Partilhar

Por que meu cachorro não come se não estiver com ele?

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 9 novembro 2018
Por que meu cachorro não come se não estiver com ele?

Ver fichas de  Cachorros

Muitas pessoas se questionam porque os seus pets comem quando estão em família, mas quando saem de casa, deixam de o fazer. O que acontece na cabeça dos cachorros e, porque alguns perdem o apetite? Este não é um comportamento anormal, de fato é mais comum do que possa acreditar. Lembre-se que a alimentação é a base da saúde canina e parte do reflexo das emoções, por isso mais uma vez, o seu cachorro está tentando dizer-lhe algo. Entender o motivo é imprescindível para o ajudar e modificar este comportamento que se converteu em hábito, pois poderia piorar e prejudicar a sua saúde. Neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe explicar por que o seu cachorro não come se não estiver com ele, esclarecendo suas dúvidas.

Também lhe pode interessar: Camaleão muda de cor, como?

Os cães são animais sociais

É muito importante referir que os cães são animais sociais. Na natureza caçariam e comeriam em grupo, um comportamento natural que também mostram outros canídeos como as hienas ou os lobos.

Desde que são filhotes, são muitas as pessoas que tentam criar uma ligação forte com o seu pet que até no momento de comer o cachorro fica envolvido. Este poderia ser o seu caso? Habituou o seu cachorro a comer consigo, seja no comedouro ou na cozinha? Para ele comer sem você não é uma opção. Ele escolherá qualquer momento para comer sozinho enquanto você se encontrar próximo. E embora não coma no mesmo momento, ele desfrutará da sua presença enquanto o faz.

Por que meu cachorro não come se não estiver com ele? - Os cães são animais sociais

Em território hostil

Muitas coisas podem acontecer enquanto deixa o seu cachorro em casa: um alarme, a visita do carteiro, uma construção barulhenta e muito mais. Enquanto alguns cachorros se sentem cômodos com a ideia de permanecer umas horas sozinhos em um espaço, outros são mais sensíveis, custa-lhes relaxar na solidão e passam a maior parte do tempo alarmados com cada ruído, por mais pequeno que seja.

A eles não lhes afeta tanto a sua ausência, mas não se sentem seguros nesse ambiente e por isso não podem proteger corretamente a sua casa. Lembre-se que os cachorros são animais territoriais, pelo que este incômodo será refletido na sua falta de apetite. O seu regresso a casa fará com que ele se sinta mais relaxado porque sabe que você o irá proteger.

Por que meu cachorro não come se não estiver com ele? - Em território hostil

Não gosta de estar sem você

Um dos problemas mais comuns nos cachorros é a chamada ansiedade de separação. Basicamente quer dizer que o seu cachorro não gosta de estar longe do seu melhor amigo humano, por isso não comerá sem a sua presença. Neste caso não é o ambiente, é a ausência da pessoa. Para eles é uma forma fisiológica e ao mesmo tempo psicológica de expressar a sua frustração.

Nem todos os cachorros que sofrem de ansiedade de separação deixam de comer, no entanto é um cenário muito comum para a perda de apetite. Alguns cachorros que passam por esta fase de separação podem pular refeições mas continuar comendo, enquanto que outros nem sequer se aproximam da ração porque simplesmente não lhes apetece.

No entanto, este não é o único comportamento que um cachorro assume quando sofre de ansiedade de separação. Analise o quadro completo: o seu cachorro tem outro tipo de comportamentos destrutivos quando sai de casa? Como sujar, romper, morder e latir de forma prolongada? Se a resposta é afirmativa, o seu pet poderia entrar perfeitamente dentro desta categoria.

Então, o melhor será consultar um etólogo, educador canino ou adestrador, embora também possa iniciar uma reabilitação caseira. No entanto, não se deve esquecer que, a longo prazo, se converterá em um problema sério, o ideal é consultar um profissional.

Por que meu cachorro não come se não estiver com ele? - Não gosta de estar sem você

Como ajudar o cachorro a comer na sua ausência?

As estratégias para resolver o problema vão variar muito dependendo dos motivos que o causem. Tenha em conta que, dependendo da gravidade do caso, poderia demorar desde dias até anos para que o seu cachorro recupere a vontade de comer na sua ausência. O processo será progressivo. Modificar este tipo de comportamento não é fácil, mas também não é impossível. No PeritoAnimal convidamos você a seguir estes simples passos:

  • Aumente os níveis de confiança do seu cachorro, inspirando-lhe segurança cada vez que sair de casa, não faça um drama da sua partida, mas também não faça uma festa. Quanto estiver em casa e acontecer algum dos cenários de visitas ou ruídos estranhos, aja normalmente, sem dar importância a estes estímulos. Ele aprenderá de você.
  • Tente educá-lo para comer na sua ausência: primeiro coloque uma proteção para bebês na porta do cômodo que tiver a ração, fique atrás dela e incentive-o a comer, o seu cachorro comerá consigo perto. Pratique ir se afastando até sair da sua vista durante uns segundos e regresse. Vá aumentando as distâncias e as ausências.
  • Brinque com o seu cachorro a atirar prêmios de longe e depois saia do panorama, regresse e repita. Isto criará um efeito positivo no seu pet porque sentirá que coisas boas também podem acontecer quando você não está.
  • O exercício físico para cães é fundamental no geral, mas para os cachorros que sofrem de ansiedade de separação é essencial. Exercitar o seu cachorro e oferecer-lhe toda a sua atenção antes de sair de casa é uma boa forma de drenar a sua energia de forma positiva. Também se se encontrar cansado, estará menos pendente dos barulhos externos e descansará.
  • Faça do seu ambiente um lugar seguro para o seu adorado pet. Deve conseguir que se sinta bem na sua ausência. Pode encobrir os possíveis ruídos com música agradável ou com a televisão ligada. Especialistas afirmam que os canais de televisão para crianças funcionam muito bem em animais domésticos. Feche portas e janelas para isolar o ruído do mundo exterior, mas tenha cuidado com fechar todas as entradas de ar, especialmente em épocas de verão. As coberturas das janelas com barreiras visuais também podem funcionar em cachorros muito nervosos que precisam de mais tranquilidade. E para finalizar, pode pensar em comprar uma cama "ninho" para se poder esconder e refugiar. Tal como acontece com os cachorros que têm medo dos fogos de artifício, os que sofrem de ansiedade de separação irão se sentir mais protegidos nesse lugar.
  • Se for sair por pouco tempo e a situação se tornar pesada e precisar que coma, pode deixar uma gravação longa com a sua voz, para que de alguma forma sinta a sua presença.
Por que meu cachorro não come se não estiver com ele? - Como ajudar o cachorro a comer na sua ausência?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que meu cachorro não come se não estiver com ele?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário sobre Por que meu cachorro não come se não estiver com ele?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
jUSSARA
GOSTEI MUITO, SE PUDEREM ENVIAR MAIS COMENTÁRIOS SOBRE CÃES QUE SOFREM COM A AUSÊNCIA DOS DONOS VOU ADORAR, A MINHA CACHORRA É ASSIM. A SUA RAÇA É PITBULL.

Por que meu cachorro não come se não estiver com ele?
1 de 5
Por que meu cachorro não come se não estiver com ele?

Voltar ao topo da página