Cuidados básicos

Como fazer o cachorro filhote dormir a noite toda?

 
Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. 29 setembro 2022
Como fazer o cachorro filhote dormir a noite toda?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Se você acabou de adotar um cachorro filhote, é provável que esteja tendo problemas para conciliar o sono ou que não consiga fazê-lo dormir numa deitada só. É normal. Até agora, o seu filhote provavelmente dormia com sua mãe e irmãos. A mudança na sua vida foi radical, e ele vai precisar de um tempo para se adaptar à sua nova família e suas rotinas.

Por outro lado, as horas de sono também variam de acordo com a idade do cachorro e com as suas necessidades fisiológicas. No seguinte artigo do PeritoAnimal elaborado por uma equipe de médicos veterinários, falamos sobre os hábitos de sono e sobre como fazer um cachorro filhote dormir a noite toda.

Também lhe pode interessar: Onde o gato deve dormir?

Índice

  1. Os cachorros filhotes dormem a noite toda?
  2. Por que meu cachorro filhote fica ativo de noite?
  3. Como fazer um cachorro filhote dormir a noite toda?
  4. Quando um cachorro filhote começa a dormir a noite toda?

Os cachorros filhotes dormem a noite toda?

Se você tiver tido a oportunidade de observar uma ninhada recém-nascida ou de poucos dias de vida, terá comprovado que os cachorros filhotes passam o dia dormindo e comendo. Com o avanço das semanas, os cachorrinhos começarão a interagir entre si, com sua mãe e com o ambiente no qual nós, tutores humanos, estaremos. A partir das duas ou, principalmente, das três semanas de vida, o filhote aos poucos vai passando mais tempo acordado. Mas por quanto tempo um filhote dorme? Sendo tão pequenos, é comum que não durmam a noite numa deitada só, porque vão ficar com fome. Se a ninhada estiver com a mãe, a gente nem vai se dar conta desses despertares noturnos. Mas se, por qualquer motivo, adotamos um filhote tão novo, será normal que ele não durma a noite toda, seja por fome, solidão ou vontade de evacuar.

A idade mínima recomendada para se adotar um cachorro e separá-lo de sua família é a partir das oito semanas de vida. Então por quanto tempo dorme um filhote de 2 meses? Esses pequenos, sim, são capazes de dormir um mínimo de seis horas seguidas. Mas é preciso levar em consideração que eles também sentirão saudade da família, e, embora sejam capazes de ficar sem comer, é possível que precisem urinar e não tenham a maturidade fisiológica necessária para aguentar por mais horas.

Por todos esses motivos, não deve nos estranhar que o filhote chore, gema ou arranhe a porta caso não esteja conosco durante a noite. À medida que ele se desenvolve, será capaz de controlar seus esfíncteres e acabará se acostumando a nossas horas de descanso, mas é bom você saber que alguns cachorros podem demorar muitos meses para dormir numa deitada só. Por mais que eles não te acordem, é possível descobrir que eles urinaram em casa durante a noite.

Por que meu cachorro filhote fica ativo de noite?

Outra coisa que é preciso considerar ao longo do crescimento do filhote é a importância do seu nível de energia. Quando um filhote de dois meses vai morar com a gente, ele está começando uma etapa que se define pela exploração e pelas brincadeiras. Porém, ele precisa de muitas horas de sono, além de estar cheio de energia, que deve queimar enquanto está acordado. Isso quer dizer que se o nosso filhote passa muito tempo sozinho durante o dia, não recebe estímulos suficientes, não tem com quem brincar ou não se exercita, o resultado será que ele não nos deixará dormir. Provavelmente destruirá tudo o que encontrar pelo caminho, e se ativará ainda mais quando estivermos com ele também, o que costuma coincidir com o horário que normalmente dedicamos ao sono.

