Outros problemas de saúde

Meu gato não come nem bebe - Causas e o que fazer

 
Lucia Scimone
Por Lucia Scimone, Educadora e adestradora canina. 16 fevereiro 2024
Meu gato não come nem bebe - Causas e o que fazer
Gatos

Ver fichas de  Gatos

A nutrição e a hidratação são aspectos essenciais para a saúde de um gato, e qualquer mudança em seus hábitos alimentares e de consumo de água pode ser motivo de preocupação para os tutores. Essa situação, conhecida como anorexia, pode ter várias causas, algumas das quais exigem uma resposta imediata para garantir o bem-estar do animal.

A recusa de alimentos e de água pode ser um sinal de vários problemas de saúde que exigem atenção imediata e um exame detalhado. Descubra tudo sobre "Meu gato não come nem bebe - Causas e o que fazer" no PeritoAnimal!

Índice

  1. Problemas na cavidade oral
  2. Recursos inadequados ou localização incorreta
  3. Problemas respiratórios e gastrointestinais
  4. Doenças renais e hepáticas
  5. Intoxicação
  6. Estresse ou mudanças ambientais
  7. Infecções
  8. Medicamentos

Problemas na cavidade oral

A dor ou inflamação nos dentes ou gengivas podem tornar a alimentação dolorosa. Por isso, doenças gengivais, cáries ou úlceras podem afetar o apetite do seu gato. Isso pode ser causado por diferentes motivos, como gengivite, periodontite, abscessos dentários, má oclusão ou tumores.

De todo modo, é importante tomar medidas para garantir o bem-estar do animal. Se o gato permitir, você pode examinar a boca em busca de sinais de problemas dentários, como gengivas vermelhas ou inchadas, placa ou tártaro nos dentes, ou mesmo qualquer lesão.

Outros sinais de preocupação incluem letargia, perda de peso, vômitos, diarreia, mudança na cor das gengivas ou presença de outros sintomas incomuns. Em outro artigo, explicamos como limpar os dentes de um gato.

O que fazer

Se um gato recusar comida e água por mais de 24 horas, é recomendável procurar imediatamente um veterinário. A identificação e o tratamento adequado da causa subjacente são fundamentais para o bem-estar do felino. Pode ser necessário realizar cirurgia, limpeza dentária sob anestesia ou administrar antibióticos ou outros medicamentos para controlar a inflamação e a dor.

Meu gato não come nem bebe - Causas e o que fazer - Problemas na cavidade oral

Recursos inadequados ou localização incorreta

Se a primeira razão que explica por que um gato não come nem bebe geralmente está relacionada à saúde bucal, a segunda está relacionada ao comedouro e ao bebedouro. É possível que seu gato não goste dos recursos que estão disponíveis para ele e, portanto, não queira usá-los. Para averiguar isso, observe se, por exemplo, ele bebe água da torneira ou tenta comer a sua comida.

Além disso, a localização desses recursos é igualmente importante, de modo que se o comedouro e o bebedouro estiverem muito perto da caixa de areia ou em um local de grande movimento de pessoas, o gato pode ter a tendência de não usá-los.

O que fazer

Os gatos geralmente não gostam de água parada, por isso preferem beber de fontes com água corrente. Por esse motivo, uma boa solução pode ser ter uma dessas em casa. Da mesma forma, nem todos os gatos se dão bem com comida sempre disponível, pois ela pode ficar ressecada e não mais atraí-los. Nesse sentido, a recomendação é estabelecer um horário para as refeições.

Por fim, se o problema for a localização, encontre um espaço tranquilo e afastado da caixa de areia para colocar o comedouro e o bebedouro.

Meu gato não come nem bebe - Causas e o que fazer - Recursos inadequados ou localização incorreta

Problemas respiratórios e gastrointestinais

As infecções do trato respiratório superior, como resfriados, podem interferir no sentido de olfato do seu gato e fazer com que ele perca o interesse na comida. Da mesma forma, o mal-estar geral que ele sente pode levá-lo a não querer beber água.

Por outro lado, distúrbios gastrointestinais, como gastrite, colite, pancreatite ou outras doenças relacionadas ao sistema digestivo, podem causar náuseas e redução do apetite.

O que fazer

Se você observar secreção nasal ou ocular, vômitos, diarreia ou apatia geral em seu felino, é necessário procurar uma clínica veterinária para identificar a causa subjacente. Dependendo do que justificar o fato de seu gato não comer nem beber água, pode ser necessário administrar medicamentos e adaptar a dieta.

