Partilhar

Acessórios para cachorro - guia completo

Acessórios para cachorro - guia completo

Ver fichas de  Cachorros

Tudo o que você puder imaginar. Com esta frase, podemos definir a situação atual no que diz respeito aos acessórios para cachorros. Nos últimos anos o mercado pet ficou ainda mais aquecido. De acordo com um levantamento divulgado pelo Instituto Pet Brasil em 2020, há 55,1 milhões de cachorros vivendo como animais de estimação no país[1]. O resultado disso é positivo, pois há cada vez mais opções de produtos disponíveis para todos os tipos de cães, sejam eles filhotes, adultos ou com necessidades especiais.

É por isso que neste artigo da PeritoAnimal falaremos sobre os acessórios caninos mais importantes classificados por categorias, para que você tenha diferentes opções disponíveis de acordo com a necessidade do seu bichinho e você sempre acertar ao escolher os mais adequados para o seu amigo peludo.

Também lhe pode interessar: Vermífugo para Gatos - Guia Completo!

Acessórios para cachorro no carro

A primeira coisa que podemos precisar fazer com nosso cachorro é provavelmente uma viagem de carro para levá-lo para sua nova casa. Dependendo de onde moramos, há regras diferentes sobre como ele deve viajar no veículo. Por isso, a gente deve consultar as autoridades competentes para não cometer nenhuma ilegalidade.

Podemos ser obrigados a dirigir o veículo de diferentes maneiras:

  • Cinto e arnês: uma possibilidade é levá-lo com um cinto e um arnês, que podem ser adquiridos em diferentes tamanhos em lojas especializadas.
  • Rede divisória: outra opção é conseguir uma rede que impeça o cão de acessar os assentos dianteiros.
  • Caixa de transporte: também é possível viajar dentro de uma caixa de transporte para cachorros. Essa é uma boa opção principalmente para transportar filhotes ou cachorros pequenos.

Entretanto, se o cachorro vai viajar no banco, é aconselhável cobrí-lo com uma capa para proteger o estofado de pêlos, manchas e até mesmo vômitos, caso o peludo fique enjoado, o que pode acontecer especialmente em suas primeiras viagens.

Leia também aqui no PeritoAnimal o artigo Dicas para seu cão não enjoar no carro, que pode ser bastante útil pra você.

Acessórios para cachorro - guia completo - Acessórios para cachorro no carro

Camas para cachorro

Ao chegar em casa, é importante que o cachorro tenha um lugar para descansar. Há cada vez mais opções de camas para cães, principalmente para os pequenos. Na verdade, existem até sofás e camas especiais para seu descanso. Se você quer acertar na compra, a primeira coisa que deve fazer é levar em consideração as medidas do seu pet. Apesar dos cachorros normalmente dormirem um pouco encolhidos, a cama deve ter espaço suficiente para cobrir todo o seu comprimento no caso de eles decidirem se esticar.

Camas para cachorros - Tipos e como escolher

Em relação às camas para cachorros, você deve saber que existem diferentes tipos, como por exemplo:

  • Colchonete
  • Almofada
  • Estilo ninho

Estas opções são geralmente para cachorros pequenos, com formas retangulares ou redondas. Quanto ao material, há caminhas de:

  • Espuma viscoelástica
  • Pedaços inteiros de espuma
  • Pano

As capas ou fronhas, por outro lado, podem ser, entre outras, de:

  • Algodão
  • Impermeáveis
  • Veludo
  • Couro

Há tanta variedade que você certamente encontrará a cor e o design que combina com a decoração da casa. Tenha em mente que se ele tem o costume de subir no sofá ou na cama, talvez seja uma boa ideia você colocar uma capa para proteção contra pêlo e sujeira. Aqui estão algumas dicas para que você possa fazer uma boa escolha de cama:

  • Procure um material que possa suportar o peso do cachorro sem afundar, especialmente se você vive com um cão de grande porte ou que tenha problemas de mobilidade.
  • Os cachorros não precisam ser cobertos para suportar o frio, mas precisam ter um bom isolante embaixo.
  • Certifique-se que a capa possa ser removida completamente e lavada na máquina de lavar roupa. Com duas capas você terá sempre uma cama limpa. Você também pode colocar um cobertor ou lençol sobre a cama para que ela não fique tão suja.
  • Se seu cão é do tipo que fica enlameado ou sofre de algum nível de incontinência urinária, escolha um tecido impermeável para que não alcance a espuma.
  • Finalmente, não procure uma cama muito sofisticada para um filhote. É provável que ela seja destruída nos primeiros meses de sua vida. Escolha uma cama barata ou simplesmente dê a ele uma caixa com suas roupas velhas. Assim, se ele rasgar essas roupas, basta colocar outras no lugar.

