Partilhar

Cachorro com barriga inchada e dura

Por Nídia do Carmo, Editora e redatora do PeritoAnimal. 3 agosto 2018
Cachorro com barriga inchada e dura

Ver fichas de  Cachorros

Qualquer tutor se preocupa se vê o seu cachorro com a barriga inchada e dura. Geralmente, as causas dessa distensão variam se estamos falando de um filhote ou de um cachorro adulto. Em qualquer caso, saber o que está provocando esta inflamação vai ajudar a determinar em que momento é urgente consultar o veterinário. Nesse artigo do PeritoAnimal, te indicamos os motivos mais frequentes que podem justificar o inchaço abdominal canino.

Filhote de cachorro com barriga inchada e dura

Se você adotou um filhote de uma associação protetora, o mais provável é que ele chegue na sua casa convenientemente desparasitado e vacinado, com mais de 8 semanas de idade e com o seu documento de identificação veterinária atualizado. Contudo, se o o cachorro chega por outra via, não é incomum que chegue com uma barriguinha anormalmente grande, inchada e dura, sendo uma infecção de parasitas intestinais (vermes) a causa mais comum. Os filhotes podem contrair parasitos in utero, através do leite parasitado ou ingerindo os ovos. É por isso que é essencial desparasitar o filhote desde os seus quinze dias de vida.

Remédio de verme para cachorro filhote

É normal que os cachorros sejam parasitados por nematoides, mas não podemos descartar a presença de outros parasitas, o que faz com que o seguimento das orientações do veterinário seja essencial. No geral, o vermifugamento ou desparasitação interna em xarope, pasta ou comprimidos costuma se repetir a cada 15 dias até terminar as primeiras vacinas, momento em passa a ser feito a cada 3-4 meses durante toda a vida do animal, mesmo que o filhote não tenha a barriga inchada e dura. Apesar das desparasitações serem administradas de forma rotineira, é importante observar o estado do filhote antes de administrar qualquer produto, uma vez que pode ser contraproducente vermifugar um filhote doente, estressado ou com uma diarreia cuja origem não seja o próprio parasita. Nesses casos, é prioritário restabelecer o bem-estar do cachorro antes. Os parasitas parecem uma condição bem comum e leve, mas infestações graves não tratadas podem ser mortais.

Cachorro com barriga inchada e dura - Remédio de verme para cachorro filhote

Cachorro com barriga inchada e dura: o que pode ser

Em cachorros adultos, a inflamação abdominal tem uma origem diferente, uma vez que pode inciar-nos a presença de uma patologia grave conhecida como torção/dilatação de estômago. Este distúrbio é potencialmente mortal e requer uma intervenção veterinária urgente. Compreende dois processos diferentes:

  1. O primeiro é a dilatação do estômago devida à presença de gás e líquido.
  2. O segundo é a torção ou vólvulo, processo no qual o estômago, previamente distendido, gira sobre o seu eixo. O baço, aderido ao estômago, acaba rodando também.

Nessa situação, nem o gás nem o líquido podem sair do estômago. Logo, cachorro não pode vomitar nem arrotar e essa acumulação de gases e líquidos é a causa da dilatação do estômago. A circulação sanguínea também é afetada, podendo provocar a necrose (morte) da parede estomacal. Este quadro pode piorar com a perfuração gástrica, peritonite, choque circulatório, etc., que é o que acaba provocando a morte do animal. É por isso que uma intervenção veterinária rápida é tão importante quando vemos o cachorro com barriga inchada e dura.

Cachorros que sofrem de torção/dilatação gástrica

Esta patologia ocorre com mais frequência em cachorros de média idade e idosos, geralmente de raças grandes com o peito largo, pois anatomicamente são mais propensos. São raças que você conhece como o pastor alemão, o boxer ou o labrador.

É uma condição que surge repentinamente e costuma estar relacionada com a ingestão de uma refeição abundante, um exercício vigoroso realizado mesmo antes ou mesmo depois de comer ou beber uma grande quantidade de água imediatamente depois de uma refeição. Os sintomas de torção gástrica típicos são:

  • Inquietude, nervosismo, alteração de comportamento.
  • Náuseas com tentativas de vomitar sem sucesso.
  • Distensão do abdômen, ou seja, barriga inchada e dura.
  • Pode existir dor ao tocar a zona abdominal.

É essencial consultar o veterinário de imediato se o cachorro tem barriga inchada e dura. Ele pode determinar se a barriga inflamada do cachorro corresponde a uma dilatação ou se já ocorreu torção. O tratamento varia em função do diagnóstico, a torção requer uma cirurgia depois de estabilizar o cachorro. O seu prognóstico e o tipo de intervenção dependem do que foi afetado ao abrir.

Cachorro com barriga inchada e dura - Cachorros que sofrem de torção/dilatação gástrica

Como prevenir torção gástrica

A torção ou dilatação gástrica pode ser um processo recorrente, ou seja, afetar o cachorro várias vezes, por isso é essencial ter em conta uma série de medidas:

  • Dividir a quantidade de comida diária em porções.
  • Restringir o acesso a água algumas horas antes e depois das refeições.
  • Impedir a ingestão seguida de grandes quantidades de água.
  • Não praticar exercício intenso com o estômago cheio.

E, sobretudo, consultar a clínica veterinária perante a mínima suspeita de torção ou dilatação.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro com barriga inchada e dura, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário sobre Cachorro com barriga inchada e dura

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Frederico Giovanni
Minha cachorra está com a barriga meio dura e meio inchada o q sra
A sua avaliação:
Isabel
Minha cachorrinha é gordinha e a barriga está sempre dura, mas não aparenta estar incomodada. Isso é normal ou ela pode estar com problema?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Isabel! Ela pode estar com algum problema sim. Busque ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes.
A sua avaliação:
Wander
Muito útil. Jamais havia ouvido ou lido comentários sobre esta condição. Meu labrador velhinho agradece

Cachorro com barriga inchada e dura
1 de 3
Cachorro com barriga inchada e dura

Voltar ao topo da página