O que precisa saber

Tipos de lulu da pomerânia

 
Eduarda Piamore
Por Eduarda Piamore, Técnica em psicologia, educação e adestramento canino e felino. 11 janeiro 2024
Tipos de lulu da pomerânia
Lulu da Pomerânia

Ficha do animal: Lulu da Pomerânia

Os cães "lulu da pomerânia" conquistaram grande popularidade nas últimas décadas, e isso, sem dúvida, está relacionado às suas variadas e numerosas qualidades. Além da notável beleza e elegância, esses "mini leões" possuem um temperamento extremamente carinhoso, inteligente e ativo, gostando de brincar com crianças e receber muitos carinho de seus tutores. Outra característica atraente desta raça canina é que, atualmente, ela apresenta uma ampla variedade estética ou de aparência, o que nos permite falar sobre diferentes tipos de lulu da pomerânia.

No entanto, é importante ter em mente que não existem várias raças de lulu da pomerânia. Na realidade, há apenas uma raça de cães toy que, atualmente, é conhecida como lulu da pomerânia ou spitz-alemão-anão, e nela encontramos indivíduos com pelagem de várias cores e com certos traços físicos distintivos, mais evidentes na região da cabeça e da face.

É neste lulu da pomerânia que focaremos neste novo artigo do PeritoAnimal, no qual você poderá conhecer as principais características de cada um dos tipos de lulu da pomerânia. Continue lendo para saber mais!

Também lhe pode interessar: Tipos de Husky realmente existem?

Índice

  1. Lulu da pomerânia ou lulu da pomerânia
  2. Lulu da pomerânia com rosto de raposa
  3. Lulu da pomerânia com rosto de urso ou boo
  4. Lulu da pomerânia com rosto de boneca
  5. Lulus da pomerânia

Lulu da pomerânia ou lulu da pomerânia

Se usamos o termo "padrão" para denominar este tipo de lulu da pomerânia, é porque se trata da variedade mais comum, que, muito provavelmente, você já viu passeando pelas ruas de sua cidade. Além disso, são suas características físicas e comportamentais que encontraremos nos padrões oficiais desta raça canina publicados por grande parte das federações caninas internacionais, inclusive pela FCI.

Trata-se de um cão de tamanho toy ou mini e de estrutura esbelta, cujo peso corporal costuma variar entre 1,8 kg e 2,5 kg. Destaca-se por ter uma cabeça de formato triangular que, assim como seu corpo, está totalmente coberta por uma pelagem felpuda, a qual confere ao lulu da pomerânia um aspecto semelhante ao de uma pequena raposa. Seu pelo pode exibir uma imensa variedade de cores, incluindo preto, marrom, branco, laranja, diferentes tonalidades acinzentadas, etc.

Um dado interessante é que, apesar de desfrutar atualmente de uma importante popularidade global, os lulus da pomerânia são muito antigos. No entanto, os primeiros exemplares originados no antigo ducado da Pomerânia, situado entre Alemanha e Polônia, eram muito maiores e robustos.

E mesmo que hoje o lulu da pomerânia tenha se tornado um perfeito "cão de colo", seus antepassados foram treinados principalmente como cães de pastoreio, e também puxaram trenós no território russo. Uma mudança impressionante, não é mesmo?

Tipos de lulu da pomerânia - Lulu da pomerânia ou lulu da pomerânia

Lulu da pomerânia com rosto de raposa

O tamanho e a aparência geral são muito semelhantes aos do lulu da pomerânia padrão. Na verdade, a única diferença é que este tipo de lulu da pomerânia é desenvolvido a partir de cruzamentos seletivos que visam realçar a fisionomia semelhante à de uma raposa.

O "rosto de raposa" que identifica essa variedade de lulus da pomerânia se caracteriza por um focinho ligeiramente mais longo e fino, além de terem orelhas mais pontiagudas. Em sua pelagem, geralmente predominam as tonalidades alaranjadas ou levemente avermelhadas, o que também está relacionado ao objetivo de torná-los mais parecidos com raposas. E essas mesmas características fazem com que o lulu da pomerânia com rosto de raposa seja bastante semelhante ao spitz alemão de pequeno porte.