Com a cama escolhida, neste artigo você vai descobrir como ensinar o cachorro a dormir na caminha dele passo a passo.

Acessórios para cachorro - guia completo - Camas para cachorro

Acessórios para cachorro: comedouro e bebedouro

Os comedouros e bebedouros são obrigatórios na lista de acessórios para cachorros. Eles estão disponíveis em diferentes tamanhos e materiais, tais como plástico, aço inoxidável ou cerâmica. Você também pode encontrá-los dobráveis para uso externo. Alguns são altos, o que geralmente é mais ergonômico para o cachorro e particularmente vantajoso para certos problemas de saúde. Há também dobras duplas para colocar água ao lado de alimentos. Outros são interativos e têm relevo onde o alimento fica, o que encoraja o cão a se esforçar para pegá-lo. Isso ajuda a controlar a ansiedade nas raças mais gulosas.

Além disso, há toalhinhas que podem ser colocadas sob os comedouros e bebedouros de modo a não sujar o chão. E se você gosta de comida caseira, você encontrará até máquinas para fazer biscoitos para seu cão. Estas dicas podem te ajudar a decidir o que comprar:

  • Evite o plástico, pois ele pode causar reações alérgicas e também se deteriorar com o tempo. A cerâmica também é delicada porque pode quebrar.
  • É melhor ter uma tigela separada para água e outra para ração para que a água não caia na comida e vice-versa.
  • Fique atento ao tamanho da tigela que você precisará observando a quantidade de comida que seu cão come.
  • Observe se o formato da tigela atendem as características do seu cachorro. Por exemplo, se as orelhas de seu cão são longas e penduradas, procure um alimentador de boca estreita que não permita que ele as coloque dentro.

E, se preferir, você mesmo pode fazer criar um comedor e bebedor caseiro. No vídeo a seguir, explicamos como fazer um comedouro para cachorros caseiro. Também, neste outro artigo, explicamos os benefícios dos alimentadores altos para cachorro.

Acessórios para passear com cachorro

O passeio é o momento favorito para muitos cães, mas você tem que sair na rua bem equipado. Mais uma vez, encontramos uma grande variedade de acessórios para cachorros nesta categoria. O mais básico é junção da coleira e da correia, encontradas em diferentes materiais, desenhos, comprimentos, espessuras, cores, podendo ser extensíveis ou fixas, etc. Você também pode escolher um arnês, com vantagens importantes, especialmente para cães que puxam muito. Além disso, se seu cachorro é de uma raça como o galgo, é aconselhável usar uma coleira larga específica para sua anatomia.

É claro que você não pode esquecer de sair sempre com saquinhos para recolher o cocô do cachorro e, dependendo da legislação de onde você mora e da raça do seu cãozinho, pode ser obrigatório passear com ele com uma focinheira. Há também opções para este acessório, tais como sacos de plástico simples ou biodegradáveis. Outro acessório interessante é a etiqueta de identificação, que pode ser personalizada. Há várias formas de fazê-la, como por exemplo, colocando o nome do pet com o nosso número de telefone. Se ele se perder um dia e alguém encontrá-lo, isso facilitará a volta para casa.

