Outros problemas de saúde

Porque meu gato come a areia sanitária?

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 14 junho 2023
Porque meu gato come a areia sanitária?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Talvez alguma vez já tenha visto o seu gato comendo a areia da sua caixa e não entenda este comportamento. Isto deve-se a uma síndrome chamada pica, que consiste na ingestão de objetos não nutricionais, pois para além e areia, podem comer qualquer outra coisa como plásticos, tecidos, etc. Este síndrome pode ser devido a muitas coisas, desde uma má alimentação até problemas de estresse e, inclusive a alguma doença mais grave. O melhor é levar o seu gato ao veterinário para lhe fazer os exames necessários e ajudá-lo a descobrir qual é a causa deste comportamento, mas neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe explicar porque seu gato come a areia sanitária.

Índice

  1. A síndrome de pica
  2. Problemas de alimentação
  3. Estresse, ansiedade ou depressão
  4. Tédio
  5. Curiosidade
  6. Outras doenças
  7. Como evitar este comportamento

A síndrome de pica

Se vir que o seu gato tem tendência a mastigar e a comer todo o tipo de objetos, seja comida ou não, como a areia da caixa de areia, por exemplo, podemos começar a suspeitar que sofre de pica. Este síndrome, também chamado de malácia, pode provocar graves problemas de saúde no animal, uma vez que a ingestão de objetos podem levá-lo a sofrer de problemas de saúde de todo o tipo.

Geralmente este comportamento indica que o gato sofre de uma falta de nutrientes e minerais na sua dieta e, por isso começa a ingerir outras coisas. Os fatores ambientes, como o tédio ou o estresse podem levar o gato a sofrer deste problema e pode ter inclusive uma doença mais grave que poderá ser apenas diagnosticada pelo veterinário.

Porque meu gato come a areia sanitária? - A síndrome de pica

Problemas de alimentação

Se não está alimentando bem o seu gato, pode ser que tenha uma falta de nutrientes e minerais que tentará suprir comendo outras coisas, embora não seja comida. Neste caso, deverá estudar a sua dieta, que tipo de comida lhe está dando, se é de boa qualidade e cobre todas as suas necessidades nutricionais, quantas vezes ao dia o alimenta e se precisa de algum suplemento.

Se está se perguntando porque o seu gato come a areia sanitária e acredita que pode ser um problema de alimentação, é recomendável levá-lo ao veterinário, pois com uma análise poderá saber que o que falta ao seu peludo e poderá recomendar-lhe uma dieta mais adequada para melhorar sua saúde e acabar com este comportamento.

Porque meu gato come a areia sanitária? - Problemas de alimentação

Estresse, ansiedade ou depressão

Se já se perguntou porque o seu gato come a areia sanitária e, sabe perfeitamente que ingere os nutrientes necessários na sua dieta, pode ser que a resposta seja o estresse. A ansiedade, o estresse e a depressão causam muitos problemas de comportamento e podem levar o seu gato a comer a areia da sua caixa, entre outras coisas.

Pense no que pode causar estresse ao gato, se se mudou recentemente, se está passando demasiado tempo sozinho ou se morreu um ser querido recentemente, por exemplo, e tente animá-lo passando mais tempo com ele e dando-lhe brinquedos e carinho.

Porque meu gato come a areia sanitária? - Estresse, ansiedade ou depressão

Tédio

Se observar os sintomas de um gato entediado, e vir que ele não encontra nenhuma forma de passar o momento, procurará atividades alternativas. Estes animais são muito curiosos e gostam de brincar, arranhar, trepar, perseguir coisas, caçar, morder, mas se o seu felino não conta com ist, pode começar a comer a areia da sua caixa de areia, simplesmente por tédio.

Se passa muitas horas sozinho em casa, certifique-se de lhe deixar brinquedos e objetos com os quais se possa entreter, pode inclusive procurar um companheiro novo para brincar.