Meu gato não come nem bebe - Causas e o que fazer - Problemas respiratórios e gastrointestinais

Doenças renais e hepáticas

A insuficiência renal crônica pode causar desidratação e redução do apetite. No entanto, os gatos com problemas renais podem sentir mais sede, o que nem sempre ocorre. A insuficiência renal é um problema de saúde que progride lentamente e piora com o tempo. Devemos prestar muita atenção aos sintomas e agir rapidamente, pois assim as chances de cura e recuperação serão maiores.

Por outro lado, outras causas que explicam por que um gato não come nem bebe podem ser problemas hepáticos, como insuficiência hepática, ou doenças como diabetes e hipertireoidismo, que podem afetar o metabolismo e o equilíbrio nutricional do gato, levando-o a rejeitar comida e água.

O que fazer

Cada uma das causas mencionadas requer um tratamento específico, portanto, mais uma vez, é necessário consultar um veterinário. Além disso, parte do tratamento envolve a adaptação da alimentação, sendo necessário discutir esse aspecto com um especialista.

Meu gato não come nem bebe - Causas e o que fazer - Doenças renais e hepáticas

Intoxicação

A ingestão de substâncias tóxicas, como plantas venenosas ou produtos químicos, pode causar recusa de alimentos e desidratação. Outros sintomas, como tremores, vômitos, falta de coordenação, convulsões ou pupilas dilatadas, podem indicar uma possível intoxicação.

Conheça neste outro artigo as "Plantas tóxicas para gatos" e mantenha-as longe do seu felino.

O que fazer

Se você suspeitar que seu gato está intoxicado e não está comendo nem bebendo por causa disso, é importante agir rapidamente para garantir seu bem-estar: procure imediatamente um veterinário e não administre nenhum medicamento sem a orientação de um profissional. Em outro artigo, falamos com mais detalhes sobre "Intoxicação em gatos - Sintomas e o que fazer".

Meu gato não come nem bebe - Causas e o que fazer - Intoxicação

Estresse ou mudanças ambientais

Situações estressantes, como a chegada de novos animais de estimação, mudanças ou alterações no ambiente, podem fazer com que um gato não coma nem beba água. Os gatos são animais muito sensíveis que precisam seguir uma rotina e que apreciam a estabilidade e a previsibilidade em seu ambiente. Portanto, qualquer alteração, por menor que seja, pode levá-los a um estado de estresse e ansiedade que os impede de se alimentar.

Além disso, outros sinais de estresse podem incluir urinar em locais onde nunca o faz, como forma de recuperar estabilidade emocional, mostrar um comportamento mais arisco, estar mais nervoso ou evasivo, etc.

O que fazer

O enriquecimento ambiental é muito importante para os gatos, ajudando realmente a minimizar o estresse no felino. Além disso, é fundamental identificar a causa desse estado no gato para tentar tratá-la.

Por outro lado, é recomendável introduzir qualquer mudança na vida do gato de forma gradual e apoiar-se no uso de feromônios sintéticos, que podem ser encontrados em clínicas veterinárias ou em plataformas online.

Meu gato não come nem bebe - Causas e o que fazer - Estresse ou mudanças ambientais

Infecções

Infecções virais ou bacterianas, como a gripe felina e até mesmo infecção urinária, também podem causar sintomas como febre, letargia, recusa de alimentos e de água.

O que fazer

Recomendamos que você consulte o seu veterinário, descreva os sintomas do gato e peça recomendações sobre o que fazer. Seu veterinário pode solicitar mais informações e, se necessário, pode sugerir que você leve seu gato à clínica para um exame mais completo.

Meu gato não come nem bebe - Causas e o que fazer - Infecções

Medicamentos

Alguns medicamentos podem causar efeitos colaterais que afetam o apetite do gato e o consumo de água. Antibióticos, analgésicos ou medicamentos para o tratamento de doenças crônicas são alguns exemplos. Nestes casos, é comum observar que o gato não come nem bebe, apenas dorme.

O que fazer

Se suspeitar que essa é a causa do problema, não interrompa o tratamento por conta própria. É fundamental entrar em contato com o veterinário para explicar a situação e receber orientações sobre o que fazer.

Lembre-se de que a recusa de comida e água em gatos pode ser um sintoma de uma ampla gama de problemas de saúde, alguns dos quais exigem tratamento imediato. Agir rapidamente e buscar orientação veterinária são condutas fundamentais para garantir o bem-estar do seu gato.

Meu gato não come nem bebe - Causas e o que fazer - Medicamentos

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu gato não come nem bebe - Causas e o que fazer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 9
Meu gato não come nem bebe - Causas e o que fazer