Finalmente, dependendo do clima e das características físicas de seu cão, ele pode precisar de acessórios para protegê-lo do frio e da chuva, como casaco ou capa de chuva, ou para evitar queimaduras solares. Alguns cachorros precisarão de óculos de sol e até mesmo protetor solar para sua pele. Confira algumas dicas que podem te ajudar na sua escolha:

  • Para arnês, coleiras e correias, o nylon é uma boa escolha pela facilidade para lavar sem causar danos ao material. Se te interesar, neste artigo do PeritoAnimal mostramos como fazer coleira para cachorro.
  • Correias extensíveis ou correntes, a menos que seu cão seja muito calmo e caminhe sempre ao seu lado, podem quebrar, ficar emaranhadas, permitir que o cachorro ande muito longe ou até machucar suas mãos. Antes de escolher, fique atento a esses detalhes.
  • Para passeios regulares, um comprimento de correia de cerca de 1 metro é suficiente.
  • Meça o pescoço de seu cão para escolher o tamanho da coleira e tenha em mente que, se for um filhote, ele crescerá.
  • O protetor solar tem que ser específico para cachorros, o que nós humanos utilizados não é adequado para ele. Converse sobre isso com o seu veterinário.
Acessórios para cachorro - guia completo - Acessórios para passear com cachorro

Acessórios para cachorro: higiene e saúde

Outra categoria de incontáveis acessórios para cachorros é a de higiene e saúde. A higiene inclui banho, escovagem ou acessórios para animais que estão no cio. Na área da saúde, revisaremos o kit básico para ter em casa. Os principais acessórios de higiene incluem:

  • Shampoo específico para cachorro: e qualquer outro produto, como um amaciante ou desembaraçador, que podem ser recomendados num salão de beleza para cachorros. A colônia é opcional para o cachorro e é completamente dispensável.
  • Escova: escova, pente, luva de pano ou de borracha, dependendo das características da manta ou casaquinho que utilizar.
  • Toalha e secador, pois é essencial que o cabelo esteja completamente seco.
  • Cortador de unhas: embora o cachorro geralmente use suas unhas ao caminhar, as do quinto dedo podem crescer em direção à carne, já que não tocam o chão.
  • Máquina de aparar o pelo: se você quiser cortar o pelo dele em casa, precisará de uma máquina, mas certifique-se de que seja a mais adequado para o tipo de pelo do seu cachorro.
  • Elásticos: utilizar elásticos para segurar o pelo do seu cachorro pode ser útil para evitar que ele cubra os olhos do pet.
  • Toalhinhas umedecidas para cachorros: ou utilize shampoo seco. Ambos são úteis para emergências ou para limpar pequenas áreas sem ter que colocar dar um novo banho.
  • Escova de dentes e pasta de dentes: é bom acostumá-los à higiene oral.
  • Calcinhas e fraldas para cachorro: existem calcinhas e fraldas para cachorros que estão no cio, que ajudam a evitar manchas indesejadas. Há diversos tamanhos, mas não se esqueça que a recomendação atual é a castração.

No que diz respeito à saúde, além de ter sempre em mãos o número de telefone do nosso veterinário de confiança e um para emergências caso o nosso não esteja disponível, um kit básico de primeiros socorros deve conter:

  • Soro fisiológico, muito útil para a lavagem de feridas, olhos, etc
  • Gaze de diferentes tamanhos
  • Atadura, pelo menos um rolo e uma atadura elástica
  • Desinfetante, como a clorexidina
  • Focinheira, porque um cachorro ferido pode reagir de forma agressiva
  • Pinças para a extração de corpos estranhos, como farpas
  • Pinça especial para remoção de carrapatos
  • Termômetro para uso retal
  • Luvas para manuseio higiênico
  • Tesoura
Acessórios para cachorro - guia completo - Acessórios para cachorro: higiene e saúde

Acessórios para filhotes de cachorro

Todos os acessórios para cachorros que mencionamos até agora também também são adequados para filhotes. Mas com os pequenos, há outro grupo de acessórios bastante importante para eles: os brinquedos. Há muitos tipos de brinquedos para cachorros, com opções em todas as formas, tamanhos e cores, com ou sem som, para perseguir, morder, interagir, esconder recompensas, etc.

