Partilhar

Porque mudou o caráter do meu cachorro

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 12 maio 2017
Porque mudou o caráter do meu cachorro

Ver fichas de  Cachorros

O caráter do seu cachorro pode mudar devido a diversos fatores, experiências vividas e inclusivamente sem motivo aparente com o passar do tempo.

Como consequência podem tornar-se mais simpáticos, medrosos ou agressivos, neste artigo queremos orientá-lo para que saiba quais são as causas que podem fazer mudar ou modificar o comportamento de um cachorro.

Existem causas muito distintas que podem condicionar esta alteração como por exemplo a castração, uma má socialização ou outros problemas cotidianos. Continue lendo para descobrir porque o caráter do seu cachorro mudou.

Motivos para o meu cachorro mudar o caráter e temperamento

O seu melhor amigo tem sentimentos. Lembre-se que por algumas causas que tenham relação direta consigo ou não, pode sentir-se sozinho, triste, angustiado, preocupado, cansado... O desequilíbrio mental que sofre gera mal-estar que se traduz numa mudança de comportamento. A energia instável e intensa que possamos conter transmite-se e provoca a excitação negativa no cão.

O que devemos fazer de início?

Tal como o seu humano, o cachorro precisa de um equilíbrio mental e físico saudável. Devemos certificar-nos que todas as suas necessidades básicas de passeio, brincadeira, limpeza e comida estão satisfeitas. Tanto ao chegar a casa como à rua, temos que ser energéticos mas mantendo-nos relaxados, mostrar uma atitude exemplar para ele e dominar nós mesmos a situação. Não dominar e faz com que o seu animal de estimação queira assumir o controlo.

Quais são os motivos mais habituais da mudança de caráter de um cachorro?

  • Castração: É muito comum que se produza uma alteração de caráter depois de castrar o seu pet. Podemos deparar-nos com um cachorro relaxado e submisso ou o contrário.
  • Velhice: Na velhice o nosso cachorro sofre mudanças físicas e mentais como a perda de algumas capacidades. Por esse motivo, podemos observar uma mudança de atitude mais agressiva ou mais passiva.
  • Maturidade sexual: Nesta etapa de crescimento o cachorro explora as mudanças do seu corpo. É muito importante que durante esta fase continue apoiando a socialização com outros animais de estimação, pessoas e meio envolvente. Deve aprender a comportar-se nesta nova etapa da sua vida.
  • Novo pet: Se acrescentarmos um gato ou um novo cachorro à família pode ser que o nosso querido cachorro mostre comportamentos de ciúmes ou de domínio. Embora seja um comportamento normal é muito importante que respeite o novo membro. Deve estabelecer limites embora seja importante que ele perceba que continue por cima (hierarquicamente) do novo membro da família (novo cachorro ou gato).
  • Doença: Um cão doente pode mostrar um comportamento anormal. Se acredita que a mudança de comportamento pode estar relacionada com algum tipo de doença não espere mais e leve o seu animal de estimação ao veterinário.
  • Socialização incorreta: Se o seu cachorro não aprendeu desde bebê a importância de brincar adequadamente com outros cachorros, deverá ensinar-lhe como fazê-lo embora se trate de um cachorro adulto. Não deixe nunca de fomentar a socialização com outros membros da sua espécie e inclusivamente humanos. Muito importante!
  • Mudanças no meio envolvente: Se decidiu mudar de uma casa para um apartamento, se o privou sem se dar conta dos seus brinquedos ou ultimamente passa muito tempo sozinho, deve perguntar-se se estes podem ser motivos para a alteração de temperamento do seu cachorro.
  • Perda de um ente querido: Tanto se se trata de outro cachorro ou de um ser humano, o cachorro sente essa perda tal e qual como você. Trata-se de um problema psicológico que deverá ser tratado com muito cuidado, conferindo ao animal novos estímulos e motivações que o distraiam e o ajudem a superar esse baque.
  • Bebê em casa: A chegada de um bebê ao lar pode gerar muitos ciúmes e inveja ao cachorro. Embora seja muito importante que se mantenha a distância entre o recém chegado e o pet, deve tentar que cada um tenha o seu momento de atenção, cuidados e mimos por igual. Fomentar uma boa relação entre os dois é imprescindível.
  • Agressividade: A agressividade é um problema de comportamento grave que se retroalimenta e gera outros problemas desta mesma lista. Deve ser tratado por um especialista.
  • Depressão: Vários sintomas podem indicar-nos que o nosso cachorro está sofrendo de depressão (falta de apetite, evitar brincadeiras, não se relacionar) e costuma ser provocado por algum motivo. Procure o desencadeador do problema para o poder solucionar.
  • Ansiedade: A falta de relação com outros cães ou uma necessidade básica não atendida podem ser o motivo da ansiedade. Descubra qual é o problema que gera ansiedade no seu animal de estimação para o solucionar o quanto antes.
  • Má comunicação: Nem sempre um cachorro e o seu dono se entendem na perfeição. É importante conhecer e informar-se sobre a linguagem do cachorro e como o tratar. Se o cão e você não estão em sintonia pode gerar confusão e mal-estar no ambiente que se irá repercutir diretamente no seu caráter.
  • Fobias e medos: É certo que muito cães têm medo de determinados elementos (outros cães, da água, gatos, carros, fogos de artificio...) se aquilo que provoca medo no nosso cachorro é inevitável e está presente no seu meio envolvente devemos praticar um processo de socialização para que o nosso animal de estimação perceba que não deve ter medo desse elemento, ou pelo menos aprender a ignorá-lo. Embora derive de uma má experiência nunca é tarde para ajudá-lo a superar os seus medos.
Porque mudou o caráter do meu cachorro - Motivos para o meu cachorro mudar o caráter e temperamento