Alguns criadores consideram errôneo ou desnecessário estabelecer uma diferenciação entre o lulu da pomerânia padrão e o lulu da pomerânia com rosto de raposa. No entanto, dado que você encontrará menção a esses dois tipos de lulu da pomerânia, achamos interessante incluí-los em nossa lista.

Além disso, é importante que você saiba que essas variantes não são reconhecidas pela grande maioria das federações caninas internacionais. Na verdade, a FCI agrupa em um único padrão, denominado "deutsche spitze" ou "spitz alemães"[1], todos os tipos de lulu da pomerânia (também chamado de spitz anão), assim como o keeshond ou spitz lobo, e os cães spitz alemães de pequeno, médio e grande porte.

Tipos de lulu da pomerânia - Lulu da pomerânia com rosto de raposa
Imagem: SPORT

Lulu da pomerânia com rosto de urso ou boo

Conhecido também como lulu da pomerânia boo, esta variedade com aparência de ursinho de pelúcia foi criada no início dos anos 2000 nos Estados Unidos. O processo de seu desenvolvimento focou-se em deixar mais suaves os traços mais selvagens da típica "estética de raposa" que, até então, era muito valorizada nos cães dessa raça. O resultado foi um cãozinho de aparência inegavelmente fofa, mas também bastante artificial.

O tipo de lulu da pomerânia com cara de urso de pelúcia possui uma pelagem ainda mais felpuda do que os outros tipos de lulus, embora o pelo seja mais curto. A cabeça, o focinho e a trufa são menores, enquanto os olhos são maiores e bem redondos.

Seu rosto também parece mais redondo devido à ausência do típico "queixo" pontiagudo e às orelhas com pontas levemente arredondadas. Sua pelagem pode exibir uma ampla variedade de cores, geralmente combinadas com o branco.

Uma curiosidade é que o nome "lulu da pomerânia boo" faz referência a um pequeno lulu da pomerânia chamado Boo, que fez muito sucesso na rede social Facebook depois que sua tutora, que trabalhava para a empresa, decidiu criar um perfil para seu pet. Boo chegou a ter mais de 5 milhões de seguidores no Facebook e costumava ser conhecido como "o cachorro mais fofo do mundo"[2].

Infelizmente, Boo faleceu devido a problemas cardíacos no início de 2019, após perder seu inseparável companheiro Buddy. No entanto, sua beleza e sua lembrança foram eternizadas em dois livros publicados por sua tutora sob o pseudônimo de JH. Lee. Um deles, intitulado "Boo: The Life of the World's Cutest Dog", ainda está disponível na Amazon.

Se por acaso você tem um desses tipos de lulu da pomerânia ou está pensando em adotar um, é possível que se interesse por nosso artigo com algumas sugestões de nomes para cachorros pequenos.

Tipos de lulu da pomerânia - Lulu da pomerânia com rosto de urso ou boo
Imagem: Pomeranian Beauty

Lulu da pomerânia com rosto de boneca

O "baby doll pomeranian" é o tipo mais recente de lulu da pomerânia, cuja popularidade está crescendo rapidamente, principalmente nos Estados Unidos. Em termos estéticos, podemos considerá-los como uma variante intermediária entre o lulu da pomerânia, com seu aspecto típico de raposa, e o lulu da pomerânia Boo, que se assemelha mais a um ursinho de pelúcia.

Para começar, a cabeça e o focinho do lulu da pomerânia com rosto de boneca são menores do que os do lulu da pomerânia padrão, mas não tão pequenos quanto os do lulu da pomerânia com rosto de urso de pelúcia. A aparência do seu rosto é redonda e extremamente delicada, destacando-se os olhos redondos e muito expressivos. Essas características físicas que inspiraram o nome "rosto de boneca" geralmente são realçadas com um tipo de tosa conhecido como "tosa de filhote", que é muito utilizado em raças de cães de pequeno porte, permitindo que o cão mantenha o típico aspecto de filhote ao longo de toda a sua vida.

