Outros problemas de saúde

Acupuntura veterinária - Benefícios e recomendações

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 29 abril 2024
Acupuntura veterinária - Benefícios e recomendações

A palavra acupuntura provém do latim: acus, que significa agulha e punctura, que significa penetrar. Envolve, portanto, agulhas e penetração da pele e pode ser definida como a inserção de agulhas em pontos específicos com o objetivo de cura. O sistema nervoso tem a capacidade de manter a hemeostase (equilíbrio das funções vitais do corpo) do organismo, promovendo o autoequilíbrio das suas funções em caso de desordens orgânicas, como as doenças. Os sistemas de autorregulação controlam a atividade da rede neural e podem ser influenciados através da estimulação neuronal periférica.

A acupuntura aplicada na veterinária é tão antiga quanto a aplicada nas pessoas. Os primeiros relatos são em elefantes indianos, no Sri Lanka, há cerca de 3000 anos. Várias são as indicações da acupuntura nos animais, como em casos de problemas neurológicos, ortopédicos, processos inflamatórios, para melhorar a circulação sanguíneas, convulsões, dores agudas e crônicas, uso em animais atletas e vários outros. A técnica deverá sempre ser utilizada pelo veterinário especialista em acupuntura, certificado e com curso de especialização na área. Para saber mais sobre acupuntura veterinária, não deixe de ler este artigo que o PeritoAnimal preparou especialmente para você! Boa leitura!

Também lhe pode interessar: Homeopatia para animais
Índice
  1. Para que serve a acupuntura veterinária?
  2. Benefícios da acupuntura veterinária
  3. Em que casos é recomendada?
  4. Quem pode aplicar a acupuntura em animais?
  5. Acupuntura veterinária é dolorosa?

Para que serve a acupuntura veterinária?

A acupuntura faz parte de um conjunto de conhecimentos teóricos e empíricos, a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) que inclui técnicas de massagem (Tui-Na), exercícios respiratórios (Chi-Gung), orientações nutricionais (Shu-Shieh) e a farmacopeia chinesa (medicamentos de origem animal, vegetal e mineral). A introdução da acupuntura no Ocidente está vinculada à fundação da Companhia das Índias Ocidentais, em 1602. Já a acupuntura veterinária se inicia oficialmente na Escola de Veterinária de Alfort, quando Lepetit e Bernar publicam ilustrações com localização dos canais de acupuntura em cães1.

Acuponto é uma região da pele em que é grande a concentração de terminações nervosas sensoriais. Os acupontos foram empiricamente determinados no transcorrer de milhares de anos de prática médica. Essas regiões estão em relação íntima com nervos, vasos sanguíneos, tendões, periósteos e cápsulas articulares, que quando estimuladas, possibilitam acesso direto ao sistema nervoso central.

A acupuntura usada em animais possui uma importância crescente, sendo usada tanto em grandes quanto em pequenos animais. Pode ser utilizada em várias situações, principalmente em distúrbios neuromusculares, para controle de processo inflamatórios e da dor. Alguns autores sugerem que a acupuntura possa ter efeitos diretos na regulação da liberação de substâncias mediadoras do processo inflamatório e da dor.

Outro benefício da acupuntura é seu efeito cicatrizante de feridas, onde ocorre um aumento do fluxo sanguíneo por meio da formação de novos vasos. Além disso, o método também pode ser utilizado nas funções imunológicas, pois é uma característica da acupuntura manter a função imunológica em um estado ótimo, regulando seus mecanismos. O efeito das agulhas também foi documentado na produção de anticorpos, resultando em melhora mais rápida de casos de diarreia bacteriana.

A acupuntura também pode ser utilizada em doenças decorrentes do envelhecimento do animal, como degeneração do sistema nervoso, ósseo e muscular. Além disso, também pode ser benéfica quando utilizada em quadros neurológicos, como no combate a sequelas de cinomose e lesões neurais.

Benefícios da acupuntura veterinária

Os benefícios da acupuntura em animais podem ser percebidos com o alívio das dores agudas e crônicas, com a aceleração da cicatrização das feridas, fortalecimento do sistema imunológico, melhora da circulação sanguínea, relaxamento, modulação das funções endócrinas e neurológicas e várias outras situações.

