Cuidados básicos

Pode pegar filhote de cachorro no colo?

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 23 novembro 2022
Pode pegar filhote de cachorro no colo?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Filhotes de cachorro são criaturas irresistíveis! São fofinhos, macios e têm cheiro de leite. Até os humanos adultos ficam com vontade de ficar com eles no colo o dia inteiro, e quem sabe até dormir com esses lindinhos! Mas será que isso é possível? Não vai prejudicar o desenvolvimento do filhote?

É por isso que neste artigo do PeritoAnimal vamos responder a uma pergunta muito comum entre tutores: pode pegar filhote de cachorro no colo? Segurá-los com muita frequência pode acarretar problemas com a aceitação da mãe. A cadela conhece os filhotes principalmente pelo seu cheiro, que pode ficar alterado caso o cachorrinho fique muito tempo em contato com as pessoas. O ideal é deixar o filhotinho com a mãe até ficar um pouco maior. Então, qual a idade ideal para pegar o filhote no colo? Qual a melhor forma de segurar um cachorrinho? Se você quer saber mais sobre o assunto, continue lendo!

Também lhe pode interessar: Como pegar meu porquinho-da-Índia?

Índice

  1. Pode pegar filhote de cachorro no colo? Com qual idade?
  2. Como pegar um filhote de cachorro no colo?
  3. Principais cuidados com um cachorro recém-nascido
  4. Cachorro recém-nascido pode tomar sol?
  5. A partir de que idade posso dar banho em cachorro filhote?

Pode pegar filhote de cachorro no colo? Com qual idade?

A alta mortalidade neonatal descrita em cães demonstra o tamanho da fragilidade observada nesse período de vida, com diversas adaptações ocorrendo em conjunto com o desenvolvimento de funções vitais, extremamente importantes para a sobrevivência pós-parto. Nessa fase inicial, o cãozinho possui pouca defesa contra bactérias, vírus e demais microrganismos, sendo altamente vulnerável às doenças.

Além disso, o filhote possui um cheiro característico, reconhecido pela mãe, que, quando alterado, pode resultar em rejeição. Caso o cachorrinho fique muito tempo no colo das pessoas, poderá ficar com um odor diferente daquele reconhecido pela mãe, o que fará com que ela não o deixe mais mamar e nem se juntar à ninhada. Devido a esse risco, o ideal é pegar os filhotes apenas quando já estiverem com um mês de vida ou mais, considerando que será necessário pegá-los quando for realizada a higienização da cama ou da caixa maternidade ou em casos de extrema necessidade.

Neste outro artigo te mostramos como fazer um cachorro filhote dormir a noite toda.

Pode pegar filhote de cachorro no colo? - Pode pegar filhote de cachorro no colo? Com qual idade?

Como pegar um filhote de cachorro no colo?

Um filhote de cachorro tem o corpo frágil e, por isso, é preciso tomar alguns cuidados na hora de pegá-lo. Assim, após seu primeiro mês de vida, você pode pegar o filhote de cachorro no colo seguindo essas recomendações:

  • Ele deve ser segurado com firmeza, dando apoio com a sua mão às patas traseiras, o que lhe trará maior segurança e conforto;
  • O filhote precisa ser erguido devagar, para não se assustar.
  • Nunca levante o cachorrinho pelas patas, pois pode resultar em fraturas nos ombros ou nos braços.
  • A cabeça deve receber apoio caso ele ainda não a sustente muito bem.
  • Caso a pessoa interessada em pegar o filhote seja uma criança, o ideal é pedir que ela fique sentada, para não correr o risco de derrubar o cachorrinho.
  • Não é indicado levantar o filhote pela pele perto da região da nuca, atrás do pescoço, pois pode rompê-la, além de causar dor.

Se sua cachorrinha acaba de ter filhotes ou se você adotou um e está buscando um nome divertido para ele, não perca nosso artigo com uma série de sugestões de nomes de comida para cachorros.

Pode pegar filhote de cachorro no colo? - Como pegar um filhote de cachorro no colo?

Principais cuidados com um cachorro recém-nascido

Sempre que possível, devem-se manter os cuidados com os neonatos de responsabilidade materna, ou seja, com a própria cadela. Ela saberá romper a membrana fetal, cortar o cordão umbilical, limpar e secar os filhotes, além de estimulá-los a respirar melhor ao lamber a região torácica. No entanto, caso a mãe não consiga cuidar da ninhada, seja por inexperiência ou devido à ocorrência de uma cesariana, é necessário interferência externa por parte do tutor. Listaremos os principais cuidados com o cãozinho recém-nascido:

1. Ambiente

Mãe e recém-nascidos devem ser mantidos em uma área limitada, como em uma caixa maternidade, com lados suficientemente elevados para manter os filhotes dentro, evitando que estes saiam, mas permitindo livre acesso para a mãe. A parte inferior da caixa deve ficar elevada do chão e coberta com revestimento acolchoado, descartável ou lavável, tais como tapetes higiênicos ou toalhas de algodão, promovendo um ambiente quente e seco.

