O que precisa saber

Com que idade se pode separar os cachorros da mãe?

Nelson Ferreira
Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 23 agosto 2019
Com que idade se pode separar os cachorros da mãe?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Ter em conta os aspectos psicológicos e físicos do desenvolvimento de um cachorro é fundamental para saber com que idade se devem separar da sua progenitora. Fazê-lo antes do tempo pode ser muito prejudicial, provocando carências no seu crescimento ou desequilíbrios emocionais.

É habitual nos apaixonarmos por um cachorro mal o vemos, são realmente adoráveis, no entanto, devemos dedicar tempo a preparar a chegada do cachorro, refletindo sobre a grande responsabilidade que vamos ter, recolhendo toda a informação necessária e preparando a casa para a sua chegada. Obviamente, depois sentimos uma grande impaciência para o termos em casa.

Mas a primeira coisa que devemos tratar não é a nossa impaciência, e sim as necessidades do animal, e leva-nos à seguinte pergunta: Com que idade se pode separar os cachorros da mão? Neste artigo do Perito Animal mostramos-lhe toda a informação que necessita.

Índice

  1. Quando se devem separar os cachorros da sua mãe?
  2. Os problemas originados por uma desmame prematuro
  3. Se quer o melhor para o seu cachorro deve esperar
  4. Conselhos para separar um cachorro da sua mãe

Quando se devem separar os cachorros da sua mãe?

Quando falamos da separação dos filhotes da sua mãe devemos esclarecer inicialmente que existe um tempo imprescindível e outro que é ideal. Tendo em conta dois fatores muito importantes, a socialização e a amamentação, veja em seguida quando se devem separar os cachorros da sua mãe:

A amamentação

Um dos motivos mais importantes pelos quais o cachorro deve permanecer o maior tempo possível com a sua mãe é a alimentação, uma vez que apenas o leite materno contém uma composição nutricional que é exatamente a que o filhote precisa para o seu adequado desenvolvimento e amadurecimento.

O leite da cadela contém o colostro, uma substância que oferece aos filhotes nos primeiros dias de vida. O colostro protege-os evitando qualquer infecção. Passado um tempo, o leite materno da cadela oferecerá aos filhotes todos os nutrientes essenciais para um bom crescimento, assim como defesas, enzimas e hormônios. Nesta etapa, a progenitora deve estar bem alimentada, repercutindo isso em uma melhor saúde dos cachorros.

A socialização do cachorro

Além da amamentação materna, outro aspecto muito importante pelo qual o cachorro deve permanecer um tempo mínimo com a sua mãe é que a educação do mesmo não começa na família humana.

Durante o período de tempo materno a mãe começa com a socialização do cachorro, e ensina-o como se comunicar com os seus pares,isto por sua vez fortalece a segurança do cachorro, uma vez que o mesmo, ao ser um animal sociável tem como necessidade básica a sensação de pertença a uma ninhada. Se um cachorro não se socializa corretamente, é possível que venha a sofrer problemas de conduta no futuro como por exemplo insegurança, medo e reactividade com outros da mesma espécie. Além de lhe ensinar as normas básicas de comunicação entre cães, a sua mãe também lhe ensinará como atuar no meio envolvente em que vivem e a convivência com outros seres vivos (humanos, gatos, pássaros, etc).

Então, quando devemos separar um cachorro da sua mães?

O tempo mínimo que um cachorro deve estar junto com a sua mãe é de 6 semanas, período no qual o cachorro inicia o seu desmamem. No entanto, o mais habitual é que o desmame se prolongue até, aproximadamente, as 8 semanas de vida. Então sim é o momento ótimo para separar o cachorro da sua mãe.

Devemos assinalar que quando mais tempo o cachorro estiver com a sua mãe, muito melhor será para o mesmo, portanto, é recomendável deixar o cachorro junto a sua mãe até aos 3 meses de idade aproximadamente.

Com que idade se pode separar os cachorros da mãe? - Quando se devem separar os cachorros da sua mãe?

Os problemas originados por uma desmame prematuro

Os cachorro só deveriam ser desmamados prematuramente naqueles casos em que a mãe não possa cuidar deles por motivos de saúde ou transtornos comportamentais, nos demais casos, respeitar um contacto mínimo de 2 meses com a mãe é imprescindível.

Deve ter em conta que o desmame prematuro de um cachorro pode originar diversos problemas:

  • Diminuição da resposta do sistema imunológico
  • Transtornos de comportamento na etapa adulta
  • Hiperatividade e ansiedade
  • Mau comportamento com outros cachorros
Com que idade se pode separar os cachorros da mãe? - Os problemas originados por uma desmame prematuro

Se quer o melhor para o seu cachorro deve esperar

Como pode ver, separar de forma prematura um cachorro da sua mãe pode envolver numerosos problemas e ao contrário do que muitas pessoas pensam, não ajuda na adaptação ao lar humano.

Quando um cachorro chega ao seu lar continuará a precisar de diversos cuidados importantes, e será você o responsável por isso, no entanto, estes cuidados não substituem sob nenhum conceito o importante papel da mãe durante os primeiros meses de vida do cachorro.

Nesse sentido, deve saber que se verdadeiramente quiser o melhor para o seu cachorro, não é recomendável tê-lo antes dos 2 meses de idade.

Com que idade se pode separar os cachorros da mãe? - Se quer o melhor para o seu cachorro deve esperar

Conselhos para separar um cachorro da sua mãe

A partir das 8 semanas de vida e, de forma progressiva, devemos motivar o cachorro a começar o desmame. Deve oferecer-lhe comida úmida ou ração demolhada, facilitando assim a adaptação à sua nova alimentação.

