Posso dar antibiótico para cachorro?

Posso dar antibiótico para cachorro?

Responder a esta pergunta e determinar se os antibióticos fazem bem ou mal ao nosso cachorro é bastante difícil, uma vez que a ação de um antibiótico depende de vários fatores.

Neste artigo do Perito Animal explicamos-lhe como os antibióticos atuam, em que casos são necessários e como prevenir os seus efeitos secundários. Só depois disso é que poderá responder à questão se pode dar antibiótico para cachorro?

Antibióticos, o que são e como atuam

Os antibióticos são fármacos quimioterapêuticos, isto quer dizer que sozinhos realizam uma terapia apenas com meios químicos.

Esta medicação utiliza-se para prevenir e tratar doenças provocadas por bactérias, não apresentando nenhum efeito em doenças virais. Os antibióticos atuam impedindo o crescimento da bactéria ou eliminando-a, dependendo da natureza de cada substância antibiótica.

Existem dois tipos de antibióticos:

  • Os antibióticos seletivos, ou seja, atuam apenas diante determinadas bactérias.
  • Os antibióticos de amplo espectro, que atuam diante um número muito diverso de bactérias.

Por vezes, os antibióticos de amplo espectro são unidos a outras substâncias que sem serem antibióticas, estão feitas para aumentar o efeito do fármaco. O exemplo mais conhecido, que se utiliza em humanos e cachorros é a Amoxicilina acompanhada de Ácido Clavulânico, que reforça a ação antibiótica.

Quando devem ser administrados antibióticos ao seu cachorro

O veterinário irá receitar antibióticos ao seu animal de estimação após qualquer tipo de intervenção cirúrgica, para evitar que as lesões cutâneas se infetem e para prevenir qualquer tipo de infecção sistêmica que possa afetar todo o organismo.

Perante a presença de picadas de carrapatos ou outros parasitas, para evitar que a lesão da pele se infete. Também podem ser prescritos quando o seu cachorro se encontrar doente, geralmente com febre, e o veterinário diagnosticar uma doença causada por bactérias.

Como evitar os efeitos secundários dos antibióticos

Deixando a ideia de lado de que qualquer fármaco que não se tenha tomado antes pode provocar uma reação alérgica, os antibióticos no geral dão uma série de problemas.

Como explicamos no início, existem antibióticos de amplo espectro diante um importante número de bactérias, tanto boas como más. Isto quer dizer que a flora intestinal do cachorro, a que é saudável e necessária para manter as suas defesas e o seu equilíbrio, pode ser danificada.

Os tratamentos com antibióticos prejudicam a flora própria do organismo e isto traduz-se num mal-estar geral, diarreia, náuseas, perda de apetite e inclusive vômitos. Para o evitar fale com o seu veterinário para que lhe recomende probióticos para cachorros. Estes produtos contêm bactérias naturalmente presentes na flora intestinal do cachorro e evitam uma destruição das suas defesas.

Não medique o seu cachorro sem prescrição veterinária

Alguns antibióticos que se utilizam nas pessoas também se podem utilizar nos cachorros, mas nunca os deverá dar sem terem sido receitados pelo veterinário, uma vez que a sua dose deve estar de acordo com o seu peso. Além disso, dependendo da medicação, ela pode danificar os seus rins ou outros órgãos do corpo.

Se o cachorro está doente, com vários sintomas, incluindo febre alta, deve ir ao veterinário para que este faça um diagnóstico e prescreva a medicação adequada. O veterinário irá indicar a dose e frequência recomendada.

Medicar por conta própria o seu cachorro é comportamento de risco que pode prejudicar a saúde do seu animal de estimação.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Posso dar antibiótico para cachorro?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças bacterianas.