Dietas equilibradas

Benefícios do azeite de oliva para os gatos

Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 14 junho 2019
Benefícios do azeite de oliva para os gatos
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Depois de muitos estudos, o azeite de oliva chegou a ser considerado como um "super alimento", ou seja, um alimento que possui uma grande quantidade de nutrientes que, além, de serem necessários para o correto funcionamento do organismo, são excelentes porque conferem múltiplos benefícios adicionais. Estes heróis alimentares têm a característica de serem alimentos naturais não processados.

Assim sendo, todas as pessoas ou criaturas que consumam azeite de oliva (de qualidade) estão tomando suplementos saudáveis. Assim como aos seres humanos nos interessa estar nas melhores condições, podemos sempre estender estes especial interesse ao nosso animal de estimação.

Neste artigo do Perito Animal falamos dos benefícios do azeite de oliva para os gatos. Verá como além de ser uma excelente opção para incluir na dieta do seu felino, irá melhorar e beneficiar a sua saúde.

Índice

  1. Adoramos o azeite de oliva!
  2. Um grande remédio
  3. Como dar azeite de oliva ao seu gato?

Adoramos o azeite de oliva!

Alimentar o nosso pet de forma nutritiva e saudável é todo um compromisso, mas que certamente terá resultados muito positivos, não só na saúde do gato mas também no seu estado de ânimo. Vejamos porque no Perito Animal adoramos o azeite de oliva para o seu animal de estimação:

  • Tem a capacidade de ser um poderoso antioxidante, graças a uma grande parte dos seus componentes como os polifenóis (compostos bio-sintetizados das plantas), a vitamina E e a clorofila. Todos estes nutrientes ajudam a impulsionar e melhorar o sistema imunológico.

  • Possui gorduras boas monoinsaturadas, que reduzem o risco de sofrerem de doenças cardiovasculares e diabetes. Queima e metaboliza as gorduras de forma muito eficiente.

  • Facilita a perda de peso do gato graças a essas mesmas gorduras monoinsaturadas que decompõem as gorduras dentro da sua mesma célula. Isto é de suma importância porque uma das razões de maior mortalidade nos gatos é a obesidade

Os alimentos como o azeite de oliva, que têm sabores frutados, frescos e naturais, são sempre agradáveis para o gosto de um gato, além de terem incríveis benefícios para a saúde do seu animal, em especial, se o azeite é extra virgem.

Benefícios do azeite de oliva para os gatos - Adoramos o azeite de oliva!

Um grande remédio

É um dos melhores remédios naturais para a prisão de ventre em gatos. Os gatos sofrem muito com este problema, que parece simples mas que pode ser problemático e até causar a morte do animal.

A prisão de ventre em gatos pode ser tanto leve como crônica. Se o seu gato está com prisão de ventre e tem dificuldade para defecar, é porque a sua dieta não contém fibra suficiente e o seu sistema digestivo não está funcionando corretamente. Como remédio pode dar-lhe azeite de oliva, que irá estimular os movimentos do intestino e fará com que as fezes sejam mais líquidas e fáceis de defecar.

Além disso, é excelente para melhorar o brilho e a suavidade do pelo do seu gato graças às suas propriedades hidratantes. Por outro lado, atrasa o envelhecimento, como sabe, existem cremes faciais com azeite de oliva e o motivo é este mesmo.

Incluir um pouco deste "super alimento" na ração do seu pet, é uma grande solução para ajudá-lo a aliviar as bolas de pelo da sua garganta.

Benefícios do azeite de oliva para os gatos - Um grande remédio

Como dar azeite de oliva ao seu gato?

O azeite de oliva além de ter propriedades positivas para a saúde do seu gato, é um alimento econômico e pode obtê-lo em qualquer supermercado ou loja de alimentos orgânicos.

Basta incluir, pelos menos, 3 vezes por semana uma colher de sopa de azeite na ração do seu animal de estimação. Misture bem para que o azeite seja absorvido pela comida, não se perca no prato e possa fazer o seu trabalho. Não é necessário acrescentar mais quantidade.

