Partilhar

Como adestrar um cachorro vira-lata

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 25 janeiro 2017
Como adestrar um cachorro vira-lata

Ver fichas de  Cachorros

Educar ou adestrar um cachorro pode ser diferente dependendo da raça. No entanto, demore mais ou menos a aprender, todos os cães devem seguir a mesma linha na sua educação que lhes permita relacionar-se adequadamente e manter uma segurança no seu dia a dia. De seguida, vamos lhe explicar as chaves gerais do adestramento, focado em cachorros vira-lata. Lembre-se que todos os cachorros são capazes de aprender por igual (com diferenças quanto a repetições) e que inclusive alguns cachorros com pedigree não são capazes de aprender tão facilmente como alguns que não têm. Neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe explicar como adestrar um cachorro vira-lata passo a passo.

Também lhe pode interessar: Quanto tempo vive um vira-lata?

Educação do filhote

Para começar, durante as primeiras fases da sua vida o filhote deve passar por um processo de socialização, logo depois da administração de todas as suas vacinas. Nesta fase deve permitir que o seu filhote se relacione com outros cães sociáveis para entender como se deve relacionar com eles, brincar, etc. É muito importante para prevenir futuros problemas de comportamento.

Da mesma forma, devemos permitir que o nosso filhote brinque com outras pessoas e desfrute de passeios nos quais descubra o ambiente. Levar a cabo todo este processo deve ser de forma progressiva, mas é muito benéfico para evitar medos.

Este também será o momento de lhe ensinar outras ações como urinar na rua, brincar com mordedores ou ficar sozinho em casa, entre muitas outras coisas. É fundamental que toda a família participe ou, pelo menos, compreenda quais são os limites do cachorro: se este vai poder subir ou não ao sofá, etc. Devemos ser constantes neste aspeto para não confundir o cachorro. Oferecer muito carinho e ter paciência neste momento é fundamental, lembre-se que um filhote demorará a aprender.

Como adestrar um cachorro vira-lata - Educação do filhote

Adestramento do cachorro

Mesmo sendo adulto, um cachorro deve aprender as ordens básicas de adestramento:

  • Sentar-se
  • Ficar quieto
  • Vir quando o chama
  • Caminhar junto a você

É muito importante dedicar tempo a ensinar-lhe tudo isto. Para começar será fundamental para prevenir acidentes, ou seja, para a sua segurança. Mas também será importante para fortalecer a vossa relação e evitar comportamentos pouco desejados como a proteção de recursos.

Dedique entre 10 e 15 minutos diários ao adestramento do cachorro, não mais do que isso para não o sobrecarregar de informação e utilizando sempre o reforço positivo para demonstrar-lhe que está fazendo bem. O adestramento deve ser uma atividade divertida para ambos. Não se preocupe se não assimilar rapidamente aquilo que lhe propõe, deve continuar fazendo repetições juntos.

Como adestrar um cachorro vira-lata - Adestramento do cachorro

Passeios adequados

Para fomentar o bem-estar do cachorro vira-lata deve passear com ele pelo menos 2 ou 3 vezes por dia, permitindo-lhe cheirar, urinar e exercitar-se tanto quanto precise. Muitas pessoas não entendem que o passeio é "o momento do cachorro" e tentam evitar que puxe a guia com puxões fortes. Esta não é uma atitude desejada, tenha em conta os erros mais comuns do passeio e tente evitá-los, verá como a atitude do cachorro melhora pouco a pouco.

Também é fundamental comunicar com ele de forma adequada, para isso deve conferir estes truques de adestramento para que você e o seu cão tenham uma comunicação melhor.

Como adestrar um cachorro vira-lata - Passeios adequados

Educação avançada

No momento em que tiver uma excelente relação com o seu cachorro vira-lata e umas ordens básicas bem assimiladas, pode começar a iniciar-se na educação avançada para fazer sentir o seu cachorro útil e estimulado mentalmente.

É muito benéfico para ele e você desfrutará conhecendo novas atividades. Pode pensar em se iniciar no agility, por exemplo.

Como adestrar um cachorro vira-lata - Educação avançada

Jogos e diversão

Embora não acredite, os jogos e a diversão do cachorro ajudam-no a ser feliz e a sentir-se bem. Brincar com ele à bola, praticar exercício ou ensinar-lhe jogos de inteligência são ferramentas perfeitas e muito aconselháveis. Não permita que o seu cachorro passe o dia dormindo sem fazer nada.

Como adestrar um cachorro vira-lata - Jogos e diversão

Recorra a um profissional

Muitos cães podem sofrer de problemas de comportamento se tiverem um trauma, não tiverem sido bem socializados ou tiverem sofrido de situações graves de estresse. Para isso, será fundamental recorrer a um profissional. Porquê? Muitas pessoas diagnosticam por si próprias problemas no seu cachorro como a agressividade com outros cachorros. Isto é um erro. O que muitas pessoas não sabem é que por vezes podemos estar confundindo os sinais de alerta que um cachorro nos manda e aplicar um tratamento incorreto pode piorar muito esta situação. Deve se informar, mas nunca agir se não tiver a adequada preparação. Os principais profissionais que o podem ajudar nestes casos são os etólogos e os educadores caninos. Lembre-se que a saúde e a felicidade do seu cachorro estão em jogo, por isso não poupe dinheiro nisto.

Como pode verificar, um cachorro vira-lata não se diferencia em nada de um cachorro com raça. Os processos de educação são completamente iguais. Esforce-se por oferecer muito carinho e uma educação positiva e receberá em troca um fiel companheiro para toda a vida.

No PeritoAnimal queremos felicitá-lo por não se centrar na raça e adotar um cachorro de origens incertas. Desejamos-lhe boa sorte no adestramento!

Como adestrar um cachorro vira-lata - Recorra a um profissional

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como adestrar um cachorro vira-lata, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Escrever comentário sobre Como adestrar um cachorro vira-lata

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Elaine
Peguei um SRD no abrigo, não consigo andar com ela na rua, treme o tempo todo fica chorando, morre de medo da rua,
maria dalva
tenho uma vira lata linda o problema ela cava o jardim todo e quando chega alguém aqui ela pula lati e fica o tempo tudo beliscando as pessoas como poso diminuir esta ansiedade
Ricardo Teixeira
Gostei muito do artigo, bem completo. Essas dicas servem para qualquer idade? Eu tenho um cachorrinha com 5 anos e ela está precisando de adestramento urgente.

Vou combinar junto a suas. Espero que o comportamento dela melhore logo.

Muito Obrigado!!!
rosana
como adestrar um cachorro vira-lata para fazer xixi e coco no jornal ou fralda sem destruir(rasgar) os mesmos.

Como adestrar um cachorro vira-lata
1 de 7
Como adestrar um cachorro vira-lata

Voltar ao topo da página