menu
Partilhar

Por que meu cachorro tem 5 dedos nas patas traseiras

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 6 novembro 2020
Por que meu cachorro tem 5 dedos nas patas traseiras

Ver fichas de  Cachorros

Já se perguntou alguma vez quantos dedos tem um cachorro? Talvez você não saiba disso com precisão. Os cachorros têm 5 dedos nas patas dianteiras e 4 nas patas traseiras.

No entanto, e trata-se de uma peculiaridade, podemos encontrar em certas raças a má formação genética de possuir 5 dedos nas patas traseiras. Não fique preocupado se este for o caso do seu amigo peludo, pois vamos compartilhar contigo toda a informação necessária para que você saiba a que se deve esta doença hereditária e o que se deve fazer.

Continue lendo este artigo do PeritoAnimal e descubra por que seu cachorro tem 5 dedos nas patas traseiras, além de conferir imagens de patas de cachorro para você saber identificar o chamado esporão. Boa leitura!

Também lhe pode interessar: Doenças de cachorro poodle

Raças comuns que têm os 5 dedos

Você já sabe quantos dedos tem um cachorro. Podemos encontrar o quinto dedo nas patas traseiras dos cachorros na genética de uma série de raças concretas e com motivos de adaptação ao meio ambiente também muito específicos. É o chamado esporão ou ergô.

Tanto a raça Mastim como a São Bernardo podem apresentar esta peculiaridade: têm as suas origens nas montanhas e locais extremos, onde uma boa pisada é imprescindível. Acredita-se que esta garra que podemos observar nas patas traseiras pode servir-lhes para dar um maior apoio. Embora realmente este quinto dedo nas suas patas traseiras seja diferente das restantes e mais fraca uma vez que oferece menos apoio que as demais.

Embora em alguns casos possamos dar explicações genéticas, existem mais raças de cachorros nos quais podemos encontrar o quinto dedo e, nestas, considera-se uma autêntica má formação, uma falha genética na raça que deve ser removida se se tratar de um filhote. Mas atenção, isto deverá ser recomendado pelo veterinário.

O Pastor Alemão, o Rottweiler e inclusive raças pequenas como o Yorkshire e o Poodle podem apresentar este dedo a mais nas suas patas traseiras.

Por que meu cachorro tem 5 dedos nas patas traseiras - Raças comuns que têm os 5 dedos

Problemas do quinto dedo

O problema do quinto dedo ou ergô é que ele não está agarrado à pata da mesma forma que estão os restantes dedos traseiros. No quinto dedo há apenas uma união através da pele e músculo, não há osso. Isto pode provocar possíveis problemas de saúde:

  • Ao não existir um osso que segure o quinto dedo, este pode se desprender de muitas formas que podem causar dor no cachorro.
  • A unha do dedo a mais, ao não chegar ao solo, não se desgasta com tanta frequência como os outros e não se lima com cada pisada. Isso provoca um crescimento acima do que deveria e de forma circular, o que pode acabar machucando a pele do cachorro. Isto pode fazer com que o cachorro fique manco, além de dor e, em casos extremos, uma possível amputação da pata. Se você não tiver como realizar a amputação com um profissional, não tente fazer isso em casa. O que cabe a você é se certificar de cortar a unha desse dedo regularmente e observá-la para saber se está derivando em um problema com graves consequências.

Se o nosso cão, pelas suas qualidades, é um possível candidato de concurso, é importante saber quantos dedos tem um cachorro antes de inscrevêlo nesse concurso de cães, pois:

  • À excepção do Mastim e São Bernardo, as sociedades de registros não admitem e proíbem a inscrição do cachorro com o quinto dedo.
  • Aconselha-se a amputação desse dedo a mais, uma vez que é inútil.
Por que meu cachorro tem 5 dedos nas patas traseiras - Problemas do quinto dedo

O que fazer se nosso cachorro tem 5 dedos na pata traseira

Quando o cão ainda é filhote é recomendável consultar o veterinário assim que você detectar este quinto dedo para o eliminar da sua pata traseira o quanto antes. Assim evitará problemas e será menos traumático para ele.

