Remédio caseiro para diarreia em gatos

Remédio caseiro para diarreia em gatos

A diarreia em gatos é uma das queixas mais comuns dos tutores destes animais na consulta veterinária. O gato começa a usar com mais frequência a caixinha de areia e as fezes são mais líquidas e/ou têm um volume maior relativamente ao normal.

A diarreia se define por um aumento da frequência, volume ou conteúdo líquido que se revela através de fezes com pouca ou nenhuma consistência. A diarreia pode originar desde fezes mais moles até líquidas e a sua coloração também é bastante variável. As causas de diarreia em gatos são muitas, pode se tratar apenas um desiquilíbrio pontual mas também pode ser sinal de algo mais grave como uma doença infecciosa.

Se o seu gatinho está com este problema, nesse artigo do PeritoAnimal vamos explicar quais os remédios caseiros para a diarreia em gatos.

Gato com fezes moles, o que fazer?

A melhor maneira para tratar a diarreia do seu gato é através da alimentação e, acima de tudo, da reidratação. Tenha sempre água fresca à disposição e troque-a regularmente. Se o seu gato bebe pouca água no bebedouro e prefere beber diretamente da torneira, abra a torneira sempre que ele pedir. Atualmente, existem à venda fontes de água nas petshops que os felinos costumam amar. A diarreia pode ser muito perigosa principalmente devido à desidratação, por isso você deve assegurar que o seu gato ingira bastante água.

Complemente a ingestão de água redobrada com os remédios naturais para diarreia em gatos que recomendamos em seguida.

Como tratar diarreia em gatos com abóbora

A abóbora tem ganho uma grande popularidade, principalmente nos Estados Unidos, como um remédio caseiro para a diarreia em gatos e cachorros. A abóbora é muito rica em fibra e é também uma excelente fonte de potássio (os animais com diarreia perdem muitos electrólitos, incluindo potássio). Além disso, à abóbora pode ser oferecida para animais diabéticos, ao contrário do arroz que, sendo um cereal, se transforma em açúcar. A abóbora também vai ajudar no restauro das células beta (células que produzem insulina no pâncreas).

A melhor forma é comprar abóbora enlatada. Esta é uma forma bem prática para ajudar o seu gatinho quando ele tiver diarreia. Se você tiver acesso na sua região a este produto compre e guarde umas latinhas no armário da cozinha. Se não existir por aí, procure na internet. Confirme sempre que é 100% abóbora, sem açúcar ou sal adicionados porque podem fazer mal ao seu gatinho. Adicione meia colher de chá de abóbora na comida do seu gato (preferencialmente comida úmida). Tenha precaução porque o exagero na administração de abóbora na dieta pode piorar ao invés de melhorar a situação.

Caso você não encontre este produto nas lojas mais próximas da sua casa (por vezes é difícil encontrar no Brasil) e não consiga encomendar pela internet, você pode cozinhar a abóbora, triturar o alimento até formar um puré e guardar na geladeira. Guarde o que sobra no congelador para poder usar quando precisar porque na geladeira ela vai estragar mais rápido.

Você deve notar uma melhora algumas horas após adicionar abóbora na dieta do pet. Caso o animal não melhore, consulte um veterinário, já que a diarreia continuada pode provocar desidratação grave. Para além disso, mencionado antes, as causas adjacentes a uma diarreia são muitas e o seu gato pode ter um problema grave que só o veterinário poderá diagnosticar e tratar corretamente.

Soro caseiro para gatos

Por vezes não existe a possibilidade de ir rapidamente ao veterinário e o gatinho está desidratado devido à diarreia. O ideal é oferecer pequenas quantidade de soro várias vezes ao dia. A melhor opção é, sem dúvida, adquirir um soro de reidratação oral apto para o uso veterinário.

Caso não seja possível adquirir um soro próprio, você poderá fazer um soro caseiro para gatos com diarreia:

  • 200ml de água fervida ou filtrada;
  • 1 colher de sobremesa de açúcar;
  • 1 pitada de sal.

Ofereça o soro caseiro em pequenas doses. Se o seu gato não beber o soro diretamente do bebedouro, você pode usar uma seringa sem agulha para administrá-lo.

Ração para gatos com diarreia

Em casos de gato com diarreia, é muito importante que garantir que ele tem uma dieta adequada que ajude a recuperar.

Existem muitas rações disponíveis no mercado para animais com problemas gastrointestinais. Especialmente nos casos em que não se trata de uma diarreia pontual, a utilização deste tipo de ração é o mais indicado. Consulte o seu médico veterinário de confiança para que ele te informe sobre a melhor ração para gatos com diarreia disponíveis na sua região.

É importante relembrar que, se você optar por uma dieta caseira, existem muitos alimentos proibidos para gatos que jamais pode dar para eles pois podem piorar a situação ou até mesmo causar outros problemas mais graves.

Tendo isso em conta, uma dieta natural pode ser oferecida ao seu pet para reequilibrar o organismo dele. Confira algumas opções:

  • Frango desossado cozido sem sal ou temperos;
  • Arroz branco cozido (nunca integral!) sem sal;
  • Água do arroz;
  • Batata cozida sem sal;
  • Peixe branco cozido, também sem sal.

Diarreia em gatos persas

Alguns tutores de gatos da raça persa relatam episódios de diarreia frequente e se questionam se isso é normal ou tem relação com a raça em questão. Os persas, como a maioria dos gatos de raça pura, são mais sensíveis que os gatinhos vira-lata e, por essa razão, a diarreia é mais frequente neles. Essa sensibilidade pode ser causada por uma alteração na dieta, por uma situação que desenvolveu estresse, entre outras.

Contudo, é importante relembrar que tanto os vira-lata como os misturados são igualmente propícios a distúrbios gastrointestinais, não acontece só com os gatinhos de raça pura.

Gato com diarreia e vômito, o que fazer?

Quando um gato está com diarreia e vômitos significa que provavelmente ele está com com uma gastroenterite. A gastroenterite é uma inflamação do estômago e intestinos que impede os alimentes e a água de serem corretamente absorvidos pelo organismo.

Embora episódios de vômito ou diarreia possam não ser preocupantes se ocorrerem pontualmente, ao durarem mais de 24 horas podem colocar a vida do animal em risco. Isto porque os animais desidratam muito rapidamente. Os cachorros e gatos menores, assim como os animais idosos, correm mais riscos de desidratar do que os animais adultos saudáveis de grande porte.

O tratamento passa por fazer um jejum de líquidos e sólidos. Ou seja, se o seu gato está vomitando, você deve retirar também a água por cerca de 12 horas até que ele pare de vomitar (este jejum é importante para o organismo recuperar). Em seguida, introduza pouco a pouco alimentos úmidos e água. O ideal é dar soro para o seu gato ao invés de água.

O seu gatinho poderá apresentar outros sinais clínicos como:

  • Febre;
  • Letargia;
  • Dor abdominal;
  • Alteração de cor nas mucosas;
  • Presença de sangue nas fezes.

Se qualquer um desses sinais estiver presente, assim como outra alteração visível, você deve ir rapidamente ao médico veterinário. Por vezes, situações que não são aparentemente graves evoluem muito rápido e podem colocar em risco a vida do animal.

O médico veterinário é o único que tem os meios adequados na clínica para determinar a causa da diarreia do seu gatinho e poder tratá-la adequadamente. O melhor é sempre prevenir.

Confira nosso vídeo no YouTube sobre quando levar o gato no veterinário para saber mais:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédio caseiro para diarreia em gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas intestinais.