O melhor é, no início, comprar um kit básico e depois, dependendo do gosto dele, focar em seus brinquedos favoritos. É bom ter alguns e não entregar todos de uma vez, fazendo uma espécie de revezamento entre um e outro, para que sejam novos e atraentes. É interessante ter, pelo menos:

  • Bola
  • Mordedor
  • Brinquedos dispensadores de alimentos, como o Kong
  • Para os mais experientes, um jogo inteligente ou interativo

Finalmente, outro acessório que podemos precisar para os filhotes são as almofadas de treinamento, que são usadas para ensiná-los a urinar em um determinado ponto da casa quando eles ainda não são capazes de segurar ou não podem ir para fora porque não completaram o calendário de vacinação.

Acessórios para cachorro - guia completo - Acessórios para filhotes de cachorro

Acessórios para adestrar cachorros

Há um grupo de acessórios para cachorros que serve para seu treinamento, ou seja, para que eles aprendam, pelo menos, as regras básicas de obediência que todos devem conhecer para viver em harmonia com as pessoas e outros animais.

A educação não é apenas para filhotes de cachorro. Os cães têm a capacidade de aprender em qualquer idade. Embora nossas palavras de elogio e carícias sirvam para recompensá-los por comportamentos que aprovamos e procuramos repetir, as recompensas na forma de alimentos são conhecidas por serem um motivador muito forte. É por isso que você encontrará uma grande variedade de biscoitos e petiscos à venda. Para escolher um, procure pela qualidade e tenha em mente que estas recompensas não podem ser mais do que 10% do total da ração diária. Caso contrário, você corre o risco de seu cachorro engordar. Há, inclusive, bolsas específicas para que você possa transportar esses biscoitos de recompensa confortavelmente.

Quanto ao treinamento em si, alguns profissionais utilizam o chamado clicker. Este é um acessório que emite um "clique" quando você o pressiona com o dedo. O barulho é feito justamente quando o cão faz algo certo, de modo que ele acaba relacionando o som a um comportamento que valorizamos muito, e é por isso que ele vai repetir. Além disso, existem diferentes materiais, tais como correias ou iscas, que podem ser usadas, embora seja muito melhor contar com as recomendações de um profissional. A propósito, nunca use coleiras elétricas ou com espinhos no seu cachorro.

Acessórios para cachorro - guia completo - Acessórios para adestrar cachorros

Acessórios para cachorros atletas

Se seu cachorro é um daqueles que gostam de correr e se exercitar, você pode optar por prepará-lo para circuitos de agility ou canicross. Você encontrará muitos acessórios para esta área esportiva, que também o ajudarão a praticar esporte com seu cachorro em casa.

Assim, existem diferentes tipos de coleiras que são usadas ao redor da cintura para deixar suas mãos livres ou todo tipo de objetos e estruturas para praticar a obediência e a agilidade do cão. Como exemplo temos cones, passarelas, arcos, barras de salto, etc. Qualquer uma delas é ideal se você tiver um terreno onde possa colocá-las.

Se você quiser, ainda que não queira competir, comece da menor para a maior dificuldade, sempre levando em conta as características do cachorro. Além disso, para praticar esporte você encontrará até mesmo sapatos especiais para que eles não machuquem as patas, bem como protetores para elas.

Acessórios para cachorro - guia completo - Acessórios para cachorros atletas

Acessórios para cachorros: exterior de casa

Viver com um cachorro e poder aproveitar de um campo onde se pode brincar com ele e propor diferentes atividades, além de de deitar ao sol, é uma grande sorte. Mas, mesmo que você tenha apenas uma varanda ou sacada, é possível aproveitá-las para os cachorros.

Por exemplo, uma piscina para cachorros é um acessório essencial para aqueles pets que adoram água. Eles vão gostar de se refrescar durante os meses mais quentes. Tenha em mente que se seu cachorro vai ficar do lado de fora, mesmo por algumas horas, ele deve ter algum espaço para se abrigar do calor, frio ou chuva.

Há muitas casinhas para cachorros de todos os tamanhos e preços à venda. Em alguns casos, uma caixa de transporte de cachorros pode fazer o mesmo serviço, mas seu tamanho tem que ser grande o suficiente para que ele se estique dentro dele.