  • Trata-se de uma cirurgia simples.
  • Tem uma duração de 10 minutos aproximadamente.
  • Não é uma cirurgia dolorosa.

Nos cachorros com mais de 6 meses não é obrigatório realizar a cirurgia. Se não virmos incômodos evidentes e tivermos decidido não o operar, devemos estar atentos à evolução do quinto dedo. Mas se o estiver prejudicando devemos consultar o veterinário, embora:

  • A recuperação do pós-operatório seja mais lenta.
  • Ele tentará se coçar e lamber, portanto terá de usar um colar elizabetano para evitar que ele lamba a ferida.
  • Andará de forma estranha.

Por fim, aconselhamos a todos os tutores que sejam especialmente cuidadosos e observem e cuidem do seu cachorro para que o problema não tenha consequências graves e dolorosas. Manter uma atitude atenta e consultar o veterinário sempre que precisar fará com que seu cão tenha uma melhor qualidade de vida. Tudo isso contribuirá para um cachorro saudável e feliz!

Se você tem um gato, leia o nosso artigo sobre quantos dedos tem um gato!

E no vídeo abaixo você aprende como cortar unha de cachorro:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que meu cachorro tem 5 dedos nas patas traseiras, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças hereditárias.

Bibliografia
  • Estándar F.C.I. Nº: 92 - Mastín del Pirineo. Disponível em: <http://www.fci.be/nomenclature/Standards/092g02-es.pdf>. Acesso em 1 de julho de 2018.
  • Estándar F.C.I. Nº: 91 - Mastín Español. Disponível em: <http://www.fci.be/Nomenclature/Standards/091g02-es.pdf>. Acesso em 1 de julho de 2018.
  • Estándar F.C.I. Nº: 61 - Perro San Bernardo (St. Bernhardshund, Bernhardiner). Disponível em: <http://www.fci.be/nomenclature/Standards/061g02-es.pdf>. Acesso em 1 de julho de 2018.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Nelson
Minha cachorrinha tem 12 anos está com dor no segundo dedo do pé pé traseiro e não consegue apoiar o pé no chão o que pode ser, ontem ela não tinha nadatraseiro
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Francine
Trata-se de uma cirurgia cara? Gostaria de estimativas de valor.
A sua avaliação:
Jair Martins
Acredito ser normal, embora o artigo diga o contrário. Quando era garoto, só via cachorros de vinte dedos. Apenas a uns vinte anos atrás comecei perceber que não existe tantos cachorros de vinte dedos como antes.
A sua avaliação:
Leandro
Tenho um casal de pitbulls,o pai é lindo,dentro dos padrões,já a fêmea não desenvolveu muito,tem a cabeça relativamente pequena e hoje notei que tbm tem 5 dedos na pata de tras.Da ninhada dela,desdd pequena dava pra ver q ela era a menorzinha...Creio que seja falha genética.Agora ela engravidou do meu dog,e eu queria saber se os filhotes vao nascer todos como ela...Os ancestrais dela sao lindos,todos dentro do padrão.Minha duvida é se ha possibilidade dos filhotea nascerem normais ou vao nascer todos com falha genetica.
Leandro
Respondendo minha propria questao ja que nao obtive respostas,e creio que mais gente vai procurar...Nasceram 8 filhotes,3 deles com 5 dedos na pata traseira,porem nao tem a falha q a mae teve,nasceram todos lindos e saudaveis,enormes.
Adriana D.
Meu filhote de labrador nasceu com o quinta dedo em uma das patas traseiras oq devo fazer? ele nasceu dia 23/8/18 assim q nasceu quase eu msm tirei depois tive medo.
José costa
Boa tarde tenho um cane corso com 2 meses tem 5 dedos nas patas traseiras o que devo fazer.
Obrigado
Lili
Gostei muito de saber! Valeu pelo site ;)
Vanessa Lopes (Editor/a de PeritoAnimal)
Obrigada pelo comentário Lili! Continue acompanhando as nossas dicas ;)

Por que meu cachorro tem 5 dedos nas patas traseiras
1 de 3
Por que meu cachorro tem 5 dedos nas patas traseiras

Voltar ao topo da página