Partilhar

Casinha para porquinho-da-índia: o que colocar na gaiola

Por Giselly Corrêa. Atualizado: 1 março 2019
Casinha para porquinho-da-índia: o que colocar na gaiola

Se você está se preparando para a chegada de um porquinho-da-índia em sua casa, é imprescindível que antes você tenha a gaiola ou cercado para porquinho-da-índia preparado. Neste artigo do PeritoAnimal passaremos todas as informações necessárias e um checklist sobre o que colocar na gaiola do porquinho-da-índia.

O tamanho, disposição dos elementos ou o tipo de substrato da base são perguntas frequentes, mas que têm grande importância se queremos que nosso porquinho esteja bem cuidado e feliz. Você vai entender tudo isso neste artigo sobre casinha para porquinho-da-índia: o que colocar na gaiola, acessórios para gaiola de porquinho-da-índia e o cercado para porquinho-da-índia.

Também lhe pode interessar: Brinquedos para porquinho-da-índia

Tamanho da gaiola para porquinho-da-índia

O tamanho da gaiola é muito importante para que seu porquinho-da-índia se sinta confortável em seu novo habitat. Como sempre, recomendamos que a gaiola seja a maior possível, no entanto, se tivéssemos que escolher um tamanho mínimo, seria de pelo menos 120 x 60 x 45 cm, segundo as indicações da Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals.

A altura da gaiola também é muito importante, já que assim poderemos adicionar um piso ou túneis e tubos para favorecer seu entretenimento. Se a sua intenção não é comprar uma gaiola e sim criar todo um ambiente, você pode cercado para porquinho-da-índia, ele, certamente, ficará muito grato!

Casinha para porquinho-da-índia: o que colocar na gaiola - Tamanho da gaiola para porquinho-da-índia

Forração e substrato para casinha de porquinho-da-índia

Na base da jaula do seu porquinho-da-índia será imprescindível adicionar um substrato, seja de cilindros de papel reciclado ou de madeira prensada, você encontrará diversos tipos em lojas de pets, que servem para absorver a urina e as fezes. Devemos adicionar pelo menos 2 dedos de espessura do substrato ao fundo da gaiola.

O substrato deverá ser renovado semanalmente, no entanto, se você quiser fazê-lo a cada 5 dias, melhorará a higiene do ambiente do seu porquinho. Você também pode retirar diariamente as fezes ou áreas muito manchadas.

Casinha para porquinho-da-índia: o que colocar na gaiola - Forração e substrato para casinha de porquinho-da-índia

Acessórios para gaiola de porquinho-da-índia: bebedouro

Na casinha para porquinho-da-índia ele deve ter sempre à disposição água fresca e limpa, de forma ilimitada. Para isso, recomendamos os bebedouros clássicos para roedores, pois são mais higiênicos, dificultando que o porquinho derrame a água por toda a gaiola.

Leve em consideração que, se você acaba de adotar um porquinho-da-índia e ele não conhece esse tipo de bebedouro, ele pode até morrer de sede. Se perceber que não está bebendo água, coloque uma tigela na gaiola do porquinho-da-índia para que tenha acesso direto.

Casinha para porquinho-da-índia: o que colocar na gaiola - Acessórios para gaiola de porquinho-da-índia: bebedouro

Cercado para porquinho-da-índia com feno e comida

Lembre-se também que a comida tipo ração do seu porquinho-da-índia: deve ser sempre específica para este roedor, e você a encontrará em lojas comuns de pets. Deve sempre conter vitamina C. Você também deverá adicionar frutas e verduras de vez em quando, a cada dois dias será suficiente. Para mais informações, sugerimos a leitura do artigo sobre alimentação do porquinho-da-índia.

Além disso, é fundamental que você adicione feno à gaiola, para que seu porquinho desgaste os dentes.

Leitura complementar: Feno para porquinho-da-índia: qual o melhor?

Casinha para porquinho-da-índia: o que colocar na gaiola - Cercado para porquinho-da-índia com feno e comida

Cômodos na casinha do porquinho-da-índia

Faça um ninho para seu porquinho-da-índia e cubra-o com feno (se for aberto), dessa forma, seu novo bichinho de estimação se sentirá como em seu habitat natural. Você também pode fazer um ninho fechado como abrigo, por exemplo, e adicionar substrato para que possa se acomodar. É essencial que qualquer roedor tenha um ninho onde possa se refugiar e cochilar nos momentos necessários.

Adicione um piso extra, escadas ou brinquedos diversos para que seu porquinho possa se divertir quando não estiver com você, tudo o que puder imaginar! Lembre-se que o porquinho-da-índia é um animal curioso, e vai adorar correr e descobrir novas áreas de lazer.

Inspire-se: Brinquedos para porquinho-da-índia

Casinha para porquinho-da-índia: o que colocar na gaiola - Cômodos na casinha do porquinho-da-índia

Se deseja ler mais artigos parecidos a Casinha para porquinho-da-índia: o que colocar na gaiola, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.

Conselhos
  • Debes sacar a tu cobaya fuera de la jaula para que se ejercite al menos 4 horas diarias.
  • Recuerda que fuera de la jaula siempre deberás supervisar a la cobaya para que no muerda algún cable u objeto peligroso.
  • Suelen vivir en grupos de varias cobayas, por este motivo y para que se sienta más acompañada puedes hacerte con otra del mismo sexo.
  • Silban y ronronean a quienes conocen, es su forma de comunicación.
  • Son animales inteligentes, pueden aprender a venir ante la llamada de su nombre.
  • Suelen mordisquear cuando tienen hambre aunque por lo general las cobayas no muerden a sus propietarios a no ser que se las coja indebidamente.

Escrever comentário sobre Casinha para porquinho-da-índia: o que colocar na gaiola

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Gabrielli
Vou comprar um porquinho e separei um espaço na varanda 2M×1M
E a varanda tem piso ,tem algum problema ele ficar sob os pisos
Obs:tem algumas partes com pano

Casinha para porquinho-da-índia: o que colocar na gaiola
1 de 6
Casinha para porquinho-da-índia: o que colocar na gaiola

Voltar ao topo da página