Partilhar

Remédios caseiros para verme de gato

Por Liliana Ramos, Jornalista especializada em mundo animal. Atualizado: 2 setembro 2019
Remédios caseiros para verme de gato

Ver fichas de  Gatos

Receber um gato em casa implica uma grande responsabilidade, porque embora estejamos diante de um animal de caráter independente e muito autônomo, como tutor você deve ser capaz de satisfazer todas as necessidades e garantir seu pleno bem-estar.

É necessário cuidar periodicamente da saúde e cumprir com o programa de vacinação estabelecido, mas além disso, há muitos cuidadores de gatos que, com cada vez mais frequência, optam por proteger a saúde de seus pets através de outros métodos, mais naturais e menos agressivos para o organismo do animal.

Se você quer cuidar do seu gato da melhor maneira possível, neste artigo do PeritoAnimal te mostraremos quais são os remédios caseiros para verme de gato.

Também lhe pode interessar: Remédio caseiro para micose em cachorro

Verme de gato

O trato intestinal dos gatos pode ser infestado por diversos tipos de parasitas, mas devemos mencionar os seguintes como os principais:

  • Verme de gato: os vermes também são conhecidos como lombrigas e há dois tipos: aqueles que possuem formato redondo, conhecidos como Nematodes, e aqueles cuja forma é plana, chamados de Cestodes.
  • Protozoários: são os parasitas unicelulares, principalmente os Coccídios e as Giardias.

Os ovos desses parasitas são eliminados através das fezes de gatos já infectados, por isso, a principal via de contágio é através da ingestão de fezes infectadas, ou através da ingestão de pequenos roedores que ingeriram as fezes infectadas com ovos de parasitas.

Remédios caseiros para verme de gato - Verme de gato

Sintomas de gato com verme

Um gato cujo trato gastrointestinal está colonizado por parasitas poderá apresentar os seguintes sintomas:

  • Vômitos;
  • Diarreia;
  • Perda de peso;
  • Mal estar e letargia.

Um dos sinais mais claros que nos advertirá sobre a presença de parasitas intestinais em seu pet é observar vermes nas fezes do gato.

Se você observar algum dos sintomas que já mencionamos em seu gato, não hesite em consultar o veterinário, já que esses sintomas também podem corresponder a outras doenças e é importante que o diagnóstico seja verificado adequadamente e que o veterinário supervisione o tratamento natural para verme de gato, que será possível sempre que a infestação não for severa.

Do mesmo modo, é importante ir ao veterinário porque alguns parasitas podem causar uma zoonose, ou seja, ser transmitidos ao ser humano, embora isso raramente ocorra.

Remédios caseiros para verme de gato - Sintomas de gato com verme

Gato com verme: remédio caseiro

Você verá abaixo quais remédios caseiros para gato com verme você pode utilizar para combater de maneira eficiente os parasitas intestinais de seu gato:

  • Jejum com vinagre de maçã: um dia de jejum será altamente benéfico para o seu pet, já que quando o organismo não emprega energia para realizar a digestão, tem uma disposição maior e melhor para se desintoxicar. Na água do gato, você deve adicionar duas colheres de sopa de vinagre de maçã, um potente antisséptico que, ao passar pelo trato digestivo, eliminará a presença de parasitas.
  • Sementes de abóbora moídas: atuam como um laxante eficaz e suave, por isso, ajudarão o organismo do seu gato a se desfazer totalmente dos parasitas. Você deve colocar uma colher na comida, durante uma semana.
  • Tomilho: o tomilho é uma planta com potente atividade antisséptica, que ajudará a eliminar os parasitas do trato gastrointestinal do seu bichano e, além disso, é completamente seguro para gatos. Triture-o até se converter em um pó e adicione uma colher de sopa à comida do gato, uma vez ao dia, durante vários dias.

Como mencionamos anteriormente, é importante que o veterinário supervisione esse tipo de tratamento e vermifugação para gatos, já que ele também te indicará quais métodos você deve combinar, ou se ao contrário, será suficiente aplicar apenas um tratamento caseiro para vermes gatos.

Remédios caseiros para verme de gato - Gato com verme: remédio caseiro

Verme de gato: prevenção

Ir ao veterinário periodicamente para desparasitar seu gato, ele te indicará a frequência adequada, dependendo principalmente da idade do seu gato e se ele tem maior ou menor contato com o exterior. Também é de grande importância que o ambiente nos arredores do gato esteja sempre em condições ótimas de higiene e, finalmente, uma alimentação adequada e um estilo de vida saudável ajudarão a manter o sistema imunológico de seu gato em perfeito estado, o que ajudará a prevenir a infestação por esses parasitas.

Leia também: Remédio caseiro para gato envenenado

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para verme de gato, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças parasitárias.

Escrever comentário sobre Remédios caseiros para verme de gato

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
MARTA
OBRIGADA, ME ESCLARECEU ALGUMAS DUVIDAS.
A sua avaliação:
Valter Gonçalves
Sobre a orientação do remédio para vermes , o único problema , no nosso caso , é que o gato não está comendo há dois dias ! Queríamos usar o Vinagre de maçã , mas sem ele estar se alimentando , repito , está difícil e também por ser muito agressivo ao tentarmos dar alguma coisa à força ! Agradeço por uma orientação . Atte ,
A sua avaliação:
Judson
Encontrei um gatinho na rua que estava com diarréia por alguns dias. Pesquisando aqui no site, suspeitei que poderia ser verme. Aí indiquei o alho pra pessoa que adotou ele e funcionou.
Obrigado ao pessoal do site.
Bruno
Boas.como é isso do alho.como faço????
Judson
Vc dar o alho uma vez ao dia por 15 dias. Corta miudinho e põe na ração ou tenta pondo na boca. Mas de qualquer forma, compre o remédio próprio pra manter o gato seguro de verme. Boa sorte! :)
Elita
Qdo adotamos uma gatinha, a qual vivia num local insalubre a Sra q doou disse q ela tinha muito verme. Chegando em casa li sobre o alho bom pra verme. Peguei batata cozida bati no liquidificador c/um dente de alho e pitada de sal, fiz como se fosse uma sopinha rala. Ela comeu tudo. Qdo evacuou botou uma lombriga grande e os pequenos ñ sei. Ela já tomou recentemente água com vinagre de maçã junto c/os irmãos só q só deixo essa água ñ coloco outra e eles bebem 2 dias seguidos.
A sua avaliação:
Danilo santos
Tem verme branco saindo do meu gato, o que devo fazer?
Diogo
Regra geral, levar ao veterinário.
Cristina
Pode ser verme da pulga, leve ao Veterinário para desvermifugar. Alguns veterinários não cobram consulta se for apenas para realizar esse procedimento. Já aproveita e tira algumas dúvidas com ele sobre isso.
Judson
Em uma situação que passei, suspeitei que era verme que o gato tinha, já que ele apresentava um caso de diarréia por dias, indiquei o alho como explicado aqui. Ele comeu e liberou todos os vermes pelo coco e ficou bom.

Remédios caseiros para verme de gato
1 de 4
Remédios caseiros para verme de gato

Voltar ao topo da página