Partilhar

Posso dar anti-inflamatórios ao meu cachorro?

Por Nídia Figueira, Editora e redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 7 abril 2020
Posso dar anti-inflamatórios ao meu cachorro?

Ver fichas de  Cachorros

Os anti-inflamatórios são medicamentos usados no tratamento do alívio da dor e inflamações para humanos e, eventualmente, em cachorros. Por isso, a dúvida 'posso dar anti-inflamatórios ao meu cachorro?' pode surgir quando precisamos cuidar de um pet lesionado, com dor ou um cachorro mancando, por exemplo. Neste artigo do PeritoAnimal esclarecemos as dúvidas mais comuns sobre anti-inflamatórios para cachorros: dosagem, efeitos, complementos naturais e tudo o que você precisa saber para ajudar o seu cão de maneira segura.

Também lhe pode interessar: Anti-inflamatórios naturais para cães

Anti-inflamatório para cachorros

Os anti-inflamatórios para cachorros ou humanos são um tipo de medicamentos que aliviam a inflamação e a dor, sendo também úteis em alguns casos para baixar a febre. Eles estão divididos em dois tipos, não esteroides e esteroides:

  • Os não esteroides são os menos prejudiciais e agem cortando o percurso químico do processo inflamatório, diminuindo assim a inflamação e a dor. Tem menos efeitos secundários.
  • Os esteroides são os anti-inflamatórios à base de cortisona que se refletem negativamente na saúde do cachorro, uma vez que suprimem a resposta do seu sistema imunitário. Possuem um mecanismo de ação mais agressivo uma vez que, como dito anteriormente, atuam sobre o sistema de defesas.

Os anti-inflamatórios para cachorro devem ser sempre receitados por um veterinário. Eles costumam ser recomendados nos seguintes casos: inflamação, dor, cachorro mancando, febre, cirurgias e doenças como a artrose canina.

Posso dar Nimesulida para cachorro?

Somente com indicações veterinárias pois a dose de Nimesulida para cachorro não é a mesma que para humanos. Essa é uma dúvida comum já que a Nimesulida é um anti-inflamatório não-esteroide 'humano' que consta na literatura médica canina.

Posso dar anti-inflamatórios ao meu cachorro? - Anti-inflamatório para cachorros

Efeitos colaterais dos anti-inflamatórios para cachorros

Ao cortar o percurso químico, os anti-inflamatórios não esteroides também inibem a síntese de substâncias chamadas prostaglandinas.

As prostaglandinas são essenciais para que o cachorro tenha a mucosa do estômago protegida. Quando estas substâncias não sintetizam de forma suficiente, a mucosa gástrica pode ficar irritada e desprotegida, podendo até desenvolver úlceras. Para evitar este efeito secundário comum na dosagem de anti-inflamatório para cachorro, é imprescindível que o cachorro tome a sua medicação sempre depois de comer.

É importante que o tutor se mantenha atento à comida do seu cachorro e garanta que o seu estômago está cheio na hora de tomar o medicamento. Para ajudar, sugerimos este post com as dicas para dar remédio para cachorro.

No caso dos anti-inflamatórios à base de cortisona, é muito difícil prevenir os efeitos secundários. Os sintomas incluem: edema, retenção de fluidos, aumento de peso, diminuição da imunidade e doenças provocadas pela falta dela. O veterinário pode decidir prescrever outro medicamento ao seu cachorro, de forma a proteger o seu estômago.

Se o tratamento com anti-inflamatórios tiver uma duração curta, não deve existir nenhum problema. No entanto, tratamentos que se prolongam por períodos longos ou indefinidos possuem grande probabilidade de comprometer a saúde do cachorro.

No caso da osteoartrite, por exemplo, é importante reduzir os medicamentos anti-inflamatórios e administrar suplementos nutricionais que contenham vitaminas, minerais e substâncias que reforcem a cartilagem das articulações.

Da mesma forma, é importante mencionar que um anti-inflamatório para cachorro não cura, servindo apenas para controlar os sintomas. Fale com o seu veterinário e procure solucionar as causas e o foco do problema ao invés de fazer tratamento sintomático.

