Dietas equilibradas

O que dar de comer para um gato de dois meses?

 
Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 13 dezembro 2023
O que dar de comer para um gato de dois meses?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

A alimentação é um pilar fundamental para o bem-estar de nossos gatos. Devemos cuidar dela ao longo de toda a vida dos felinos, com especial atenção em determinadas fases, como nos primeiros meses de vida, na velhice ou em casos de doença. Uma alimentação que atenda a todas as necessidades nutricionais do gato não só permite que ele se desenvolva e que seu organismo funcione perfeitamente, mas também ajuda a prevenir doenças e contribui para a manutenção da saúde.

Como já dito, o período inicial da vida do gato é especialmente sensível, daí a importância de uma boa nutrição. Neste artigo do PeritoAnimal, nos concentramos no tópico "Comida para gatos filhotes - o que dar de comer para um gato de dois meses", já que essa é geralmente a idade na qual os filhotes chegam às suas novas casas.

Também lhe pode interessar: Como alimentar um filhote de gato de 1 mês

Índice

  1. Necessidades nutricionais de um gato de 2 meses
  2. Posso dar leite a um gato de 2 meses?
  3. O que dar de comer a um gato de 2 meses?
  4. O que dar de comer a um gato de 2 meses se eu não tiver ração?
  5. Quantas vezes por dia um gato de 2 meses deve comer?
  6. Qual é a quantidade ideal de comida para um gato de 2 meses?

Necessidades nutricionais de um gato de 2 meses

Os gatos de qualquer idade necessitam de proteínas, gorduras, vitaminas, minerais, fibras e uma pequena quantidade de carboidratos. No caso dos gatinhos de 2 meses, temos as seguintes particularidades:

  • Proteínas: as proteínas, compostas por aminoácidos, são necessárias para formar todas as estruturas do organismo. Nesta idade, são necessárias em maior proporção do que nos gatos adultos, uma vez que o filhote está em fase de crescimento. É fundamental que a dieta forneça os aminoácidos considerados essenciais, ou seja, aqueles que o gato não pode sintetizar por si só, como a taurina. Por esse motivo, é indispensável que sejam fornecidos na alimentação. As proteínas de origem animal devem ser a base da dieta do gato de 2 meses e de todas as idades, isto é, devem ser o ingrediente em maior volume;
  • Gorduras: se os filhotes precisam de mais proteínas do que os gatos adultos, o mesmo ocorre com as gorduras. A comida para gatos dessa idade deve atender a altas demandas calóricas;
  • Vitaminas e minerais: ambos são considerados micronutrientes, ou seja, o filhote vai precisar deles em pequenas quantidades, mas são igualmente essenciais para o desenvolvimento de todas as funções do organismo;
  • Fibras: as fibras, que podem ser encontradas em frutas e vegetais, são úteis para facilitar o trânsito intestinal, ajudando a prevenir a formação de bolas de pelo e problemas gastrointestinais;
  • Carboidratos: os gatos podem obter glicose das proteínas e, por isso, não é tão importante assim incluir ingredientes ricos em carboidratos, como os cereais, em sua dieta. Na verdade, os gatos podem ter dificuldades em processá-los.

Posso dar leite a um gato de 2 meses?

Normalmente, os filhotes chegam às suas novas casas por volta dos dois meses, já desmamados - pelo menos, isso é o recomendado. Se for esse o caso, tudo o que precisaríamos fazer é oferecer ao nosso gato de 2 meses comida sólida apropriada para gatos dessa idade, de preferência a mesma que ele esteja comendo até o momento, a fim de prevenir problemas digestivos decorrentes de uma mudança abrupta na dieta. Se o gatinho ainda estiver consumindo leite ou se desejarmos fornecê-lo, devemos optar por leites especialmente comercializados para filhotes de felinos, pois o leite de vaca ou qualquer outro destinado ao consumo humano pode fazer mal e não ser nutricionalmente adequado.

O que dar de comer a um gato de 2 meses?

Encontraremos diferentes alimentos pensados para gatinhos de 2 meses disponíveis no mercado. A dica é escolher um produto de qualidade formulado para atender às necessidades de filhotes nessa idade. É possível encontrar ração, comida úmida (enlatada), alimentos desidratados ou mesmo comida caseira que, atualmente, é possível ser comprada ou preparada em casa, como o nome já diz. No primeiro caso, sempre devemos seguir as diretrizes de um especialista em nutrição felina ao elaborar o cardápio. Caso contrário, se nos limitarmos a oferecer ao gato nossas sobras, podemos provocar deficiências nutricionais que podem se traduzir em problemas de saúde.

