Curiosidades do mundo animal

Por que os cachorros uivam?

 
Ana Maria G. F.
Por Ana Maria G. F., Jornalista. Atualizado: 12 julho 2023
Por que os cachorros uivam?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Se você se pergunta por que os cachorros uivam, saiba que o ato de uivar do canino é uma identidade primária que tem uma clara semelhança com os lobos. É possível que em muitas ocasiões não saibamos por que estamos diante de um cachorro uivando, mas existem algumas causas comuns que explicam esta reação.

E é justamente sobre isso que vamos falar neste artigo do PeritoAnimal. Entenda melhor sobre a linguagem canina descobrindo os 10 principais significados de um cachorro uivando. Boa leitura!

Índice

  1. Para chamar atenção
  2. Por ansiedade
  3. Reação a ruídos
  4. Porque sente dor
  5. Está estressado
  6. Para compartilhar descobertas
  7. Para indicar que há intrusos
  8. Por falta de cuidados
  9. Para se comunicar
  10. Estado emocional
  11. O que significa quando o cachorro uiva de madrugada?
  12. O que fazer para o cachorro parar de uivar?
Ver mais >>

Para chamar atenção

Com o passar do tempo e a domesticação pelo homem, os cães modificaram sua aparência, mas não sua essência. Ou seja, o uivo dos cães é uma identidade primária de nossos amigos caninos, tendo uma clara semelhança com os lobos.

Assim, um dos motivos que explicam por que os cachorros uivam é simples: ele pode estar tentando chamar sua atenção assim como faz quando late para você. Assim, se o peludo perceber que toda vez que ele uivar você irá até ele, isto se tornará uma prática habitual e difícil de controlar.

Por ansiedade

Quantas vezes você já ouviu um cachorro uivando quando seus tutores não estão em casa? Esta forma de comunicação é tão comum para alguns animais quanto o latido excessivo quando deixados sozinhos. É uma forma de o cão expressar que ele está ansioso por estar sozinho e separado de seu tutor.

A ansiedade por separação é um grande problema para muitos animais de estimação que sofrem extremamente quando seus companheiros humanos os deixam sozinhos para ir ao trabalho, por exemplo. Isto resulta em comportamentos que podem ser destrutivos, como morder e arranhar móveis e objetos ou passar o dia todo latindo e uivando para tentar se comunicar com o tutor ausente.

Oferecer ao peludo brinquedos adequados para que ele possa brincar na sua ausência e levá-lo para passear e brincar pelo menos 2 ou 3 vezes ao dia é essencial para minimizar essa ansiedade e dar ao pet a qualidade de vida que ele merece. Não esqueça que os cães precisam de atividades diárias para queimar energia e se manter física e mentalmente saudáveis.

Deixamos alguns artigos que podem ser úteis:

Por que os cachorros uivam? - Por ansiedade

Reação a ruídos

Você já notou que os cães costumam uivar quando ouvem o barulho de uma sirene? Isso também acontece com alarmes e com certos sons altos ou agudos e não é coincidência. Tudo isso se deve à audição aguda e sensível desses animais, que é capaz de captar frequências que nós humanos não podemos.

Diante destes sons tão específicos, parece que o animal de estimação não pode fazer nada além de respondê-los ou imitá-los. Os pesquisadores do tema ainda não sabem por que os cachorros uivam como reação a estes sons, mas acreditam que isso se deve à forma como o animal interpreta essas frequências auditivas.

Porque sente dor

Por que os cachorros uivam do nada e de forma constante se antes não o faziam? É possível que o peludo tenha se machucado ao bater em algo ou tenha sofrido uma queda ou ferimento. É muito provável, portanto, que o pet esteja ferido e, neste caso, é importante ir até o veterinário imediatamente.

Da mesma forma, se você notar que o cachorro está fraco, apático, não quer comer ou está apresentando um comportamento estranho e incomum que é acompanhado por uivos, é aconselhável fazer um check-up médico para descartar qualquer doença.

Por que os cachorros uivam? - Porque sente dor

Está estressado

Outra razão que explica por que os cachorros uivam pode ser o estresse. Se o cachorro fica uivando, é bem possível que ele precise liberar energia através de passeios ou exercícios físicos.

É muito importante que nosso fiel amigo realize passeios diários, brinque e receba carinho diariamente para manter um equilíbrio físico e mental. Desta forma, evitaremos que fiquemos diante de um cachorro uivando.

Neste outro artigo damos várias dicas de enriquecimento ambiental para cães.

Por que os cachorros uivam? - Está estressado

Para compartilhar descobertas

Às vezes um cachorro uivando pode significar uma forma de sinalização de que eles encontraram algo. Assim, um cachorro pode uivar para que você vá até ele e veja o que ele encontrou, como um osso, um objeto ou até um animal morto.

