Problemas intestinais

A diarreia em gatos

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira, Editora e redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 24 janeiro 2019
A diarreia em gatos
Gatos

Ver fichas de  Gatos

O seu gato tem diarreia? A primeira coisa que deve fazer é tentar descobrir a causa desse distúrbio do estômago: se alterou a sua comida, se ele ingeriu algum ingrediente novo ou se comeu alguma planta ou erva, etc. Caso a diarreia dure mais de 24 horas e você não saiba qual pode ser a causa, é essencial que leve o gato ao veterinário para que ele o examine e possa administrar um tratamento. É fundamental que NUNCA o medique você mesmo com medicamentos que já usou no passado, pois os motivos da alteração atual podem ser outros, sendo que o remédio dado pode ser ainda pior do que a doença em si,

Nesse artigo do PeritoAnimal, vai descobrir tudo sobre a diarreia em gatos: as possíveis causas, os sintomas que o seu pet pode ter, a alimentação que deve seguir, etc. Continue lendo e aprenda a cuidar do seu gato em momentos como esse.

Também lhe pode interessar: Remédio caseiro para diarreia em gatos

Índice

  1. Causas da diarreia em gatos
  2. Sintomas da diarreia nos gatos
  3. Alimentar um gato com diarreia

Causas da diarreia em gatos

Qualquer alteração na alimentação do gato pode provocar um desajuste do estômago que provoca o aparecimento de diarreia e mau estar no animal. Algumas das causas mais comuns são:

  • Ter comido alimentos tóxicos para gatos: cebola, chocolate ou embutidos podem ser tóxicos para um gato. Por esse motivo, é importante conhecer os alimentos proibidos para gatos e cuidar da sua saúde.

  • Plantas nocivas à sua saúde: assim como os alimentos, também existem algumas plantas que não são boas para gatos (macieiras, poinséttias, eucalipto, tulipas, palma de sagu, hera, etc).
  • Comer alimentos estragados: muitos gatos costumam se aproximar do lico para comer alguns restos de comida. Os alimentos podem estar estragados ou podres.
  • Mudança na sua alimentação: se mudou a sua ração ou se introduziu novos alimentos na sua dieta, é possível que o estômago do sue gato não os esteja assimilando bem, podendo ser essa a causa.
  • Mudanças na sua rotina: os gatos são criaturas de hábitos. Se mudou de casa ou se introduziu um novo animal no lar, é possível que o gato tenha ficado estressado e, por esse motivo, tenha diarreia.
  • Ter algum vírus ou doença que provoca o aparecimento de diarreias ou inflamação do intestino. A diarreia também pode ser um sintoma de outra doença, por isso é essencial levar o animal ao veterinário.
A diarreia em gatos - Causas da diarreia em gatos

Sintomas da diarreia nos gatos

Pode detetar que o gato está sofrendo de diarreia por percebe que as suas fezes são mais líquidas e frequentes que o habitual. Mas esse não é o único sintoma que pode determinar que o seu gato tem diarreia. A diarreia também é acompanhada de outros sinais, como os seguintes:

  • Flatulência abundante
  • Perda de peso e anorexia, ou seja, que não sinta vontade de comer
  • Febre e mal estar geral
  • Náuseas e vômitos
  • Aparecimento de sangue nas fezes: Nesse caso, é de vital importância que o leve de imediato a um especialista pois o animal pode ter uma hemorragia interna.

Se detetar algum destes sintomas, não medique o animal por sua conta. Não sabendo que tipo de diarreia o gato tem e a sua verdadeira causa faz com que medicá-lo possa desequilibrar ainda mais a sua flora intestinal, piorando a diarreia. É importante que, caso queira dar algum remédio ao animal, consulte a opinião de um veterinário primeiro.

A diarreia em gatos - Sintomas da diarreia nos gatos

Alimentar um gato com diarreia

Quando detetar diarreia no seu gato, a primeira coisa que deve fazer é deixar de o alimentar por, no mínimo, 12 horas. O período de jejum é essencial para que as células intestinas se regenerem e a flora bacteriana se regenerar devidamente (é a responsável por absorver os nutrientes dos alimentos). Tenha em conta que as rações habituais que damos aos animais não permitem que a flora se reponha e, por isso, não corrigem o desequilíbrio.

Durante essas 12 horas, não pode alimentar o animal mas é importante que lhe dê água pois, caso contrário, pode sofrer de desidratação graças à diarreia. Quando o período de jejum tiver terminado, deverá introduzir alimentos na sua dieta, pouco a pouco, sempre seguindo as regras de uma dieta suave para que o estômago do gato não seja afetado. Assim, os melhores ingredientes que pode dar ao gato são:

  • Frango desossado cozido sem sal ou temperos
  • Arroz branco cozido (nunca integral!) sem sal
  • Batata cozida sem sal
  • Peixe branco cozido, também sem sal

Durante as 48 ou 72 horas após a primeira diarreia, o gato terá que seguir essas orientações de dieta suave e, pouco a pouco, pode ir dando novos ingredientes para que o seu estômago recupere. Além disso, recomendamos que dê pequenas porções e as divida em diferentes refeições por dia. Assim, a digestão será facilitada e o seu pet se sentirá melhor.

Depois, poderá começar a oferecer a sua ração habitual, sempre tendo em conta as orientações básicas para que o seu gato tenha uma boa saúde digestiva. Em PeritoAnimal explicamos tudo sobre a alimentação do gato.

A diarreia em gatos - Alimentar um gato com diarreia

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a A diarreia em gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas intestinais.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Valquíria Pinto Barcellos
Meu gato ganha peso mas anda com fezes moles e fedorentas levei ao vet mas està didicil saber ...exames de sangue tudo ok!
A sua avaliação:
Maria clareth carneiro
Meu gato está com o cocô mole não é líquido mais é mais mole que normal, parece que ele não tem controle de suas necessidades faz em qualquer lugar.gostaria de trocar a a ração mais não que ração comprar, gostaria que me indicasse uma ração.
Luísa Savala
Oi Maria! Um gato com fezes moles pode ser sintoma de diversos problemas. Por isso, é muito importante que você busque um médico veterinário de confiança para que ele faça um correto diagnóstico e passe o tratamento mais adequado de acordo com as necessidades do seu pet.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
1 de 4
A diarreia em gatos