Partilhar

Posso dar anti-inflamatórios ao meu cachorro?

Por Nídia do Carmo, Editora e redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 18 maio 2017
Posso dar anti-inflamatórios ao meu cachorro?

Ver fichas de  Cachorros

Os anti-inflamatórios para cachorros são um tipo de medicamentos usados de forma comum em nossos pets. Por isso, e para que possa se envolver na saúde do seu cachorro, vamos explicar em que consistem, como fazem efeito e quais os os sintomas secundários que podem surgir, além de dar a conhecer outras alternativas mais naturais.

Tudo isto para responder à questão "Posso dar anti-inflamatórios ao meu cachorro?"

Também lhe pode interessar: Anti-inflamatórios naturais para cães

Anti-inflamatórios para cachorros: o que são e como atuam

Os anti-inflamatórios são um tipo de medicamentos que aliviam a inflamação e a dor, sendo também úteis em alguns casos para baixar a febre.

Estão divididos em dois tipos, não esteroides e esteroides:

  • Os não esteroides são os menos prejudiciais e agem cortando o percurso químico do processo inflamatório, diminuindo assim a inflamação e a dor. Tem menos efeitos secundários.
  • Os esteroides são os anti-inflamatórios à base de cortisona que se refletem negativamente na saúde do cachorro, uma vez que suprimem a resposta do seu sistema imunitário. Possuem um mecanismo de ação mais agressivo uma vez que, como dito anteriormente, atuam sobre o sistema de defesas.

Os anti-inflamatórios são recomendados nos seguintes casos: inflamação, dor, febre, cirurgias e doenças como a artrose canina.

Posso dar anti-inflamatórios ao meu cachorro? - Anti-inflamatórios para cachorros: o que são e como atuam

Efeitos secundários dos anti-inflamatórios

Ao cortar o percurso químico, os anti-inflamatórios não esteroides também inibem a síntese de substâncias chamadas prostaglandinas.

As prostaglandinas são essenciais para que o cachorro tenha a mucosa do estômago protegida. Quando estas substâncias não sintetizam de forma suficiente, a mucosa gástrica pode ficar irritada e desprotegida, podendo até desenvolver úlceras. Para evitar este efeito secundário comum, é imprescindível que o cachorro tome a sua medicação sempre depois de comer.

É importante que o tutor se mantenha atento à comida do seu cachorro e garanta que o seu estômago está cheio na hora de tomar o medicamento.

No caso dos anti-inflamatórios à base de cortisona, é muito difícil prevenir os efeitos secundários. Os sintomas incluem: edema, retenção de fluidos, aumento de peso, diminuição da imunidade e doenças provocadas pela falta dela. O veterinário pode decidir prescrever outro medicamento ao seu cachorro, de forma a proteger o seu estômago.

Posso dar anti-inflamatórios ao meu cachorro? - Efeitos secundários dos anti-inflamatórios

Outras alternativas mais naturais

Se o tratamento com anti-inflamatórios tiver uma duração curta, não deve existir nenhum problema. No entanto, tratamentos que se prolongam por períodos longos ou indefinidos possuem grande probabilidade de comprometer a saúde do cachorro.

No caso da osteoartrite, por exemplo, é importante reduzir os medicamentos anti-inflamatórios e administrar suplementos nutricionais que contenham vitaminas, minerais e substâncias que reforcem a cartilagem das articulações.

Da mesma forma, é importante mencionar que um anti-inflamatório não cura, servindo apenas para controlar os sintomas. Fale com o seu veterinário e procure solucionar as causas e o foco do problema ao invés de fazer tratamento sintomático.

Não se esqueça que o seu cachorro também pode beneficiar de terapias naturais como a homeopatia e a acupuntura.

Posso dar anti-inflamatórios ao meu cachorro? - Outras alternativas mais naturais

