Problemas de comportamento

Mudança de comportamento em cachorros - Causas e o que fazer

Mercè Garcia
Por Mercè Garcia, Adestradora canina especializada em mudança de comportamento. Atualizado: 14 junho 2023
Mudança de comportamento em cachorros - Causas e o que fazer
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Você reparou uma mudança de comportamento no cachorro? Isso pode acontecer devido a diversos fatores, experiências vividas e até sem motivo aparente com o passar do tempo. Como consequência, ele pode tornar-se mais simpático, mais medroso ou até agressivo e neste artigo vamos falar sobre as causas para isso.

Diferentes motivos explicam essa alteração, como, por exemplo, a castração, uma má socialização ou outros problemas cotidianos. Continue lendo para descobrir mais sobre a mudança de comportamento em cachorros, suas causas e o que fazer.

Também lhe pode interessar: Cachorro inquieto: causas e o que fazer

Índice

  1. Motivos para a mudança de comportamento do cachorro
  2. Remodelar o caráter do nosso cachorro
  3. Como entender o comportamento dos cachorros

Motivos para a mudança de comportamento do cachorro

O seu melhor amigo tem sentimentos. Lembre-se que por algumas causas que tenham relação direta contigo ou não, pode sentir-se sozinho, triste, angustiado, preocupado, cansado... O desequilíbrio mental que sofre gera mal-estar que se traduz numa mudança de comportamento. A energia instável e intensa que possamos conter transmite-se e provoca a excitação negativa no cão.

Causas para a mudança de comportamento de um cachorro

Assim como os seres humanos, os cães precisam desfrutar de um estado de bem-estar mental e físico. Devemos garantir que todas as suas necessidades básicas de passeio, brincadeira, limpeza e alimentação sejam atendidas, estamos falando, é claro, das cinco liberdades do bem-estar animal.

Se você já atende a todas essas necessidades, pode se perguntar por que o comportamento do cachorro mudou. A seguir, mostraremos as razões mais comuns para a mudança de temperamento em um cão:

  • Castração: É muito comum que se produza uma alteração de comportamento depois de castrar o seu pet. Podemos deparar-nos com um cachorro relaxado e submisso ou o contrário.
  • Velhice: Na velhice o nosso cachorro sofre mudanças físicas e mentais como a perda de algumas capacidades. Por esse motivo, podemos observar uma mudança de atitude mais agressiva ou mais passiva.
  • Maturidade sexual: Nesta etapa de crescimento o cachorro explora as mudanças do seu corpo. É muito importante que durante esta fase continue apoiando a socialização com outros animais de estimação, pessoas e meio envolvente. Deve aprender a comportar-se nesta nova etapa da sua vida.
  • Novo pet: Se acrescentarmos um gato ou um novo cachorro à família pode ser que o nosso querido cachorro mostre comportamentos de ciúmes ou de domínio. Embora seja um comportamento normal é muito importante que respeite o novo membro. Deve estabelecer limites embora seja importante que ele perceba que continue por cima (hierarquicamente) do novo membro da família (novo cachorro ou gato).
  • Doença: Um cão doente pode mostrar um comportamento anormal. Se acredita que a mudança de comportamento pode estar relacionada com algum tipo de doença não espere mais e leve o seu animal de estimação ao veterinário.
  • Socialização incorreta: Se o seu cachorro não aprendeu desde bebê a importância de brincar adequadamente com outros cachorros, deverá ensinar-lhe como fazê-lo embora se trate de um cachorro adulto. Não deixe nunca de fomentar a socialização com outros membros da sua espécie e inclusivamente humanos. Muito importante!
  • Mudanças no meio ambiente: Se decidiu mudar de uma casa para um apartamento, se o privou sem se dar conta dos seus brinquedos ou ultimamente passa muito tempo sozinho, deve perguntar-se se estes podem ser motivos para a mudança de comportamento do cachorro.
  • Perda de um ente querido: Tanto se se trata de outro cachorro ou de um ser humano, o cachorro sente essa perda tal e qual como você. Trata-se de um problema psicológico que deverá ser tratado com muito cuidado, conferindo ao animal novos estímulos e motivações que o distraiam e o ajudem a superar esse baque.
  • Bebê em casa: A chegada de um bebê ao lar pode gerar muitos ciúmes e inveja ao cachorro. Embora seja muito importante que se mantenha a distância entre o recém chegado e o pet, deve tentar que cada um tenha o seu momento de atenção, cuidados e mimos por igual. Fomentar uma boa relação entre os dois é imprescindível.
  • Agressividade: A agressividade é um problema de comportamento grave que se retroalimenta e gera outros problemas desta mesma lista. Deve ser tratado por um especialista.
  • Depressão: Vários sintomas podem indicar-nos que o nosso cachorro está sofrendo de depressão (falta de apetite, evitar brincadeiras, não se relacionar) e costuma ser provocado por algum motivo. Procure o desencadeador do problema para o poder solucionar.
  • Ansiedade: A falta de relação com outros cães ou uma necessidade básica não atendida podem ser o motivo da ansiedade. Descubra qual é o problema que gera ansiedade no seu animal de estimação para o solucionar o quanto antes.
  • Má comunicação: Nem sempre um cachorro e o seu tutor se entendem na perfeição. É importante conhecer e informar-se sobre a linguagem do cachorro e como o tratar. Se o cão e você não estão em sintonia pode gerar confusão e mal-estar no ambiente que se irá repercutir diretamente no seu caráter.
  • Fobias e medos: É certo que muito cães têm medo de determinados elementos (outros cães, da água, gatos, carros, fogos de artificio...) se aquilo que provoca medo no nosso cachorro é inevitável e está presente no seu meio envolvente devemos praticar um processo de socialização para que o nosso animal de estimação perceba que não deve ter medo desse elemento, ou pelo menos aprender a ignorá-lo. Embora derive de uma má experiência nunca é tarde para ajudá-lo a superar os seus medos.
Mudança de comportamento em cachorros - Causas e o que fazer - Motivos para a mudança de comportamento do cachorro

