Remédios caseiros

Remédios caseiros para a gengivite em gatos

Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. Atualizado: 11 dezembro 2019
Remédios caseiros para a gengivite em gatos
Gatos

Ver fichas de  Gatos

A gengivite em gatos é um problema que ocorre com relativa frequência. Essa doença causa sintomas que afetam negativamente a qualidade de vida, embora existam casos mais ou menos graves, e é um motivo de preocupação para os cuidadores. É sempre necessário ir ao veterinário, já que o tratamento pode ser tão invasivo quanto a extração de todos os dentes.

Em alguns casos, você pode combinar a assistência veterinária com remédios naturais que ajudam a aliviar os sintomas e promover a recuperação do animal. Neste artigo do PeritoAnimal, vamos nos focar nisso e, assim, mostraremos os remédios caseiros para a gengivite em gatos mais recomendados.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para carrapato em gato

Índice

  1. Gengivite em gatos
  2. Tratamento para infecção oral em gatos
  3. Limpeza da boca do gato
  4. Escovação dos dentes, o principal remédio para gengivite em gatos
  5. Clorhexidina para gengivite em gatos
  6. Dieta e ração para gatos com gengivite
  7. Remédio caseiro para gengivite em gatos: evitar o estresse

Gengivite em gatos

A gengivite em gatos é, literalmente, a inflamação das gengivas. É nas gengivas que os dentes são inseridos, sendo cercados perfeitamente por elas, sem espaço entre os dois. Quando a gengiva está inflamada, abrem-se buracos nos quais se acumulam alimentos e bactérias que eventualmente a infectam, o que pode levar ao desprendimento dos dentes.

Sintomas da gengivite em gatos

Além disso, os gatos podem sofrer com um vírus chamado calicivírus que, entre outros sintomas, danifica a boca e causa a gengivite. No entanto, existem muitas outras causas de gengivite, como doenças sistêmicas, doenças autoimunes, tumores, etc. A gengivite geralmente se espalha e passa a ser uma gengivoestomatite, que costuma se tornar crônica e é caracterizada pela inflamação de toda a boca. É por isso que é necessário visitar o veterinário se você notar em seu gato algum destes sintomas:

  • Hipersalivação;
  • Dor, o gato não tolera manipulação;
  • Falta de apetite ou dificuldade em comer, justamente por causa da dor. Se a situação se prolonga, o gato fica mais magro e pode até ficar desidratado se não conseguir beber;
  • Dificuldade para engolir;
  • Mau hálito;
  • Gengivas inflamadas e avermelhadas. Sangram com facilidade;
  • Emissão de pus ou saliva muito espessa;
  • Esfregam a boca com as patas ou contra objetos;
  • Pelagem suja, porque o gato não consegue se limpar;
  • Depressão.
Remédios caseiros para a gengivite em gatos - Gengivite em gatos

Tratamento para infecção oral em gatos

Nos casos de gengivite grave ou gengivoestomatite, pode haver uma infecção bacteriana que requer antibióticos. Outras vezes, devem ser tomadas medidas de apoio para manter o gato nutrido e hidratado. Analgésicos também são prescritos para controlar a dor intensa. Às vezes, também se utiliza o interferon, quando é um caso de vírus, ou corticosteróides, se há suspeita de um processo autoimune. Se após o tratamento o gato não melhorar, utiliza-se uma medida drástica que é a extração das peças dentárias, pelo menos as afetadas, preservando, se possível, as presas. Obviamente, é importante lembrar que antibióticos e analgésicos para gatos com infecções bucais devem ser prescritos pelo especialista, portanto, você jamais deve automedicar um animal.

Enquanto houver inflamação, você pode utilizar alguns remédios caseiros para a gengivite em gatos, na tentativa de melhorar sua qualidade de vida.

Limpeza da boca do gato

Antes de começar a utilizar algum remédio caseiro para gengivite em gatos, o veterinário deve realizar uma avaliação completa da boca, dente por dente. É muito provável que o gato seja sedado, pois a dor, somada ao estresse do transporte até a clínica, impedirá a manipulação da área. Em consulta, o veterinário pode fazer radiografias da cavidade oral, coletar amostras e limpar profundamente a boca com ultrassom, antes que você continue o tratamento em casa.

