Problemas de comportamento

Meu cachorro late muito - Causas e soluções

 
Eduarda Piamore
Por Eduarda Piamore, Técnica em psicologia, educação e adestramento canino e felino. 27 março 2023
Meu cachorro late muito - Causas e soluções
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Seu cachorro está latindo muito e incomodando os vizinhos? Desde que somos muito pequenos, aprendemos que os latidos são os sons mais característicos que os cachorros emitem. Mas o que muitos tutores desconhecem é que são várias as razões pelas quais os cachorros latem, assim como são múltiplos os fatores que podem fazer com que um cachorro lata muito. Desde logo, não devemos deixar de lembrar que latir faz parte da forma de ser de todos os cachorros, por isso que não é recomendável tentar eliminar este comportamento.

No entanto, se o seu melhor amigo se converteu num cachorro que late muito, provavelmente tem problemas com seus vizinhos e em sua casa é impossível desfrutar de um momento em silêncio. Se está vivendo algo assim, com certeza você já se questionou uma e outra vez por que seu cachorro late muito e o que fazer para evitar isso. A boa notícia é que, neste artigo do PeritoAnimal, você encontrará respostas que te ajudarão a lidar com esta situação da melhor maneira. Siga lendo!

Também lhe pode interessar: Por que meu Yorkshire late muito?

Índice

  1. Por que meu cachorro late muito?
  2. Como acalmar um cachorro que late muito
  3. O que faço se meu cachorro late muito?

Por que meu cachorro late muito?

Não existe apenas uma razão pela qual um cachorro late muito. Os latidos excessivos podem aparecer como uma resposta a diferentes fatores inerentes ao próprio cachorro (internos) ou a estímulos que provém do entorno/ambiente (externos). A seguir, explicaremos um a um estes fatores, mas se você também se interessa saber mais sobre os diferentes significados dos latidos dos cachorros (quando não são excessivos), não deixe de ler o artigo.

Herança genética

Sempre gostamos de lembrar que a educação e o ambiente são determinantes na hora de estabelecer como um cachorro se comporta no dia a dia. Assim, não podemos esquecer que a bagagem genética tem um papel importante no comportamento dos cachorros, o que inclui a tendência a latir diante de diferentes estímulos. Na prática, isso significa que existem algumas raças de cachorros que carregam consigo uma maior predisposição genética a estar muito atentas a qualquer estímulo do seu entorno e reagir imediatamente diante deles. Por exemplo, os cachorros pequenos podem latir mais que os de tamanho grande, em especial se pertencem à grande família dos cães terrier.

Mudar a herança genética de um indivíduo é possível somente em filmes de ficção científica, mas na vida real podemos trabalhar em duas dimensões:

  • A primeira consiste em direcionar este comportamento (dos latidos excessivos) para situações e ambientes apropriados. Por exemplo, fazendo vários passeios ao dia com nosso peludo para que possa gastar energia, interagir com outros indivíduos e se expressar livremente em espaços ao ar livre, onde seus latidos não resultarão em incômodo para os vizinhos.
  • Em segundo lugar, podemos atenuar a predisposição genética trabalhando sobre os demais fatores que podem fazer com que um cachorro lata muito e dos quais falaremos mais nas próximas sessões. Com este objetivo, é fundamental não descuidar da educação do cachorro, a atividade física, a estimulação mental e o enriquecimento ambiental.

Além disso se ainda está considerando a ideia de adotar um cachorro, conhecer quais são as raças que latem menos pode te ajudar a evitar futuros problemas com os latidos excessivos.

Estresse

O estresse é uma das causas mais comuns que nos levam a estar diante de um cachorro latindo muito e, muitas vezes, está relacionado com um estilo de vida sedentário e/ou com um ambiente pouco enriquecido. Os cachorros que não podem exercitar seu corpo e sua mente diariamente tendem a acumular muita tensão e, em algum momento, precisarão liberá-la. É aqui que podem surgir diferentes problemas de comportamento associados ao estresse e ao aborrecimento, entre os quais encontramos os comportamentos destrutivos e as reações exageradas (por exemplo, os latidos excessivos), entre outros.

Então, se o seu cachorro late por tudo e mostra outros sinais de estresse, pode ser que necessita de um maior número de passeios ou outras atividades para complementar seu requerimento diário de atividades físicas, bem como um ambiente mais enriquecido que o permita se entreter e que estimule seus sentidos, inclusive quando precise ficar sozinho em casa. Se esta é a causa, não deixe de conferir este outro post: "O que fazer se o seu cachorro estiver estressado?".