Por outro lado, embora um filhote de dois meses possa não querer comer durante a noite toda (você terá que alimentá-lo várias vezes durante o dia), caso, ao adotá-lo, ele for mais novo, os filhotes comem de noite, e por isso não podemos deixar de alimentá-lo, nem que seja uma vez. E lembre-se de que, inclusive até completarem um ano de vida, os cachorros podem se levantar durante a noite para urinar. Por mais que eles saiam de última hora, é possível que não aguentem até que nos levantemos.

Como fazer um cachorro filhote dormir a noite toda?

Entendendo todas as circunstâncias que podem afetar o sono do filhote, podemos tomar medidas para que ele descanse o máximo possível durante a noite. Fato é que, antes de adotar um cachorro, convém nos informarmos bem sobre o seu comportamento e suas necessidades. Diante do que foi dito, leve em consideração as seguintes recomendações:

Prepare o seu local de descanso

Durante os primeiros dias em casa, é completamente normal que o filhote sinta saudades dos cuidados de sua mãe e do contato constante com seus irmãos, o que pode fazê-lo chorar durante a noite. Para conseguir fazer um filhote dormir e descansar pacificamente, a primeira coisa que devemos fazer é preparar o seu local de descanso. Dessa forma, não colocaremos apenas uma caminha para ele, mas também poremos uma mantinha na qual ele possa se enrolar, de preferência se for do seu lar anterior e que ainda tenha o cheiro de sua mãe. Dessa forma, ele se sentirá mais protegido.

Nesse local, podemos colocar também um relógio que marque os segundos, que servirá para simular os batimentos do coração de sua mãe. Além disso, podemos pôr em sua cama um ou vários bichos de pelúcia, para que o filhote sinta o contato corporal ao qual está acostumado.

Mantenha-o estimulado durante o dia

De maneira geral, se você quiser saber como fazer um cachorro filhote de 2 meses dormir a noite toda ou mais, o básico é que você lhe proporcione estímulos e atividades físicas ao longo do dia, adaptados às suas circunstâncias, é claro. Com isso, teremos certeza de que o filhote está cansado o suficiente para dormir durante a noite. Dessa forma, permita que ele evacue, lhe proporcione uma boa cama e um ambiente tranquilo para descansar. Neste outro artigo, te mostramos Como ensinar um filhote a fazer suas necessidades no tapete higiênico, o que é muito útil enquanto ele aprende a controlar os seus esfíncteres durante a noite.

Estabeleça uma rotina

Não é necessário cobrir os cachorros para que eles durmam. Eles precisam, isso sim, de um lugar confortável, recolhido e resguardado. A noite não é o melhor horário para fazer brincadeiras muito ativas que, em vez de cansá-lo, o deixam mais estimulado. Marque uma rotina desde o primeiro dia.

Não o deixe trancado

Existe uma crença muito difundida, de que o cachorro, assim que chega à nova casa, deve dormir sozinho e que você não deve atender aos seus chamados, não importa o quanto ele chore. Isso não é o que se aconselha hoje em dia. O filhote recém-chegado precisa de companhia e de criar um vínculo com a gente. Trancar um filhote durante a noite e deixá-lo separado do resto da família é um comportamento incompreensível para ele. Tudo bem ele não dormir na nossa cama, mas seria bom se ele dormisse no mesmo cômodo que a gente, e não há nada de mal em fazer carinho nele até que durma.

Quando um cachorro filhote começa a dormir a noite toda?

A verdade é que é fundamental que nós compreendamos as necessidades do filhote, tanto a nível fisiológico quanto afetivo, e que tenhamos paciência, porque não há uma data fixa para um filhote começar a dormir a noite toda, e sim o resultado de um amadurecimento progressivo que nós, como tutores, devemos acompanhar.

No vídeo a seguir também falamos sobre como fazer um cachorro filhote dormir a noite toda:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fazer o cachorro filhote dormir a noite toda?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como fazer o cachorro filhote dormir a noite toda?