Cuidado do pelo

Pode dar banho em cachorro filhote com 2 meses?

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. Atualizado: 22 junho 2022
Pode dar banho em cachorro filhote com 2 meses?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Quem nunca se derreteu com o olhar de um filhote de cachorro? Filhotes são cativantes, alegram o ambiente e transmitem muito amor. No entanto, exigem cuidados, principalmente na fase inicial de suas vidas. E quais seriam esses cuidados? Eles vão desde a idade certa para um banho até o calendário de vacinas, passando pela dieta adequada para cada fase da vida.

A infância canina dura somente até o final do quarto mês de vida, passando então para a adolescência. Durante essa primeira fase, os cães aprendem algumas lições com suas mães, mas não por completo, devendo receber um reforço dos tutores quando adotados.

O filhote não nasce sabendo o local correto de urinar e defecar, muitas vezes pisando em suas fezes e urina, ficando com um odor desagradável. Mas filhotes de cachorro podem tomar banho? E mais especificamente, pode dar banho em cachorro filhote com 2 meses? Vamos te responder estas perguntas neste artigo do PeritoAnimal, além de explicar como funciona o corpo do cãozinho.

Também lhe pode interessar: Como dar banho em gato filhote

Índice

  1. Períodos de desenvolvimento do cachorro
  2. Como o cachorro regula a temperatura corporal?
  3. Pode dar banho em cachorro filhote com 2 meses?
  4. Quais vacinas meu pet deve tomar para ficar liberado para o banho?
  5. O que fazer para se livrar do cheirinho ruim do filhote?
  6. Com qual frequência posso dar banho no cachorro?

Períodos de desenvolvimento do cachorro

Os cachorros passam por diferentes etapas de vida:

Período neonatal

Os cães recém-nascidos diferem dos adultos em diversos aspectos, pois possuem várias funções vitais ainda em desenvolvimento, como a termorregulação (capacidade de manter a sua temperatura corporal), função cardiovascular gastrointestinal e imunológica. No entanto, os cães já nascem com olfato, tato e paladar bem desenvolvidos, o que será de extrema importância para sua sobrevivência.

Período de transição

Nessa fase ocorre a abertura das pálpebras (cerca de 10 a 12 dias de vida) e do canal auditivo (geralmente por volta da quarta semana após o nascimento). Os filhotes ainda dependem do estímulo da mãe para a defecação e micção. Filhotes órfãos precisarão de massagem com um algodão no abdômen para que consigam urinar e defecar.

Período de socialização

Esse período começa na quarta semana de vida e vai até a décima segunda semana, e é quando o filhote começa sua vida social, quando não demonstra medo de nada (período de atração) seguida de um período de aversão (medo de tudo que é novo).

Durante essa fase, o tempo utilizado para alimentação e sono reduz-se progressivamente, tendo início o contato com outros animais e humanos. Perto da sétima semana de vida, a temperatura do filhote alcança os valores obtidos para os adultos, variando de 37,5oC a 39,5o C, a frequência cardíaca alcança 200 batimentos por minuto na quinta semana e a respiração fica com uma média de 20 a 24 movimentos por minuto.

Período juvenil

Esta fase da vida de um filhote é considerada desde a décima semana de vida até os seis meses de idade. Os cães, nesse período, apresentam valores de temperatura, de frequência cardíaca e respiratória iguais às normais de um animal adulto, ou seja:

Parâmetros vitais no cão adulto:

  • Temperatura entre 38o e 39oC
  • Frequência cardíaca de 60 a 160 batimentos/minuto
  • Frequência respiratória de 10 a 35 movimentos por minuto

Como o cachorro regula a temperatura corporal?

Para regular a temperatura corporal, o animal utiliza vários sensores espalhados pelo corpo. Existem dois tipos de receptores: os de frio e os de calor, que enviam informações para o cérebro, acionando os mecanismos para aumentar ou diminuir a perda ou a produção de calor.

Quando receptores de frio são estimulados, o cérebro envia comandos para o corpo ativar seus mecanismos de aumento da temperatura, como tremores e vasoconstrição periférica (contração dos vasos das extremidades do corpo) para reduzir a perda de calor. Animais pequenos e muito jovens, expostos a um ambiente frio, podem perder mais calor do que são capazes de produzir e a temperatura corporal pode cair a um ponto em que o animal não consiga ativar seus mecanismos termorreguladores. A hipotermia (baixa temperatura corporal) compromete negativamente imunidade, a oxigenação pulmonar e a digestão no filhote, resultando em vários problemas de saúde.

Pode dar banho em cachorro filhote com 2 meses?

Quando o filhote sente frio, ativa seu sistema termorregulador. No entanto, aos dois meses de idade, ele ainda não possui capacidade para manter a sua temperatura como um adulto, correndo o risco de ter uma hipotermia. Nesses casos, há uma diminuição da imunidade do filhote, que fica mais exposto a agentes causadores de doenças.

Geralmente, o que vai definir a data do primeiro banho é o calendário vacinal. Aos dois meses de idade, o cãozinho terá apenas começado a tomar suas vacinas, estando suscetível a várias doenças. Além disso, um filhote com essa idade ainda não possui gordura corporal suficiente para manter sua temperatura em situações extremas, necessitando de mecanismos externos para se manter aquecido.