Mudanças na rotina e no ambiente do cachorro

Algo que também gera muito estresse nos cachorros são as mudanças repentinas em seu ambiente e/ou rotina. Por isso, é importante que ofereça ao seu peludo a oportunidade de adaptar-se gradualmente a um novo lar, à chegada de outro cachorro na família, inclusive se planeja mudar sua dieta.

Se você se mudou recentemente com seu cachorro ou tem novos vizinhos, também é possível que seu cachorro lata muito como uma resposta aos estímulos desconhecidos que estas mudanças supõem em sua rotina. Por exemplo, talvez você tenha mudado para um local muito mais barulhento ou com trânsito constante de pessoas ou veículos e seu cachorro começa a latir mais em resposta à esta super estimulação.

Também deve ter em mente que vários dos sentidos dos cachorros estão mais desenvolvidos que os nossos, por isso podem perceber uma infinidade de sons, cheiros, movimentos e estímulos que em geral passam despercebidos pelos ouvidos humanos. Então, quando pensar que seu cachorro late por nada, na realidade o mais provável é que esteja respondendo a algum estímulo que você mesmo não pode perceber.

Velhice e problemas de saúde

Outra situação em que um cachorro late muito é quando tem dor ou se sente mais vulnerável devido a uma doença ou problema de saúde que afeta seus sentidos e/ou seu sistema nervoso. Nestes casos, os latidos podem se intensificar porque o cachorro os utiliza para evitar qualquer tipo de contato ou interação que possa fazer com que se sinta mais desconfortável, ou porque sua capacidade de perceber e interagir com o entorno está diminuída, fazendo com que sua reação seja desproporcional ou exagerada. Se identificar algum sinal de que seu cachorro possa estar doente, não deixe de levá-lo ao veterinário o quanto antes possível para iniciar um tratamento apropriado.

Além disso, deve ter em mente que o envelhecimento proporciona uma progressiva deterioração das habilidades cognitivas e sensoriais dos cachorros, bem como uma maior tendência a desenvolver patologias dolorosas, como a artrite. É por isso que os cachorros idosos podem latir mais nesta etapa de sua vida e também demandam mais tempo e dedicação de seus tutores para preservar sua qualidade de vida. Para te ajuda, no PeritoAnimal preparamos um Guia completo de cuidados com um cachorro idoso.

Chamada de atenção

A qualidade do vínculo com seu tutor exerce uma grande influência no comportamento de qualquer cachorro. Então, é importante que preste atenção às condutas que executa quando está com seu melhor amigo e os métodos que utiliza para o educar, porque suas ações e decisões podem chegar a favorecer comportamentos indesejados, como os latidos excessivos.

Por exemplo, se não dedicar tempo para passear com seu cachorro, para brincar com ele, ou fazer carinho e demonstrar que o ama, é muito provável que não meça esforços para chamar sua atenção e já que sabe que é muito difícil ignorá-lo quando late sem parar, não é verdade? Igualmente, se o cachorro ficar latindo muito e adotar esse comportamento como padrão, é possível que se você dedique tempo a ele e mesmo assim faça uso dos latidos cada vez que queira algo de você, como que você encha a tigela de água ou comida.

Por outro lado, se com o objetivo de ensinar seu cachorro os comportamentos que considera adequados, dentro ou fora do lar, faz mal uso do castigo ou aplica técnicas inadequadas, como o confinamento e os castigos físicos, somente conseguirá que seu cachorro se sinta estressado, tenha medo de você e seja muito propenso a numerosos problemas de comportamento de maior complexidade, como a agressividade.

Adestramento involuntário

O adestramento involuntário é muito mais comum do que você imagina. De fato, grande parte dos tutores acabam reforçando inconscientemente certos comportamentos de seus cachorros, em especial quando ainda são filhotes. Falando especificamente dos latidos, ocorre com muita frequência que os tutores ofereçam comida, petiscos, brinquedos ou outro tipo de prêmio quando seus cachorros começam a latir muito intensamente com o objetivo de que deixem de fazer isso.

Se bem que isto pode surtir efeito imediato e o tutor consiga que o cachorro deixe de latir porque está distraído com algo que gosta, o resultado a longo prazo é um reforço sistemático deste comportamento. Em consequência, o cachorro assimila que deve latir cada vez que queira pedir algo a seus tutores ou conseguir algo que deseja.

