menu
Partilhar

Cachorro com fraqueza nas patas dianteiras - Causas tratamentos

 
Por Cristina Pascual, Veterinária. 3 julho 2023
Cachorro com fraqueza nas patas dianteiras - Causas tratamentos

Ver fichas de  Cachorros

Às vezes, os cães sofrem de doenças ou alterações que causam fraqueza nas patas dianteiras. Isso pode ser devido a uma patologia que cause fraqueza nos membros (paresia) ou a alguma anomalia ortopédica que impeça o animal de mover e apoiar corretamente o membro, como a artrose, a displasia de cotovelo ou as luxações.

Você vive com um cachorro com fraqueza nas patas dianteiras? Se for o caso, acompanhe-nos neste artigo do PeritoAnimal, no qual explicaremos as possíveis causas que podem causar essa alteração e seus respectivos tratamentos.

Doenças da meduça espinhal

A medula espinhal pode ser lesionada por diversas causas, como por exemplo:

  • Hérnias de disco;
  • Traumatismos graves na coluna vertebral, tais como quedas, atropelamentos, impactos, etc.;
  • Fraturas vertebrais ou luxações vertebrais;
  • Infecções (discospondilite);
  • Processos neurodegenerativos, etc.

Quando a medula espinhal é lesionada, ocorre uma sintomatologia neurológica associada, que pode ser mais ou menos grave dependendo da localização da lesão e de sua gravidade. Lesões menores costumam causar dor à palpação da musculatura espinhal, mas geralmente não estão acompanhadas de déficits neurológicos. No entanto, quando as lesões são mais graves, é comum aparecerem problemas motores, como fraqueza ou paresia dos membros. Quando a lesão medular afeta o segmento cervical ou o segmento cérvico-torácico da medula espinhal, a paresia pode afetar os membros anteriores e fazer com que o cão tenha dificuldades nas patas dianteiras. Em casos mais graves ou avançados, é comum que a paresia ou fraqueza evolua para a paralisia total dos membros.

No caso específico de filhotes, um diagnóstico diferencial a ser considerado quando o cachorro está com fraqueza nas patas dianteiras é a infecção pelo vírus da cinomose. Quando a cinomose se manifesta de forma neurológica, pode resultar em mielite (inflamação da medula espinhal), o que pode causar a paresia ou fraqueza dos membros. Portanto, se você está se perguntando "por que meu filhote está dobrando as patas dianteiras", saiba que essa é uma das possíveis causas.

Tratamento

Como você pode imaginar, o tratamento das lesões medulares depende da causa que tenha ocasionado essa lesão. Em alguns casos, é suficiente prosseguir com um um tratamento veterinário, geralmente baseado em repouso absoluto do animal e administração de anti-inflamatórios, analgésicos e/ou relaxantes musculares. Em outros casos, é possível considerar uma intervenção cirúrgica.

Doenças neuromusculares

As doenças neuromusculares são outras das causas que provocam no cachorro fraqueza nas patas dianteiras ou paresia. As doenças neuromusculares são patologias que afetam o sistema nervoso periférico e, em particular, podem afetar os nervos periféricos, os músculos e/ou a junção entre eles (junção neuromuscular).

Existem diversas doenças neuromusculares. Algumas delas são hereditárias e afetam raças específicas, como a neuropatia axonal do pastor alemão ou a axonopatia distal progressiva do boxer. Outras são doenças adquiridas, como é o caso da miastenia gravis. Também é comum que neuropatias apareçam como uma consequência de outras alterações, como por exemplo:

  • Intoxicações por organofosforados ou vincristina;
  • Tumores, como insulinoma;
  • Doenças endócrinas, como diabetes mellitus ou hipotireoidismo;
  • Doenças imunomediadas, como lúpus eritematoso.

Em qualquer caso, o que caracteriza essas doenças é que elas causam fraqueza ou paresia nos membros, geralmente acompanhadas de outros sinais clínicos, como falta de reflexos espinhais e diminuição do tônus muscular. Esses cães geralmente têm uma marcha com passos curtos e uma postura com hiperflexão das articulações, pois têm dificuldade em sustentar seu peso.

Tratamento

Em relação ao tratamento, algumas doenças neuromusculares (como a polirradiculoneurite idiopática aguda ou a miastenia gravis) são processos autolimitantes que se resolvem em questão de semanas ou meses com a ajuda de terapias de auxílio suporte.

No caso das neuropatias que aparecem de forma secundária a outras patologias, é fundamental instituir um tratamento específico para a causa primária na tentativa de resolver a mesma, embora infelizmente nem sempre se obtenha a resposta desejada.

Doenças ortopédicas

Outra causa que pode fazer com que um cachorro tenha fraqueza nas patas dianteiras são as doenças ortopédicas que afetam o terço anterior. Entre essas doenças, estão:

  • Doenças do desenvolvimento, como displasia de cotovelo, osteopatia metafisária ou panosteíte;
  • Fraturas ósseas;
  • Luxações ou subluxações;
  • Lesões nos tendões ou ligamentos;
  • Doenças articulares, como artrite, artrose, bursite, etc.

Geralmente, a maioria dessas doenças causa dor nas patas dianteiras dos cães. Como resultado da dor, é comum que ocorra claudicação e que haja redução da amplitude de movimento do membro afetado. Além disso, quando os animais estão deitados e se levantam, é comum que as patas dianteiras fraquejem, especialmente em alterações que causam "claudicação ao frio".

Tratamento

Assim como nos casos anteriores, o tratamento dessas doenças ortopédicas varia de acordo com sua causa e gravidade. Dependendo do caso, pode ser necessário optar por tratamento médico ou cirúrgico. Na maioria das vezes, o tratamento primário deve ser complementado com uma terapia de reabilitação adequada.

Portanto, se o seu cão de repente apresentar fraqueza nas patas dianteiras, não conseguir andar e mancar, não hesite em procurar uma clínica veterinária o mais rápido possível. Muitas vezes, o tratamento precoce é a chave para uma recuperação rápida.

Agora que você já sabe as causas principais de um cachorro com fraqueza nas patas dianteiras, talvez possa se interessar por este vídeo no qual falamos sobre as causas para um cachorro cambaleando:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro com fraqueza nas patas dianteiras - Causas tratamentos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Cachorro com fraqueza nas patas dianteiras - Causas tratamentos
Cachorro com fraqueza nas patas dianteiras - Causas tratamentos

Voltar ao topo da página