Comparações

Raças de cachorros que parecem raposas

 
Eva López
Por Eva López, Jornalista. 10 julho 2023
Raças de cachorros que parecem raposas
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Tanto raposas como cães pertencem à família Canidae, por isso não é surpreendente que apresentem certas semelhanças. No entanto, nem todas as raças de cães se assemelham a esses animais selvagens, por isso neste artigo do PeritoAnimal, falaremos sobre os cães mais parecidos com as raposas.

Existem diferentes espécies de raposas, mas todas elas compartilham uma série de características físicas: cauda longa e felpuda, focinho pontiagudo, olhos arredondados e orelhas triangulares eretas. É exatamente nessas características que nos concentraremos para selecionar as raças de cachorros que parecem raposas. Algumas das que se destacam são o spitz finlandês e o shiba inu devido à sua semelhança com a raposa-vermelha, o esquimó-americano por sua semelhança com a raposa-do-ártico e o schipperke por se parecer com a raposa negra. Descubra todas elas a seguir!

Também lhe pode interessar: Cachorros que parecem lobos: 15 raças

Índice

  1. Spitz finlandês
  2. Shiba inu
  3. Pomsky
  4. Cão-esquimó-americano
  5. Vulpino-italiano
  6. Lulu da pomerânia
  7. Chihuahua
  8. Cão-islandês-de-pastoreio
  9. Schipperke
  10. Papillon
  11. Cães vira-latas
Ver mais >>

Spitz finlandês

O spitz finlandês é a raça de cachorro que mais se parece com a raposa-vermelha, tanto em tamanho e morfologia quanto na coloração de sua pelagem. Com orelhas triangulares pequenas e focinho pontiagudo, é um cão de tamanho muito semelhante ao da raposa, geralmente pesando cerca de 14 kg e medindo cerca de 40 cm de altura na cernelha.

Seu temperamento é sociável, atento, ativo e, em geral, equilibrado. Precisa fazer exercícios todos os dias para se manter estimulado.

Raças de cachorros que parecem raposas - Spitz finlandês

Shiba inu

Outro cachorro que parece uma raposa, especialmente à raposa-vermelha e à raposa-veloz, é o shiba inu, devido à sua pelagem bicolor característica, orelhas triangulares, focinho pontiagudo e cauda peluda. Geralmente, mede cerca de 40 cm de altura na cernelha e pesa cerca de 10 kg.

O shiba inu é um cão extremamente protetor e leal à sua família. Além disso, é carinhoso, brincalhão e um pouco nervoso. Durante as fases de filhote e de juventude, pode ser travesso, especialmente se não receber todo o estímulo necessário para canalizar sua energia.

Este é um cão que se parece com uma raposa pequena, mas se você está procurando adotar um cão que se parece com uma raposa grande, o akita inu é praticamente idêntico, mas com 45 kg de peso e 60 cm de altura na cernelha.

Raças de cachorros que parecem raposas - Shiba inu

Pomsky

O pomsky não é uma raça oficialmente reconhecida, mas sim um cão híbrido originado do cruzamento entre o lulu da pomerânia e o husky siberiano. Os exemplares classificados como de segunda geração são significativamente mais parecidos com o lulu, e são exatamente esses que consideramos como cães que se assemelham a raposas e, além disso, de diferentes espécies! Dependendo da cor da pelagem, podem se parecer com a raposa-vermelha, a raposa-do-ártico, a raposa-cinzenta ou a raposa negra.

O temperamento do pomsky irá depender inteiramente da genética herdada. Assim, ele pode ser mais territorial e dependente, como o lulu da pomerânia, ou mais sociável, como o husky.

Raças de cachorros que parecem raposas - Pomsky

Cão-esquimó-americano

Dentre os cães que se parecem com raposas-do-ártico, o esquimó-americano atende a todos os requisitos: tamanho, pelagem branca abundante, orelhas triangulares pequenas, olhos redondos e focinho pontiagudo. Ele pesa entre 8 e 16 kg e mede cerca de 35-48 cm na cernelha.

Essa raça canina não é reconhecida pela Federação Cinológica Internacional (FCI), mas é reconhecida pelo American Kennel Club (AKC), a qual relata que seu padrão racial é de um cão inteligente, amigável e ativo.

Raças de cachorros que parecem raposas -  Cão-esquimó-americano

Vulpino-italiano

Outro cão semelhante à raposa-do-ártico e à raposa-vermelha é o vulpino-italiano, caracterizado por sua pelagem branca monocromática ou vermelha, orelhas triangulares e focinho pontiagudo. Ele mede cerca de 25-30 cm na cernelha e pesa cerca de 4-5 kg, sendo uma raça em miniatura. De acordo com seu padrão racial, a cor creme na pelagem é aceita (embora não seja a mais desejável), portanto, devido ao seu tamanho reduzido e características mencionadas anteriormente, também pode se assemelhar a um cão semelhante à raposa-do-deserto se apresentar essa tonalidade.