É importante assinalar, que não devemos afastar todos os cachorros da mãe ao mesmo tempo, especialmente antes das 8 semanas de vida, uma vez que pode originar uma depressão na cadela assim como problemas relacionados com a produção de leite, como é o caso da mastite. Pelo contrário, se esperarmos o tempo suficiente, a cadela instintivamente saberá que os seus cachorros são independentes e a separação não será negativa.

Com que idade se pode separar os cachorros da mãe? - Conselhos para separar um cachorro da sua mãe

Se deseja ler mais artigos parecidos a Com que idade se pode separar os cachorros da mãe?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
10 comentários
A sua avaliação:
Beatriz Yumi
Olá! Onde posso ter mais informações sobre a amamentação em cães gatos?
Estou fazendo um curso de auxiliar Veterinária e gostaria de saber mais informações de como funciona todo esse processo.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Beatriz. Tudo bem? Em primeiro lugar, parabéns pelo curso! Ajudar os animais sempre é uma linda opção, ainda mais neste caso em que você vai se especializar. Sobre a sua pergunta, há uma série de estudos acadêmicos que você pode procurar no Google Acadêmico, por exemplo. Além disso, há alguns sites especializados em outros idiomas, como o inglês, em que há bons textos sobre este assunto. Recomendamos o VCA Hospitals.
Esperamos ter ajudado!
A sua avaliação:
ian pereira simão
Ola eu n concordo, acredito que n se deve separar o cachorro da mãe já que os dois vivem no mesmo ambiente, minha mãe gosta muito dos cachorrinhos.
A sua avaliação:
Cleidineia
Minha cachorrinha esjá com um mês já posso separar ela da mãe, ela já comer ração molhada.
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Cleidineia. O tempo mínimo que um cachorro deve estar junto com a sua mãe é de 6 semanas, período no qual o cachorro inicia o seu desmamem. No entanto, o mais habitual é que o desmame se prolongue até, aproximadamente, as 8 semanas de vida. Então sim é o momento ótimo para separar o cachorro da sua mãe.

Devemos assinalar que quando mais tempo o cachorro estiver com a sua mãe, muito melhor será para o mesmo, portanto, é recomendável deixar o cachorro junto a sua mãe até aos 3 meses de idade aproximadamente.
A sua avaliação:
Edvan
Minha cachorra teve cria sesaria. E de três cachorros no segundo dia um faleceu. Tirei o corpinho do filhote sem ela ver. E agora está agoniada oque fazer.
A sua avaliação:
Filipe
Estou para adotar uma femea de 8 meses raciada de bull terrier(mãe) com bull dog frances(pai). Como devo fazer a esse desligamento da filha?
Samira
Eu acabei de vender TDs os filhotes eles ,estão com 3 meses ,minha cachorra assim q chegou ,em casa ficou procurando eles chorando ,oq eu posso fazer ,sera q ela não corre o risco de ter uma depressão? Me ajuda
Pedro
Olá, estou adotando um westie de 8 meses. Gostaria de saber se há problemas em socialização com a nova família por conta de ser um filhote um pouco mais velho e que cuidados eu deveria ter para minimizar esse impacto. Obrigado!
Luísa Savala
Oi Pedro! Nosso artigo sobre socialização do cachorro pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/a-socializacao-do-cachorro-21654.html
De qualquer forma, se você encontrar muitas dificuldades em socializar seu cachorro, recomendamos que você busque ajuda de um profissional especialista em comportamento canino.
A equipe do PeritoAnimal deseja boa sorte!
fabio
muito obrigado pela ajuda ele ja esta a fazer 2 mesiinhos ja se alimenta bem :) quando posso começar a passear a rua e a enssinalo ??
Luísa Savala
Oi Fabio! O cachorro não poderá sair e ter contato com outros cachorros e objetos da rua até que as outras primeiras vacinas façam efeito. Aos três meses é quando se aplica a última vacina das primeiras vacinas e a semana extra é o tempo que precisa para assegurar a sua eficácia.
Se você quiser saber mais informações sobre o calendário de vacinas para cachorro, confira nosso artigo: https://www.peritoanimal.com.br/calendario-de-vacinas-para-cachorros-20221.html
fabio
Boa tarde
preciso de ajuda urgente muita gente me tem metido medo tive de ir buscar um pastor alemão com um sem de idade ... pela mae o ter receitado, será que posso vir a ter problemas o que devo fazer ?? alguém me pode ajudar umas dicas pff.
Luísa Savala
Oi Fabio! Nossos artigos sobre como alimentar cachorro recém nascido e alimentação de cachorros desmamados prematuramente podem te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/alimentar-cachorros-recem-nascidos-20022.html e https://www.peritoanimal.com.br/alimentacao-de-cachorros-desmamados-prematuramente-21675.html
Aconselhamos que leia com bastante atenção as informações pois você deve ter em conta que o filhote precisa ser alimentado a cada 3 ou 4 horas. Se falhar com alguma refeição, as chances de sobrevivência diminuem drasticamente.
De qualquer maneira, é de máxima importância que você busque ajuda de um médico veterinário o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja boa sorte!
francisca
minha york esta penha, e nas minhas contas ja esta com 65 dias, e ate agora nada dela ter os filhotes, estou preoculpada..mais os cachorinhos mexem bastante
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Francisca. Ela já teve os filhotes?
1 de 5
Com que idade se pode separar os cachorros da mãe?