PARTILHAR

10 cheiros que os gatos odeiam

10 cheiros que os gatos odeiam
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Qual cheiro que gatos não gostam? Os gatos são a representação animal da limpeza. Tal regra, natural e inata neles, se aplica não apenas à sua higiene pessoal, mas também ao seu ambiente e a tudo relacionado a ele. Esse é o caso dos odores, um tema interessante no mundo felino. Devido a processos evolutivos, os gatos têm suas preferências olfativas.

Primeiro, é importante saber que os gatos têm um sentido de olfato 14 vezes mais forte do que o dos seres humanos. Isso ocorre porque, embora não pareça fisicamente, o órgão nasal de um gato é muito maior do que o de uma pessoa.

O sistema olfativo de um gato se estende por quase toda a cabeça, que, internamente, acaba se tornando um nariz completo. Lembremos também que os gatos, nesse caso, são como as pessoas. Existem odores típicos que a maioria odeia, mas ainda assim, cada um conserva sua individualidade. Alguns cheiros podem ser mais desagradáveis para alguns gatos do que para outros.

Sejam alimentos que não podem digerir, cheiros naturais fortes ou produtos químicos potencialmente perigosos, um gato evitará certos cheiros e fugirá deles. Neste novo artigo do PeritoAnimal, investigamos quais são os cheiros que os gatos odeiam. Boa leitura"

Também lhe pode interessar: 10 cheiros que os gatos adoram

Cheiros cítricos

Iniciamos nossa lista de cheiros que gatos odeiam falando de um grupo de frutas bastante popular. Os gatos não são muito fãs das limas, laranjas, limões e cheiros semelhantes. De fato, existem repelentes de gato que contêm essências como estas. Se, por exemplo, você está tentando evitar que o seu gato entre no jardim e que coma todas as flores, pode esfregar um pouco de óleo de laranja ou espalhar umas cascas desta fruta. Também não apreciam muito o sabor, por isso, é muito possível que se mantenham afastados da zona onde vejam que existem muitos destes elementos. É por isso que muita gente usa laranjas e seus derivados como cheiro para espantar gatos.

10 cheiros que os gatos odeiam - Cheiros cítricos

Banana

Entre os cheiros que gatos não gostam, também encontramos o cheiro de banana. Embora sejam muito saborosas e ricas em potássio, os gatos não são fãs dessa fruta. Se você quiser evitar que seu gato tire uma soneca e deixe pelos naquele local da casa, esfregue a casca de banana do lado de fora do sofá ou deixe-a lá por um dia. Você verá como ele não se aproximará mais daquela área.

Os gatos podem comer banana? Descubra a resposta no seguinte artigo do PeritoAnimal que recomendamos.

10 cheiros que os gatos odeiam - Banana

Areia suja

Quem gosta de entrar em um banheiro com mau cheiro? O mesmo acontece com os gatos quando a caixa de areia deles está suja, de forma alguma eles vão querer se aproximar dela. Uma caixa de areia suja pode levar seu gato a ficar zangado com você e, como forma de repreensão, ele pode fazer sua própria caixa de areia em um tapete caro, em um vaso de planta exótica ou até mesmo em uma roupa que tenha caído no chão.

Dê uma olhada neste artigo com dicas para o mau cheiro da caixa de areia do gato.

Pinho

Embora existam areias naturais feitas com esse tipo de material (com o objetivo de torná-lo, em todos os aspectos, mais agradável para o gato), não podemos abusar da intensidade do cheiro, a ponto de levar o felino a ter um efeito contrário, chegando a odiar e rejeitar a areia. Ao alternar os odores das areias e torná-los mais neutros, você conseguirá evitar que seu gato fique saturado deles.

Aqui estão outras Plantas boas e seguras para gatos que eles vão gostar.

Peixe em mau estado

Qual cheiro de comida os gatos odeiam? Entre os cheiros que gatos odeiam, encontramos o cheiro de peixe estragado. Nisso, os gatos se assemelham aos seres humanos. Os gatos também têm essa mesma aversão, eles odeiam tudo que está estragado.

Os gatos podem comer peixe? Deixamos este artigo do PeritoAnimal para você descobrir a resposta.

Pimenta

Outro dos cheiros que gatos odeiam é a pimenta, embora também haja alguns seres humanos que a detestam nesse sentido. Os gatos não apreciam odores de alimentos que são picantes ou muito condimentados, como pimenta, mostarda e até mesmo curry. Dessa forma, quando um gato se aproxima da pimenta, independentemente do tipo, seu olfato a percebe como se fosse tóxica. É por isso que algumas pessoas o classificam como um dos cheiros para espantar gatos.

Se você quer conhecer Alimentos proibidos para gatos, não perca este artigo do PeritoAnimal. Já mencionamos 7 cheiros que gatos odeiam, então não perca os últimos que destacamos a seguir.

