Partilhar

15 Curiosidades sobre o coelho

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 9 dezembro 2019
15 Curiosidades sobre o coelho

Ver fichas de  Coelhos

Os coelhos estão longe de serem animais simples. Têm características especiais próprias da sua espécie que os diferenciam de outras criaturas do reino animal. Tenha certeza que, por mais que você goste de coelhos, há muitas coisas que ainda não conhece sobre eles. Aprender dados novos e interessantes sobre os coelhos vai te ajudar a oferecer uma vida melhor para o pet e a construir uma relação melhor com ele. Por trás dessa terna e amável carinha, existe um mundo fascinante. Se você estiver considerando adotar um ou já tiver um na sua vida e quiser saber tudo sobre coelhos, continue lendo este artigo do PeritoAnimal. Vamos mostrar as 15 curiosidades sobre o coelho mais interessantes sobre a espécie!

Também lhe pode interessar: 15 raças de cachorros pouco conhecidas

1. Um estilo de vida peculiar

Os coelhos que vivem em ambientes selvagens vivem debaixo de terra em grupos com outros coelhos. Convivem com os seus familiares e sentem segurança ao estarem juntos deles. As covas onde vivem os coelhos são como tocas, e este é o motivo pelo qual os coelhos domésticos gostam tanto dos túneis ou de ficar e passar entre as suas pernas.

15 Curiosidades sobre o coelho - 1. Um estilo de vida peculiar

2. Comem suas próprias fezes

Entre as curiosidades sobre o coelho, esta sem dúvidas é a mais inusitada. Embora este seja um fato difícil de compreender para nós, os seres humanos, tudo tem a sua explicação e além disso é totalmente normal para eles. Não comem todas as fezes, apenas uma parte delas e uma vez por dia, seja cedo pela manhã ou durante a noite.

A parte a que nos referimos chama-se "cecotropes" ou "fezes noturnas" e basicamente são produtos da fermentação de alimentos que contêm a maior quantidade de nutrientes e que os coelhos acham necessários voltar a serem ingeridos e processados, por isso comem.

15 Curiosidades sobre o coelho - 2. Comem suas próprias fezes

3. Excelente visão

Os coelhos possuem uma visão especial que é importante destacar. Os seus sentidos são excelentes, porém o da visão se destaca como sentido mais desenvolvido. Assim como o peixe, o coelho enxerga no escuro, sua visão noturna é ainda melhor. O coelho consegue ver tudo o que se esconde atrás dele e o único ponto cego que têm é muito pequeno e encontra-se à frente do seu nariz. Os coelhos possuem quase 360 graus de visão panorâmica. Esta habilidade os ajuda a avistar os predadores provenientes de praticamente qualquer direção.

15 Curiosidades sobre o coelho - 3. Excelente visão

4. Coelhos felizes

Quando um coelho está feliz, não consegue esconder, pois são criaturas muito expressivas e mais ainda quando querem dar a entender que estão contentes. Nos momentos de excitação por felicidade, os coelhos se comportam de forma agradável, selvagem e particular, realizando sequências de movimentos um pouco selvagens que incluem: saltos rápidos no ar, correr desesperadamente e dar giros bruscos.

15 Curiosidades sobre o coelho - 4. Coelhos felizes

5. De onde vêm?

Os coelhos domésticos de hoje em dia são descendentes de uma espécie europeia e os rumores dizem que provêm da época dos romanos, por volta do 44 d.C, que os criavam em espaços com muralhas para depois os comerem como parte de um prato delicioso.

Atualmente na Europa, continuam utilizando o coelho em alguns pratos da gastronomia tradicional (algo impensável para outras culturas). Felizmente para muitos coelhos, estas criaturas agora são nossos pets e parte da nossa família.