2. Cuidados com a temperatura

A temperatura normal de cães ao nascimento é de 35,5oC a 36,1oC, aumentando gradativamente para 37,8oC por volta dos sete dias. Os recém-nascidos são incapazes de realizar a termorregulação até duas semanas de vida, pois seu sistema termorregulador ainda está imaturo. Outros fatores também dificultam a manutenção da temperatura corporal, como a superfície do corpo grande em relação ao seu peso baixo, ausência do reflexo de tremor até o sexto ou sétimo dia, pouca gordura subcutânea e ausência do reflexo de piloereção (eriçar os pelos).

Durante esse período, o filhote depende do calor irradiado do corpo da mãe para manter a sua temperatura. Caso o cãozinho não possa contar com a mãe, será necessário fornecer calor a ele, podendo ser utilizada uma bolsa de água quente (cuidado para não queimar o filhote!), colchão térmico ou garrafas pet com água morna, além de ficar em ambiente protegido de ventos e chuvas. A hipotermia (baixa temperatura corpórea) prejudica a imunidade, a digestão e a assistência materna, pois quando a mãe percebe que o filhote está hipotérmico, tende a afastá-lo da ninhada, agravando ainda mais o seu quadro.

3. Amamentação

Os filhotes recém-nascidos possuem uma quantidade muito pequena de gordura corporal, sendo as primeiras 36 horas de vida um período crítico do ponto de vista nutricional. Durante a primeira semana, os filhotes mamam a cada uma ou duas horas e, periodicamente, a mãe os lambe, estimulando os reflexos de micção e defecação. Até alcançarem a terceira semana de vida, os cães apenas comem e dormem. Se a mãe estiver saudável, será capaz de atender às necessidades nutricionais dos filhotes nas primeiras 3 a 4 semanas.

Caso o filhote não possa receber o leite da mãe, será necessário utilizar um substituto do leite, disponível em lojas especializadas para pets. Você poderá identificar que o cãozinho não está recebendo leite suficiente se ele mostrar: choro constante, muito quieto e não ganha peso.

Neste artigo falamos sobre o leite maternizado para filhote de cachorro ou de gato.

Cachorro recém-nascido pode tomar sol?

O filhote recém-nascido não deve tomar sol, pois ainda não possui um controle efetivo da sua temperatura corporal e não possui agilidade para sair do local com irradiação solar quando estiver desconfortável.

Após 3 a 4 semanas de vida, os cãezinhos já podem tomar sol, mas durante pequenos períodos (de 10 a 15 minutos) e em horários de sol ameno (até 9 horas da manhã e após as 17 horas).

A partir de que idade posso dar banho em cachorro filhote?

Geralmente, o que vai definir a data do primeiro banho é o calendário vacinal. Aos dois meses de idade, o cãozinho terá apenas começado a tomar suas vacinas, estando susceptível a várias doenças. Descubra quantas vacinas um cachorro tem que tomar na vida neste outro artigo

Além disso, um filhote com essa idade ainda não possui gordura corporal suficiente para manter sua temperatura em situações de frio ou calor extremos, necessitando de mecanismos externos para se manter aquecido. Mas o que isso quer dizer afinal? Quer dizer que, ao molhar seu amigo durante o banho, ele vai precisar usar seus mecanismos de termorregulação para manter sua temperatura dentro da faixa de 37,5ºC a 39,5ºC. No entanto, o filhote ainda não tem esse mecanismo tão efetivo, ficando susceptível a uma hipotermia. Além disso, sua imunidade vai diminuir com o estresse térmico sofrido e ele não terá defesa suficiente para combater os agentes causadores de doenças que entrarem em contato com ele naquele momento. O banho aumenta a vulnerabilidade do filhote, devendo ser evitado até que o calendário vacinal seja completado, o que acontecerá perto dos 4 meses. Até lá, você poderá limpá-lo com lenços umedecidos e apreciar o cheirinho de filhote.

Agora que você já sabe que você pode pegar o filhote de cachorro no colo após, ao menos, seu primeiro mês de vida, recomendamos o vídeo a seguir no qual apresentamos um guia sobre como cuidar de um cachorro filhote:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Pode pegar filhote de cachorro no colo?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Bibliografia
  • Vannucchi, C.I., Abreu, R.A. Cuidados básicos e intensivos com o neonato canino. Rev. Bras. Reprod. Anim., v. 41, n. 1, p. 151-156, 2017. Disponível em http://www.cbra.org.br/portal/downloads/publicacoes/rbra/v41/n1/p151-156%20(RB663).pdf. Acesso em 22/11/2022.
  • Chaves, M.S. Neonatologia em cães em gatos: aspectos relevantes da fisiologia e patologia – Revisão de literatura e relato de caso de Diprosopo Tetraoftalmo. Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária, 2011. Disponível em https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9C6FNQ/1/texto___pronto.pdf. Acesso em 22/11/2022.
  • PRATS, A.; PRATS, A. O Exame clínico do paciente pediátrico. In: PRATS, A. Neonatologia e pediatria: canina e felina. Interbook: São Caetano do Sul – SP, 2005, p. 96-113.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Pode pegar filhote de cachorro no colo?