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Posso dar anti-inflamatórios ao meu cachorro?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário sobre Posso dar anti-inflamatórios ao meu cachorro?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
21 comentários
Sérgio Jacó Kloeppel
Posso medicar oxotron para um cão idoso
Coelho
Moro no interior, não tenho como levar meu cachorro no veterinário, o Léo não tem esta comendo, não quer beber água, fica só deitado, muito molinho, posso dar algum antiflamatorio a ele? E qual?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Coelho! Sem indicação profissional não recomendamos que você medique o seu pet. No entanto, temos um artigo que pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/meu-cachorro-nao-quer-comer-o-que-fazer-22871.html
De qualquer maneira, é fundamental que ele seja visto por um veterinário, uma boa dica é buscar ONGs ou Associações próximo da sua região.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Rosiane
Meu cachorro está com a junta da perna de trás esquerda inchada acho que no pular do carro hj ele torceu só vou conseguir levar no veterinário amanhã,será que posso dar Profenid infantil pra ele?,ele tem 5 meses e 20 kilos
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Rosiane! Não recomendamos que você medique o seu pet sem consultar um veterinário. O mais indicado é buscar ajuda profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal seja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
valeria maria serri
gostei muito desse artigo,pois me ajudou bastante,,bem esclarecedor.obrigada!
Isac teles da fonseca
Ola meu cachorro esta com inchaço na barriga e nas 2 patas trazeiras. ele nao quebou nada apenas começou a inchar. de uns dias pra ca as veses ele respira forte pelo fussinho mas nada de mais ..oq faço pra combater o inchaço pois ele tem dificuldades de andar mas quando ele anda . anda mancando um pouco devido ao inchaço nas pernas . nao tem nenhuma ferida nen nada apenas isso
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Isac! Nesse artigo damos algumas dias de remédios caseiros para cachorro com barriga inchada: https://www.peritoanimal.com.br/remedio-caseiro-para-cachorro-com-a-barriga-inchada-22546.html
No entanto, é muito importante que você busque ajuda de um médico veterinário de confiaça para que ele possa fazer um diagnóstico com precisão.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
amanda
Boa tarde! estou desesperada com um cão de rua que eu alimento . ele estava com muitas verrugas na boca então eu fui no veterinario comprei um medicamento chamado TINTURA DE TUYA para usar no cachorro , eu disolvi com água e coloquei na boca com a seringa .depois que ele tomou a medicação de fato as verrugas esternas cairam todas porem as internas não ele está muito doente a bocatem cheiro de carniça e ele não consegue se alimentar . não tenho condições delevalo em um medico por fav or alguem poderi ME AJUDAR FALANDO O NOME DE UM ANT-INFLAMATÓRIO PARA EU AJUDÁ-LO
Kalia
Bom dia, minha cachorrinha da raça poodle tentou subi na cama e caiu com o peito tem um galo no peito dela o que devo fazer ?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Kalia! Ela apresenta sinais de dor? Caso apresente, é importante que visite um veterinário que confirme que ela não quebrou nada e que possa receitar algum analgésico e/ou anti-inflamatório ou outro fármaco que ele considere mais adequado.
Paula
Meu cachorro quebrou o unha e nao sei como agir .
O q posso fazer q remedio posso dar pra ele??
Juliano
O melhor a fazer é sempre levar ele no Médico Veterinário de sua confiança!
Catia.dorigan@hotmail.com
Posso dar cimelide para cachorros
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Catia! Você não deve medicar o seu cachorro sem prescrição veterinária. Pode ser muito perigoso e por em risco a vida dele. https://www.peritoanimal.com.br/posso-medicar-o-meu-cachorro-e-o-meu-gato-22538.html
Karina Knebel
Boa tarde, meu pastor alemão brigou com cachorros na rua por causa de cadela no cio, ele é grandão e bobão, porque não sai do quintal, mas nesse dia ele conseguiu fugir e voltou com a pata bem machucada, limpei e passei pomada de unguento, já passei spray mas não estava melhorando, ele lambe tudo, ai enfaixei por algumas horas , mas minha cunhada vei aqui em casa e sei me consultar deu Flanax pra ele, ele deu uma melhorada e aliviou a dor, mas não sei se foi a briga, o spray ou o flanax, ele começo a fazer coco bem pastoso e escuro como se fosse sangue pisado e muito fedido, ai parei com tudo, mas esta muito inchado e saindo muito pus, agora estou passando pomada de nistatina (creme vaginal), passo enfaixo por uma hora e depois tiro a faixa, só o tempo de penetrar antes que ele lamba, comecei ontem a tarde e aparentemente deu uma melhorada, mas ainda esta com muito pus, o que mais posso fazer, (PS: Estou totalmente sem condições financeira para pagar um veterinário. Onde moro só tem clinica particular) Muito obrigado dês de já.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Karina! A ferida do seu cachorro é muito grande e é essencial que ele tome antibióticos que só o médico veterinário pode prescrever. Estas feridas são uma porta de entrada perfeita para todo o tipo de bactérias que acabam por se espalhar e o animal pode adoecer gravemente e até morrer. O ideal é que peça ajuda a amigos e familiares para conseguir pagar uma consulta veterinária. Outra opção é fazer uma petição nas redes sociais. É mesmo essencial que ele seja visto por um profissional devido principalmente ao tamanho da lesão. As rápidas melhoras para ele!

Posso dar anti-inflamatórios ao meu cachorro?
1 de 4
Posso dar anti-inflamatórios ao meu cachorro?

Voltar ao topo da página