Fezes escuras e fétidas do cachorro: causas e tratamento
Ver fichas de Cachorros
Uma missão não muito agradável, mas extremamente importante para o tutor é observar as fezes do seu cachorro. Ao verificar vários aspectos das fezes, é possível detectar se o animal está bem de saúde ou não. Além disso, dependendo da textura, da cor e do odor, é possível saber se o animal está se alimentando de forma correta, se há parasitas e como anda o funcionamento de seu sistema digestivo.
Além disso, a frequência de evacuações também pode ajudar no diagnóstico do seu amigo. Algumas doenças podem ser descobertas com a ajuda de uma boa descrição das fezes do cachorro, ajudando a iniciar o tratamento o mais rápido possível. Na maioria das vezes, a coloração das fezes é modificada com a alteração da dieta do cãozinho. E se a dieta não tiver sido alterada e a cor das fezes se modificou? Outros fatores deverão ser investigados.
E para ajudar o leitor nessa tarefa de observar as fezes e saber detectar possíveis problemas de saúde no seu amigo peludo, o PeritoAnimal escreveu este artigo com várias causas de fezes escuras e fétidas do cachorro e seus possíveis tratamentos. Não deixe seu amigo passar aperto! Fique por dentro do assunto!
Por que meu cachorro está com as fezes escuras e fétidas?
De uma forma geral, as fezes do cachorro devem ser marrom escuro e de consistência firme, sem manchas de sangue ou presença de muco. Qualquer alteração nesses aspectos podem significar que o sistema gastrointestinal do cachorro não está funcionando perfeitamente e o motivo deverá ser investigado.
Quando as fezes ficam escuras é sinal de que temos sangue nelas. As causas são variadas, podendo incluir desde uma úlcera gástrica, lesões no epitélio intestinal causadas por vírus e bactérias e outros problemas. Abaixo listamos algumas possíveis causas e tratamentos para cachorros com fezes escuras e fétidas, lembrando que a orientação de um médico veterinário sempre é necessária e mais segura para os nossos amigos.
Gastroenterites hemorrágicas
As gastroenterites hemorrágicas caninas são comuns no nosso país, em todas as regiões. A parvovirose canina, ou enterite canina viral, é uma das enfermidades infectocontagiosas virais mais comuns e que acomete principalmente cães jovens, de seis semanas a seis meses de idade, por apresentarem baixa imunidade.
A diarreia pode se apresentar de diferentes formas, com cor amarela, traços de sangue ou até hemorragias. Conforme as diarreias e os vômitos progridem, observa-se acentuada desidratação do animal, que apresenta olhos fundos, apatia e perda da elasticidade pele.
O tratamento da parvovirose exige bastante cuidados, pois o animal geralmente precisa de hidratação endovenosa, medicação para o vômito, antibióticos (devido a infecção por bactérias oportunistas), além de outros medicamentos para o tratamento sintomático. É considerada uma emergência, principalmente em filhotes, pois o animal pode desidratar rapidamente e morrer. A busca por auxílio veterinário é de extrema importância, pois o tratamento deve ser instituído o mais rápido possível.
Dieta
Dietas inadequadas podem causar fezes escuras e fétidas no cachorro, como carne vermelha crua ou sangue. Isso acontece porque o sangue tem grande quantidade de ferro, que quando digerido, pode deixar as fezes mais escuras, pretas. A forma de correção é voltar para a dieta adequada, como a ração seca ou dieta caseira balanceada.
Verminoses
Os parasitas intestinais são frequentemente encontrados em cães e gatos e representam uma das principais causas de problemas gastrointestinais, resultando em alterações como perda de apetite, emagrecimento, anemia, desidratação e diarreia, afetando cães e gatos de todas as idades.
Esses parasitas podem grudar na mucosa intestinal do cachorro, causando inflamação e sangramento. Esse sangue causa um escurecimento nas fezes, quem também podem estar amolecidas e fétidas, devido à inflamação da mucosa intestinal.
O tratamento de escolha é a vermifugação dos cães afetados, além de uma boa limpeza do ambiente, para evitar que fiquem ovos de parasitas no local. Os vermífugos para cães geralmente são compostos de praziquantel, febantel, pamoato de pirantel e ivermectina. A frequência de administração pode variar de acordo com o grau de infestação dos parasitas, sendo aconselhável a orientação do médico veterinário.
Úlcera gástrica
Úlceras ou erosões gástricas se formam devido ao desequilíbrio (hipersecreção) do ácido clorídrico e pepsina e falha na habilidade da mucosa de se manter íntegra. Normalmente, as úlceras agudas estão associadas a sangramentos. As úlceras gástricas podem ser reparadas ao longo do tempo, através da projeção de tecido e preenchimento da ulceração, ou podem perfurar, levando a hemorragia grave e extravasamento do conteúdo estomacal na cavidade abdominal.
Esse sangue que sai da úlcera pode ser digerido, sofrendo a ação dos ácidos gástricos, deixando as fezes escurecidas. O tratamento das úlceras deverá ser prescrito pelo veterinário, pois o quadro pode se tornar bem grave e causar muita dor ao animal. Dependendo do caso e de sua gravidade, podem ser prescritos protetores gástricos e antibióticos, além de alimentação apropriada. Em algumas situações, a intervenção cirúrgica pode ser necessária.
Doença inflamatória intestinal
A doença inflamatória intestinal é um termo aplicado a distúrbios gastrointestinais idiopáticos (não se sabe a causa), crônicos, caracterizados por inflamação da mucosa intestinal. Os animais apresentam vômitos, perda de peso, diarreia, letargia, dor abdominal, sangue nas fezes (aqui pode ser sangue vivo ou fezes escurecidas), gases e vontade constante de defecar (tenesmo). O tratamento é realizado com corticoides, imunossupressores, antibióticos e dieta especial.
Neoplasias
Tumores intestinais em cães não são uma causa muito frequente de fezes escuras e fétidas nos cães, mas não podemos descartá-los quando outras causas já foram excluídas, principalmente em animais idosos. Os tumores pode se romper e sangrar, além de causar inflamação e alterar a atividade normal do intestino, resultando em diarreia escurecida e fétida. O tratamento pode ser realizado com cirurgias e/ou quimioterapia, a depender do tipo de neoplasia envolvida.
Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se deseja ler mais artigos parecidos a Fezes escuras e fétidas do cachorro: causas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas intestinais.
- Grano, F.G. et al. Gastroenterite hemorrágica – Relato de caso. Revista Científica Eletrônica de Medicina Veterinária, n.13, 2009. Disponível em https://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/OTh4WNO1q7FSoiH_2013-6-25-10-9-27.pdf. Acesso em 15/07/2024.
- Grun, L. et al. Úlcera gástrica em canino. Salão do Conhecimento, Unijuí, 2020. Disponível em file:///C:/Users/carlamoreira/AppData/Local/Temp/18098-Texto%20do%20artigo-51247-493207-2-20201021.pdf. Acesso em 16/07/2024.
- Marques, M. L. et al. Doença inflamatória intestinal. Pubvet, v.15, n.12, 2021. Disponível em https://ojs.pubvet.com.br/index.php/revista/article/view/468. Acesso em 16/07/2024.