Em alguns casos, a acupuntura pode ser utilizada como tratamento auxiliar para reduzir as doses de medicamentos muito agressivos e com fortes efeitos colaterais, proporcionando maior qualidade de vida para os pets. Ainda, possui efeito benéfico para reduzir os efeitos da quimioterapia, fazendo com que o animal se recupere mais rápido de situações como vômitos e diarreia decorrentes dos medicamentos utilizados.

Em que casos é recomendada?

A acupuntura é recomendada em várias situações, como problemas ortopédicos, controle de quadros convulsivos, sequelas de cinomose, problemas endócrinos, inflamações graves, dores agudas e crônicas, em conjunto com a fisioterapia em animais com problemas na coluna, principalmente na fase de reabilitação, incontinência urinária de origem neurológica, doenças degenerativas e até mesmo em animais atletas.

Acupuntura veterinária - Benefícios e recomendações - Em que casos é recomendada?

Quem pode aplicar a acupuntura em animais?

A acupuntura dever ser aplicada em animais pelo veterinário com especialização. Para ser reconhecido como acupunturista, o veterinário deverá ser aprovado em prova escrita e análise de currículo, realizadas pela Associação Brasileira de Acupuntura Veterinária – Abravet. Por isso, antes de procurar um acupunturista, sempre procure saber se ele está habilitado para exercer essa especialidade.

Acupuntura veterinária é dolorosa?

As agulhas são bem finas, não causando desconforto significativo aos animais. Além disso, a acupuntura pode ser realizada de outras formas além do uso das agulhas, como a pressão realizada sobre os acupontos com outros materiais e até mesmo o laser. Os gatos são mais intolerantes às agulhas, sendo mais comum a aplicação em cachorros.

No entanto, alguns animais se sentem tão confortáveis durante a sessão quem permanecem quietos e relaxados o tempo todo. Além disso, existem alguns pontos que podem ser estimulados durante a sessão que causam relaxamento no pet, que pode até mesmo dormir. Alguns consultórios ainda disponibilizam músicas relaxantes e um ambiente com iluminação confortável para o animal, além de aromas agradáveis.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Acupuntura veterinária - Benefícios e recomendações, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Referências
  1. Scognamillo-Szabó, M.V.R., Bechara, G.H. Acupuntura: bases científicas e aplicações. Ciência Rural, Santa Maria, v.31, n.6, p.1091-1099, 2001. Disponível em chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.scielo.br/j/cr/a/RDYHgzW8gQPp5zhn7VytrdJ/?format=pdf. Acesso em 12/04/2024.
Bibliografia
  • Glória, I.P. A utilização da acupuntura em medicina veterinária. Universidade de Évora, Escola de Ciências e Tecnologia, 2017. Disponível em chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://dspace.uevora.pt/rdpc/bitstream/10174/21768/1/Mestrado%20-%20Medicina%20veterin%C3%A1ria%20-%20Isabela%20Pires%20Gl%C3%B3ria%20-%20A%20utiliza%C3%A7%C3%A3o%20da%20acupuntura%20em%20medicina%20veterin%C3%A1ria.pdf. Acesso em 12/04/2024. Acesso em 12/04/2024.
  • Acupuntura Veterinária: nova especialidade reconhecida pelo CFMV. Disponível em https://www.cfmv.gov.br/acupuntura-veterinaria-nova-especialidade-reconhecida-pelo-cfmv/comunicacao/noticias/2014/02/27/#:~:text=O%20Conselho%20Federal%20de%20Medicina,escrita%20e%20an%C3%A1lise%20de%20curr%C3%ADculo.. Acesso em 15/04/2024.
  • Faria, A.B., Scognamillo-Szabó, M.V.R. Acupuntura veterinária: conceitos e técnicas – Revisão. ARS VETERINÁRIA, Jaboticabal, SP, v.24, n.2, 2008. Disponível em https://www.arsveterinaria.org.br/index.php/ars/article/view/184/152. Acesso em 15/04/2024.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Acupuntura veterinária - Benefícios e recomendações