Partilhar

Pomsky

Atualizado: 25 março 2020
Pomsky

Conhecidos também como Mini Husky ou Husky em miniatura, os cachorros Posmky são verdadeiros ursinhos de carne e osso, umas bolinhas de pelo realmente adoráveis que não deixam ninguém indiferente. Precisamente por sua aparência, o Posmky ganhou muita popularidade nos últimos anos. Por isso, a seguir, vamos detalhar as principais características desta nova e maravilhosa raça canina que chegou impressionando e promete ganhar muitos corações com essa ternura que esbanja onde vai. Continue lendo e descubra no PeritoAnimal a características do Pomsky, seus cuidados e muito mais.

Origem
  • América
  • Estados Unidos
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Ideal para
Tipo de pelo

Origem da raça Pomsky

Esta raça de cachorro é uma das mais novas que existem. Os Pomsky são cachorros híbridos ou mestiços, mais especificamente um resultado da -mistura entre duas raças nórdicas muito populares: o Husky Siberiano e o Lulu-da-Pomerânia. Por isso, seu nome é formado por uma combinação dos nomes das duas raças precursoras, tomando as três primeiras letras de "pomerânia" e as três últimas de "husky", uma forma curiosa de honrar suas origens genéticas.

Normalmente, a mãe do Pomsky é da raça Husky e o pai é Lulu-da-Pomerânia, de modo que uma mãe "grande" dá luz a filhotes menores que ela, o que evita complicações no parto. No entanto, isso não é uma ciência exata, uma vez que a genética dos pais não é a única que influencia, mas também a de parentes anteriores, como os avós.

O Pomsky é um cachorro híbrido tão recente, que ainda não foi catalogado pela Federação Cinológica Internacional, pois é uma raça em desenvolvimento que precisará de algum tempo para se consolidar. Por esse motivo, os cachorros Pomsky não têm pedigree. A raça se originou nos Estados Unidos e, embora ainda não tenha sido oficialmente reconhecida como uma raça pelas organizações relevantes, tem uma alta demanda nos EUA e no resto do mundo, e já existem vários clubes da raça no país, como o Pomsky Club of America.

Características do cachorro pomsky

Esta raça de cachorro geralmente pesa entre 7 e 14 kg, sendo classificada como uma raça de tamanho médio. Dentro desse intervalo, podem ser distinguidas duas categorias ou tipos de Pomsky:

  • De um lado estão aqueles considerados de primeira geração, que são os exemplares com uma porcentagem genética equilibrada entre Husky e Lulu-da-Pomerânia, ou seja, metade a metade. Por isso, eles pesarão entre 9 e 14 kg.
  • Do outro lado, temos aqueles de segunda geração, nos quais é acentuada a presença do Lulu-da-Pomerânia, e por isso seu tamanho é menor, situando-se entre os 7 e 9 kg.

Estes últimos são os mais procurados, devido ao seu tamanho menor e sua eterna aparência de filhotes. Nesse sentido, deve-se notar que os chamados "teacup pomsky" não atendem às características mencionadas, o que quer dizer que foram submetidos a uma criação muito seletiva que pode incluir os pais e, portanto, esses filhotes tendem a apresentar mais problemas de saúde.

A aparência do Pomsky lembra um Husky em miniatura, herdando dele o amplo repertório de cores em seu pelo e seus lindos olhos azuis. No entanto, existem algumas características que o diferenciam do Husky, como o corpo menos esbelto e as pernas mais curtas, que lhe conferem uma aparência mais infantil. A cabeça do Pomsky, assim como seu corpo, é arredondada, com um focinho curto e olhos juntos como os do Lulu-da-Pomerânia. Isso dá uma aparência fofinha, mais infantil do que a do Husky.