Posso dar anti-inflamatórios ao meu cachorro? - Efeitos colaterais dos anti-inflamatórios para cachorros

Anti-flam

Não se esqueça que o seu cachorro também pode beneficiar de terapias naturais como a homeopatia e a acupuntura. Uma vez que o cachorro esteja diagnosticado, existem opções de anti-inflamatórios naturais para cachorro que podem ser complementares ao tratamento:

  • Arnica Montana: pode ser ministrada como creme ou por via oral como homeopatia;
  • Calor: compressas com água quente também são indicadas para ajudar no alívio da dor, promovendo a vasodilatação sanguínea e seu consequente efeito amenizante;
  • Cúrcuma: os cachorros também pode ser beneficiar as propriedades anti-inflamatórias da cúrcuma. Recomenda-se uma dosagem de 15 a 20 mg por kg do peso cachorro;
  • Garra do Diabo Herbarium: essa erva com propriedades anti-inflamatórias também pode ser aplicada como complemento natural ao anti-inflamatório para cachorro;
  • Peixe azul: o próprio peixe, óleo de peixe ou outros alimentos com Ômega 3 para cachorros também podem fazer parte da dieta como anti-inflamatórios naturais para cachorros;
  • Valeriana: é indicada como anti-inflamatório para cachorro principalmente em casos de contraturas musculares.

Ainda que sejam alternativas naturais, a supervisão veterinária segue sendo crucial para o alívio da dor no cachorro e uma recuperação o mais rápida possível.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Posso dar anti-inflamatórios ao meu cachorro?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Vídeos relacionados com Posso dar anti-inflamatórios ao meu cachorro?

1 de 3
Vídeos relacionados com Posso dar anti-inflamatórios ao meu cachorro?

Escrever comentário sobre Posso dar anti-inflamatórios ao meu cachorro?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
41 comentários
A sua avaliação:
Luis Gustavo Silva Santos
Meu cachorro tá gripado e eu moro na longe do pet shop não sei o que fazer por que ele tá com uma tosse contínua pfvrr me endica uma coisa que eu posso fazer para a saúde do meu pet.
Administrador PeritoAnimal
Oi. Este artigo pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/remedios-caseiros-para-resfriado-de-cachorro-21085.html

No entanto, apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Márcia marina
Minha Shiryu ( 4 kg) tem dores articulações, posso dar nimesulida ? Qual a dose? Não tem como ir ao veterinário.
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Ana rosa de Castilho
Boa noite queria tirar uma dúvida com vcs qual anti_inflamatório eu posso da pro meu cachorro.
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
NÁGELA MARIA CARVALHO DE SOUSA
Minha cadela ta prenha, e tem um peito incahdo. Ele furou e ficou um buraco Fiquei tratando só a ferida. Mas hj tá inflamado novamente ao redor do bico. Não tem vet na minha cidade
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes, mesmo que seja por telefone.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Marilu
Bom dia, meu cachorro está com dor na parte de trás (anca), não sei se caiu, não se pode nem tocar que ele grita. Mas está andando só não sobe na cadeira e na cama. Que anti-inflamatório posso dar pra ele melhorar?, Ele pesa uns 20 kg.
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Não recomendamos que você medique o cachorro em casa, mas sim que consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Ana
posso dar nimesulida para cachorro?
A sua avaliação:
Matheus França
Olá, minha cachorrinha é uma schnauzer miniatura e ela foi atacada por um outro cachorro da família de raça maior que a dela, foi mordida no pescoço e ficou apenas alguns pontos com a marca da mordida no pescoço, após 1 dia ela começou a mancar e ficar toda triste deitada e com sinais de dor. Fui ao veterinário e apenas contando o caso e mostrando ela me indicou maxicam 0,5 com a dosagem para ela, após 3 dias tomando ela continua sentindo dor e andando torta, devo me preocupar?
A sua avaliação:
Julieta Moraes
Tenho uma York de 3 anos percebi que ela está com uma visto lá na gengiva. A veterinária que eu levo não está em atendimento .Poderia me informar qual medicamento posso dar..
A sua avaliação:
América
Gostaria de saber se posso dar maxicam 0,5 mg para meu filhote estou tratando a 10 dias ele diagnóstico cinomose ele deu um melhorada porém percebi que sua cabecinha está latejando parece doer muito para ele mas ele não está agressivo mas depois que passa e parece estar super cansado.
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, América. Esse medicamento foi recomendado pelo veterinário? Você nunca deve medicar o seu cachorro sem orientação profissional.

America
Não depois da 1 consulta não voltei levar ele no veterinário.
A sua avaliação:
Jamile
Minha cachorra teve otite a dois meses foi feito o tratamento e agora ela está chacoalhando a cabeça novamente e não deixa eu limpar e o cheiro está muito forte, o que faço?

Posso dar anti-inflamatórios ao meu cachorro?
1 de 3
Posso dar anti-inflamatórios ao meu cachorro?

Voltar ao topo da página