Benefícios do azeite de oliva para os gatos - Como dar azeite de oliva ao seu gato?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Benefícios do azeite de oliva para os gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
17 comentários
A sua avaliação:
Simone Freitas
Eu coloco ração uma vez por dia , nas outras duas vezes jogo a colher de azeite na ração e misturo ou devo trocar por uma ração no nova e colocar o azeite?
A sua avaliação:
Pe Fiorentino
Olá,meu gatinho tem 2 mêses,só está tomando leite pet,não quer comer ração, já tentei dar pura ,com patê. O que posso fazer? Por favor me ajudem
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Eveline Gomes de Oliveira
Experimente dar ração molhada! Molhe com água ou com leite dê ração filhote. Ele precisa comer antes de ir ao vet.Procure spsixonado por 4 patinhas,eles têm precos ótimos e bons profissionais.
Gleisonadm
Informei a uma atendente de uma veterinária aqui da minha cidade, e ela me informou que melhor do que óleo de azeite é o óleo mineral, gente não dê óleo mineral para os seus gatos. Só bastou uma dose na boca da minha gata e ela mal da respiração, quando fui lê a bula, diz que o feito colateral é de Pneumonia lipoidica é isso é grave, estou extremamente preocupado com a situação da minha gata, se tiverem alguma dica pra me ajudar o que fazer! Obrigado
A sua avaliação:
Manuela Costa Dias
Mas, como dar o azeite ao meu gato se ele só come ração seca?
Se colocar azeite nela, fica humida e estraga-se.
Posso dar a mesma quantidade de azeite, directamente na boca com uma seringa, ou é dose a mais?
Obrigada
Maria
eu dou numa seringa, 2 ml de azeite misturado com 1 ml de mel... tres vezes por sem.. as vezes troco o mel por yogurte, ou sopa, o que tiver
Francisco
Manuela costa eu dou aos meus azeite virgem com uma pipeta de 3 ml 3 vezes por semana !
Simone
Oi Manuela os meus gatos só comem ração seca e se colocar o azeite ela não estraga não . Só fiquei na dúvida do artigo falar em dose 3 x ao dia ... Achava que uma colher de café ao dia misturada a ração fosse o suficiente. Meus gatos só comem ração seca e não se incomodam não, até gostam.
Maria Manuela Costa Dias
Obrigada, pela resposta...mas a mesma vem muito atrasada.
Entretanto, em Fevereiro de 2020, foi diagnosticado um linfoma no estômago, do meu "bichano" e está a fazer tratamento paliativo.
Manuela Costa Dias
A sua avaliação:
Adelaide Silva
Gostei do vosso artigo. Muito obrigado.
A sua avaliação:
Brener
Acho q meu gato está com prisão de ventre, e não quer se alimentar. Posso da azeite de oliva para ele na seringa? Quantas ml?
Luísa Savala
Oi Brener! Esse artigo pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/meu-gato-nao-consegue-defecar-o-que-fazer-22686.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
angela
minha gata esta com prisão de ventre o que devo da a ela
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
OI Angela, dê uma olhada nas dicas desse artigo e rápidas melhoras: https://www.peritoanimal.com.br/meu-gato-nao-consegue-defecar-o-que-fazer-22686.html
A sua avaliação:
Marcia
O meu gatinho come pouco.
coloco dus colheres de sopa de racão e uma colher de café de azeite.
qdo sobra essa ração ela tem que jogar fora?
ou o azeite conserva ou a racão "azeda"?
grata
Marina
Eu coloco puro em 1 pires e minhas gatas adoram, coloco só 1 colher de chá. Elas gostam tanto que quando faço umectação capilar elas ficam atrás de mim miando.
Cristine
1 colher de sopa de azeite conforme informado é muito! Minha pergunta é se a quantidade vai depender do peso do animal ?
Liliane Rodrigues
Muito importante esse artigo, amei vou começar a inserir na alimentação do meu gato persa
Josete maria da costa
Eu dei azeite de oliva pro meu gato filhote sera que fiz mal ele esta a. 2 dias sem consegui defecar
rosa
Quando eles são muito novinho tem que ajudar eles a defecar,fazer o trabalho que a gata mãe faria lambendo o órgão genital...pegue um algodão com água morna e faça uma massagem no órgão dele para ele defecar!
Teresinha
Para gato renal tem problema o azeite?
Marilda
Azeite é bo para o pelo as unhas olhos intestino aparelho digestivo se ão aceitar azeite coloque uma colherinha de chá de creme de leite na raçao todos os dias para espelir bolqas de pelo do intestino acumulada devido ao gato se lamber.
A sua avaliação:
Lu
ótima matéria, aprendi mais uma para melhorar a vida da minha gata. Obrigada pela ótima informação.
Maria José de Faria
Muito bom! passei a incluir o azeite na alimentação dos meus gatos!
A sua avaliação:
Mony
Tenho 2 gatos, uma mãe e um filhote (dela)..
o filhote estava com dificuldade para defecar, tava saindo totalmente seco e ela gritava... depois que comecei a acrescentar azeite na ração deles ela está bem melhor ! \o/
A sua avaliação:
MARIA EMILIA RAFAEL MORAES
TENHO DOIS GATOS UM PERSA QUE TODOS OS DIAS TOMA UMA COLHER DE CHÁ DE AZEITE E O OUTRO SIAMÊS QUE NÃO GOSTA
ASSIM SENDO VOU PASSAR A COLOCAR NA RAÇÃO.
EXCELENTE MATÉRIA
Nelson Ferreira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Maria, muito obrigado pelo seu comentário. Esperamos que continue acompanhando as nossas matérias. :))
1 de 4
Benefícios do azeite de oliva para os gatos