Sabonetes e desodorantes

Quais cheiros os gatos odeiam além dos que já vimos? Os cheiros fortes e químicos são rejeitados pelos gatos. Tenha cuidado com os sabonetes e produtos de limpeza que você escolher, tanto para a casa quanto para a limpeza da caixa de areia e da tigela de comida... ah! e até mesmo para sua higiene pessoal. Lembre-se de que os odores atraem ou repelem os felinos.

Agora que você já conhece alguns exemplos dos odores que os gatos odeiam, talvez esteja curioso para saber quais são os Odores que atraem os gatos.

Lavanda

Quais são as plantas que os gatos odeiam? Embora a maioria das flores e plantas seja adorada pelos gatos, algumas simplesmente não são as favoritas deles. Lavanda, gerânio, tomilho e limão são algumas das plantas que estão em sua lista negra. Os jardineiros sempre reclamam dos gatos porque eles invadem os jardins e fazem bagunça.

Recomendamos colocar algumas plantas de lavanda ou tomilho, pois funcionam como cheiros para espantar gatos, capazes de evitar um grande desastre natural. Há também várias plantas que são tóxicas para os gatos e que devem ser evitadas, embora muitos gatos as evitem instintivamente.

Eucalipto

Entre as plantas que os gatos não gostam está o eucalipto. A maioria dos gatos não gosta do cheiro de certas plantas porque as considera tóxicas. Um caso típico é a rejeição do eucalipto, pois seus óleos essenciais podem ser prejudiciais ao animal e ele sabe disso. A natureza é sábia e por isso este é um dos cheiros que gatos odeiam.

Outros gatos

Essa rejeição é a mais interessante de todas. Os gatos não se incomodam com o cheiro de outros gatos amigáveis ou de felinos com os quais eles já têm uma dinâmica regular. No entanto, o cheiro de um novo gato na casa pode irritá-los - lembre-se de que os gatos são animais muito territoriais. Nós, humanos, nos conectamos com outras pessoas de outras maneiras, e os gatos geralmente se conectam por meio do cheiro.

Agora que você sabe quais cheiros os gatos odeiam, se o que você quer é algo caseiro para espantar gatos sem causar mal algum ao felino, talvez o vídeo a seguir com miados de gatos bravos possa te ajudar:

Se deseja ler mais artigos parecidos a 10 cheiros que os gatos odeiam, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Nugent, S. (2019). El gato. Weigl Publishers.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
35 comentários
A sua avaliação:
Barb S.
Gosto demais do conteúdo de todas as redes que vocês possuem, mas infelizmente no assunto GATOS , vocês não possuem informações corretas.
Tudo, aqui publicado está errado. Gato no cio e que não é castrado, adora se esfregar em tudo que tiver cheiro de lavanda, cítricos, etc…Tenho conhecimento de causa, pois estudei e morei com mais de 50 gatos criados soltos numa residência. E todos os artigos que li estão bem errados.. estudar um ou 5 bichanos é fácil, conviver, entender, aprender com mais de 50 gatos com personalidades diferentes é experiência ímpar…
Gatos amam ambientes limpos, e não é limpeza semanal, mas limpeza diária ( faxina bruta mesmo) ..
Eles jamais vão parar de marcar território, pois é uma forma de dizer para você que o local está sujo e precisa ser limpo…
Tenho muito conteúdo sobre gatos ( fáceis de agradar, e de conviver) mas não tenho nenhum sobre ser humano( bicho teimoso, e não suportam ouvir aonde estão errados).
Quer manter ele afastado do seu sofá?
Então nunca deixe ele se deitar no sofá mesmo no seu colo, pois basta 1 única vez para ele entender que pode sim ficar no seu sofá, e se tiver algum cheiro forte de fluido corporal ( suor, etc) ele vai marcar ( fazer xixi) pois já que está sujo, é preciso retirar o cheiro.
Gatos são protetores em tempo integral e não querem o mal daqueles que amam…
Apenas poucas pessoas entenderam e vão prestar atenção no comportamento dos bichanos…
A sua avaliação:
Alessandra
Meus gatos AMAM banana, não posso descascar uma que já estão atrás de mim esperando seu pedaço!! Minha cachorra é assim desde filhote, e ela é mais velha que eles, pode ter influenciado... Mas mesmo assim, interessante!!
A sua avaliação:
Francesca
Pessoal falando sobre água sanitária: cuidado! Nem tudo que os gatos aparentam gostar faz bem para eles. Minha gata ficava lacrimejando e até espirrou quando usei água sanitária para lavar o banheiro, mas não saía de perto, foi quando procurei me informar a respeito, soube que os gatos ironicamente gostam do cheiro da água sanitária, mas faz extremamente mal para eles e causa problemas respiratórios. Não só a água sanitária como também vários outros produtos de limpeza, especialmente os perfumados.
A sua avaliação:
Katia
Meu gato não se sente bem com cheiro de água sanitária, começa a rolar no chão como se estivesse em convulsão, por medo, não uso mais esse produto em casa. Falei com veterinário na época mas ele não soube me explicar, apenas suspendi o uso.
A sua avaliação:
Maria
Já experimentei estes: não resultam com a minha gatinha!
Nos estofos, passei um dente de alho cortado, para infiltrar o cheiro, e parece resultar.
Mas quanto a fazer as necessidades ao lado da caixa limpa (desde que adotei outra gatinha) não resultou!

