Remédios caseiros para carrapatos em cachorros

Remédios caseiros para carrapatos em cachorros

Se você prefere fugir das soluções antiparasitárias cheias de produtos químicos para combater os carrapatos no seu cachorro, ou o seu novo companheiro é um filhote que ainda não tem idade para que se possam aplicar produtos agressivos, os remédios caseiros que vamos mostrar no PeritoAnimal podem ser de grande ajuda.

Neste artigo vamos indicar alguns remédios caseiros para carrapatos em cachorro muito eficazes, feitos à base de produtos 100% naturais e que não são prejudiciais para os cachorros. No entanto, para evitar o aparecimento de reações alérgicas a algum deles, recomendamos que você consulte primeiro o veterinário, para que ele examine o cachorro e diga qual é o melhor remédio para ele. Continue lendo e descubra como acabar com carrapato em cachorro com remédios naturais que poderá preparar em casa.

Carrapato em cachorro: 11 remédios caseiros

Esses são os melhores remédios naturais para eliminar os carrapatos de cachorro:

  1. Camomila;
  2. Limão;
  3. Laranja;
  4. Toranja;
  5. Lima;
  6. Óleo de amêndoas;
  7. Óleo de Neem;
  8. Óleo de rícino;
  9. Óleo de canela;
  10. Óleo de lavanda;
  11. Vinagre de maça.

Continue lendo e saiba como preparar cada um desses remédios.

Como identificar carrapatos em cachorro

Os carrapatos são aracnídeos ectoparasitas, ou seja, parasitas que vivem na superfície de outro ser vivo, que apresentam um maior grau de atividade desde a primavera até ao outono. Desta forma, se você estiver entre uma destas épocas do ano, deve examinar muito bem a pele do seu cachorro após cada passeio e mantê-lo corretamente desparasitado. Este tipo de parasita não se hospeda apenas no corpo do seu cachorro, como também se alimenta do sangue, podendo transmitir doenças graves como a doença de Lyme ou a Babesiose.

De forma geral, quando saltam para o corpo do cachorro são de tamanho pequeno e vão aumentando à medida que se alimentam. Para que os remédios caseiros possam eliminar os carrapatos, o ideal é identificá-los quando ainda são pequenos. Se você descobri-los quando já tiverem alcançado um tamanho maior, deve retirá-los com a ajuda de uma pinça ou ir ao veterinário com o cachorro.

Como identificar um cachorro com carrapato se os bichinhos ainda forem pequenos? Uma vez que o carrapato deve morder o seu cachorro para se alimentar e assim, perfurar a pele do seu cachorro, o primeiro sintoma que você poderá observar é uma leve hemorragia que estará acompanhada dos seguintes sinais:

  • Vermelhidão;
  • Coceira intensa;
  • Erupção;
  • Inchaço.

Nos casos mais avançados ou com um maior número de carrapatos, o cachorro pode parecer muito fraco e ter febre, vômitos, dor na zona afetada ou, inclusive, paralisia.

Como acabar com carrapato em cachorro com camomila

Um dos remédios naturais para eliminar carrapatos nos cachorros mais eficazes é, sem dúvida, a camomila. Para fazer uso dela, você deve preparar simplesmente uma infusão de camomila natural, deixar esfriar para não queimar a pele do animal e pegar em uma bola de algodão. Se, nesse momento, você não tiver algodão, também pode utilizar um pano limpo. Submerja o algodão na camomila, escorra-o bem e esfregue na pele do seu cachorro com suavidade, insistindo especialmente no local afetado pela picada. A camomila deverá atuar como repelente e, por isso, os carrapatos deveriam fugir de imediato do corpo do seu cachorro.

Este remédio caseiro também pode ser aplicado em filhotes, uma vez que a camomila não faz parte da lista de plantas venenosas para cachorros e é totalmente natural.

Como acabar com carrapato em cachorro com cítricos

As frutas cítricas causam uma elevada rejeição nos carrapatos, por isso são um ótimo remédio para eliminá-los. Para isso, será necessário que fazer um repelente caseiro, para o qual será necessário um pulverizador. Entre todos os cítricos, o que causa um maior efeito nestes parasitas é o limão, mas você também pode utilizar a laranja, a toranja ou a lima.

Para preparar este remédio natural contra os carrapatos, é necessário colocar para ferver duas xícaras de água. Quando a água alcançar o ponto de ebulição (ferver), adicione dois limões cortados pela metade e baixe o fogo para o mínimo quando voltar a ferver. Deixe a mistura em fogo lento durante uma hora para o repelente ficar reforçado. Passado este tempo, retire a panela do fogo, deixe a mistura esfriar, tire os limões e introduza o líquido em um borrifador. Aplique este remédio caseiro para carrapato em cachorro sobre o corpo do animal, tendo cuidado para não o aplicar nos olhos.