O vulpino-italiano é um cão carinhoso, animado e muito apegado à sua família, estabelecendo um forte vínculo com seus membros. Por esse motivo, geralmente não fica bem quando está sozinho.

Raças de cachorros que parecem raposas - Vulpino-italiano

Lulu da pomerânia

Quem não vê um filhote de raposa no lulu da pomerânia? Com seu rosto adorável e sua pelagem fofa, certamente nos lembra os filhotes desses maravilhosos animais, especialmente os das espécies de cores avermelhadas, como a raposa-vermelha ou a raposa-veloz.

O lulu é considerado um cão toy devido ao seu tamanho pequenino, mal chegando aos 3 kg. Além de suas notáveis características físicas, ele se destaca por sua personalidade forte e territorial, sendo ativo e inteligente.

Raças de cachorros que parecem raposas - Lulu da pomerânia

Chihuahua

Se falarmos de cachorros que parecem raposas, devemos mencionar a variedade de chihuahua de pelo longo, especialmente os exemplares de cor creme ou branco com manchas vermelhas, devido à sua semelhança com a raposa-do-deserto no primeiro caso e com a raposa-vermelha no segundo. Fazemos referência à raposa-do-deserto justamente por seu tamanho reduzido, focinho pequeno, orelhas grandes e olhos saltados, características que compartilha com essa raça canina!

O pequeno chihuahua tem um temperamento ativo e vivaz, mas também devemos salientar que ele é um cão territorial e seletivo, geralmente mostrando-se muito desconfiado com estranhos.

Raças de cachorros que parecem raposas - Chihuahua

Cão-islandês-de-pastoreio

É inegável a incrível semelhança entre o cão-islandês-de-pastoreio e a raposa-vermelha, tanto pelas cores da pelagem quanto pelo tamanho, traços faciais e cauda exuberante. Ele pesa entre 10 e 15 kg e mede de 42 a 46 cm na cernelha, sendo um cão de porte pequeno.

Quanto ao temperamento do cão-islandês-de-pastoreio, tratam-se de cães muito amorosos, alegres e brincalhões. Além disso, tendem a latir bastante e são ativos, então precisam de exercícios diários.

Raças de cachorros que parecem raposas - Cão-islandês-de-pastoreio

Schipperke

Ao olhar para o schipperke, automaticamente pensamos na bela raposa negra, com suas orelhas triangulares, focinho pontiagudo, pelagem preta como carvão e cauda fofa, embora, neste caso, o cão tenha a cauda consideravelmente mais curta. Também é de porte pequeno, pesando de 4 a 7 kg e medindo de 25 a 33 cm de altura na cernelha.

Esta raça de cachorro que parece uma raposa é mais independente do que as anteriores, embora ainda precise receber atenção de sua família humana. Além disso, é protetora, leal e amigável com sua família.

Raças de cachorros que parecem raposas - Schipperke

Papillon

Por fim, destacamos outro cachorro que parece uma raposa pequena, especialmente as raposas-do-deserto, devido às suas grandes orelhas e focinho minúsculo: o papillon! Embora seja verdade que sua pelagem não se parece com a da raposa-do-deserto, essa por sua vez se assemelha à de outras espécies de raposas, lembrando-nos de uma mistura de várias delas. É considerado um cão de porte pequeno, não excedendo os 5 kg.

É um cão inteligente, sociável, carinhoso e ativo. Adora ser o centro das atenções e, por isso, tentará obtê-la a todo custo.

Raças de cachorros que parecem raposas - Papillon

Cães vira-latas

Não apenas cães de raça podem ter uma aparência razoável com as raposas, mas também os cães vira-latas, principalmente aqueles nascidos do cruzamento das raças mencionadas. Ao contrário dos cães de raça, os vira-latas apresentam uma menor incidência de desenvolver doenças hereditárias devido à sua forma de reprodução. Além disso, é muito mais fácil encontrar um cão vira-lata para adoção do que um de raça pura, o que nos permite dar uma segunda chance a um cão que precisa e que não irá hesitar em mostrar sua gratidão pelo resto de sua vida.

Raças de cachorros que parecem raposas - Cães vira-latas

Se deseja ler mais artigos parecidos a Raças de cachorros que parecem raposas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.

Bibliografia
  • Federación Cinológica Internacional. Disponível em: https://www.fci.be/es/
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 12
Raças de cachorros que parecem raposas