Remodelar o caráter do nosso cachorro

Conseguiu identificar a origem da mudança de comportamento do cachorro? Se sim, você tem muito mais opções para resolver o problema, mas não se preocupe, se você não conseguiu, o processo a seguir é o mesmo. Por quê? Às vezes, algumas pessoas acreditam que seu cão é dominante, quando na realidade se trata de agressividade por medo. Em outros casos, acreditam que ele é simplesmente destrutivo, quando na verdade está sofrendo de um distúrbio relacionado à separação.

Se você não é um especialista ou não possui conhecimento avançado em comportamento canino, pode estar confundindo o diagnóstico. Portanto, a premissa principal é sempre procurar um especialista.

O primeiro passo será visitar o veterinário para descartar problemas de saúde de qualquer tipo (dor, problemas hormonais, problemas neurológicos...). Se os exames não puderem explicar a mudança de comportamento, devemos procurar um especialista em modificação de comportamento, como um etólogo, adestrador ou educador canino.

Se não for tratado, um problema de comportamento pode se tornar crônico e tornar muito mais difícil de tratar. Além disso, você deve evitar agravar a situação, portanto, evite puxões na coleira, gritos, nervosismo, brigas excessivas e punições de qualquer tipo. Pelo contrário, tente tratá-lo com calma e reforce os comportamentos que você aprecia, como estar tranquilo e relaxado.

Mudança de comportamento em cachorros - Causas e o que fazer - Remodelar o caráter do nosso cachorro

Como entender o comportamento dos cachorros

Muitas pessoas compreendem perfeitamente quando lhes explicam que devem mostrar-se relaxadas e firmes com o seu cachorro, mas chegado o momento, não percebem o que significam essas mudanças de comportamento e adotam atitudes de nervosismo ou de intolerância diante das enigmáticas emoções do cachorro.

Para evitar situações negativas e que produzam instabilidade devemos adotar a linguagem do nosso cão, para isso siga os seguintes conselhos:

  • O meu cachorro geme quando vê outro cachorro: Os cães são seres sociáveis que podem dar-se melhor ou pior com outros animais, lembre-se que nem sempre serão os melhores amigos. Se observar este comportamento no momento em que vê outro animal de estimação significa que simplesmente o seu cachorro tem vontade de correr, perseguir e passar um bom momento com um companheiro da sua espécie, ainda assim deve ter sempre alguma precaução. Elogie o seu comportamento relaxado e positivo com palavras afetuosas e guloseimas e nunca o force a interagir se não lhe apetecer.
  • Estudam o seu meio envolvente com o seu nariz: Ver o seu cachorro a cheirar outro cão, uma pessoa ou objeto estranho é positivo, significa que querem conhecê-lo e deve elogiá-lo por isso. Pelo contrário se vê que estuda outro cachorro, pessoa ou objeto com a orelha ou apenas com os olhos e nota que estão desconfiados ou estão mostrando uma atitude hostil. Dê um prêmio ao seu cachorro sempre que cheire plantas, cães, etc.. Embora não goste, se está vacinado não sofrerá nenhum tipo de doença. O olfato é o meio de comunicação do seu cachorro com o meio ambiente e também significa que estão relaxados. É muito importante que dedique tempo a cheirar sempre que saia para passear, para isso, leve-o a locais onde possa conhecer vários aromas que o motivem mentalmente e lhe produzam curiosidade.
  • O meu cachorro olha fixamente outros cães ou objetos: Embora o seu cão não ladre, grunhe ou se mostre agressivo, pode observar que mantém uma atitude de alerta excessivo quando se encontra com outros cachorros. Tem a cauda levantada e as orelhas também. Demasiado tempo absorto significa que a ansiedade do cachorro e a sua fixação por esse cão ou objeto estão aumentando. Nesta ocasião recomendamos-lhe que capte a sua atenção e o faça desconectar do estímulo que o faz permanecer alerta. Felicite-o sempre que lhe fizer caso e vier junto de si, isso é um bom truque se por vezes ele é um pouco intolerante com outros animais, desta forma faz com que ele lhe preste atenção durante o passeio, algo que é positivo para ambos.