Agora, para responder à pergunta "o que dar de comer a um gato de 2 meses", a ração costuma ser uma alternativa mais aceitável, pois é econômica, pode ser armazenada e conservada facilmente e está pronta para consumo direto.

É importante mencionar que é recomendável que os gatinhos alimentados exclusivamente com ração também consumam, diariamente, comida úmida (pode ser ração umedecida). Isso é conhecido como dieta mista.

O que dar de comer para um gato de dois meses? - O que dar de comer a um gato de 2 meses?

O que dar de comer a um gato de 2 meses se eu não tiver ração?

Se você alimenta o seu gatinho com ração, uma opção amplamente difundida devido à sua conveniência, como já mencionamos, e ficar sem ela por qualquer motivo, é possível preparar uma receita caseira para resolver a situação até que possa adquirir outro pacote o mais rápido possível. A base do prato será carne ou peixe. Você pode escolher entre várias opções, como frango, peru, coelho, carne bovina, atum, pescada, etc., tanto a carne como as vísceras. Basta seguir estes passos:

  1. Cozinhe a peça que escolher sem adicionar sal ou outros condimentos, que podem ser prejudiciais para o filhote;
  2. Corte em pedaços e adicione algumas colheres do caldo de cozimento e, se desejar, uma colher de chá de azeite;
  3. Não mais do que 5 a 10% deste prato pode ser completado com a adição de vegetais ou frutas, como abóbora, maçã, cenoura, ervilhas ou espinafre, por exemplo.

Se você desejar estabelecer uma dieta caseira para alimentar o seu gato ao longo de toda a sua vida, é fundamental consultar um veterinário especializado em nutrição felina para evitar deficiências nutricionais. Confira o vídeo do PeritoAnimal sobre o que os gatos devem comer:

Quantas vezes por dia um gato de 2 meses deve comer?

Os antepassados dos gatos se alimentavam de presas pequenas e precisavam caçar várias vezes ao dia. Por isso, a nutrição de gatos domésticos baseia-se em deixá-los consumir pequenas porções em várias refeições diárias. Portanto, é ideal medir a quantidade diária de alimento e deixá-la disponível o dia todo para que o gato possa comer quando quiser, desde que não seja um felino guloso ou com ansiedade por comida.

Isso é viável se optamos por ração. No entanto, tratando-se de comida úmida ou caseira, por razões óbvias, não é possível deixá-la disponível o tempo todo. Nesse caso, seria necessário oferecer pequenas porções de comida várias vezes ao dia. Para gatinhos de apenas 2 meses, estamos falando de cerca de 4 a 5 refeições diárias.

O que dar de comer para um gato de dois meses? - Quantas vezes por dia um gato de 2 meses deve comer?

Qual é a quantidade ideal de comida para um gato de 2 meses?

Agora que você sabe o que dar de comer a um gato de 2 meses e com que frequência, temos outra grande questão para ser resolvida: qual é a quantidade ideal? Bem, a quantidade de comida a ser dada ao filhote dependerá do tipo de alimento que você escolheu. Com alimentos comerciais, você encontrará uma tabela com a quantidade recomendada pelo fabricante, com base na idade ou no peso do gato. Se você optar por um cardápio caseiro, um nutricionista felino deverá indicar as quantidades necessárias.

De qualquer forma, é importante observar o crescimento e a condição corporal do animal, pois essas quantidades são aproximadas e genéricas, e pode ser necessário ajustá-las às características e circunstâncias de cada um. Portanto, se notar que o gatinho está ganhando peso, pode diminuir um pouco a quantidade de comida. Por outro lado, se estiver perdendo peso, será necessário aumentar a quantidade de alimentação diária.

Com todas essas informações, você pode alimentar corretamente o seu gatinho de 2 meses e vê-lo crescer com saúde. Também recomendamos a leitura do seguinte artigo: "Como educar um gato desde filhote?".

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que dar de comer para um gato de dois meses?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
O que dar de comer para um gato de dois meses?