Truques para o mau cheiro da areia do gato

Truques para o mau cheiro da areia do gato

O odor da urina e das fezes do gato são muito penetrantes. Por conseguinte, a limpeza diária da caixa e da areia aglomerante com uma pá recolhedora de restos é fundamental para eliminar os resíduos mais pestilentes.

Com esta simples manobra conseguimos manter em condições o resto da areia e apenas devemos juntar mais um pouco todos os dias, para compensar a quantidade retirada da caixa.

Este é um truque simples para manter a areia do gato em condições, mas não é o único. Neste artigo do Perito Animal mostramos-lhe diversos truques para o mau cheiro da areia do gato.

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio absorve os maus cheiros e é desinfectante. No entanto, em grandes quantidades é tóxico para o gato. Assim sendo, será necessário usá-lo com cautela e de uma forma específica que lhe dizemos em seguida:

  • Distribua um camada muito fina de bicarbonato de sódio pelo fundo da caixa limpa ou do recipiente usado para ter a areia.
  • Cubra a camada fina de bicarbonato com seis ou sete centímetros de areia para gatos.

Desta forma, a areia atuará com maior eficácia. Todos os dias deve extrair os resíduos sólidos com a pá própria para o efeito. O bicarbonato de sódio deve ser comprado no supermercado porque é muito mais barato do que nas farmácias.

Limpeza semanal e mensal

Uma vez por semana esvazie a caixa de areia e lave-a a fundo com água sanitária ou outro desinfectante sem nenhuma fragrância. Limpe muito bem o recipiente. Volte a repetir a sequência do bicarbonato de sódio e acrescente toda a quantidade de areia nova. As areias perfumadas em muitas ocasiões não são do agrado dos gatos e eles acabam por fazer as suas necessidades fora da caixinha.

A limpeza mensal da caixa de areia pode ser feita na banheira. A temperatura da água e o detergente devem conseguir esterilizar a caixa de areia.

Areia aglomerantes

No mercado existem uns tipos de areias aglomerantes que formam bolas ao entrarem em contacto com a urina. As remover as fezes todos os dias, com este tipo de areias também acaba por eliminar as bolas com urina, deixando muito limpa o resto da areia.

É um produto um pouco mais caro, mas é bastante eficiente se se eliminarem os resíduos aglomerados de forma cotidiana. Pode usar-se, ou não, o truque do bicarbonato de sódio.

Caixa de areia auto-lavável

No mercado existe um aparelho elétrico que se trata de uma caixa de areia autolimpante. Custa em volta de R$ 900, mas não tem que mudar a areia uma vez que o aparelho a lava e seca. As fezes são desfeitas e evacuadas pelo ralo, assim como a água suja.

Periodicamente deve repor a areia que se perde. A empresa que vende esta caixa de areia também vende todos os seus complementos. É um produto caro, mas se alguém se pode permitir a este luxo trata-se de um produto interessante pela sua higiene e comodidade.

Segundo a informação existe um período de 90 dias para comprovar que o gato de acostuma sem problemas para realizar as suas necessidades no aparelho. Esta caixa de areia autolimpante chama-se CatGenie 120.

Caixa de areia autolimpante

Muito mais econômica e bastante eficiente é uma caixa de areia autolimpante. Custa mais ou menos R$ 300.

Este aparelho autolimpante permite uma limpeza muito boa de todos os resíduos, uma vez que utiliza areia aglomerante. Tem um engenhoso sistema que através de uma simples alavanca atira os resíduos sólidos para o fundo, e estes caem no interior de uma bolsa de plástico biodegradável.

Vale muito a pena ver o vídeo demostrativo. Esta caixa de areia chamas-e: CATIT de SmartSift. É ideal quando existe mais que um gato em casa. Existem outras caixas de areia autolimpantes mais econômicas, mas não são tão completas como este modelo.

Leia também o nosso artigo sobre como tirar o cheiro da urina de gato.

Carvão ativado

O carvão ativado adicionado à areia do gato pode ser um excelente método para diminuir o odor das fezes. Muitos tutores utilizam este método que se tem demonstrado muito efetivo.

Para além disso, foi feito um estudo para verificar se os gatos gostavam ou não da presença de carvão ativado na caixinha de areia deles. Os resultados do estudo demonstraram que os gatos utilizavam mais vezes a areia com carvão ativado do que a sem este produto[1]. Assim, este método pode ser muito eficaz para a prevenção de problemas de eliminação ou seja pode ajudar a evitar que o gato urine fora da caixa.

Outro estudo foi realizado para comparar a preferência entre areia com bicarbonato de sódio adicionado e carvão ativado, demonstrando que os gatos preferiam as caixas com carvão ativado[2].

Porém, cada gato é um gato e o ideal é você testar diferentes alternativas, fornecendo diferentes caixas de areia e perceber qual o tipo que o seu gato prefere. Você pode, por exemplo, numa caixa de areia adicionar bicarbonato de sódio e noutra carvão ativado e perceber qual das caixas o seu gato usa mais frequentemente.

Se gostou deste artigo pode continuar a navegar pelo Perito Animal para descobrir por que o seu gato faz massagens com as patas, ou por que os gatos enterram as fezes, e ainda poderá aprender a dar banho ao seu gato em seu casa.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Truques para o mau cheiro da areia do gato, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. Neilson, J.C. (2007) Litter preference test: evaluating enhanced litter. in Proceedings. Am Coll Vet Behav/Am Vet Soc Anim Behav. Scientific Paper and Poster Session. pp. 59-60.
  2. Neilson JC. (2008) Litter odor control: carbon vs. bicarbonate of soda. in Proceedings. Am Coll Vet Behav/Am Vet Soc Anim Behav 2008 Scientific Paper and Poster Session. pp. 31-34.