Dietas equilibradas

Quantas vezes o cachorro deve comer por dia?

Quantas vezes o cachorro deve comer por dia?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Duas das perguntas mais comuns a respeito da alimentação do cão são: quantas vezes o cachorro deve comer por dia? E qual a quantidade certa para alimentar um cão? As respostas para estas duas perguntas dependem de muitos fatores, como a idade do cachorro, seu nível de atividade física, doenças ou condições clínicas que possa ter, o tipo de alimento que lhes são oferecidos, etc. No entanto, de maneira geral, podemos dizer que um cão deve comer entre uma e duas vezes por dia, embora existam muitas nuances que influenciem nessa resposta.

A pessoa mais indicada para indicar quanto e com que frequência você deve alimentar um cachorro é, sem dúvidas, o veterinário, especialmente se estamos falando de um filhote ou de um cachorro idoso. No entanto, neste artigo do site PeritoAnimal, oferecemos algumas dicas que podem te ajudar em relação aos horários e quantidades de alimento para o pet. Descubra quantas vezes o cachorro deve comer por dia a seguir. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Quantas vezes um gato deve comer por dia?

Índice

  1. Quantas vezes um cachorro filhote deve comer por dia?
  2. Quantas vezes o cachorro adulto deve comer por dia?
  3. Qual a quantidade certa para alimentar um cão?
  4. Como escolher uma boa ração para cães?

Quantas vezes um cachorro filhote deve comer por dia?

Em termo gerais, a frequência com que você deve alimentar o cachorro é maior quando ele é um filhote e diminui a medida que ele cresce. A menos que o cão tenha alguma condição clínica que demande frequências diferentes, você pode utilizar as seguintes recomendações como um guia geral para saber quantas vezes um cachorro filhote come:

  • Filhotes de até 8 semanas de idade: até a oitava semana de idade, os filhotes se alimentam de leite materno, portanto, devem estar com a mãe e com seus irmãos. Separá-los prematuramente é prejudicial para uma boa socialização, além de que o alimento artificial, como a fórmula do leite materno artificial, não fornece a proteção adequada para o filhote.
  • A partir da terceira ou quarta semana, você pode começar a oferecer algumas pequenas porções de alimentos semissólidos para que eles se acostumem com a comida sólida. Para isso, você pode misturar um pouco de comida para cachorro com água.
  • A partir da sexta semana, você pode oferecer comida aos filhotes umas 4 vezes por dia (consulte o veterinário para escolher a comida), mas deve seguir tendo a possibilidade de tomar o leite materno. Lembre-se sempre de escolher um alimento de qualidade e adequado ao tamanho deles. Siga lendo para descobrir quantas vezes um cachorro filhote de 2 meses deve comer.
  • Filhotes de 2 a 3 meses de idade: eles devem receber comida pelo menos 4 vezes ao dia. Em algumas raças muito pequenas, como os chihuahuas ou os yorkshire terrier, pode ser necessário alimentar os filhotes 5 vezes ao dia para evitar a hipoglicemia.
  • Filhotes de 3 a 6 meses de idade: nesta etapa, o filhote já está acostumado com a comida sólida. Comece a reduzir a quantidade de comida para um número menor de refeições. Eles devem receber comida 3 vezes ao dia.
  • Filhotes de 6 meses a 1 ano de idade: neste momento, o seu cão já deve começar a receber comida apenas duas vezes ao dia. Isso ajudará a manter uma boa rotina e prepará-lo para sua vida adulta.
  • Cães com mais de 1 ano de idade: a partir de um ano de vida, o cão pode comer uma ou duas vezes ao dia. Algumas pessoas acham mais conveniente alimentar seus cães somente uma vez ao dia, enquanto outras preferem dividir a mesma quantidade de comida entre os períodos da manhã e da tarde.

A fase de filhote é muito importante para um bom desenvolvimento, portanto, é vital que saibamos quantas vezes o cachorro deve comer por dia. Isso significa que será imprescindível uma ração de qualidade, uma rotina adequada e porções moderadas. Não se esqueça de consultar seu veterinário para assegurar que o filhote esteja se desenvolvendo adequadamente.