Porque meu gato come a areia sanitária? - Tédio

Curiosidade

Os gatos são animais muito curiosos, especialmente quando são pequenos, e querem conhecer tudo o que os rodeia. Uma forma de o fazer, é através da experimentação, assim é possível que lambam ou ingiram alguns grãos da sua caixa de areia.

Se a causa é a curiosidade, verá que, embora engula algum ou outro grão, cuspirá grande parte deles e este comportamento não se repetirá mais. Não se deve preocupar neste caso, pois aprenderá que não é comida e não tentará fazê-lo mais.

Porque meu gato come a areia sanitária? - Curiosidade

Outras doenças

Às vezes o motivo não é nenhum dos anteriores, mas então porque seu gato come a areia da caixa? Existem algumas doenças que podem fazer com que o seu gato coma pedras e areia, além de outros objetos, e que deverão ser diagnosticadas por um veterinário. Estas doenças podem provocar falta de nutrientes, minerais ou vitaminas e causar-lhe um apetite voraz, como por exemplo a diabetes, a leucemia ou a peritonite.

Porque meu gato come a areia sanitária? - Outras doenças

Como evitar este comportamento

Enquanto a ingestão de areia persistir, o mais importante é retirar as pedras da sua caixa de areia e colocar no seu lugar papel de jornal ou de cozinha. Depois terá que ver qual é o problema que o seu gato pode estar sofrendo.

Se acredita que o problema pode ser estresse, tédio ou depressão, deverá tentar passar mais tempo com ele, criar um ambiente tranquilo em casa e proporcionar-lhe jogos e entretenimento.

No caso de ser um problema de alimentação terá que comprar ração e comida de boa qualidade que cubra todas as necessidades nutricionais do felino. Além de o levar ao veterinário para lhe fazerem um check-up e respetivos exames, para o caso de ter uma doença. Um especialista é quem melhor o pode ajudar com este tipo de problemas.

Porque meu gato come a areia sanitária? - Como evitar este comportamento

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Porque meu gato come a areia sanitária?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Jennifer
Meu gatinho comia areia e eu toda hora tentava fazer ele parar por um tempo ate achei que era normal dos gatos mas pesquisei tarde demais descobri que ele tem peritonite :(((((
isabel maria da silva
meus gatinhos estao com um mes, e junto com a mae, mas ainda nao comem, nem usam a caixa de areia, pois nao vi nem um residuo de fezes ou urina na casinha tambem, isso e normal? e eu coloquei uma caixa de areia proxima ds casinha para ver se eu coloco eles aos poucos, mas a mae usa no meu banheiro, posso por a caixa deles la tambem? e por ultimo, os gatinhos bebes estao comendo a areia quando eu os coloco na caixa para irem se acostumando, tambem e normal? posso deixar, mas eles ainda nao defecam, nao vai ter problema? e a alimentaçao da gata mae e muito boa, estou dando a de filhote NeD.
Andréa
Bom dia. Tenho uma amiga, que resgatou uma gatinha de uma clínica veterinária. A gatinha não usa a areia higiênica para fazer as suas necessidades fisiológicas e sim para come-las. Ela oferece a mesma ração que eu também ofereço para o meu gato a GOLDEN, mais a gatinha dela continua comento a areia, ela já levou na veterinária e a mesma disse que é estresse. o que devemos fazer para contornar essa situação?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Andréa. Que tipo de areia utilizam? Uma solução seria mudar o tipo de areia para ver se soluciona o problema. https://www.peritoanimal.com.br/qual-a-melhor-areia-higienica-para-gatos-22391.html
Jacqueline
Me ajudou muito,minha gatinha está comendo a areia passei e-mail para o fabricante da areia,disseram que gatos nao comem areia é o primeiro caso,vocês me ajudará muito,vi que é comum alguns gatos comerem,já tiramos areia,até resolver o caso.Obrigada.
1 de 8
Porque meu gato come a areia sanitária?