Partilhar
Partilhar em:

10 cheiros que os gatos odeiam

10 cheiros que os gatos odeiam

Ver fichas de  Gatos

Os gatos são a representação animal da limpeza. Estas regras, naturais e inatas neles, aplicam-se não só à sua higiene pessoal, como também ao seu entorno e tudo o que tem a ver com ele. Tal é o caso dos cheiros e odores, um tema interessante dentro do mundo felino.

Devido aos processos evolutivos os gatos têm as suas respetivas preferências olfativas. Assim como existem odores que adoram, existem outros cheiros que, simplesmente, não suportam. Quer se trate de alimentos que não podem digerir cheiros naturais fortes ou outros produtos químicos potencialmente perigosos, um gato sempre evitará certos odores e fugirá deles.

Neste artigo do Perito Animal investigamos 10 odores que os gatos odeiam. Que outros cheiros o seu gato odeia? Deixe-nos a sua recomendação no final do artigo.

Também lhe pode interessar: 10 coisas que os cachorros odeiam nos humanos

Entendendo os felinos

Primeiro há que saber que os gatos têm um sentido de olfato que é catorze vezes mais forte que o de um ser humano. Isto deve-se ao fato de o órgão nasal de todos os gatos ser muito maios que o de uma pessoa. O sistema olfativo de um gato reparte-se por quase toda a cabeça, de forma interna, o que acaba sendo todo o seu nariz.

Lembre-se também que os gatos, neste caso, são como as pessoas. Existem odores típicos que a maioria odeia, mas ainda assim, cada um conserva a sua individualidade. alguns cheiros podem desagradar mais a uns gatos que a outros, no entanto, a seguinte lista é baseada em um número amplo de felino.

1- Odores cítricos

Os gatos não são fanáticos das limas, laranjas, limões e cheiros semelhantes. De fato, existem repelentes de gato que contêm essências como estas. Se, por exemplo, está tentando evitar que o seu gato entre no jardim e que coma todas as flores, pode esfregar um pouco de óleo de laranja ou espalhar umas cascas desta fruta. Também não apreciam muito o sabor, assim sendo, é muito possível que se mantenham afastados da zona onde vejam que existem muitos destes elementos.

2- Banana

Embora seja muito boas em sabor e em potássio, os gatos não se consideram amigos desta fruta. Esfregue (por fora) uma casca de banana no sofá ou deixe-a por um dia, se quiser evitar que o seu gato durma a sesta e deixe os seus pelos nesse lugar da casa.

3 - Caixas de areia sujas

Quem gosta de entrar no banheiro com cheiro ruim? O mesmo acontece com os gatos quando a sua caixa de areia se encontra suja, por nenhum motivo, vão querer se aproximar dela. Uma caixa de areia suja pode levar o seu gato a se chatear com você e desse modo faça de um tapete caro a sua caixa de areia, ou talvez use um vaso de uma planta e quem sabe uma roupa caída no chão.

4 - Pinho

Embora existam areias naturais que sejam feitas com estes tipo de material (com a finalidade de tornar tudo mais agradável para o gato) não podemos abusar da intensidade deste cheiro, porque pode ter um efeito contrário, a ponto de odiar e rejeitar a areia. Passe ao lado dos odores de areias e tente que estas sejam o mais neutras possível, o seu gato agradece.

5- Peixe podre

Nisto os gatos também são como os seres humanos. Uma coisa que nós adoramos é o peixe e outra muito diferente é que não gostamos do cheiro do peixe em mau estado ou podre. Pois com os gatos acontece o mesmo, eles odeiam tudo o que está podre. Recomendamos-lhe que nunca tente dar-lhe um peixe estragado, primeiro porque não o comerá e segundo porque se o obrigar, certamente que ele ficará doente ou intoxicado.

Outros odores

6 - Pimenta

Os gatos não gostam de cheiros de alimentos que sejam picantes ou demasiado condimentados tais como a pimenta, a mostarda e até o curry. O seu olfato vê isto como se fosse algo tóxico.

7 - Sabões e desodorantes

Odores fortes e químicos são rejeitados pelos gatos. Cuidado com os sabões e produtos de limpeza que vá escolher, tanto para a casa, como para a limpeza da sua caixa de areia e a sua tacinha de comida. Lembre-se que os cheiros atraem ou repelem os felinos.

8 - Algumas plantas

Os gatos amam a maioria das flores e plantas, mas algumas simplesmente, não são as suas favoritas. Lavanda, gerânio, tomilho, limão são algumas das plantas que se encontram na sua lista negra. Os jardineiros sempre se queixam que os gatos invadem os jardins e fazem a maior bagunça. Recomendamos-lhe que coloque um par de plantas de lavanda ou tomilho para evitar que a bagunça seja muito grande. Também existe um grande número de plantas tóxicas para gatos, é muito conveniente evitá-las, apesar de que muitos gatos as evitam instintivamente.

9 - Eucalipto

A maioria dos gatos sentem aversão aos cheiros de algumas plantas porque são toxicas, um caso típico de repulsa é o eucalipto, uma vez que os seus óleos essenciais podem ser nocivos para o animal e ele sabe disso. A natureza é sábia.

10 - Outros gatos

Esta repulsa é a mais interessante de todas. Os gatos não se incomodam com o cheiro de outros gatos amigos ou felinos com os quais já haja uma dinâmica regular. No entanto, o cheiro de um novo gato em casa poderia colocar os seus pelos em pé, lembre-se que os gatos são animais muito territoriais. Nós os seres humanos conectamos com outros indivíduos por outras vias, os gatos conectam muitas vezes através do olfato.

Alguma vez se questionou porque os gatos abrem a boca quando cheiram algo? Escrevemos um artigo para responder a essa pergunta!

Se deseja ler mais artigos parecidos a 10 cheiros que os gatos odeiam, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Comentários (3)

Escrever comentário sobre 10 cheiros que os gatos odeiam

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Eniete
Já tive dois gatos que adoravam bananas
Francisco
O meu gato gosta de cheiro de tomilho, eu tenho um vaso e ele fica perto dele de vez em quando, fica calminho.
A sua avaliação:
Regiana
Olá, o cheiro da pimenta (malagueta) não faz efeito pois os gatos do vizinho gosta de fazer as necessidades fisiológicas, na minha garagem. E semana passada joguei uma conserva inteira (500ml) de pimenta na garagem, e os mesmos continua com a mesma mania. A única coisa que aconteceu foi que minha casa ficou com o cheiro horrível.
Ana
Bem feito. Imagine a pimenta nos seus olhos e na sua pele. Esse e o efeito que tem nos animais. maltratar animais e o primeiro sinal de psicopatas.

10 cheiros que os gatos odeiam
1 de 3
10 cheiros que os gatos odeiam