Aloe vera para cachorros - Benefícios, aplicação e conservação

Aloe vera para cachorros - Benefícios, aplicação e conservação

Quando falamos de aloe vera devemos estar conscientes de que se trata de uma planta milenária, com múltiplos usos e benefícios para a saúde humana e animal. Nos diferentes momentos da história, foi-se descobrindo que se trata de uma planta com excelentes propriedades. Mesmo assim, não tem uma utilização massiva como seria de esperar.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos te contar quais podem ser os usos do Aloe Vera em cachorros, tanto interna como externamente. Você pode utilizar esta planta em todo o seu esplendor tanto na sua família humana como animal.

A planta da imortalidade

"A planta da imortalidade" era o nome que recebia o Aloe vera na antiguidade, principalmente devido às suas propriedades curativas, tanto interna como externamente. Era utilizada por Cristóvão Colombo e toda a tripulação dele e batizou a planta de "a planta doutora". Foi também utilizada na Índia dentro da medicina aiurvédica. Existem milhões de registos ao largo da história mundial do uso desta planta, mas com o passar do tempo acabou sendo esquecida pela nossa sociedade.

Existem dois tipos de Aloe vera que podemos encontrar para os nossos cachorros:

  • O Aloe Vera
  • O Aloe Arborescens

Ambas possuem vantagens para os nossos pets e para nós, humanos, como refrescar, cicatrizar e tonificar. As propriedades devem-se ao facto de se tratar de uma planta adaptogênica, o que significa que ajuda o organismo a voltar ao seu estado mais saudável. Por exemplo, se o seu cachorro está com diarreia você pode usar aloe vera, tal como o pode fazer se o seu cachorro estiver resfriado. Embora sejam casos totalmente opostos, o aloe vera atua ajudando o sistema imunitário do cachorro a se recuperar.

Benefícios da babosa ou aloe vera para cachorros

Neste artigo falamos do uso da babosa em cachorros mas ela pode ser utilizada em humanos e outros animais. Claro que, o uso deve ser moderado e você deve sempre consultar quais são as proporções adequadas para não intoxicar o seus pets.

  • Problemas digestivos como a anorexia, falta de apetite, diarreia, resfriado, vômitos, etc. Devemos utilizar o suco, sendo recomendado cerca de 60 ml/dia (adaptando sempre ao animal, primeiro com pequenas quantidades para não o intoxicar). Modificações de hábitos alimentares e/ou dietas especiais.
  • Desintoxicações hepáticas nas quais actua reparando o fígado. Também pode ser útil em desequilíbrios hormonais e neoplasias.
  • A nível tópico podemos tratar alergias, pruridos, perda de pelo, lesões cutâneas e até cicatrizes antigas e novas. Cada caso deve ser avaliado particularmente, já que dependendo de cada cachorro pode ser aplicado apenas de forma externa ou de forma combinada, externa e internamento, acelerando o processo de cura.

Em qualquer caso, você deve consultar o seu veterinário de confiança para que ele o oriente e guie em relação às doses e aplicação dos usos do aloe vera em cachorros.

Como dar aloe vera para cachorro

É muito importante saber como dar aloe vera para cachorro. Se você tem uma planta em casa, deve utilizar uma das folhas mais próximas da terra, já que são as mais velhas e por esse motivo as que conservam mais nutrientes da planta.

Corte perto da base para depois abrir em forma transversal. Você vai ver uma gelatina branca, o chamado de parênquima, que você vai utilizar. Repare também que, ao cortar a folha, se desprende um líquido amarelo, que é tóxico e esse você não deve utilizar. A gelatina branca você pode misturar com a água ou com a comida do seu cachorro. Também pode utilizar como um gel de forma externa, sobre feridas ou cicatrizes.

Como conservar o aloe vera

Se você assim o pretender, pode guardar o que sobre em forma de suco, já liquefeito. Adicione umas gotinhas de limão e guarde na geladeira, durante 2 ou 3 dias num frasco de vidro fechado. Se você preferir guardar em forma de gel, deve deixar o aloe vera cortado em cubos na geladeira. Os restos da folha devem estar sempre envolvidos por papel filme e a cada uso novo, você deve cortar as zonas amarelas.

No caso do uso diário ou em grandes quantidades, seja porque você tem muitos cachorros em casa, tem um refúgio ou uma associação, é mais aconselhável utilizar marcas industriais.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Aloe vera para cachorros - Benefícios, aplicação e conservação, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.