15 Curiosidades sobre o coelho - 5. De onde vêm?

6. São veganos

Se tem um, é provável que já conheça essa curiosidade sobre coelhos. Estes animais são totalmente veganos, ou seja, não comem absolutamente nada de procedência animal. Os seus pratos favoritos são todos aqueles cheios de legumes e frutas. O seu organismo, em especial o seu sistema digestivo, trabalho de forma ativa e constante para que o trânsito intestinal não pare. Por esse motivo, é muito importante que tenha sempre feno ao seu alcance. Sem estes elementos, os nossos amigos poderiam adoecer por má nutrição e até morrer.

15 Curiosidades sobre o coelho - 6. São veganos

7. Muitos coelhinhos

Uma das curiosidades sobre os coelhos mais impressionante é a facilidade para procriar. Uma fêmea pode chegar a ter uma ninhada de bebês a cada 28 ou 30 dias. O seu processo de gestação é violento, mas muito rápido. O problema para quem cuida dos coelhinhos consiste em administrar tantos coelhos dentro de casa. Se você quiser prevenir isto, o melhor será castrar o seu coelho a tempo.

15 Curiosidades sobre o coelho - 7. Muitos coelhinhos

8. São territoriais

Praticamente todas as criaturas do reino animal são territoriais e os coelhos não são exceção. Para deixar claro qual é o seu território, estes animais esfregam o queixo (lugar onde têm as suas glândulas olfativas) em quase todas as suas superfícies ao seu redor, poderia inclusive esfregar em uma pessoa. Já sabe, quando o seu coelho esfrega os seus bigodes em algo, é porque está marcando o seu território.

15 Curiosidades sobre o coelho - 8. São territoriais

9. Dentes em desenvolvimento

Tal como os humanos, as unhas dos coelhos nunca deixam de crescer. No entanto, o que é curioso é que os seus dentes também estão sempre crescendo. Isto é um dado importante sobre estes animais, pois eles utilizam o feno e os brinquedos de madeira para mastigar e manter os seus dentes cortados.

Se os dentes de um coelho deixarem de moer e crescerem em mau estado, isto pode causar mau cheiro e, por isso deixarão de comer, o que pode ser muito perigoso. Se você observar um crescimento anormal dos dentes do coelho, não hesite e consulte o veterinário, levando em conta que 12 horas sem alimentos podem ser mortais para um coelho.

15 Curiosidades sobre o coelho - 9. Dentes em desenvolvimento

10. Uma triste realidade

Quem sabe tudo sobre coelhos, sabe também que é o terceiro animal mais abandonado em refúgios e em ambientes industriais. Eles são criaturas carinhosas e muito nervosas que precisam de muito carinho. É importante saber que ter um coelho é ter um pet por muitos anos (entre 8 e 10 anos) e que, desde o momento em que chega em casa, já faz parte da família. No PeritoAnimal incentivamos você a escolher sempre a opção da adoção responsável ao invés de comprar qualquer animal.

15 Curiosidades sobre o coelho - 10. Uma triste realidade

11. Coelhos usam caixa de areia

Uma das curiosidades sobre o coelho mais impressionantes é que, assim como os gatos, os coelhos também podem aprender a usar a caixa de areia como seu banheiro. No local onde seu coelho costuma ir, coloque a caixa que tenha um tamanho adequado para o coelho. Se ele for pequeno, a caixa pode ser menor. Porém, se ele for grande, a caixa de areia tem que ter espaço suficiente.

Para treinar os coelhos, é recomendado colocar seus excrementos dentro da caixa nas primeira vezes, para que eles possam identificar e associar o cheiro ao seu novo local, seu novo banheiro. Como o coelho vai passar muito tempo dentro da caixa, é bom colocar um pouco de feno por cima, além de jornais para absorver a urina. Toda semana a caixa de areia deve ser limpa completamente para evitar mau cheiro e riscos de doenças para os coelhos.

12. Engolem bolas de pelo

Outra característica que os coelhos têm em comum com os gatos é a frequência com que eles se limpam. Por esse motivo, eles acabam engolindo pelos que ficam soltos, que geralmente saem pelos excrementos. Porém, quando os coelhos ingerem uma quantidade maior de pelos, eles se unem e se transformam em bolas de pelos. Dependendo do seu tamanho, podem bloquear a digestão, causando prejuízos para os coelhos.