Acessórios para cachorro - guia completo - Acessórios para cachorros: exterior de casa

Acessórios para cachorros pequenos

Cachorros pequenos, como qualquer outro cão, podem desfrutar dos acessórios que mencionamos acima. Mas também podemos encontrar outros em que nós humanos podemos aproveitar seu pequeno tamanho para termos um pouco mais de conforto ao levá-lo com a gente para diferentes lugares. Alguns exemplos são as bolsas, bolsas de ombro, mochilas ou mesmo carrinhos que nos permitem ir com nosso pequeno companheiro a todos os lugares de forma rápida e confortável. A entrada em lojas ou transportes públicos pode ser feita facilmente desta forma.

Além disso, existe todo um mercado repleto de opções para as raças de cachorros menores, com roupas, lacinhos e, em geral, todos os tipos de acessórios considerados de luxo e caracterizados por saias de tule ou arcos. É uma moda que, logicamente, o cachorro não precisa.

Acessórios para cachorro - guia completo - Acessórios para cachorros pequenos

Acessórios para cachorros grandes

Os cachorros mais velhos têm certas necessidades especiais. Todos os acessórios mencionados até o momento são válidos, mas podem precisar ser adaptados. Por exemplo, você pode ter um arnês e um cinto de segurança para o carro, mas você também pode precisar de uma rampa para subir.

Outra coisa é o tipo de cama. Claro que você pode usar qualquer tipo que achar melhor e que possibilite que o cachorro descanse suas articulações, mas se ele tem algum tipo de incontinência urinária, há sprays que podem ser utilizados para impermear a cama ou você pode comprar uma manta impermeável e cobrir a caminha com ela.

Além disso, outros acessórios podem facilitar sua mobilidade, como os arnês de reabilitação, que permitem que eles sejam segurados por nós quando suas patas traseiras falham. Por outro lado, se você quiser oferecer algum suplemento alimentar ao cachorro, é melhor consultar primeiro seu veterinário sobre o assunto.

Acessórios para cachorro - guia completo - Acessórios para cachorros grandes

Acessórios para cachorros cegos ou surdos

O sentido mais desenvolvido e importante para os cachorros é o olfato. É por isso que eles podem viver sem visão ou audição, embora seja necessário que, se nosso cão estiver nesta situação, nos informemos sobre as medidas que facilitarão sua vida.

Na seção de acessórios é possível encontrar coleiras, arnés e correias nas quais está escrita a palavra "surdo" ou "cego". Parece uma besteira, mas isso pode impedir a aproximação de pessoas descuidadas ou ajudar na localização do pet, se ele se perder um dia. Além disso, para evitar este tipo de problema, existem colares com GPS no mercado para que possamos sempre saber onde estão.

Por outro lado, inventaram um arnês para cachorros cegos que conta com um anel que fica na frente do cão. Isto evita que ele colida, pois o obstáculo atingirá o anel antes do cachorro. Os cães cegos também brincam e preferem os brinquedos que emitem sons. Você pode saber mais neste outro artigo do PeritoAnimal sobre os cuidados com cães cegos.

Acessórios para cachorros surdos

Quanto aos cachorros surdos, também há coleiras para eles. Elas emitem uma vibração que nós ativamos remotamente quando queremos chamá-los. É verdade que requer treinamento prévio para que o cachorro saiba que a vibração que sente significa que deve prestar atenção em nosso chamado, mas eles aprendem rapidamente e os benefícios são consideráveis. Este tipo de acessório específico também é útil para cães mais velhos que perdem a audição e visão com a idade.

Acessórios para cachorro - guia completo - Acessórios para cachorros cegos ou surdos

Se deseja ler mais artigos parecidos a Acessórios para cachorro - guia completo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Referências
  1. INSTITUTO PET BRASIL. Estudos e pesquisas de mercado. Disponível em <http://institutopetbrasil.com/beneficios/>. Acesso em 23 de setembro de 2020.

Escrever comentário sobre Acessórios para cachorro - guia completo

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Erika de Brito Medeiros
Os acessórios pra cachorro cada dia cresce mais no mercado de trabalho , e são muito ulteis para pessoas que querem sempre o melhor pra seus animaisinhis

Acessórios para cachorro - guia completo
1 de 12
Acessórios para cachorro - guia completo

Voltar ao topo da página