Meu cachorro late muito - Causas e soluções - Por que meu cachorro late muito?

Como acalmar um cachorro que late muito

Se você se pergunta como fazer um cachorro parar de latir, especialmente um cachorro que late muito, você perceberá que, nas sessões anteriores, enquanto falávamos dos motivos pelos quais um cachorro late muito, também compartilhamos alguns conselhos para prevenir e lidar com os latidos excessivos. Mas queremos reforçar aqui algumas coisas que você pode fazer que servirão como remédios caseiros para acalmar um cachorro que late muito:

  • Ofereça um ambiente tranquilo: um lar calmo propicia que o cachorro também fique calmo. No entanto, neste ponto é importante ressaltar que se a causa é patológica, esta medida não acabará com os latidos.
  • Socialize seu filhote: durante um adequado processo de socialização em tempo oportuno, os filhotes aprendem a reconhecer as espécies amigas e aprendem como se relacionar com uma série de estímulos e indivíduos distintos. Por isso, um cachorro que foi corretamente socializado desde suas primeiras semanas de vida terá mais recursos para gerir suas próprias emoções e lidar com situações inesperadas ou duvidosas, assim será menos propenso às reações exageradas, como os latidos excessivos diante de estímulos desconhecidos, e ao desenvolvimento de problemas de comportamento. Se você não teve a oportunidade de socializar seu cachorro quando ainda era filhote, aqui temos alguns Conselhos de socialização para cachorros adultos.
  • Adapte seu lar às necessidades de um cachorro: prepare um ambiente onde seu melhor amigo se sinta cômodo e seguro para descansar, brincar e se alimentar. Invista também no enriquecimento ambiental para otimizar sua estimulação física e mental, e não deixe de reservar um tempo para brincar com seu peludo e oferecer o afeto que ele merece.
  • Faça passeios com seu cachorro ao menos 2 ou 3 vezes ao dia, se for necessário, considere iniciar algum esporte canino, como o Agility, que o ajudará a gastar energia, manter um peso saudável e desenvolver sua destreza e inteligência.
  • Aposte no reforço positivo para ensinar seu cachorro os comportamentos que favorecem uma boa convivência, e jamais utilize a violência física ou o maus-tratos psicológicos para corrigir comportamentos indesejados.
  • Não estimule em um filhote comportamentos que não deseja ver no comportamento de um cachorro adulto. Ou seja, não ofereça recompensar em troca de que seu cachorro deixe de latir se não quer que seu cachorro recorra aos latidos cada vez que deseje algo. Isto reduzirá significativamente as probabilidades de um adestramento involuntário.
  • Invista na medicina preventiva: é a melhor maneira de prevenir doenças e problemas de saúde que podem afetar o comportamento e a qualidade de vida de seu melhor amigo. Assegura-te de manter em dia o calendário de vacinas e desparasitações, e tente leva-lo ao veterinário ao menos uma vez por ano para avaliar seu estado de saúde.

O que faço se meu cachorro late muito?

Todas as pautas que vimos anteriormente te ajudarão a evitar que seu cachorro lata muito. Você deve ter notado que a solução mais recomendada depende fundamentalmente da identificação da causa dos latidos excessivos. Então, o primeiro que deveria fazer é tratar de averiguar por que seu cachorro late por tudo, se existe um estímulo em particular que o incomoda, se tem sintomas de dor ou doenças, se tem um comportamento hiperativo e necessita reforçar sua atividade física diária, etc. Este será o primeiro passo para reconhecer as oportunidades de melhora em seu estilo de vida que serão refletirão em um comportamento mais equilibrado.

Além disso, é importante que saiba que os latidos dos cachorros machos podem se intensificar quando existe uma fêmea no cio perto, assim como a tendência de querer fugir para acasalar. Trata-se de um comportamento sexual natural, mas que pode gerar dor de cabeça (literal e metaforicamente) para os cuidadores. Para prevenir, te recomendamos consultar com um veterinário sobre os benefícios e as possíveis complicações de castrar um cachorro.

Agora que você já sabe o que fazer se estiver diante de um cachorro latindo muito, por último e antes de nos despedirmos, queremos te convidar a conhecer mais 8 conselhos para evitar latido de cachorro.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu cachorro late muito - Causas e soluções, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Meu cachorro late muito - Causas e soluções