Cuidados básicos

Como fazer o cachorro beber água?

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 7 agosto 2023
Como fazer o cachorro beber água?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Beber água é uma necessidade de todos os seres vivos. Quando o cachorro não bebe água, é normal ficarmos preocupados. Os animais também ingerem líquidos ao se alimentar, pois os alimentos possuem grande quantidade de água em sua composição. A ingestão de água é fundamental para o bom funcionamento do corpo, fazendo com que os órgãos exerçam suas funções de forma correta.

Animais mais ativos bebem mais água, principalmente os filhotes. Já os idosos e obesos bebem menos água. A prática regular de exercícios físicos aumenta o consumo de água, pois o gasto também é maior. A oferta de água limpa e fresca é tão importante quanto a alimentação, pois ela é veículo de transmissão de várias doenças caso não esteja em boas condições de consumo.

A necessidade hídrica do animal pode ser calculada conforme seu tamanho e estilo de vida (se mais ou menos ativo). O tutor deve sempre estar atento à quantidade de líquidos ingeridos, para que a hidratação corporal do cachorro fique garantida. Mas como saber se o cachorro está bebendo a quantidade de água necessária? O que fazer caso ele não beba água em quantidade suficiente? Se você também ficou com essas e outras dúvidas, não deixe de ler este artigo! Vamos dar as melhores dicas de como fazer o cachorro beber água. Boa leitura!

Também lhe pode interessar: Por que meu cachorro não quer beber água?

Índice

  1. Quanto de água um cachorro deve beber por dia?
  2. Por que meu cachorro não quer beber água?
  3. Como fazer o cachorro beber água?
  4. Como fazer água saborizada para cachorro
  5. Como dar água para o cachorro doente?

Quanto de água um cachorro deve beber por dia?

A água é a substância mais abundante no corpo dos seres vivos, pois as reações químicas do organismo são realizadas em meio aquoso. Cerca de 60% a 70% do peso corporal é de água, considerando-se uma porcentagem menor em animais idosos e obesos, e uma porcentagem maior em animais jovens.

Um cachorro saudável deverá ingerir 60ml de água por quilo de peso corporal. Por exemplo, se o cachorro pesar 3kg, ele deverá ingerir 180ml de água por dia. Parece pouco? Devemos lembrar que os alimentos também possuem água, que será ingerida também durante o dia. Então, essa quantidade que deve ser ingerida é de água pura, sem estar misturada aos alimentos.

Neste outro artigo explicamos sobre a situação contrária do que falamos neste texto: por que um cachorro bebe muita água?.

Por que meu cachorro não quer beber água?

Algumas doenças na boca do cachorro podem fazer com que ele evite beber água e se alimentar. Gengivites, cáries, dentes quebrados, periodontites, corpos estranhos e problemas na garganta causam dor ao mastigar ou engolir, fazendo com que o animal fique salivando e recuse beber água.

Outras condições, além dessas citadas, também podem fazer com que o cachorro não beba água na quantidade ideal, como náusea e vômito. Cachorros doentes podem apresentar apetite diminuído, resultando em menor ingestão calórica e de líquidos. Água com odores fortes e desagradáveis podem ser rejeitadas pelos cachorros, como o cheiro de cloro ou com fermentação bacteriana. Por isso, sempre dê água filtrada ou mineral para o seu amigo, além de higienizar diariamente os bebedouros.

Neste outro artigo entramos em detalhes sobre os motivos que levam um cachorro a não beber água.

Como fazer o cachorro beber água?

Se você percebeu que seu cachorro não bebe a quantidade indicada de água, aqui apresentamos algumas dicas de como fazer o cachorro beber água:

  1. Assim como as pessoas, os cães gostam de água limpa e fresca. Por isso, lave a vasilha de água diariamente e troque a água várias vezes ao dia, para que fique sempre fresquinha.
  2. Colocar algumas pedrinhas de gelo no bebedouro também pode estimular o cachorro a beber mais água. Também vale dar pedras de gelo para ele brincar, principalmente na época do calor.
  3. Alguns cachorros têm preferência por um tipo de vasilha e evitam tomar água caso o tutor troque por outro bebedouro. Descubra qual a preferência do seu cão e deixe sempre água fresca na vasilha preferida dele. A quantidade também é importante, caso você tenha mais de um animal em casa. Espalhe bebedouros pela casa e nos lugares onde eles mais gostam de ficar, sempre em quantidade suficiente para que todos possam se hidratar.
  4. Forneça alimentos úmidos, como as latinhas e os sachês. Esses alimentos possuem uma grande quantidade de água, ajudando na hidratação do animal. Outra opção é molhar a ração seca e amassá-la, até formar uma espécie de papinha. Mas é importante lembrar que a ração seca, caso seja hidratada, terá sua validade reduzida, devendo ser oferecida para o cachorro somente no momento de seu preparo.
  5. A água saborizada também é uma boa opção para estimular o cachorro a beber mais água. Você pode preparar em casa, no sabor preferido do seu amigo peludo. Explicaremos algumas opções a seguir.

Como fazer água saborizada para cachorro

Existem diferentes opções de água saborizada para cães. A seguir listamos como preparar algumas delas que certamente vão estimular o peludo a ingerir mais líquido:

  • Água sabor galinha: dissolva um tablete de caldo de galinha em um litro de água morna. Deixe ficar em temperatura ambiente e ofereça ao seu cachorro.
  • Água sabor atum: coloque o molho de uma lata de atum em um litro de água e mexa bem, até ficar homogêneo. Ofereça ao cachorro várias vezes ao dia. Mas atenção! Não é para usar o atum conservado em óleo!
  • Água sabor carne: coloque um pedaço pequeno de músculo bovino em um litro de água e aqueça até levantar fervura. Deixe esfriar, retire a carne e ofereça o caldo para o cachorro.
  • Água sabor queijo parmesão: parece bem chique, né? Mas é bem simples de preparar. Pegue queijo parmesão ralado e polvilhe sobre a vasilha de água cheia, para que o aroma do queijo fique na água. Eles adoram!
Como fazer o cachorro beber água? - Como fazer água saborizada para cachorro

Como dar água para o cachorro doente?

O primeiro detalhe a ser observado no cachorro doente é se ele está vomitando. Animais que apresentam vômito constante devem receber líquidos e medicamentos intravenosos. A hidratação oral, para ser efetiva, deve ser administrada em cachorros sem vômitos.

O uso de seringas é bastante útil para dar água para cachorro doente, mas deve ser administrada de forma lenta, para que o animal não se engasgue, no cantinho da boca. A água não deve estar gelada, apenas em temperatura ambiente. A água saborizada também é uma opção aqui.

Agora que você já sabe como fazer o cachorro beber água, uma dúvida muito comum entre tutores é: pode dar água de coco para cachorros? Descubra neste outro artigo!

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fazer o cachorro beber água?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Bibliografia
  • Hlavac, N.R.C. Fluidoterapia em pequenos animais. Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2008. Disponível em https://www.ufrgs.br/lacvet/site/wp-content/uploads/2020/11/fluidoterapia_peq_anim.pdf. Acesso em 07/08/2023.
  • Nutrição do animal doente. Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinária, FCAV-Unesp. Disponível em https://www.fcav.unesp.br/Home/departamentos/clinicacv/AULUSCAVALIERICARCIOFI/nutricao-animal-doente-cdcem-2014.pdf. Acesso em 07/08/2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Como fazer o cachorro beber água?