Para evitar o desenvolvimento das bolas de pelos, é importante que os tutores escovem os pelos dos coelhos com frequência. Os coelhinhos que apresentam pelos mais compridos devem ser escovados mais vezes que os que apresentam pelo curto.

15 Curiosidades sobre o coelho - 12. Engolem bolas de pelo

13. Sensíveis a temperaturas

De fato, graças à sua vida debaixo da terra onde a temperatura é mais fresca, os coelhos que nos rodeiam são especialmente sensíveis ao calor do verão. Para a sua sobrevivência durante os dias de altas temperaturas, é necessário fornecer ventilação, gelo e água para eles constantemente.

Como eles não se adaptam bem a temperaturas quentes, ambientes com clima quente, úmido ou mal ventilados, podem ficam estressados, adoecer gravemente e correm risco de vida caso fiquem expostos por muito tempo a temperaturas quentes altas acima de 26 ºC ou mais baixas, com temperaturas menores a 15ºC.

15 Curiosidades sobre o coelho - 13. Sensíveis a temperaturas

14. Qual o maior coelho do mundo?

O coelho Darius, da raça Continental Giant Rabbit, foi reconhecido pelo Guiness World Records¹ como o maior coelho do mundo, devido ao seu impressionante tamanho. O Darius mede um metro e meio, pesando mais de 22 kg. Ele mora na Inglaterra, é muito querido por sua família e adora comer. Sua alimentação anual chega a custar caro para a família, pois o Darius come 2 mil cenouras e 700 maçãs, além da sua ração.

15 Curiosidades sobre o coelho - 14. Qual o maior coelho do mundo?

15. O coelho reconhece o dono?

Os coelhos costumam expressar seus sentimentos através de alguns sinais. Caso ele se sinta relaxado com você, ele pode apresentar alguns desses comportamentos:

Deitar próximo a você: Se ele deixa junto a você, é porque sente segurança. Caso ele fique tão relaxado ao ponto de quase adormecer ao seu lado, também é um sinal de reconhecimento. Geralmente, o coelho pode pedir carícias ao seu tutor deslizando a sua cabecinha entre as mãos dele ou esfregando o nariz no corpo da pessoa.

Lambidinhas: Se o seu coelhinho frequentemente lambe sua pele, é porque ele está demonstrando o afeto que sente por você! O barulho de coelho é aquele que aparece quando está ronronando ao receber carinho, sinal que está muito feliz.

Estar sempre tranquilo: O coelho geralmente vive em estado de alerta e pode parecer assustado. Quando eles não demonstram desconforto, nem medo, é porque estão se sentindo seguros com você. Esse também é um forte sinal que o coelho te ama!

Assista a este vídeo do PeritoAnimal para conhecer outros sinais que seu coelho te ama:

Se deseja ler mais artigos parecidos a 15 Curiosidades sobre o coelho, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências

1. "Longest rabbit (living)". Guiness World Records. 06 april, 2010. Acessado em 04 de dezembro de 2019. Disponível em: https://www.guinnessworldrecords.com/world-records/210091-longest-rabbit?fb_comment_id=897949130314530_1353423341433771

Bibliografia
  • “Introduction to Rabbits”. Diane McClure. Animal Resource Center Veterinary Services, 2019. MERCK MANUAL. Acessado em 4 de dezembro de 2019. Disponível em: https://www.merckvetmanual.com/all-other-pets/rabbits/introduction-to-rabbits

Vídeos de 15 Curiosidades sobre o coelho

1 de 3
Vídeos de 15 Curiosidades sobre o coelho

Escrever comentário sobre 15 Curiosidades sobre o coelho

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Mit
Olá, gostaria de saber se posso trocar o nome do meu coelho.

15 Curiosidades sobre o coelho
1 de 14
15 Curiosidades sobre o coelho

Voltar ao topo da página