Gato com barriga inchada e mole: causas e tratamentos
Ver fichas de Gatos
Se você está se perguntando "por que o meu gato está com a barriga inchada e mole?", a resposta pode ser desde ascite ou aneurisma da aorta abdominal. Esse é um sintoma que pode ocorrer em diversas doenças que afetam esses pequenos felinos.
O líquido pode ter diferentes naturezas, podendo ser transudato puro ou modificado, exsudato, sangue, pus ou linfa. Confira neste artigo do PeritoAnimal tudo sobre "Gato com barriga inchada e mole: causas e tratamentos".
Peritonite infecciosa felina (PIF)
A peritonite infecciosa felina ou PIF é uma doença infecciosa que afeta os gatos, caracterizando-se por ser um processo progressivo, debilitante e praticamente mortal. É uma infecção causada por um vírus ARN, o coronavírus felino (CoVF).
Esse vírus se dirige para as células intestinais do gato, onde se multiplica. Assim, acaba causando uma diarreia leve que geralmente é autolimitante, embora em menos de 20% dos gatos o vírus sofra mutação, tendo a capacidade de infectar os macrófagos e se espalhar por todo o organismo.
O fato de o seu gato ter a barriga inchada e mole ocorre na forma mais grave e com pior prognóstico, a PIF úmida, que acontece quando o sistema imunológico celular do gato está muito deprimido.
Dessa forma, ocorre uma infiltração de macrófagos no tecido ao redor dos vasos sanguíneos, que posteriormente depositam complexos imunes nesses vasos, ativam o complemento e causam danos no endotélio vascular, vasculite e saída de proteínas (albumina) e soro dos capilares. Em 60% dos gatos ocorre ascite indolor com efusões amareladas e pálidas com grande conteúdo de albumina.
O que fazer se o meu gato está com a barriga inchada e mole devido à PIF?
A PIF úmida não tem cura, ou seja, somente pode ser tratada sintomaticamente no gato com barriga inchada e mole por meio de:
- Alimentação rica em proteínas;
- Administração de vitaminas;
- Enzimas proteolíticas;
- Fluidoterapia para repor o líquido;
- Injeções de dexametasona na cavidade abdominal para evitar o derrame;
- Administração de interferon ômega de origem felina para potencializar o sistema imunológico celular.
Vale ressaltar que, nos últimos anos, estão sendo estudados dois fármacos com boa eficácia e segurança para tratar a PIF, especialmente o análogo de nucleosídeo GS-441524.
Insuficiência cardíaca congestiva
Quando um gato apresenta insuficiência cardíaca congestiva, o coração não consegue fornecer o sangue e o oxigênio necessários para o organismo do gato. Entre os felinos, a cardiomiopatia hipertrófica é a doença cardíaca que costuma ser responsável por esse problema, uma patologia que consiste no espessamento das paredes cardíacas, o que dificulta o seu alongamento e o preenchimento com a quantidade necessária de sangue para ser bombeada pelo corpo.
Quando isso ocorre, nossos gatos podem começar a acumular líquido nos pulmões ou no abdômen, além de apresentar outros sinais clínicos como:
- Fraqueza;
- Letargia;
- Perda de apetite;
- Hipertensão;
- Respiração dificultada e rápida.
O que fazer se o meu gato está com a barriga inchada e mole devido à insuficiência cardíaca congestiva?
Para tratar a insuficiência cardíaca congestiva em gatos, além de drenar as efusões ou utilizar diuréticos, deve-se controlar os principais problemas relacionados à cardiomiopatia.
Por exemplo, a amlodipina é utilizado para controlar a hipertensão. Para reduzir a carga de trabalho do coração, também podem ser empregados medicamentos do grupo dos inibidores da enzima de conversão da angiotensina (ECAs), relaxantes do músculo cardíaco como os bloqueadores dos canais de cálcio e betabloqueadores no caso de o gato apresentar uma frequência cardíaca muito rápida, para reduzi-la.
Pode ser que, com tanta informação, você se pergunte como saber se o seu gato está com dor abdominal. Neste artigo do PeritoAnimal, apresentamos algumas opções de remédios caseiros para gato com dor de estômago.