Agora que você já sabe quantas vezes um cachorro filhote de 2 meses até um ano de idade deve comer, descubra como escolher a melhor ração para cachorro neste outro artigo.

Quantas vezes o cachorro deve comer por dia? - Quantas vezes um cachorro filhote deve comer por dia?

Quantas vezes o cachorro adulto deve comer por dia?

Os cães adultos podem ser alimentados sem problemas em uma ou duas refeições diárias. Nesta fase, seu sistema digestivo é mais forte e estável, e ao contrário de outros animais, o cão não precisa comer regularmente para manter ativo o seu trânsito intestinal.

Não se esqueça de variar ocasionalmente o menu do seu cão para que ele se sinta motivado e feliz de receber comida de sua preferência. Também, na dieta do cão adulto, devemos incluir os petiscos que usaremos como recompensa usando o reforço positivo.

Você pode oferecer ao seu cão todo tipo de petiscos se ele estiver com um peso saudável e você considerar que ele queima completamente as calorias que consome. No entanto, se tiver dúvidas, você pode optar por comprar petiscos com baixas calorias. Apesar desses petiscos serem um pouco mais caros, eles são muito benéficos para prevenir a obesidade nos cães.

Qual a quantidade certa para alimentar um cão?

Depois de detalhar quantas vezes os cachorros devem comem por dia, cabe ressaltar que, em média, os cães adultos comem de 2% a 3% do seu peso corporal por dia. Contudo, isso depende da idade do cão, do valor calórico da comida em questão, da atividade física que seu cão faz e do peso ideal para sua altura e sua estrutura física.

Como não é possível fornecer diretrizes gerais para todos esses fatores, as próprias embalagens de ração para cães trazem recomendações gerais baseadas no peso. Use essas recomendações como um guia geral e, a partir delas, decida se vai dar um pouco mais ou um pouco menos do que é indicado na embalagem. Tenha em mente que cães muito ativos (por exemplo, que praticam esportes caninos como o agility ou que fazem corrida com você), necessitarão de um pouco mais de comida do que os cães não fazem muita atividade física. Consulte sempre a embalagem do alimento de seu animal de estimação e siga as instruções fornecidas.

De qualquer forma, é importante que você pese seu cão uma vez ao mês para saber se ele está mantendo, perdendo ou aumentando seu peso. Se você pensa que seu cão tem problemas de peso ou tem alguma dúvida sobre a quantidade que deve dar a ele, consulte seu veterinário.

Como escolher uma boa ração para cães?

Agora que você já sabe quantas vezes o cachorro deve comer por dia, destacamos que que o cachorro, independentemente de sua idade ou raça, necessitará de uma alimentação de qualidade, seja através de ração ou de comida caseira. Se surgirem dúvidas, você sempre pode procurar um veterinário para que ele te oriente, mas o básico será nos guiarmos pelo tamanho e atividade física do cão.

Por exemplo, no mercado existem rações específicas para cães gigantes que têm um alto teor de cálcio. Isso é perfeito, porque ajuda a fortalecer os ossos que terão que suportar muito peso. Não se esqueça que existem muitas variedades diferentes:

  • Filhote
  • Junior
  • Adulto
  • Sênior
  • Cães toy
  • Cães pequenos
  • Cães médios
  • Cães grandes
  • Cães gigantes

Finalmente, é importante lembrar que o cão é um animal que gosta de rotina e da constância. Isso ajuda ele a se orientar e a se sentir confortável em seu ambiente. Por esse motivo, é recomendável escolher sempre os mesmos horários e lugares para as refeições, sejam elas uma, duas ou três vezes ao dia. Escolher adequadamente a ração de nosso cão é vital, pois muitos cães podem não querer comer ração, quando ela não é adequada para eles ou quando é de baixa qualidade.

Vocês sempre poderá combinar a ração com um pouco de comida caseira ou úmida.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quantas vezes o cachorro deve comer por dia?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Cesar Augustus
Gostei muito do conteúdo e achei as dicas bem úteis. Dar uma comida de qualidade faz toda a diferença. Aqui em casa, as cachorras começaram a comer alimentação natural e a saúde delas melhorou muito. Por isso é importante saber quantas vezes o cachorro deve comer por dia!
1 de 2
Quantas vezes o cachorro deve comer por dia?