Quanto à pelagem, que é uma das características mais bonitas em todos os tipos de lulu da pomerânia, a variedade "baby doll" exibe um pelo mais comprido e abundante. Além disso, sua altura na cernelha também costuma superar a dos outros tipos de lulus da pomerânia.

Enquanto tutor, é fundamental estar informado sobre todos o aspectos da vida do seu cão. Por isso, recomendamos a leitura do artigo "Benefícios da tosa para o seu cachorro".

Tipos de lulu da pomerânia - Lulu da pomerânia com rosto de boneca

Lulus da pomerânia

Nas últimas décadas, ocorreram vários cruzamentos entre cães da raça lulu da pomerânia e outras raças caninas. Alguns deles, inicialmente, ocorreram de forma acidental ou espontânea, e depois começaram a ser aprimorados pelos criadores. No entanto, a maioria desses cruzamentos foi realizada intencionalmente com o propósito de ressaltar certas características físicas ou comportamentais.

Independentemente de como surgiram, vários tipos de lulu da pomerânia "híbridos" tornaram-se muito populares e até mesmo já têm nomes próprios, embora ainda não sejam reconhecidos pela maioria das federações caninas internacionais.

A seguir, apresentamos os tipos de lulu da pomerânia híbridos mais populares:

  • Pomapoo: tem origem a partir de cruzamentos entre o lulu da pomerânia e o poodle. Destaca-se por seu temperamento cheio de energia, grande inteligência e predisposição ao adestramento, resultando em um cão muito fácil de adestrar e um ótimo companheiro para pessoas mais ativas. Devido ao seu pequeno tamanho e comportamento muito amigável e versátil, os cães pomapoo se adaptam muito bem a viver em apartamentos;
  • Beagle-Pom ou Pomeagle: a mistura do lulu da pomerânia com o beagle resultou em um cão de pequeno porte, mas notavelmente mais robusto, com orelhas geralmente redondas e caídas. Quanto ao temperamento, os "pomeagles" são extremamente brincalhões, adoram a companhia de crianças, mas têm uma tendência a latir excessivamente. Se o seu pequeno companheiro se tornou uma fonte inesgotável de latidos (e problemas com os vizinhos), confira nosso artigo "Meu cachorro late muito - Causas e soluções";
  • Pom-Tzu ou Shirania: nascidos da mistura do lulu da pomerânia com o shih tzu, esses pequenos peludos são extremamente sociáveis, adoram desfrutar da companhia de seus tutores e têm um nível de energia moderado, podendo ser excelentes companheiros para idosos ou pessoas com um estilo de vida mais sedentário. Além disso, sua pelagem macia, apesar de ser muito abundante, é hipoalergênica, ou seja, é altamente recomendada para pessoas que sofrem de alergias;
  • Pomchi: é um híbrido entre o lulu da pomerânia e o chihuahua, de pequeno porte e estrutura delicada (dificilmente ultrapassa os 5 kg). Sua pelagem é lisa, longa e fofa, podendo exibir uma ampla variedade de cores, como branco, preto, marrom e creme, que podem aparecer uniformemente ou combinando diferentes tonalidades. A influência do lulu da pomerânia permitiu "suavizar" a natureza destemida do chihuahua, que é corajoso ao ponto de "ignorar" seu tamanho ao enfrentar outros cães. Assim, o pomchi destaca um temperamento mais extrovertido e um pouco menos obstinado que o chihuahua "puro", sendo mais fáceis de treinar e menos propensos a comportamentos agressivos relacionados à auto-preservação ou proteção de recursos, embora a socialização desde filhote seja igualmente importante;