Tumor
Às vezes, alguns tumores abdominais podem provocar ascite ou aneurisma da aorta abdominal em nossos pequenos felinos, ou seja, podem fazer com que nos perguntemos "por que meu gato está com a barriga inchada e mole?". Isso pode ser evidenciado quando, após a obtenção de uma amostra do líquido, a análise detecta células tumorais.
Nos gatos, o tumor que com mais frequência pode desencadear um derrame abdominal é o linfossarcoma, quando ele se rompe na cavidade abdominal.
Alguns sintomas de linfossarcoma intestinal em gatos são:
Para tratar esse problema, é necessário realizar um tratamento com quimioterapia, radioterapia e/ou cirurgia, dependendo do caso.
Hipoalbuminemia
Quando um gato está com a barriga inchada e mole, além de apresentar um líquido transparente, aquoso, com densidade inferior a 1013 e menos de 1g/dl, que praticamente não produz sedimento na centrifugação e quase não terá células em um esfregaço, o chamamos de transudato puro.
Isto ocorre quando há hipoalbuminemia ou falta de proteína albumina, o que é considerado quando as proteínas totais do gato são inferiores a 2 g/dl. Essa perda ou falta de formação de albumina pode ser causada por:
- Hepatopatias;
- Doenças que afetam o glomérulo renal;
- Enteropatias perdedoras de proteínas (EPP).
Para tratar a hipoalbuminemia, além de controlar especificamente cada doença ou patologia que está causando os níveis baixos de albumina no gato, deve-se restaurar os níveis dessa proteína à normalidade.
Isso será feito por meio do uso de fluidoterapia com coloides sintéticos, como aqueles baseados em gelatina fluida modificada, com dextranos ou com soluções com HES. Transfusões de plasma ou sangue completo também podem ajudar, embora sempre deva ser realizado o teste de grupo sanguíneo para evitar incompatibilidades.
Traumatismo abdominal
Quando o líquido no abdômen de um gato, que faz com que a barriga fique inchada e mole, é sanguinolento e turvo, indica que contém uma quantidade elevada de glóbulos vermelhos.
Isso geralmente é consequência de um traumatismo que causou um hemoperitônio, normalmente devido à ruptura de algum órgão importante na cavidade abdominal, como o baço, o fígado ou o rim. É raro ocorrer um hemoperitônio sem traumatismo, podendo surgir em casos de ruptura de algum tumor na cavidade abdominal ou devido a uma coagulopatia.
Como consequência dos traumatismos, também pode ocorrer um quiloabdômen, no qual o líquido é turvo e de aspecto leitoso e esbranquiçado. Embora raro em gatos, pode ocorrer devido à ruptura de vasos linfáticos em um traumatismo.
Um uroabdome também pode ocorrer após um traumatismo e pode explicar por que um gato apresenta o abdômen distendido e mole. Isso consiste no acúmulo de urina na cavidade peritoneal dos gatos, proveniente da bexiga, da uretra proximal, do rim ou dos ureteres. Normalmente é causado por acidentes como atropelamento ou outros traumatismos, já que a bexiga urinária é geralmente a que se rompe, fazendo com que a urina seja derramada nessa cavidade. Para mais informações, se você está se perguntando por que o seu gato tem um nódulo na lateral, confira nosso artigo sobre "Caroço na barriga do gato: o que pode ser".
Isso é perigoso, pois provoca alterações metabólicas e eletrolíticas severas e predispõe a peritonite devido à irritação química da urina.
O tratamento nesses casos é cirúrgico, tentando reparar o dano orgânico se possível, embora muitos desses casos tenham consequências fatais para o gato.
Pioperitônio
Um gato com a barriga inchada e mole apresenta pioperitônio quando o líquido abdominal é branco-amarelado e turvo, como se fosse pus. Isso ocorre porque no sedimento podem ser evidenciadas células de inflamação e bactérias.
As principais causas que podem explicar um pioperitônio na espécie felina são:
- Perfurações digestivas;
- Perfurações do útero com piometra em fêmeas;
- Rupturas de abscessos;
- Peritonites bacterianas.
Vale ressaltar que essas duas últimas são raras na espécie felina. Para tratar um pioperitônio em gatos, deve-se controlar a causa que está provocando a condição, utilizando antibióticos para gatos e outros medicamentos, além de realizar cirurgia em muitos casos.
Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se deseja ler mais artigos parecidos a Gato com barriga inchada e mole: causas e tratamentos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.