PARTILHAR

Por que os gatos enterram suas fezes?

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 15 setembro 2020
Por que os gatos enterram suas fezes?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Os gatos são animais únicos e o seu comportamento é prova disso. Entre algumas das suas curiosidades destacamos o fato de enterrar a comida, objetos e inclusive as suas fezes, mas por que fazem isso?

Neste artigo vamos explicar-lhe de forma detalhada por que os gatos enterram suas fezes, algo inato na sua natureza. Mas não se preocupe, se o seu gato não o fizer também lhe vamos explicar o porquê.

Tudo o deve saber sobre os gatos e os hábitos estranhos, poderá encontrá-lo aqui no PeritoAnimal.

Também lhe pode interessar: Por que os gatos enterram a comida?

O gato, um animal muito limpo

Para começar deve saber que o gato é um animal limpo por natureza que se sente cômodo em um ambiente higiênico. Prova disso (e da sua inteligência) é a capacidade para urinar e defecar dentro da caixa de areia, um comportamento que tem não apenas dentro de casa, pois um gato salvagem não urina em qualquer lado, apenas no lugar que considerou como seu território.

É por esse motivo que muitos gatos costumam urinar marcando toda a casa quando são adotados. Se este é o seu caso não hesite em consultar o nosso artigo para saber como evitar que o gato urine em casa.

Mas o gato não tapa as suas fezes apenas por higiene, há um motivo para o gato ter este comportamento. Continue lendo!

Gatos que enterram suas fezes

Os gatos, tal como os cachorros, enterram as suas fezes por uma razão muito simples: querem tapar o cheiro. Mas o motivo vai mais além da higiene: os gatos tapam as fezes para que outros predadores ou membros da sua espécie não possam localizar o seu território.

Ao enterrar os excrementos o gato reduz consideravelmente o cheiro dando-nos a entender que não são uma ameaça para quem passar no mesmo território. É um sinal de submissão.

Se, por outro lado o gato está com fezes moles, saiba quais podem ser as causas e soluções nesse artigo do PeritoAnimal.

Por que os gatos enterram suas fezes? - Gatos que enterram suas fezes

Gatos que não enterram as fezes

Ao contrário dos gatos que enterram as suas fezes, também existem aqueles que querem dar a entender claramente que esse território é da sua propriedade. Costumam fazê-lo em lugares elevados: camas, sofás, cadeiras... para que o cheiro se possa expandir melhor e a mensagem seja clara e eficaz.

De qualquer forma, se o seu gato não utiliza a caixa de areia informe-se adequadamente visto que alguns animais doenças ou que não têm a sua caixa de areia limpa não vão querer utilizá-la.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que os gatos enterram suas fezes?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Lucio Rodrigues
..Na minha opinião acho q o gato enterra o produto só para sacanear os humanos que vão pisar em cima... Eita bosta fedorenta... Pior do q bosta de petistas.
Natan Silva Araújo
Kkkkk, gatos são incríveis!
Suzi oliveira
Amei as pesquisas e a voz delicada de quem apresenta o video, ela sabe fazer as enfases e agradar e como se fosse uma amante de animais e como somos, gostamos muito. Parabens, ha pesquisa esta muito boa de qualidade adorei.
Ana Viana
Eu tenho um gato cuja mãe biológica morreu quando ele tinha 1 mês. Passou a ser criado pela irmã mais velha, que também tinha filhotes. Eu fiquei com os dois e ela morreu quando ele tinha 12 anos. Até essa idade ela tapava o cocô dele...e hoje ele faz do lado da caixa de areia e não tapa.
Maria do carmo de almeida
Eu tenho um qato ele so ussa o banheiro pra tudo
Por que os gatos enterram suas fezes?
1 de 2
Por que os gatos enterram suas fezes?

Voltar ao topo da página ↑