Atenção! Enquanto o remédio caseiro dos cítricos estiver fazendo efeito, você deverá se certificar que o cachorro não se lambe, uma vez que estas frutas poderiam causar problemas gastrointestinais no cachorro.

Este repelente caseiro também é muito útil para desinfetar zonas de casa com carrapatos e evitar que voltem a aparecer.

Como acabar com carrapato em cachorro com óleos naturais

Existem vários óleos naturais altamente eficazes para a eliminação dos carrapatos nos cachorros. Como referimos no ponto anterior, os cítricos são repelentes naturais e, o óleo de limão faz parte desta lista de remédios caseiros. No entanto, não é o único, o óleo de amêndoas, o óleo de neem, o óleo de rícino, o óleo de canela e o óleo de lavanda também são recomendados. De seguida, vamos te mostrar algumas soluções caseiras com estes produtos:

Limão, canela, rícino e sésamo

Pegue em um recipiente e misture nele em partes iguais óleo de limão, de canela, de rícino e de sésamo. No caso de querer utilizar óleos essenciais ao invés de naturais, é imprescindível diluí-los em um litro de água purificada e adicionar apenas umas gotas de cada óleo. Umedeça um pano limpo na mistura e aplique o remédio natural sobre a pele do seu cachorro com muito cuidado. Uma vez que o rícino é uma planta que pode ser muito venenosa para os peludos, o tutor deverá se certificar que o pet não se lambe depois de aplicar o remédio.

Lavanda, limão, cedro, manjericão e camomila

Misture os óleos naturais de lavanda, limão, cedro e manjericão com uma infusão de camomila para aumentar o efeito antiparasitário do remédio caseio. Se preferir, pode substituir a camomila por hortelãzinho. No caso de usar óleos essenciais terá que fazer o mesmo que no remédio anterior, diluir duas gotas de cada óleo em um litro de água purificada. Aplique a solução caseira sobre a pele do seu cachorro umedecendo um pano limpo na mesma.

Amêndoas e vitamina E

Pegue em um recipiente e misture 20 ml de óleo de amêndoas com uma cápsula de vitamina E. Este remédio caseiro é ideal para aqueles cachorros que concentram os carrapatos na zona das orelhas ou que tenham sido picados por um. Para aplicar, passe a solução para um frasco conta-gotas, deixe cair algumas gotas e massageie suavemente as orelhas do animal. Tenha muito cuidado para evitar que a solução entre no canal auditivo do cachorro, você deve aplicá-la apenas na parte externa. Além de repelir os carrapatos, este remédio natural de amêndoas previne que se hospedem no corpo dele, por isso, você pode prepará-lo e aplicá-lo para evitar que se infeste.

Óleo de Neem

O óleo de neem por si só já é um bom repelente natural para os carrapatos, pelo que não precisará misturar com outros óleos. Pode aplicar o óleo natural de neem diretamente sobre a pele do animal com a ajuda de um pano limpo ou misturá-lo com água. No caso de usar óleo essencial de neem, será imprescindível diluir duas gotas do óleo em meio litro de água.

Antes de aplicar qualquer um destes remédios, no PeritoAnimal recomendamos que você consulte primeiro o seu veterinário para saber qual é o mais adequado para o seu cachorro. Além disso, aconselhamos que utilize óleos naturais ao invés de essenciais.

Como acabar com carrapato em cachorro com vinagre de maçã

Outro excelente remédio caseiro para carrapato em cachorro é o vinagre de maça, também muito utilizado em tratamentos caseiros para humanos. Sim, este tipo de vinagre também oferece múltiplos benefícios para os cachorros e você pode utilizá-lo para combater estes indesejados parasitas. Na sua composição é possível encontrar o ácido acético, responsável pelo sabor azedo do vinagre, uma substância que os carrapatos e pulgas não toleram, convertendo-se assim em um excelente repelente.

Aplicar este remédio caseiro para acabar com os carrapatos é muito simples e rápido, precisará apenas de um recipiente e de adicionar em partes iguais água e vinagre de maçã. Misture bem de maneira a que o vinagre se dilua na água, introduza na mistura um pano limpo, escorra-o e umedeça com cuidado a pele do seu cachorro. No momento de esfregar a pele com o pano deverá realizar movimentos muito suaves e evitar que entre em contato com os olhos.

Uma vez que o cachorro não ingere o produto, este remédio caseiro também poderia ser aplicado em filhotes com a autorização prévia do veterinário.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para carrapatos em cachorros, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Desparasitação e vermífugos .

Bibliografia
  • ESCCAP. (2018). Control de ectoparásitos en perros y gatos. Guía ESCCAP Nº3