A sua avaliação:
Celina Cátia De Assis
Preciso tirar o cheiro de xixi de gato de casa...
A sua avaliação:
Ivan
Que estranho, meu gato agora comer bananas, ameixas, maçã e gosta de água sanitária.
glória costa sielski
não deixe ele comer banana porque são tóxicas para os gatos!
A sua avaliação:
Juliana c borges
Engraçado, minha bebê tem 3 anos. E A DO RA cheiro de água sanitária. É só começar a passar pano na casa que ela vem correndo e deita no chão. Mesmo ele estando molhado.
A sua avaliação:
Rubens Fonseca
qual seria o melhor spray para passar em sofa para o gato nao arranhar o mesmo
maria
O que está a resultar é passar um dente de alho cru, cortado, de modo a que fique o cheiro, no lugar preferido pelo gato. Nós nem damos conta do cheiro.
Poupa o custo do spray: um ou dois dentes de alho, de mês a mês, tem resultado cá em casa.
:)
A sua avaliação:
Reniza Lopes
Quero alho para espantar o gato do meu telhado ...não aguento mais ,meus cachorros latem sem parar ... Não me deixam dormir .
Tandara
Sofro do mesmo mal, já tentei diversas coisas. Nao sei mais o que fazer
A sua avaliação:
Vilma
A criolina é um líquido que repele os gatos e evita que sujem no mesmo lugar.
A sua avaliação:
Ellen
Olá, temos 2 machos e 1 fêmea, todos JÁ SÃO CASTRADOS. Um dos machos, o mais velho, de um tempo pra cá (ano passado) passou a esguichar urina em praticamente tudo dentro de casa ( roupas, cantos das paredes da sala, quartos, garagem, banheiro; quintal, até na moto no pneu ou motor por baixo ou qualquer tipo de coisa que chegue de novo ou diferente) já não temos nem móvel algum em nossa sala, é um vão livre. E hoje ele vive no quintal pq realmente é uma situação muito triste e complicada e até estressante. sabemos o quão toxico e forte é urina de gato. Porém percebi essa atitude frequente dele depois que um gato da rua caiu aqui em nosso quintal que é aberto uma parte. Então de lá pra cá ele não parou de marcar território =(. Estou em busca de uma solução para trazer meu filho de volta ao convívio harmoniosamente dentro do lar. Aguardo uma resposta. Obrigada.
A sua avaliação:
Wellington
Gato representa limpeza do pra ele né, a cada fede depois que minha esposa trouxe eles pra casa, sonho de casa limpa e cheirosa ACABOU.
A sua avaliação:
Margaret
Comentando que no nosso pequeno jardim a pimenta não adiantou, o café tbem nao, água sanitária tbem.nao .
lendo hoje , vamos tentar o limao..
Tânia Maria
Tem 2 gatos da vizinha que não sai da minha vizinha que é aberta, andei colocando galhos de mangericao em todos os lugares possíveis deles deitarem , ele sumiram. Por hora,🥴.
Fatima
Meu gato ja foi castrado ha 4 anos,so que de um ano para cá comecou a fazer xixi em alguns lugares ou em algumas coisas.
Tenho mais 2 gatas tambem castradas,ele as vezez briga com uma delas.
O que eu faço para reverter isso?
Cheiro de urina de gato é muito forte!
MARCELO MIRANDA MATOS
Tentem essa solução:
01 Borrifador; 100 gr de pimenta do reino moída; 200 ml de vinagre de maça; 200 ml de água. Misture tudo no borrifador e deixe descansar por 48 horas. Aplique/ borrife nos locais onde os gatos incomodam. É um repelente eficiente e natural. Nunca jogue em direção dos animais. Replique nos locais a cada 3 dias.

Izabelle Rodrigues
Já testou? Teve boms resultados?
Suelen
O gato só urina do lado direito do parabrisa e fede muito dentro do carro esses cheiros afastam eles.
Marina
O meu gato fazia xixi no lado direito do parabrisa do meu carro, igual o seu. Botei bolinhas de naftalina no local, nunca mais ele fez xixi por lá.
Manuel Ramos
Procuro algo que evite os gatos da rua subirem para cima do meu carro, minha garagem e aberta como a maioria t enho vizinhos que tem mais gatos do que permitido, chaga a 40, e tao todos na rua, por favor me recomendem algo que os afugente, obrigado
HELENA
PIMENTA E BICABORNATO AFASTA GATOS DA SUA PORTA SEM PERIGO P ELES?
Eniete
Já tive dois gatos que adoravam bananas
Sílvia
kkkkkkkkkkk... Vai entender né.. depende de gato para gato, como de pessoa para pessoa, penso eu.
10 cheiros que os gatos odeiam
1 de 3
10 cheiros que os gatos odeiam

Voltar ao topo da página ↑