  • Pomsky: não sabíamos que as características típicas de lobo do husky siberiano poderiam combinar tão perfeitamente com a estética de raposa do lulu da pomerânia até ver um exemplar de cachorro pomsky. Mais do que cães, são bichos de pelúcia vivos que parecem uma miniatura de husky com focinho e patas curtas, cabeça redonda e pelagem extremamente volumosa. Falando em pelagem, as cores predominantes na pelagem do pomsky também coincidem com as de seu progenitor siberiano, sendo comuns combinações de branco com preto, cinza, creme, chocolate ou avermelhado. Eles também costumam apresentar a típica máscara facial do husky siberiano. Uma curiosidade é que o temperamento de um cachorro pomsky pode variar de acordo com sua composição genética e, especialmente, com a porcentagem genética que herdou de cada um de seus progenitores;
  • Maltipoo: originado a partir de cruzamentos seletivos entre o lulu da pomerânia e o maltês. O resultado foi um cão extremamente sociável e carinhoso, com um nível moderado de energia, mas que gosta muito de brincar e costuma ser bastante paciente com as crianças. E isso não é por acaso, já que seus progenitores estão entre as melhores raças de cães para crianças e também entre aquelas que melhor se adaptam a apartamentos. Além disso, sua bela pelagem, na qual predomina a cor branca, é hipoalergênica, tornando o maltipoo um cão ideal também para pessoas alérgicas;
  • Porkie, Yoranian ou Yorkie-Pom: o yorkshire terrier é um fenômeno tão grande de popularidade em todo o mundo que os criadores trabalharam para gerar inúmeras novas raças com sua 'influência'. Uma das recentes é o porkie, um híbrido entre o lulu da pomerânia e o famoso "yorkie", que, como não poderia deixar de ser, destaca um temperamento grandioso. Alegre, divertido, alerta, muito leal aos seus tutores e um amigo inseparável para as crianças, assim são os pequenos cães yoranian, que dificilmente ultrapassarão 15 cm de altura e 3 kg de peso corporal na idade adulta;
  • Bichonrania: é um dos tipos menos conhecidos de lulu da pomerânia híbridos e resulta de cruzamentos com o bichon frisé. Devido às semelhanças estéticas compartilhadas por seus progenitores, o bichonrania parece bastante semelhante, à primeira vista, ao pomapoo, principalmente quando ainda são filhotes. Seu temperamento também é igualmente enérgico, portanto, uma boa estimulação física e mental é essencial para manter um comportamento estável. Para diferenciá-los, podemos observar as orelhas, que são triangulares e eretas no pomapoo, enquanto costumam ser redondas e caídas no bichonrania. Além disso, estes últimos costumam ter olhos maiores e redondos, um focinho menos pronunciado e uma pelagem ligeiramente mais curta e densa.

Por último, mas não menos importante, é importante mencionar que há muitos outros tipos de lulu da pomerânia híbridos com características físicas e comportamentais únicas. Portanto, se você gostaria de ter um cachorro com essas características, incentivamos você a entrar em contato com uma ONG ou um abrigo de animais em sua região para que possa agendar uma visita e conhecer os cães disponíveis para adoção. E independentemente do tipo de lulu da pomerânia que você decidir adotar, convidamos você a conhecer as recomendações gerais para que ele seja feliz.

Tipos de lulu da pomerânia - Lulus da pomerânia

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de lulu da pomerânia, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.

Referências
  1. FCI - Federación Cinológica Internacional. Estándar nº97: Deutsche Spitze. Disponible para consulta en: https://www.fci.be/Nomenclature/Standards/097g05-es.pdf
  2. Shontell, Alyson. (2012). Meet Boo, 'The World's Cutest Dog'— And The . Secret Facebook Employee Behind Him. Publicado en Business Insider y disponible para consulta (en inglés): https://web.archive.org/web/20120810004132/http://www.businessinsider.com/worlds-cutest-dog-boo-irene-ahn-2012-8
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: SPORT
Imagem: Pomeranian Beauty
1 de 6
Tipos de lulu da pomerânia