A descoberta é, portanto, uma possível razão que explica por que os cachorros uivam. Além disso, esta chamada para que você vá imediatamente para ver o que está acontecendo é muito comum nos caninos.

Para indicar que há intrusos

Outro significado para um cachorro uivando está associado ao seu estado de alerta ao perceberem a aproximação de uma pessoa desconhecida. Eles podem uivar porque querem chamar sua atenção para que você saiba sobre a presença desta pessoa.

Em muitas ocasiões, os cachorros uivam quando ouvem música em uma festa, por exemplo. Neste caso, não devemos ficar alarmados, pois este comportamento é comum em nossos amigos mais leais.

Por que os cachorros uivam? - Para indicar que há intrusos

Por falta de cuidados

Se nosso amigo canino não receber os devidos cuidados, seja por falta de higiene, de atenção ou, por exemplo, por falta de exercícios, ele pode uivar.

Os cachorros podem uivar se não se sentirem bem cuidados, é uma forma de chamar a atenção de seus tutores. Portanto, devemos assegurar que ele receba a atenção e o cuidado necessários, assim como prestar atenção a quaisquer sinais que possam indicar tal comportamento.

Para se comunicar

Uma das principais razões que explicam por que os cachoros uivam é para se comunicar com sua matilha ou com outros cães, da mesma forma que os lobos o fazem.

É um som de alerta no qual ele indica aos outros cães onde está localizado e que este é seu território, mas ao mesmo tempo é uma forma básica de chamar a atenção de sua matilha, ou seja, neste caso, de nós, seus tutores.

Estado emocional

Outra razão pela qual podemos ter um cachorro uivando é para expressar seu estado emocional. Ou seja, é possível que seu amigo peludo queira demonstrar amor e afeto por te ver, e faz isso uivando.

Entretanto, é verdade que às vezes o humor pode não ser favorável e ele também pode tentar te dizer que está triste ou chateado com algo através de uivos, pois esta é uma de suas maneiras de se comunicar.

Agora que você já conheceu os diferentes significados para cachorros uivando, não perca este outro artigo no qual explicamos por que os cachorros uivam para a lua.

Também explicamos os significados os uivos caninos no vídeo a seguir:

O que significa quando o cachorro uiva de madrugada?

Existem algumas razões pelas quais um cachorro pode tende a uivar mais durante a madrugada do que durante o dia:

  • Uma delas é a ausência de estímulos durante a noite, o que pode levar o cachorro a se sentir entediado ou solitário. Durante o dia, há mais atividades acontecendo ao redor, como pessoas se movendo, ruídos e outros estímulos, o que pode distrair o cachorro e reduzir a necessidade de uivar.
  • À noite, quando o ambiente está mais calmo, o uivo pode ser uma forma de chamar a atenção ou expressar desconforto.
  • Além disso, a redução de estímulos durante a noite também pode fazer com que os sons do uivo sejam mais audíveis e perceptíveis.

É importante analisar o contexto individual do cachorro e considerar fatores como a rotina diária, necessidades de exercício e estimulação mental, além de avaliar se há algum fator específico na madrugada que possa estar influenciando o comportamento de uivar.

O que fazer para o cachorro parar de uivar?

Para fazer o cachorro parar de uivar, você pode procurar um etólogo para identificar as causas e iniciar o tratamento adequado. Mas como você viu, inconscientemente você pode estar reforçando o comportamento de uivar do peludo. Se ele começa uivar e você grita com ele ou se aproxima, ele aprende que ao fazer isso, ganhará sua atenção. Portanto, entre as medidas para mudar o comportamento do peludo e fazer o cachorro parar de uivar, você deve:

  • Ignorar o cachorro uivando quando percebe que ele está fazendo isso para chamar sua atenção. Não olhe para ele, não fale nada e nem se aproxime.
  • Por outro lado, você pode recompensá-lo sempre que ficar quieto. Ou seja, quando ele estiver uivando ou inquieto, não dê atenção. E quando ele estiver tranquilo, deitado calmamente e em silêncio, faça carinho, fale palavras amáveis e dê petiscos a ele, para ele entender que quando fica quieto, você presta atenção e ainda o recompensa.

Texto escrito em colaboração com: Aerton Guimarães

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que os cachorros uivam?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Purina. ¿Por qué aúllan los perros?¿Es algo bueno o malo?. 16/06/2021, de Purina. Disponível em: <https://www.purina-latam.com/mx/purina/nota/perros/por-que-aullan-los-perros-es-algo-bueno-o-malo>. Acesso em 16 de fevereiro de 2023.
  • American Society for the Prevention of Cruelty to Animals (ASPCA). Howling. Disponível em: <https://www.aspca.org/pet-care/dog-care/common-dog-behavior-issues/howling>. Acesso em 16 de fevereiro de 2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Por que os cachorros uivam?