PARTILHAR

Filhote de gato pode comer ração normal?

 
Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. 20 abril 2021
Filhote de gato pode comer ração normal?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Encontramos tanta variedade de rações para gatos à venda que nem sempre é fácil saber qual é a mais indicada para o nosso peludo. Outras vezes, estamos cuidando de um gatinho abandonado e não temos certeza de sua idade, ou simplesmente nos confundimos e acabamos ficando sem comida para ele em plena folga ou feriado prolongado.

Para tirar todas as dúvidas, neste artigo do PeritoAnimal vamos responder à seguinte pergunta: filhote de gato pode comer ração normal? Vamos descobrir.

Também lhe pode interessar: Cachorro pode comer ração de gato?

A alimentação do filhote de gato

No que diz respeito à alimentação, o aspecto mais importante da fase de um filhote de gato é o rápido crescimento que nosso peludo vai sofrer. Não é uma questão de menor relevância, pois envolve necessidades específicas e elevadas, especialmente de certos nutrientes, como proteínas. Oferecer um alimento que atenda a todas elas garante um bom crescimento e contribui para a manutenção da boa saúde numa fase em que todo o seu organismo está em amadurecendo. Em contrapartida, uma alimentação inadequada ou de má qualidade pode acabar se manifestando em doenças ou dificuldades de crescimento.

Assim, os filhotes de gato, como mamíferos que são, começam sua vida se alimentando de leite materno. Se os deixarmos com a mãe, eles vão consumi-lo durante meses, mesmo que já estejam comendo alimentos sólidos. Mas, em geral, é em torno de oito semanas de vida que eles passam a morar em suas novas casas. Não é aconselhável separá-los da mãe antes dessa idade, e o ideal é que já saibam se alimentar sozinhos. Assim, quando o filhote chega à nossa casa, só teremos que procurar uma ração que na embalagem indique que é adequada para filhotes.

Sua composição será a ideal para essa fase e, além disso, a textura ou tamanho dos grãos será adequada para bocas menores, facilitando a ingestão. Você pode escolher uma ração seca ou ração úmidas para gatos, que são as opções mais populares. Você também poderia oferecer comida caseira, desde que o cardápio seja elaborado por um veterinário especializado em nutrição para garantir que suas necessidades nutricionais sejam atendidas.

Portanto, a comida especial para filhotes é indicada neste período, exceto se o gato for muito pequeno. Nesse caso, você vai precisar de leite em pó, como explicamos neste outro artigo sobre como alimentar um gatinho de 1 mês? Mas será que filhote de gato pode comer ração normal de gato adulto? Continue lendo para saber.

Filhote de gato pode comer ração normal? - A alimentação do filhote de gato

A alimentação dos gatos adultos

Os gatos geralmente atingem seu tamanho adulto por volta dos 6-8 meses. Portanto, a alimentação para adultos pode começar ao redor dessa idade, embora muitos alimentos atrasem essa mudança até atingirem um ano. É conveniente olhar o rótulo, consultar o veterinário e observar a evolução do gato.

A vida adulta para o gato é um período de manutenção, em que a qualidade dos alimentos escolhidos contribuirá para sua boa saúde. Há uma modificação das necessidades nutricionais do gato, se ele tiver parado de crescer, especialmente se o gato foi castrado, uma vez que a intervenção produz alterações no metabolismo.

Assim, encontramos à venda variedades específicas para gatos castrados, com sobrepeso, que vivem dentro de casa, com tendência a formar bolas de pelo ou cristais na urina, etc. A manutenção ou dieta específica para determinadas características pode ser seguida por anos, no mínimo até a fase senior na qual, novamente, ocorrerão mudanças significativas associadas à idade que trarão consequências nutricionais, daí a necessidade de mudar novamente os alimentos.

Filhote de gato pode comer ração normal? - A alimentação dos gatos adultos

Filhote de gato pode comer ração normal?

Então finalmente chegamos à resposta. Filhote de gato pode comer ração normal? Não é o mais recomendável, assim como não é aconselhável que um gato coma ração para cachorros. Tendo em vista as diferenças entre as duas fases da vida, uma ração formulada para gatos adultos não é adequada para um filhote em pleno crescimento.

No entanto, deve-se notar que algumas marcas produzem rações que são adequadas para qualquer gato independentemente de sua raça ou idade. Logicamente, se esse é o produto que você tem, pode oferecê-lo ao gato sem qualquer problema, mesmo em longo prazo. Porém, como dissemos, o ideal é que seja uma ração de acordo com a sua fase de vida.

Como você pode ver, os alimentos para gatos, sejam rações ou alimentos úmidos, são comercializados especificando se são adequados para filhotes, gatos adultos ou idosos. Além da qualidade que deve sempre nos guiar na escolha, teremos que buscar a variedade que melhor se adapte às condições do nosso peludo.

Faz mal filhote de gato comer ração normal de adulto?

Por mais que não seja muito adequado que um filhote de gato coma ração de adulto, isso não significa que algo grave vai acontecer se, um dia ou ocasionalmente, você precisar alimentá-lo com esse tipo de ração. Se sua ração acabar, você não tiver outra em casa, se errar na hora de comprá-la, etc., você pode oferecê-la enquanto resolve esse problema.

No entanto, o uso prolongado pode acabar causando distúrbios na saúde ou desenvolvimento, embora a qualidade com que as rações comerciais para gatos são formuladas atualmente faça com que sejam raros os problemas sérios.

Por outro lado, se o gatinho tiver alguma doença, o veterinário pode decidir prescrever uma ração específica, mesmo que não seja formulada para filhotes, pois nesses casos o mais importante é sua recuperação. Por exemplo, um gatinho de cinco meses com cristais de estruvita terá que comer uma ração específica para dissolvê-los. Outro exemplo muito comum é a castração, que pode ser feita com 5-6 meses, ao mesmo tempo que a mudança para uma ração para gatos castrados.

Agora que você já sabe que não é recomendável oferecer ração normal ao nosso filhote de gato, talvez você possa se interessar por este artigo em que explicamos como escolher a ração do gato.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Filhote de gato pode comer ração normal?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Bibliografia
  • Pérez de Ayala, S. (2017). Características especiales de la nutrición felina. Ateuves nº 27. pp. 14-18.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Filhote de gato pode comer ração normal?
1 de 3
Filhote de gato pode comer ração normal?

Voltar ao topo da página ↑