Outros problemas de saúde

Por que cachorro tremendo não consegue ficar em pé?

Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. 17 dezembro 2019
Por que cachorro tremendo não consegue ficar em pé?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Existem várias causas que podem provocar tremores e problemas de mobilidade em cachorros. Neste artigo do PeritoAnimal vamos explicar sobre as causas mais comuns do porquê cachorro tremendo não consegue ficar em pé. Ao estabelecer um diagnóstico é importante considerar se os tremores ocorrem em repouso ou durante o movimento. Estes últimos podem ser intencionais como os de distúrbios cerebrais, generalizados como os que ocorrem em intoxicações ou localizados como os que acontecem nas pernas traseiras por motivo de velhice. Continue lendo e veja mais informações detalhadas.

Índice

  1. Cachorro com tremores generalizados e descoordenação
  2. Cachorro com tremores localizados e dificuldades para caminhar
  3. O que fazer com cachorro tremendo que não consegue ficar em pé?

Cachorro com tremores generalizados e descoordenação

Tremores são movimentos involuntários e patológicos que ocorrem por todo o corpo ou apenas em uma parte. Você pode notar cachorros tremendo de frio ou medo, mas neste artigo vamos explicar os casos de cachorros com tremores e sem conseguir andar. Geralmente isso acontece quando, além dos tremores, há uma fraqueza muscular, ou mesmo paralisia, que impede o correto deslocamento de animal. Os tremores generalizados são aqueles em que todo o corpo está envolvido. Algumas das causas mais comuns que provocam cachorro com tremores generalizados e descoordenação são as seguintes:

  • Encefalite ou inflamação cerebral: essa condição cerebral pode ter várias origens e talvez a mais conhecida seja a cinomose. O cachorro convulsiona, caminha de maneira descoordenada, sofre alterações comportamentais (principalmente aumento da agressividade), tem febre e pode acabar entrando em estado de coma. Os cachorros que se recuperam podem ficar permanentemente com sequelas neurológicas ou episódios convulsivos.
  • Intoxicações: existem muitas toxinas que podem causar tremores e dificuldades de movimento. O quadro clínico dependerá da substância ingerida. Alguns dos sintomas que ocorrem são vômitos, fraqueza, espasmos, convulsões, andar descoordenado, nervosismo, hipersalivação, respiração agitada, cambaleio, diarreia, dor abdominal, paralisia e até coma. O prognóstico dependerá do substância tóxica, da quantidade ingerida e do tamanho do cachorro.
  • Diversas doenças congênitas, metabólicas e do sistema nervoso: esses distúrbios serão caracterizados por fraqueza e instabilidade, o que dificultará a locomoção que, em outros casos, será descoordenada. Os tremores também aparecem. O diagnóstico e o tratamento veterinário são necessários e o prognóstico dependerá deles.

Se o seu cachorro treme e cai é provável que seja causado por um dos problemas acima, por isso será essencial ir ao veterinário o mais rápido possível para encontrar a causa e tratá-la. Em muitos casos, um diagnóstico precoce faz a diferença entre vida e morte.

Cachorro com tremores localizados e dificuldades para caminhar

Nessa seção vamos explicar sobre cachorro tremendo em uma determinada parte do corpo, especificamente as pernas traseiras dificultando a mobilidade. Além disso, vamos explica porque o cachorro treme e cai, não se sustenta ou até treme e não quer se mover causado por algum tipo de dor.

Em cachorros mais velhos, é possível observar o cachorro tremendo com mais frequência. Um exemplo disso é a síndrome da disfunção cognitiva que afeta, principalmente, cachorros com mais de 10 anos e ocorre a deterioração das faculdades mentais. Assim, os cachorros que sofrem com isso parecem desorientados, param de reconhecer a família, dormem mais durante o dia e ficam acordados durante à noite, diminuem sua atividade, podem andar em círculos, sofrer de tremores, rigidez, fraqueza e alguns começam a não controlar seus esfíncteres. Apenas o veterinário poderá chegar a um diagnóstico após descartar outras possíveis doenças.

Quando cachorros mais jovens não querem andar ou mancam com uma perna traseira pode estar diante de outros tipos de casos. Em geral, esses casos não são acompanhados por tremores. Para saber mais sobre as razões de cachorro com fraqueza nas pernas traseiras confira esse artigo do PeritoAnimal.

Por outro lado, com a idade, são muitos os cachorros que vão sofrer de osteoartrite, um distúrbio que também pode explicar porque seu cachorro treme e não consegue andar, tudo devido à dor que sente pois o músculo enfraquecido treme. Existem medicamentos para aliviar os sintomas, uma vez que a doença não é curável ou evitável. Também é aconselhável que o cachorro se exercite moderadamente, controlar o peso para evitar que engorde em excesso, evitar que passe frio e oferecer a ele lugares de descanso adequados, macios e quentes.

Finalmente, um trauma causado por um golpe ou acidente também pode deixar o cachorro tremendo e sem querer se mover, dependendo da área do corpo que foi afetada. Como nos casos anteriores, é a dor que impede o animal de fazer qualquer movimento, por isso será muito importante tentar localizar a parte danificada e entrar em contato com o veterinário.

O que fazer com cachorro tremendo que não consegue ficar em pé?

Como as causas de cachorro tremendo e com dificuldade de movimentação são muito variadas e na maior parte das vezes bastante sérias, o melhor é procurar um veterinário o mais rápido possível. Além disso, é aconselhável tentar examinar o animal para ver se os tremores são gerais ou localizados. Caso ocorram apenas em uma área específica, verificar a existência de qualquer ferida, inflamação ou anormalidade e informar a um especialista de confiança.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que cachorro tremendo não consegue ficar em pé?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Vídeos relacionados com Por que cachorro tremendo não consegue ficar em pé?

1 de 3
Vídeos relacionados com Por que cachorro tremendo não consegue ficar em pé?
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Neide
Boa tarde Gostaria de tirar uma dúvida ,levei minha cachorrinha para o pet para o banho ,mais ela voltou com as patas traseira sem força e extremesando muito e ofegante o que pode ser ?
A sua avaliação:
Célia Campolim
Tenho um Fox paulistinha de 19 anos e 5 meses , ele não consegue levantar e não para em pé se machuca muito , não enxerga
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Célia. Tudo bem? Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. E é melhor que isso seja feito pessoalmente. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Denise Feijó Dornelles
Minha cadelinha está desanimada come muito pouco porém ela não consegue ficar de pé,oq será que está acontecendo com ela ?

Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Denise. Tudo bem? Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. E é melhor que isso seja feito pessoalmente. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
BRUNA GONCALVES MEGIATO
Minha cadelinha toma tardenal por causa das convulsões, q hj ela tra so tremendo e fica dura dei uma dose a mais do remédio mais ñ passa oq pode ser?
A sua avaliação:
Patricia
Meu cachorro parou de andar e grita muito de dor
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Alex
Meu cachorro não come a 4 dias
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Sandra MariaVidal
Remédio caseiro minha cachorra acho que ela levou uma pancada fica tremendo mas se alimenta
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Sandra! Você deve levar sua cachorrinha no veterinário o mais rápido possível caso ela tenha levado uma pancada, pode existir algum dano interno.

Rápidas melhoras!
Por que cachorro tremendo não consegue ficar em pé?