Se a tradução da linguagem do cachorro não é suficiente para entender a sua psicologia e os motivos da mudança de comportamento, recomendamos-lhe que recorra a um especialista ou continue se informando para saber com mais detalhe a atitude e o comportamento do seu pet.

Não deixe de navegar no nosso site para conhecer os diferentes artigos sobre os problemas do comportamento do cachorro, em todos eles encontrará informação diversa e muito útil para solucionar problemas cotidianos.

Mudança de comportamento em cachorros - Causas e o que fazer - Como entender o comportamento dos cachorros

Se deseja ler mais artigos parecidos a Mudança de comportamento em cachorros - Causas e o que fazer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Talisson
Tenho um Shitzu, ele era bem brincalhão comigo, brincava, pulava e tudo, agora entrou um novo integrante na família, um filhote de Shitzu também. Mas desde que ele chegou, o meu outro mudou comigo, os dois brincam entre eles e tudo mais, parecem se dar bem, mas ele mudou comigo, nem chamando ele vem até mim, o que aconteceu? O que eu deveria fazer?
A sua avaliação:
Geisi
Tenho uma maltês, sempre foi muito dócil, obediente e fazia suas necessidades no lugar certinho, agora está rebelde ... Não pode ficar sozinha 2 minutos que faz xixi na cama , anda bem estressada, e latindo pra te mundo, não sei mais o que fazer . Alguém me ajuda por favor
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Geisi. Tudo bem? Há vários motivos que levam um cachorro a ficar muito estressado. Recomendamos que leia este artigo que temos com 10 sinais de estresse em cães: https://www.peritoanimal.com.br/10-sinais-de-estresse-em-caes-21183.html e este outro sobre como reduzir o estresse do meu cachorro: https://www.peritoanimal.com.br/como-reduzir-o-estresse-do-meu-cachorro-21706.html.
Esperamos que sejam úteis!
A sua avaliação:
Martha
Tenho um pinscher de 4 anos, ele era muito dócil e agora ele está bravo já mordeu minhas filhas, meu esposo e meu neto. Não sei o que fazer. Alguém pode me ajudar
A sua avaliação:
Sarah Judifh
Boa noite! Tenho dois cachorros lhasa apso que no geral se dão super bem, porém, quando coloco a coleira neles parece q se transformam e viram duas feras q n conseguem habitar o mesmo local, qual será o motivo?
Marcia
Olá, tenho um poodle de 1 ano. Ele é muito carinhoso e dengoso, porém quando é contrariado se tornar agressivo (rosnado querendo morder). O que faço.? Estou sem saber o que fazer.
Luísa Savala
Oi Marcia! Temos um artigo sobre o que fazer quando o cachorro rosna que pode te ajudar com algumas informações, confira: https://www.peritoanimal.com.br/o-que-fazer-quando-o-cachorro-rosna-21044.html
De qualquer forma, se esse comportamento permanecer, recomendamos que você busque ajuda de um profissional especialista em comportamento canino.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Gilson
Minha cachorra é da raça shitzu, sua idade 01 ano. Cresceu ao lado de uma outra raça vira-lata e sempre interagiu com ela sem nenhum problema, porém certo dia apareceu com uma lesão em um dos olhos e não sabemos se foi em uma brincadeira entre elas. Precisamos leva-la para um veterinário que a tratou com antibióticos e analgésicos.
Desde então seu comportamento mudou, não brinca mais com a vira-lata, treme muito, não dorme mais perto de nós e também não brinca mais com agente como era de costume. Não sabemos o que fazer. Vocês podem nos ajudar em relação essa mudança de comportamento?
Luísa Savala
Oi Gilson! Temos um artigo sobre algumas razões porque mudou o caráter do cachorro, confira: https://www.peritoanimal.com.br/porque-mudou-o-carater-do-meu-cachorro-3945.html
De qualquer maneira, indicamos que você busque ajuda de um profissional especialista em comportamento canino.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Maria
Ola, tenho varios caes de diversas raças para caça, que nunca se deram mal, a 2 anos entrou para a matilha uma cadela que teve 3 filhotes. Este ano o comportamento da matilha ficou alterado, as cadelas estao esterilizadas para nao haver motivo de brigas, no entanto ja perdi 2 machos e 1 femea devido a serem mortos pelos outros. Durante a noite ficam fechados e separados. Gostaria de saber qual seria o motivo destes ataques uma vez que nao lhes falta espaço, comer, agua, e exercicio. Como se pode evitar estas situaçoes?. Obrigada
1 de 4
Mudança de comportamento em cachorros - Causas e o que fazer