Escovação dos dentes, o principal remédio para gengivite em gatos

Vamos começar a revisão de remédios caseiros para gengivite em gatos com uma medida higiênica básica, como a limpeza dos dentes. Para realizá-la, você precisa usar uma escova de dentes específica para gatos, assim como uma pasta de dentes. O problema é que é difícil o gato permitir esse tipo de manipulação, a menos que esteja acostumado. É por isso que você deve avaliar o nível de estresse que isso implica para o gato. O estresse afeta seu sistema imunológico, e por isso deve ser levado em consideração. A escovação deve ser feita diariamente para controlar o acúmulo da placa bacteriana.

Essa escovação é útil não apenas para combater uma possível infecção oral em gatos, como também para impedir sua recorrência, se introduzida como parte de sua rotina. Por esse motivo, é essencial manipular os dentes do gato, suas patas, etc., desde o primeiro dia, para garantir que você consiga realizar esse tipo de prática higiênica tão benéfica para ele.

Remédios caseiros para a gengivite em gatos - Escovação dos dentes, o principal remédio para gengivite em gatos

Clorhexidina para gengivite em gatos

Outro remédio caseiro para gengivite em gatos é a desinfecção da boca. Isto é feito com clorexidina a 2% ou com clorexidina em gel bioadesivo. Você pode molhar uma gaze com o produto e, utilizando os dedos, esfregar as gengivas e dentes do gato com muita delicadeza. Como no caso da escovação, pode ser difícil fazer o gato aceitar essa manipulação. Por isso é necessário avaliar quando fazê-la e com que frequência o gato vai tolerá-la.

Dieta e ração para gatos com gengivite

Em casa, você também pode decidir a alimentação do seu gato. A verdade é que a ração seca é recomendada, seguindo a hipótese de que o atrito ajuda a manter os dentes limpos. Mas é difícil para um gato com a boca em mal estado comer ração com facilidade. Os alimentos úmidos são engolidos com mais facilidade, mas, devido à sua consistência, grudam mais facilmente nos dentes.

Pelas razões acima, você pode explorar a possibilidade de oferecer comida caseira, sempre seguindo as recomendações do veterinário para que o cardápio seja equilibrado. Existem alimentos, como maçãs, que favorecem a higiene dental, mas nem todos os gatos gostam. De qualquer forma, dentro dos remédios caseiros para gengivite em gatos, a alimentação é a mais fácil de implementar. Outros bons alimentos para tratar a gengivite em gatos de maneira natural são os seguintes:

  • Cenoura crua, uma vez que roê-la ajuda a combater a placa bacteriana, embora seja provável que em casos de dor intensa, o gato a rejeite.
  • Peixes gordurosos devido ao seu alto teor de ácidos graxos ômega 3, que agem como anti-inflamatórios naturais.
  • Morangos, por sua riqueza em vitamina C, antioxidantes e fibras. Todas essas substâncias, juntamente com o ômega 3, representam os nutrientes mais recomendados para aliviar os sintomas de doenças bucais, como a gengivite. Portanto, incluir alimentos ricos nelas é mais do que recomendado.
  • Melancia e melão, também por sua riqueza em vitamina C e antioxidantes.
  • Alimentos ricos em cálcio, como o iogurte natural (sem açúcar) e o kefir.

Além disso, existem guloseimas projetadas para os cuidados bucais que você pode utilizar, e brinquedos tipo corda que têm um efeito similar ao fio dental.

Remédios caseiros para a gengivite em gatos - Dieta e ração para gatos com gengivite

Remédio caseiro para gengivite em gatos: evitar o estresse

Por fim, dada a importância do sistema imunológico, você também pode se concentrar em evitar o estresse como parte dos remédios caseiros para gengivite em gatos. Esse não é um bom momento para introduzir mudanças na rotina do gato, uma vez que são animais muito sensíveis às alterações no ambiente e podem sofrer estresse imediatamente por isso. Comida de qualidade, um lugar tranquilo para descansar, água limpa à sua disposição, calor e carinho são as bases para contribuir para um forte sistema imunológico.