Mas o que isso quer dizer afinal? Pode dar banho no cachorro filhote com 2 meses? Quer dizer que, ao molhar seu amigo durante o banho, ele vai precisar usar seus mecanismos de termorregulação para manter sua temperatura dentro da faixa de 37,5oC a 39,5oC. No entanto, o filhote ainda não tem esse mecanismo tão efetivo, ficando suscetível a uma hipotermia. Além disso, sua imunidade vai diminuir com o estresse térmico sofrido e ele não terá defesa suficiente para combater os agentes causadores de doenças que entrarem em contato com ele naquele momento. O banho aumenta a vulnerabilidade do filhote, devendo ser evitado até que o calendário vacinal seja completado.

Pode dar banho em cachorro filhote com 2 meses? - Pode dar banho em cachorro filhote com 2 meses?

Quais vacinas meu pet deve tomar para ficar liberado para o banho?

O ideal é que o cachorro tenha terminado o calendário vacinal, ou seja, perto dos quatro meses de vida. Ele deverá ter tomado a vacina múltipla, também conhecida como V8 ou V10. Essa vacina é administrada a partir de 6 a 8 semanas, com intervalos de 21 dias, sendo necessárias 3 a 4 doses.

Além da múltipla, é aconselhável que o filhote tome a vacina contra doenças infecciosas respiratórias caninas (auxilia na prevenção das doenças causadas pelo Adenovírus Canino Tipo 2, Parainfluenza Canina e Bordetella bronchiseptica). A primeira dose pode ser aplicada a partir de 8 semanas de vida, com intervalo de 2 a 4 semanas para a segunda dose.

Após a conclusão do calendário vacinal, o cãozinho estará apto a tomar o primeiro banho, que deverá ser morno, o mais breve possível e em ambiente fechado. Os ouvidos deverão estar protegidos para que não caia água e resulte em otite. Sempre utilizar xampu neutro infantil, com formulação específica para não arder os olhos ou xampu específico para filhotes de cachorro e secar muito bem os pelos e a pele, evitando o surgimento de dermatites fúngicas ou bacterianas.

O que fazer para se livrar do cheirinho ruim do filhote?

Mas como se livrar do cheirinho desagradável de alguns filhotes? O tutor pode utilizar lenços umedecidos, vendidos em farmácias e lojas especializadas em produtos para pets, ou ainda preparar a seguinte mistura:

  • 1 copo de água filtrada;
  • 1 colher de café de vinagre;
  • 1 colher de chá de álcool;

Após preparar a mistura, umedecer um pano limpo (pode ser uma fralda) com a mistura e passar sobre o pelo do cachorrinho, evitando os olhos, boca e nariz. Não passar perfume, pois os cães possuem o olfato muito apurado, não tolerando cheiros muito fortes.

Pode dar banho em cachorro filhote com 2 meses? - O que fazer para se livrar do cheirinho ruim do filhote?

Com qual frequência posso dar banho no cachorro?

O excesso de banhos pode remover a proteção natural da pele do cachorro, resultado em coceiras e problemas de pele. Durante o verão, é aconselhável um banho a cada 15 dias. No inverno, a frequência pode cair para um banho por mês.

Tutores que costumam lavar as patas dos cães sempre que passeiam na rua, precisam ficar atentos para que não fique umidade entre os dedos, o que pode resultar em pododermatite úmida (infecção bacteriana nas unhas, entre os dedos ou coxins), causando grande desconforto ao animal. O ideal é que o tutor entenda a fisiologia do seu amigo e aprenda a conviver com o seu cheirinho, respeitando suas necessidades e limitações.

Agora que você já sabe que não se deve dar banho em filhote de cachorro com 2 meses, deixamos aqui um vídeo que pode te interessar sobre como dar banho no cachorro em casa:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Pode dar banho em cachorro filhote com 2 meses?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidado do pelo.

Bibliografia
  • Ramos, D. Filhotes Caninos: A arte, os desafios e as emoções de lidar. Boletim Pet, v. 1, 2020. Disponível em: <https://vetsmart-parsefiles.s3.amazonaws.com/513fd26a7c8c4ec289b65f6bf1383356_vetsmart_admin_pdf_file.pdf.> Acesso em 21 de junho de 2022.
  • Monteiro, F. M. Paciente Canino Neonato: Particularidades e Alterações. Trabalho de Graduação em Medicina Veterinária. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012. Disponível em: <file:///C:/Users/carlamoreira/Downloads/000872711.pdf> Acesso em 21 de junho de 2022.
  • Alves, M. B. Prevenção, controle e tratamento da hipotermia perioperatória em cães. Trabalho de Graduação em Medicina Veterinária. Universidade Federal da Bahia, 2007. Disponível em : <http://www.cirurgia.vet.ufba.br/arquivos/docs/monografias/2007_AlvesMB.pdf> Acesso em 21 de junho de 2022.
  • Termorregulação nos Animais. Disponível em: <http://fisiovet.uff.br/wp-content/uploads/sites/397/delightful-downloads/2018/07/Termorregula%C3%A7%C3%A3o-nos-animais-.pdf> Acesso em 21 de junho de 2022.
  • Vannucchi, C. I., Abreu, R. A. Cuidados básicos e intensivos com o neonato canino. Ver. Bras. Reprod. Anim., Belo Horizonte, v. 41, n. 1, p151-156, 2017. Disponível em: Acesso em 21 de junho de 2022.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Pode dar banho em cachorro filhote com 2 meses?