Remodelar o caráter do nosso cachorro

Uma vez identificado o problema, devemos saber que somos nós que vamos fazer com que o dia a dia do nosso cachorro volte a ter a estabilidade que tinha antes, para que ele recupere assim o seu caráter e temperamento habitual. Deve evitar a todo o custo que o problema se agrave.

Pode ser-lhe muito útil recorrer a um especialista que o oriente nos problemas de mudança de comportamento, para perceber a suas falhas e melhorar a sua técnica. Se não tem esta opção por razões econômicas ou outras, deverá trabalhar você mesmo e empenhar-se a fundo.

Como já dissemos anteriormente, a mudança de caráter do seu cão deve-se a um desequilíbrio emocional que o seu animal de estimação sofre e que pode chegar a ser crônico se não o resolver atempadamente. Evite a todo o custo os puxões da sua correia, a agressividade, o nervosismo e fomente as atitudes mais sociais e relaxadas.

Porque mudou o caráter do meu cachorro - Remodelar o caráter do nosso cachorro

A tradução as emoções do seu cachorro

Muitas pessoas compreendem perfeitamente quando lhes explicam que devem mostrar-se relaxadas e firmes com o seu cachorro, mas chegado o momento, não percebem o que significam essas mudanças de comportamento e adotam atitudes de nervosismo ou de intolerância diante das enigmáticas emoções do cachorro.

Para evitar situações negativas e que produzam instabilidade devemos adotar a linguagem do nosso cão, para isso siga os seguintes conselhos:

  • O meu cachorro geme quando vê outro cachorro: Os cães são seres sociáveis que podem dar-se melhor ou pior com outros animais, lembre-se que nem sempre serão os melhores amigos. Se observar este comportamento no momento em que vê outro animal de estimação significa que simplesmente o seu cachorro tem vontade de correr, perseguir e passar um bom momento com um companheiro da sua espécie, ainda assim deve ter sempre alguma precaução. Elogie o seu comportamento relaxado e positivo com palavras afetuosas e guloseimas e nunca o force a interagir se não lhe apetecer.
  • Estudam o seu meio envolvente com o seu nariz: Ver o seu cachorro a cheirar outro cão, uma pessoa ou objeto estranho é positivo, significa que querem conhecê-lo e deve elogiá-lo por isso. Pelo contrário se vê que estuda outro cachorro, pessoa ou objeto com a orelha ou apenas com os olhos e nota que estão desconfiados ou estão mostrando uma atitude hostil. Dê um prêmio ao seu cachorro sempre que cheire plantas, cães, etc.. Embora não goste, se está vacinado não sofrerá nenhum tipo de doença. O olfato é o meio de comunicação do seu cachorro com o meio ambiente e também significa que estão relaxados. É muito importante que dedique tempo a cheirar sempre que saia para passear, para isso, leve-o a locais onde possa conhecer vários aromas que o motivem mentalmente e lhe produzam curiosidade.
  • O meu cachorro olha fixamente outros cães ou objetos: Embora o seu cão não ladre, grunhe ou se mostre agressivo, pode observar que mantém uma atitude de alerta excessivo quando se encontra com outros cachorros. Tem a cauda levantada e as orelhas também. Demasiado tempo absorto significa que a ansiedade do cachorro e a sua fixação por esse cão ou objeto estão aumentando. Nesta ocasião recomendamos-lhe que capte a sua atenção e o faça desconectar do estímulo que o faz permanecer alerta. Felicite-o sempre que lhe fizer caso e vier junto de si, isso é um bom truque se por vezes ele é um pouco intolerante com outros animais, desta forma faz com que ele lhe preste atenção durante o passeio, algo que é positivo para ambos.
Porque mudou o caráter do meu cachorro - A tradução as emoções do seu cachorro

Outras emoções do seu cachorro

Se a tradução da linguagem do cachorro não é suficiente para entender a sua psicologia e os motivos da mudança de caráter, recomendamos-lhe que recorra a um especialista ou continue se informando para saber com mais detalhe a atitude e o comportamento do seu pet.

Não deixe de navegar no nosso site para conhecer os diferentes artigos sobre os problemas do comportamento do cachorro, em todos eles encontrará informação diversa e muito útil para solucionar problemas cotidianos.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Porque mudou o caráter do meu cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário sobre Porque mudou o caráter do meu cachorro

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Marcia
Olá, tenho um poodle de 1 ano. Ele é muito carinhoso e dengoso, porém quando é contrariado se tornar agressivo (rosnado querendo morder). O que faço.? Estou sem saber o que fazer.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Marcia! Temos um artigo sobre o que fazer quando o cachorro rosna que pode te ajudar com algumas informações, confira: https://www.peritoanimal.com.br/o-que-fazer-quando-o-cachorro-rosna-21044.html
De qualquer forma, se esse comportamento permanecer, recomendamos que você busque ajuda de um profissional especialista em comportamento canino.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Gilson
Minha cachorra é da raça shitzu, sua idade 01 ano. Cresceu ao lado de uma outra raça vira-lata e sempre interagiu com ela sem nenhum problema, porém certo dia apareceu com uma lesão em um dos olhos e não sabemos se foi em uma brincadeira entre elas. Precisamos leva-la para um veterinário que a tratou com antibióticos e analgésicos.
Desde então seu comportamento mudou, não brinca mais com a vira-lata, treme muito, não dorme mais perto de nós e também não brinca mais com agente como era de costume. Não sabemos o que fazer. Vocês podem nos ajudar em relação essa mudança de comportamento?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Gilson! Temos um artigo sobre algumas razões porque mudou o caráter do cachorro, confira: https://www.peritoanimal.com.br/porque-mudou-o-carater-do-meu-cachorro-3945.html
De qualquer maneira, indicamos que você busque ajuda de um profissional especialista em comportamento canino.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Maria
Ola, tenho varios caes de diversas raças para caça, que nunca se deram mal, a 2 anos entrou para a matilha uma cadela que teve 3 filhotes. Este ano o comportamento da matilha ficou alterado, as cadelas estao esterilizadas para nao haver motivo de brigas, no entanto ja perdi 2 machos e 1 femea devido a serem mortos pelos outros. Durante a noite ficam fechados e separados. Gostaria de saber qual seria o motivo destes ataques uma vez que nao lhes falta espaço, comer, agua, e exercicio. Como se pode evitar estas situaçoes?. Obrigada

Porque mudou o caráter do meu cachorro
1 de 4
Porque mudou o caráter do meu cachorro

Voltar ao topo da página