Personalidade do cachorro Pomsky

Devido à grande diferença entre distintos exemplares de Pomsky, é difícil estabelecer um padrão comportamental que englobe todos eles. O comportamento deles dependerá da porcentagem genética que eles herdaram de cada um dos pais. Dessa forma, se for mais parecido com o Lulu-da-Pomerânia, será um cachorro mais territorial e apegado ao seu tutor, podendo até apresentar problemas quando se trata de se relacionar com crianças e outros animais de estimação, mas isso geralmente é resolvido com treinamento adequado e socialização dos filhotes. Pelo contrário, quando os genes predominantes são os do Husky, os filhotes de Pomsky não terão dificuldade em se adaptar à vida familiar, embora o treinamento adequado às suas necessidades também possa ser necessário ou recomendado.

Em geral, se tratam de cachorros ativos e brincalhões, que precisam de muitas horas de brincadeira e atividade. Se você fornecer um adestramento adequado, uma boa socialização e o tratar com carinho e atenção, assim como ocorre com a maioria das raças, o cachorro Pomsky ou Husky miniatura sem dúvida será um companheiro inigualável.

Cuidados com o cachorro Pomsky

Os Pomsky geralmente são cachorros saudáveis, no entanto, é importante realizar exames veterinários frequentes para evitar ou detectar possíveis doenças precocemente. Como é uma raça de pelos semi-longos e abundantes, é necessário realizar uma escovação diária completa para eliminar o excesso de pelos e evitar emaranhados, além de, é claro, deixá-lo com uma aparência brilhante, suave e agradável ao toque.

Além do mencionado, o cachorro Pomsky exigirá os mesmos cuidados que qualquer outra raça, ou seja, você deve prestar atenção à sua higiene, alimentação adequada e equilibrada e passeios diários para manter seu amiguinho peludo saudável e equilibrado. Da mesma forma, por descender de uma raça tão inteligente quanto o Husky, serão essenciais sessões de jogo para manter sua mente e corpo adequadamente estimulados. Você pode incluir jogos de inteligência e rastreamento para aprimorar ainda mais suas capacidades.

Adestramento do cachorro Pomsky

Trata-se de uma raça inteligente e obediente, a qual tornará mais fácil e eficaz seu adestramento e educação em geral. O Posmky precisa de exercícios suficientes para evitar que ele se torne um cachorro estressado e, assim, evite causar incômodo como os danos à casa. Se você não o ajudar a liberar toda a energia que ele possui, o Pomsky poderá desenvolver sérios problemas de comportamento relacionados à ansiedade. Quanto mais ele se exercita, mais equilibrado será seu Pomsky, e mais calmo e amigável se mostrará, além de feliz!

O adestramento será necessário, acima de tudo, para os filhotes com predominância de Lulu-da-Pomerânia, para facilitar sua socialização e garantir uma boa convivência no caso de estarem em uma família com crianças. Também ajudará a impedir que sejam excessivamente territoriais. Nesse sentido, para educar o Pomsky, será essencial o uso de adestramento canino e positivo, sempre reforçando o bom comportamento e motivando o animal a querer continuar aprendendo.

Saúde do cachorro Pomsky

De maneira geral, o Pomsky é um cachorro saudável e forte. Devido à raça ser tão nova, ainda não se sabe com certeza as doenças às quais os Pomsky são mais tendenciosos, no entanto, é importante que sejam levados ao veterinário regularmente, uma vez que a raça é considerada propensa aos problemas cardiácos, oculares e articulares. Estes últimos se devem à sua forte compleição em comparação ao seu tamanho pequeno, o que causa uma sobrecarga nas articulações. Como você pode ver, todas essas doenças são típicas do Lulu-da-Pomerânia, por isso, pode ser que o veterinário te recomende o uso de condroprotetores.

Além disso, o cachorro Posmky também herda do Lulu-da-Pomerânia a tendência a formar placa dental, por isso seria recomendável usar produtos que ajudem a evitá-la e, conforme necessário, realizar limpezas bucais no veterinário de referência com a frequência em que ele considerar mais recomendável para cada indivíduo. Pode sofrer também com problemas respiratórios, como o colapso traqueal.

Fotos de Pomsky

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Pomsky

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Pomsky

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Pomsky
1 de 3
Pomsky

Voltar ao topo da página