Já se passaram 20 minutos desde a última vez que comeu.
  • Acabou de brincar bastante.
  • Está inquieto e caminha rápido pela casa.
  • Começa a dar voltas em volta de si mesmo cheirando o solo.

Nestes momentos ou quando observar algum destes comportamentos, é hora de redirecionar o filhote à área dos tapetinhos e mantê-lo próximo a ela até que ele faça suas necessidades. Não importa se no início seu animalzinho se confundir e fazer suas necessidades fora do tapete higiênico. O importante é ensiná-lo onde ir quando tiver vontade de urinar ou defecar. Pouco a pouco poliremos o exercício e o ensinaremos a não sair do tapete.

Utilize reforços positivos e evite punições

Uma vez que o filhote já esteja associando os tapetinhos com a área de "banheiro", devemos conseguir fazer com que sempre vá a esse lugar para fazer suas necessidades e que as faça dentro do tapete e não apenas perto dele. Este treinamento pode requerer mais ou menos tempo dependendo da nossa atitude e da idade e capacidade atencional do filhote, pois sabemos que se ele for muito pequeno pode precisar de mais para compreender o que pedimos.

Assi, para saber como ensinar o cachorro a usar o tapete higiênico, sempre que ele se aproximar do tapete e fizer suas necessidades ali, esperaremos que termine e, a seguir, lhe daremos encorajamento e reforço social (elogios, carícias, jogo, etc.) e, se quisermos, também podemos dar-lhe um pedaço de comida sempre que ele apresentar o comportamento desejado.

Devemos oferecer o reforço ainda que o animal não acerte completamente e saia um pouco de xixi ou cocô para fora do tapetinho, pois o filhote se dirigiu corretamente à área designada para tal. Com paciência, podemos começar a reforçar, com maior intensidade, apenas aquelas ocasiões em que o filhote faça suas necessidades no tapetinho sem sair de lá, para que a frequência deste comportamento aumente. Uma boa ideia é colocar dois ou três tapetinhos juntos para que a área seja maior e se torne mais simples para que o filhote acerte.

Jamais devemos punir, bater ou gritar com um filhote por fazer suas necessidades fora do tapete e muito menos colocaremos seu rosto perto da urina ou fezes dizendo que isso não se faz. Infelizmente isso é algo que muitas pessoas fazem, inclusive por orientação de terceiros que, teoricamente, entendem de educação canina. Um cachorro nunca vai aprender nada de bom mediante este tipo de castigos e intimidações e o único que conseguiremos é que o cão se assuste, pegue medo de nós, leve mais tempo para aprender ou até que comece a apresentar comportamentos indesejados como comer as próprias fezes para evitar a punição. Falamos deste último ponto neste outro artigo: "por que os cães comem fezes?".

Como ensinar um cachorro filhote a usar o tapete higiênico? - Utilize reforços positivos e evite punições

Elimine cheiros no restante da casa

Quando o cachorro fizer xixi ou cocô em uma área da casa, deixe um sinal olfativo que o faça voltar a esse mesmo lugar da próxima vez que tiver vontade de fazer suas necessidades. Para evitar isto, devemos limpar muito bem a casa antes de colocar os tapetes higiênicos e a cada vez que o cachorrinho fizer suas necessidades onde não deve, devemos utilizar produtos enzimáticos ou que contenham oxigênio ativo. Outros produtos de limpeza frequentemente usados como a lixívia ou o amoníaco não são capazes de eliminar completamente estes odores e, embora não possamos percebê-los, os cães o fazem.

Às vezes, o filhote pode ter preferência por urinar em objetos que carreguem nosso cheiro, como o sofá, a cama, ou alguma de nossas roupas. Isto, de novo, é uma resposta a um estímulo olfativo e não devemos punir o cachorrinho por isso, pois é um comportamento natural e devemos educá-lo para que o modifique e oferecer alternativas ao invés de repreendê-lo e causar confusão. Neste caso, é recomendável que o acesso a determinadas áreas da casa onde o bichinho costuma urinar quando não estamos vendo seja bloqueado, devemos limpá-lo bem e continuar reforçando seu comportamento sempre que fizer suas necessidades no tapetinho, pois esta será a alternativa correta para ensinar o cachorro a usar o tapete higiênico.

Retire os tapetes higiênicos aos poucos

Quando tivermos ensinado o cachorro filhote a fazer suas necessidades nos tapetes higiênicos e recorrer sempre a eles, podemos começar a retirar alguns. Isto geralmente começa a ser feito no momento em que o filhote começa a sair para a rua para que, desta forma, se inicie um treinamento de transição entre fazer xixi e cocô no tapete ou começar a fazê-lo na rua. Assim, será mais prático saber como fazer cachorro fazer necessidades no lugar certo.

Durante um tempo, o filhote fará suas necessidades na rua mas continuará utilizando o tapete que tivermos deixado em casa. Quando a tendência a fazer xixi e cocô durante o passeio for maior que a de fazê-las em casa, retiraremos por completo todos os tapetes e apenas reforçaremos o comportamento de fazer xixi e cocô na rua.

Temos que ter em mente que o fato de o filhote começar a passear não quer dizer que ele automaticamente irá deixar de fazer suas necessidades em casa, pois embora tenha aprendido a fazê-las na rua, ocasionalmente pode escapar algo no lar. Isto poderá acontecer até aproximadamente sete ou oito meses de idade, quando já tiver controle absoluto sobre os esfíncteres e for capaz de aguentar várias horas sem ir ao banheiro.

Por fim, é importante ressaltar que, ainda que o filhote não tenha suas vacinas em dia e, portanto, não possa sair para passear regularmente, é muito importante levá-lo para a rua no colo ou dentro de alguma mochila ou transportadora. É imprescindível que, durante a etapa de socialização, o filhote vá se habituando aos ruídos e estímulos que encontrará quando começar a sair para a rua. Caso não o faça, o cãozinho pode desenvolver fobias e problemas comportamentais importantes.

Agora que você já como ensinar o cachorro a usar o tapete higiênico, leia também este outro artigo em que mostramos como ensinar um cachorro a fazer suas necessidades na rua. No vídeo abaixo damos outros conselhos para ensinar o peludo o local onde deve fazer xixi ou cocô:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como ensinar um cachorro filhote a usar o tapete higiênico?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Bibliografia
  • Animal humane society. Pottyt pad training your dog. Disponível em: <https://www.animalhumanesociety.org/behavior/potty-pad-training-your-dog>. Acesso em 28 de fevereiro de 2022.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
LUIZ PEREIRA
ESTAMOS APRENDENDO
Como ensinar um cachorro filhote a usar o tapete higiênico?
1 de 2
Como ensinar um cachorro filhote a usar o tapete higiênico?

Voltar ao topo da página