A promoção de um ambiente descontraído deve fazer parte do tratamento contra a gengivite em gatos e, para isso, você pode utilizar feromônios sintéticos no espaço mais visitado pelo felino. Esses feromônios são comercializados na forma de difusores ou sprays automáticos. Da mesma forma, você deve evitar que outros animais ou pessoas perturbem sua tranquilidade.

O vídeo abaixo explica algumas da principais causas do estresse em gatos para que você possa evitá-las:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para a gengivite em gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Remédios caseiros.

Bibliografia
  • Krauss, J.J. (2004). Complejo estomatitis linfocítica plasmocítica del felino. Portal Veterinaria.
  • Palmero, M.L. Gingivoestomatitis Crónica Felina. Gattos Centro Clínico Felino.

Vídeos relacionados com Remédios caseiros para a gengivite em gatos

1 de 3
Vídeos relacionados com Remédios caseiros para a gengivite em gatos
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
A sua avaliação:
Denilda Santos
Olá gente me ajuda meu gatinho está com estomatite não está comendo e nem bebendo..não tenho condições de levar no veterinário já levei uma vez mais continua do mesmo jeito

Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Denilda. Temos um artigo sobre estomatite em gatos que pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/estomatite-em-gatos-sintomas-e-tratamento-22173.html.
De qualquer forma, recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Monik Lais
MM unha gatinha tá com afta na língua e a boca com feridas , fez axames ultrasom , e hemograma tudo normal , passou pomada antiflamatoria , remédio pra dor e febre e corticóide mais não passou antibiótico como que ela vai melhorar desse jeito ? Ficam empurrando exames já fiz 2 que não tinha nada haver com caso bocal dela. Ela fica babando muito mal hálito , não come ração, não tá comendo sachê sente dificuldade em pegar a carne .

Denilda Santos
Olá boa tarde e meu gato tá assim também me ajuda o que vc feiz para o seu gato melhora.ou pra alivia as dores minha gatinha está sofrendo muito já levei também no veterinário fiz exames não deu nada daí passaram só antibiótico para ele mais continua do mesmo jeito.e agora não tenho dinheiro pra internar de novo
A sua avaliação:
Cristina
minha gata está com a gengiva inflamada, ela nunca aceitou comer nada além de ração seca e agora acho que por causa da dor não está comendo direito e já está bem magra, não tenho condições de pagar vet ou comprar remédio não sei o que fazer, só chorar e sofrer junto com ela
A sua avaliação:
Maria Célia
Acho que meu gato tá com gengivite...
Denilda Santos
Oi! Seu gato melhorou da gengivite queria uma dica.o que eu faço para minha gatinha melhora ela está sofrendo muito e não está comendo.nao tenho condições de levá-la no veterinário me ajuda o que faço estou sofrendo junto com ele
A sua avaliação:
denise
Como escovar os dentes de um gato? Como fazer um gato comer cenoura, melancia? Vocês vivem em um mundo de faz-de -contas e não entendem NADA de gatos.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Denise. Tudo bem? Nossa equipe é formada por veterinários, técnicos em adestramento, biólogos e jornalistas. Aqui no PeritoAnimal trabalhamos para oferecer informação de qualidade - e de confiança - aos nossos leitores. Todos nossos artigos são escritos por sabermos justamente que há muita demanda sobre determinados assuntos e, por isso, queremos ajudar as pessoas que têm dúvidas ou buscam mais informações para cuidarem dos animais da melhor forma possível.
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
A sua avaliação:
felipe
o gato tem estrez por causa do remedio sera que iso afeta sua saude
A sua avaliação:
Francis Linnerer
meu gato esta com essa doença ele chora quando vai comer eu compro figado e bato com uma faca ate ele ficar completamente desmanchado começo a da para ele no meu dedo ai ele começa a comer o veterinário falou que é falta de imunsistema passou uns remédios eu acho que não esta fazendo nada então entrei nesse programa para ver remédio caseiro vou aplicar nele já a partir de amanhã
A sua avaliação:
lucineide
Boa explicação.
1 de 4
Remédios caseiros para a gengivite em gatos